quinta-feira, 4 de junho de 2009

CRIADOURO DESTAQUE 2007 e 2008



Prezados,


Tudo começou na comunidade do Orkut "Curió Clássico & Torneios" (http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=40782213), criada em 24.10.2007, sendo que dela é que surgiu a idéia recente de criar esse blog com a mesma denominação.

Pois então, já em 2007 tivemos a idéia de criar ao final da temporada, em razão dos resultados apresentados no campeonato brasileiro de curió, a enquete "Qual o Criadouro Destaque", sendo que repetimos a dose ao término da última temporada de 2008.

O Criadouro Mineirinho do simpático José Dimas Rodrigues foi eleito nas duas enquetes como o Criadouro Destaque 2007 e 2008, sendo votado por diversos membros dessa referida comunidade que é composta por inúmeros curiozeiros, alguns de renome e destaque nacional, como o Serginho de Marília (Campeão Brasileiro no Praia Grande Clássico Com Repetição em 2004 com o Curió Cabeça Branca), Jorge Sasso, Dárcio Botelho, Faxina, dentre outros inúmeros que esse limitado espaço não permite citar.

Abaixo, relacionamos dos que participaram da enquete os três primeiros de cada temporada:

- Criadouro Destaque 2007:

1) Criadouro Mineirinho;


2) Criadouro do Serginho de Marília/SP;


3) Empatados:


a) - Criadouro Brasinha;

b) - Criadouro Mogi;

c) - Criadouro Ipê Roxo.


- Criadouro Destaque em 2008:


1) Criadouro Mineirinho;

2) Empatados:

a) - Criadouro Barretos;
b) - Criadouro Magistral;

3) Criadouro do Sr. Domingos/Israel.


Que venha o criadouro destaque 2009 !

7 comentários:

  1. todos falam em grandes geneticas a verdade e que nimguem sabe o que vai dar o cruzamento,a cada dia fica dificil vc comprar um filhote de boa procedencia.o que mais ha na verdade e comprador de historia que esta escrita no papel porisso quando revela um curio so tem nome se tiver na mao da quele que tem nome.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, vc está correto, o que ocorre, no máximo, é uma maior expectativa de sucesso em face de certo cruzamento que eventualmente apresente um histórico de resultados positivos. Para aquisição de filhotes de boa procedência, como vc diz, basta o interessado procurar realmente se inteirar de quem são os criadores sérios e idôneos, agora, para nós, diferentemente do que vc sustenta, curió só revela quando, sendo diferenciado, está na mão certa, e não com quem tem nome, pois o fato da pessoa ter nome pode até gerar marketing do curió e do criadouro, mas se não mostrar nos torneios ao que veio, fica só no blá, blá, blá para meia dúzia de conhecidos.

    ResponderExcluir
  3. SENHOR ANTONIO,MEU NOME É ANDRE SANTANA SOU ESTUDANTE DE BIOLOGIA DE JABOTICABAL(SP)30 KM DE RIBEIRÃO PRETO.SOU APAIXONADO POR PASSAROS CANTORES E ESPECIALMENTE O CURIO,GOSTARIA DE ADIQUIRIR 2 FILHOTES MACHOS PARA COLOCAR CANTO,ESTOU PENSANDO EM COMPRA-LOS DO CRIATORIO MINEIRINHO,GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS E DO NOME DE CRUZAMENTOS QUE DÃO BONS FILHOTES . ABRIGADO
    ABRAÇOS
    ANDRE SANTANA

    ResponderExcluir
  4. Sr. Antonio, já tive varios curios com canto bom, mas o que mais me imprecionou foi um filhote que criei com uma femea que ganhei, acredito eu que deva ter alguma linhagem, so que o pai deste filhote e ruim de tudo e não tem sequer alguma informação de linhagem, agora gostaria que ouvisse este pardo que fiz a gravação dele que está no YOUTUBE, procure como (curio pardo opash )está gravação ele está com mais ou menos uns sete meses entrou no CD direto e ele nunca xurriou, veja e me diz depois, caso possa responder para meu e-mail vai ai ( angelpeon@uol.com.br ). obrigado, abraços

    ResponderExcluir
  5. 05/03/2010 tavaes ja presenciei o manejo para o encartamento de canto e preparaçao para os torneio e achei muito bom quero do sr se posivel me ajudar sobre um curio que as vezes ele canta certo e as vezes da retorno sera que com a sua exesperiencia eu poderia melhorar o canto dele ou nao tem jeito eu passo o selo prata especial mas ja tentei com outros cd nao ternho certeza do cd correto cabine acustica ajuda a melhorar ou piora como faso para obeter uma resposta obrigado e fique com deus

    ResponderExcluir
  6. Olá, como relata fica difícil dar um parecer, ainda mais quando não ouvimos o curió. O mais indicado, nesses casos, é que se toque o CD em que ele foi encartado, mas com repetição e bom espaçamento entre as cantadas, tocando pouco e descansando muito o cd, tipo 10 x 60 ou 90. Procure deixá-lo em um canto da casa, só no CD e evite de estimular a cantar. Ficar mudando de CD não irá tirar retorno e só irá confundir a cabeça do curió e fazer com que perca qualidade em seu canto. Quanto mais novo, melhor para tentar corrigir, porque retorno de canto pode ser por diversas razões, como por ter ouvido outro no processo de encartamento, viver em ambiente de reverberação, ter genética de repetidor e ter ouvido só cd sem repetição, ou mesmo ser em razão da memória genética que ele carrega consigo. Nesse campo, a experiência com cabines é nova para nós, mas de certa forma não o irá fomentar a cantar e irá escutar mais o que interessa, no caso, o módulo de repetição para ir para frente e não retornar no canto. Abraços e espero ter ajudado de alguma forma. Sucesso !

    ResponderExcluir
  7. Olá,Sr.Antonio, Jairzinho do Rio de janeiro,tb li seu comentario sobre como encarta canto,so tive duvidas quando diz,tocando pouco e descansando muito o cd,tipo 10 x 60 ou 90.se puder me esclarecer fico grato meu e-mail é: jairzinhofilho@hotmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir