sexta-feira, 19 de junho de 2009

DEFEITOS E/OU DEFICIÊNCIAS ?


Prezados,

Esse assunto é um dos que gera reflexões neste subscritor de algum tempo, para não dizer temporadas.

Dispõe atualmente o Regulamento 2008 da FEBRAPS (Federação Brasileira dos Criadores de Pássaros), na parte que toca ao Curió Praia Grande Clássico:


2.1.6 – Defeitos e Deficiências do Praia Grande Clássico:
2.1.6.1 - Samaritá em fit-fit, pouco destacado ou semelhante;
2.1.6.2 - Retorno de canto;
2.1.6.3 - Passagem Lisa ou Remontagem de Canto (quim quim tói).

...

3.2 - Defeitos ou Deficiências:
3.2.1 - Serão considerados defeitos ou deficiências de canto os seguintes itens,
valendo para todas as categorias (Praia Grande Clássico, Praia Grande e Praia
Grande Pardo), com observância do número de vezes, intensidade e a posição em
que defeitos ou deficiências ocorrem:
a) Aberturas (que quél, tais-tais, quaiaquil e outras) na passagem de canto ou
arremate;
b) Vícios, deficiências e notas estranhas;
c) Voz deficiente, muito fina ou muito grossa, musicada, rouca, metálica, com
chiado ou com sotaque de outras categorias diferentes de Praia Grande;
d) Perdidas (destoação de canto);
e) Cortadas (interrupção de canto).
f) Retorno de Canto
.”


Com efeito, podemos afirmar, no nosso limitado entendimento, que todo defeito é uma deficiência, mas a recíproca não é verdadeira, no que haveria de ter pesos diversos para fins de julgamento, afinal um defeito é algo mais grave que uma deficiência, o que devia ser explicitado no acima citado documento.


Tomamos a liberdade de dizer que todo curió que apresenta o defeito “quim tói”, ou “quim quim tói”, ou ainda remontagem de canto como consta acima, passa no liso, mas nem todo curió que faz uma passagem no liso apresenta esse defeito que tira um ponto no Regulamento por cada apresentado na estaca.


Esse defeito ocorre comumente porque o curió no módulo de repetição come oito notas que teria que dar (quim quim, té te, uil uil, té te) e vai logo para as notas finais (quim quim tói, té te, tué, tué, tué ou tuá, tuá, tua), sendo justo penalizar com o severo desconto de 01 (um) ponto, afinal é de fácil transmissibilidade comprovada (a complexidade do canto diminui, o que fomenta a sua ocorrência), assim como as aberturas que outrora assolavam os torneios, fazendo com isso que o expositor não se sinta estimulado a levar curiós com esses defeitos aos torneios para ajudar a preservar o tão sonhado, difícil de fazer e manter, canto praia grande clássico.


Ora, como supracitado, nem todo curió que passa no liso dá esse defeito denominado equivocadamente pelos curiozeiros de “quim tói”, afinal, o que caracteriza esse fato é a ausência das notas de samaritá (uil, uil) e das outras seis notas obrigatórias, podendo um curió, por exemplo, a contrario sensu, além de comer essas notas de samaritá, também deixar de emitir os tés de ligação ou preparação, apresentando um módulo de repetição que vai sofrer penalização na colocação das notas que deixou de emitir, mas não pode ser penalizado com o desconto de 01 ponto porque, efetivamente, não apresentou esse defeito previsto no Regulamento.


Por exemplo, um curió que eventualmente num módulo de repetição emita as seguintes notas: Quim Quim, Té Té, Quim Quim Tói, Té Te, Tué, Tué, Tué. Podemos afirmar que ele passou no liso porque comeu quatro notas, ou seja, além das duas principais pernas do samaritá (uil uil), omitiu também a emissão das duas dos "tés" de ligação ou preparação, mas não deu o defeito acima, devendo o mesmo ser penalizado por cada nota que deixou de emitir, mas não com o desconto de um ponto, se bem que, se o juiz de canto conferir para cada omissão 0,25 pontos, o que acho serem muito por girar o normal entre 0,10 e 0,15 pontos, no caso, dará tudo no mesmo porque o total de desconto será um ponto e, assim agindo, não estará tratando os iguais com igualdade na medida de suas desigualdades, como preceitua o basilar princípio da isonomia.


Outro detalhe, ou melhor, defeito que julgamos importante tecer comentários, esse mais ainda diante da subjetividade que reina na avaliação, é o tal do retorno de canto, que como sabemos, ocorre quando há o reinício do canto depois de iniciado e antes de terminada uma cantada, entendida esta como aquela composta de um ou vários cantos que incluem a entrada longa ou primeiro canto e o (s) módulo (s) de repetição.


É igualmente um defeito objetivo que consta do Regulamento, sendo também, assim como o “quim tói”, no nosso entendimento, algo que diz respeito à colocação de notas.


