domingo, 14 de junho de 2009

VIDA DIFÍCIL LEVA PÁSSARO A CANTAR MELHOR





WASHINGTON, EUA (AFP) - Ambiente hostil e clima rigoroso levam os pássaros a se tornarem melhores cantores, provavelmente porque as fêmeas, nesse meio, são mais difíceis de seduzir, segundo um estudo científico publicado nesta quinta-feira.


"Quando o ambiente muda, ou se torna imprevisível, os cantos dos pássaros ficam mais elaborados", explicou Carlos Botero, pesquisador do National Evolutionary Synthesis Center (NESCent), um centro de pesquisa com sede em Durham (Carolina do Norte, sudeste dos EUA).



É também nestes ambientes que as condições de sobrevivência e reprodução se tornam "mais complicadas", devido às incertezas relacionadas à busca por alimentos e à dificuldade para encontrar a companheira ideal, segundo o estudo, publicado pela revista científica americana Current Biology.



Os pássaros machos cantam principalmente para seduzir as fêmeas, e a qualidade da performance determina o grau de sedução. "Os machos que cantam melodias complexas costumam ter menos parasitas, e descendentes mais saudáveis", explicou Botero.



Para verificar a ligação entre as condições de vida e as performances dos pássaros, os autores do estudo reuniram sons no mundo inteiro, por meio de um material de gravação sonora ultrassensível. Quase 30 espécies diferentes de pássaros foram analisadas.



Os dados recolhidos foram transferidos ao computador e transformados em gráficos. Eles foram em seguida colocados em perspectiva com os dados climatológicos dos ambientes estudados. O resultado revelou que os cantos foram mais complexos em condições adversas.



Botero e sua equipe querem agora verificar se esta constatação é válida para outras espécies, inclusive para o homem."


FONTE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário