quarta-feira, 1 de julho de 2009

CANTO E/OU CANTADA ?


Olá, eventualmente temos notado que alguns curiozeiros têm dificuldade de entender qual a distinção entre canto e cantada, por isso iremos procurar colaborar expondo o nosso entendimento com base no próprio, e em vigência, Regulamento 2008 da FEBRAPS.


Dispõe o citado Regulamento:



"2.1.4 – Canto:
2.1.4.1 - Corresponde ao número de cantos completos ou “repetição” que o curió emite em uma cantada.
2.1.5 Cantada:
2.1.5.1 - Corresponde a todas as vezes que o curió inicia e termina uma cantoria com ou sem repetição durante sua apresentação.


Exemplo:
- Se um curió durante a sua apresentação emitir somente duas cantadas de 5 (cinco) cantos, ou seja, 5 (cinco) repetições, ele emitiu um total de 10 (dez) cantos.
...

- Obs.: Durante a sua participação, deverá emitir no mínimo 2 (duas) cantadas completas."


Canto completo, no caso no Praia Grande Clássico, é aquele em que o curió emite a entrada longa ou primeiro canto (Ti Tuí, Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué (á), Tué (á), Tué (a) ) e mais um ou mais módulo (s) de repetição (Quim Quim, Té Té, Uil Uil, Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué).


Uma cantada, portanto, pode ser composta de um ou mais cantos completos ou incompletos, quando o curió corta o canto antes de arrematar o módulo de repetição com as batidas de praia (Tué, Tué, Tué ou Tuá, Tuá, Tuá).


Entretanto, nos torneios de canto individual, para não ser colocar fora de prova, deverá emitir ao menos, durante a sua apresentação na estaca, duas cantadas completas, ainda que seja cada uma de um samaritá (Ti Tuí, Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué, Quim Quim, Té Té, Uil Uil, Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué).


Aproveitamos para salientar que muitos contam o número de cantos de um curió em função das vezes em que apresenta as batidas de praia (Tué, Tué, Tué), o que é até mais fácil. Assim, no exemplo acima, o curió, para esses, teria dado dois cantos (entrada longa ou primeiro canto e o módulo de repetição).


Para outros, os cantos se contam nos samaritás (Uil Uil), o que faz com que na cantada acima tivesse sido emitido apenas um samaritá, sendo que a repetição do "módulo de repetição" (Quim Quim, Té Té, Uil Uil, Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué) faz com com que aumente o número de samaritás emitidos respectivamente.


Há ainda os que contam os cantos pelo número de samaritás também, mas neste caso contam em duplicidade, ou seja, para cada samaritá emitido haveria dois cantos. Nessa linha, que é minoritária, mas existente, no exemplo inicial nós teríamos para uma cantada de um samaritá, dois cantos, para de dois, quatro cantos, para de três, seis cantos e por aí vai.


Por fim, nos termos do Regulamento da FEBRAPS, o número de cantos existentes numa cantada se contam nos Quim Quim's, sendo que para um curió ser considerado repetidor, terá que emitir em sua apresentação na estaca o mínimo de duas cantadas de nove Quim Quim's, que é a mesma coisa que quatro samaritás ou cinco cantos (aqui considerado, como explicado acima, a entrada longa ou primeiro canto e cada módulo de repetição como mais um canto).


O assunto é um pouco complexo, contudo espero ter me feito claro o suficiente para aclarar eventuais dúvidas dos meus caros leitores e amigos, na esperança de estar contribuindo para um melhor conhecimento desse maravilhoso canto praia grande clássico.


Até uma outra oportunidade !

Nenhum comentário:

Postar um comentário