Dessa forma, entendemos, até convencimento em contrário, que também deveria haver uma nota de desconto para cada retorno de canto apresentado, por exemplo: 0,50 pontos, pois apesar não estar ainda comprovada a sua fácil transmissibilidade a outros curiós, é sabido que a mesma ocorre, o que deve ser inibida por meio de um desconto objetivo constante do Regulamento, fazendo com que o seu dono se sinta desestimulado de levar aos torneios curió com esse defeito, mas não deixar ao livre arbítrio do julgador o desconto a ser aplicado, pois assim estaremos ferindo o princípio da igualdade ao dar margem que venham a tratar os iguais de forma desigual, mas não com igualdade na medida de suas desigualdades, afinal, a cada etapa do brasileiro há um juiz de canto atuando, com mensurações diversas do que entende ser devido de desconto para cada retorno de canto apresentado na estaca.


São essas considerações que registro para reflexão dos senhores leitores !

Até uma outra oportunidade !
OBS.: PREZADOS, ACABO DE RECEBER (07/06/2009) O ENTENDIMENTO DO MEU AMIGO E MESTRE DOS MESTRES, OLÍVIO NISHIURA, SOBRE O RETORNO DE CANTO. PARA ELE, ESSA DEFICIÊNCIA, COMO SE EXPRESSA, OCORRE QUANDO O CURIÓ EM SUA APRESENTAÇÃO, APÓS AS BATIDAS DE PRAIA, NÃO PARA E REINICIA O CANTO COM AS NOTAS DE ENTRADA DE CANTO, EM VEZ DE EMITIR AS NOTAS DE QUIM QUIM DO MÓDULO DE REPETIÇÃO.
TAL POSICIONAMENTO É ACOLHIDO PELO AMIGO HÉLIO MARTINS, E DEVE SER RESPEITADO, SENDO QUE ESTÁ GERANDO REFLEXÃO DESTE AUTOR.

10 comentários:

  1. Pêcego !

    No retorno de canto, acho que seria bom lembrar que acontece após o canto completo. Pois se acontecer após o Ti tui té té quim quim tói té té tué tué tué tué, novamente as notas acima, não seria considerado o referido retorno. Me corrija se tiver errado no meu entendimento.Abs.
    Helio S. Martins.

    ResponderExcluir
  2. Grande Helinho,

    Ótima a tua indagação porque a tua dúvida pode ser a de muitos, mas sei que o teu interesse é fomentar a troca de idéias. Bom, tenho entendimento diverso do seu.

    Para nós, há retorno de canto sempre que o curió retorna mais uma vez com a entrada de canto, antes de terminar uma cantada, ou mesmo se for seguida ao término, ou seja, sem intervalo.

    Exemplo: o curió canta Ti Tuí, té té, Ti Tuí, té té, quim quim tói, té té, tué, tué, tué, quim quim, té té, uil uil, té té, Ti Tuí, té té, quim quim tói, té té, tué, tué, tué, quim quim, té té, uil uil, té té, quim quim tói, té té, tué, tué, tué, Ti Tuí ...

    No exemplo acima, em uma única cantada de dois samaritás ou três cantos (incluída a entrada longa ou primeiro canto), esse curió deu três retornos de canto.

    O primeiro retorno deu logo após iniciar as notas da entrada longa ou primeiro canto com o Ti Tuí, té té.

    O segundo retorno de canto se deu no primeiro módulo de repetição, após emitir os tés de ligação, ou seja, aqueles que são emitidos em seguida às duas pernas de samaritá (uil uil).

    O terceiro retorno de canto ocorreu após as batidas de praia do segundo samaritá, sem interromper a cantada em curso.

    Para caracterizar o retorno, basta que o curió emita novamente Ti Tuí antes de terminada uma cantada, caracterizando-se esta pela interrupção que pode se dar numa cortada de canto ou após emissão das batidas de praia de fechamento, entendendo-se uma cantada como aquela em que se apresenta um ou mais cantos.

    Assim, não há necessidade que o curió reinicie todo o canto, bastando para a ocorrência desse defeito que ele, como dito acima, emita as duas notas de entrada de canto (Ti Tuí) de novo, depois de iniciado o canto e antes do término da cantada que inclui a entrada longa ou primeiro canto, e quantos módulos de repetição o curió for capaz de emitir.

    Espero ter colaborado com a sua colocação, estando longe de querer corrigir o amigo no seu entendimento, mas sim apresentar apenas o meu convencimento que se formou em virtude do dia-a-dia nas estacas dos torneios e da troca de idéias com o Olívio e outros renomados.

    Forte abraço e obrigado pela visita !

    Antonio Pêcego

    ResponderExcluir
  3. Pêcego, bom dia!!! Estou no início do ramo ra criação e este ano está me saindo um pardo muito bom de andamento, voz e repetição só que ele dá uma entrada meia curta e as vezes ele entra batendo só que surdina, esta deficiência na entrada tem muito peso na pontuação?

    1 grande abraço

    Lúcio

    ResponderExcluir
  4. Olá Lúcio, parabéns pelo pardo. Entrada curta ? às vezes entra batendo ? Vc quer dizer que ele entra de carona porque às vezes ele entra comendo umas notas ou direto na batida de praia ?

    Ex.: Tem vezes que entra Ti Tuí Quim Quim Tói Tué Tué Tué. Outras vezes entra direto na batida Tué Tué Tué.

    Se for algo parecido ao exemplo acima, haverá os descontos necessários na estaca pelas notas omitidas.

    Entrar surdinando não é deficiência, mas penso, diferente de alguns, que é qualidade porque em regra o curió tende a apresentar muita categoria por ir crescendo no decorrer da cantada.

    Aguardo respostas para uma melhor análise.

    ResponderExcluir
  5. Prezados, em especial o meu amigo do peito Hélio Martins, vejo que o seu entendimento tem respaldo no posicionamento do Mestre dos Mestres Olívio Nishiura que me explanou a questão do retorno de canto, dizendo que ele ocorre quando da apresentação do curió, após as batidas de praia, ele não para e reinicia o canto o canto com as notas da entrada de canto ao invés do quim quim de virada do módulo de repetição. Com um respaldo dessa invergadura, forçosamente vou refletir sobre o meu posionamento. Forte abraço a todos,

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Pecego.....vou expor a minha situação com relação ao assunto que já fora do passado, mas que é contemporaneo a criação e encarte de PGC preciso de uma orientação. Segue...tenho um pardo de 8 meses....vinha se mostrando promissor até q resolveu a abrir o canto...ainda com um pouco de churriado...mas me intriga duas situações....1º tem retornado mais do que completa uma cantada....2º tem dificuldade de virar para o samarita. Uns já me disseram q o selo prata pra tocar de berço e muito "duro"....enfim...eu gostaria de saber se uma edição no cd, e qual a edição, seria a saida.....vejo q o pardo...passa vários cantos retornando e vez por outra completa uma canto....mas retorna mais do completa. Fico na duvida..se um cd mais fácil seria s saida, desses comercias, como selo marrom ou laranja, uma edição com mais repetição seria a saida...ou tempo seria a saida???

    Eu não tenho experiencia em editar cd nem tão pouco de saber o q seria melhor, se puder me ajudar, fico grato desde já.

    DJan Schettino - Santo Andre/SP

    ResponderExcluir
  7. Olá Djan,

    O retorno de canto, dizem, pode caracterizar um sinal de que venha a ser repetidor, ou o faça porque está frio. De qualquer maneira, nessas situações, estando firme no módulo de entrada, gosto de tocar CD com repetição para que empurre ou fomente ele a ir para frente.

    Realmente não é curió que tem genética para cantar um selo prata ou qualquer outro de notas alongadas, sendo mais fácil encartar em CD com andamento mais ligeiro e, em consequência, notas mais curtas.

    O ideal, em se colocando esse cd com repetição, é inicialmente não fomentá-lo a cantar, mas sim a ouvir mais para que ele não insista no defeito, isso por uns 30 dias. Depois puxe-o para ver como está.

    Para edição de CD, o nome que confio e indico é o Tadeu do Criatório Refúgio dos Clássicos de Pirassununga/SP. Espero ter ajudado o amigo. Sucesso !!!

    ResponderExcluir
  8. Adonay
    Boa tarde amigo, não entendo muito de canto, pois é o meu 1 curio ele tem sete meses e percebi algo diferente no canto, não sei identifica o defeito e nem corrigir, gostaria de ajuda ele canta assim

    ti tui te te quim quim toi te te tue tue tue quim quim toi tue tue tue quim quim te te uil uil te te quim quim toi te te tue tue tue, o samarita ele passa mais 2 vezes e para

    obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Pêcego! Sobre o retorno de canto,apensar da retificação feita,e observando o posicionamento do Hélio Martins, ainda assim fiquei na dúvida. No caso o retorno acontece pela substituição da das notas quim quim do módulo de repetição pela ti tui(entrada de canto)e segue todo módulo de repetição, ou simplesmente depois da batida de praia do primeiro módulo ele retorna o módulo de entrada e segue o canto normalmente? No caso do exemplo que você mencionou em um dos seus comentários como:Ti Tuí, té té, Ti Tuí, té té, quim quim tói, té té, tué, tué, tué.. Isso não é considero retorno só pelo fato de não ter reiniciando o canto após as batidas de praia? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  10. Olá Matheus, conseguiu me tirar da hibernação...rsr...para nós há retorno de canto sempre e em qualquer momento da cantada que o curió retorna reiniciamento o canto dentro da mesma cantada, independentemente de qual fase esteja, ou seja, no primeiro módulo ou nos demais módulos de repetição, independente das notas que já tenham sido emitidas naquela cantada de um ou mais samaritás. Ele não pára para dar nova cantada, mas reinicia o canto ainda dentro de uma mesma cantada.

    ResponderExcluir