sábado, 13 de junho de 2009

CURIÓ PRAIA GRANDE CLÁSSICO



Olá, temos acompanhado com regularidade os vídeos de curiós praia grande clássico que são postados no YouTube, assim como os seus comentários, sendo que achamos necessário fazer alguns esclarecimentos para os interessados, diante dos constantes comentários depreciativos, desrespeitosos, quando não irresponsáveis.


Não há dúvidas que quem posta o canto do seu curió no YouTube o faz pelo prazer de compartilhar com todos os interessados o canto do seu avinhado que lhe agrada, sendo que alguns diante da apresentação de um curió campeão, começam a fazer pouco caso, muitas das vezes os comparando com outros que sequer vão a torneios.

Bom, realmente há muitos curiós de excelente qualidade canora no praia grande clássico, repetidores ou não, muitas vezes superior há campeões brasileiros ou não, que não vão a torneios porque o seu dono não gosta ou porque não tem tempo em face dos seus afazeres pessoais e profissionais, mas também há aqueles que cantam muito bem em casa, aqui ou acolá, mas na estaca do torneio é uma desgraça.

Não se iludam por apresentações fantásticas de curiós cantando no prego de casa, pois efetivamente pode ser um grande curió que daria o que falar em torneios se fosse levado, mas também pode ser que o seu proprietário tenha escolhido aquela cantada que saiu melhor para postar, afinal de contas, na maioria das vezes, está cantando em casa, no seu prego, sem estresse ou pressão de qualquer maneira, ou seja, no seu território sem qualquer ameaça.


Assim, é certo que há muitos curiós que cantam com mais categoria o praia grande clássico que muitos campeões brasileiros ou não, mas também é certo que os campeões são os melhores curiós da temporada, pois muitos que repetem em casa, na estaca não o fazem, chegando a apresentar fora do prego defeitos e/ou deficiências que não o realizam no prego.


Cantar em casa, no seu prego, é uma coisa, agora cantar em locais diversos a cada final de semana, depois de estafantes viagens de carro e condições adversas de tempo e lugar é outra coisa, por isso sempre digo que um curió não se mede por uma apresentação, mas sim por uma série de apresentações, afinal, como dizem, "treino é treino, e jogo é jogo".


Para quem quer ter um curió em casa, cantando na sua sala, nada melhor que um que cante com categoria o praia grande clássico, com muita melodia e boa voz, porque para essa finalidade só isso basta, mas para ser campeão, tem que ter um forte conjunto formado pela regularidade, boa voz, andamento de canto, colocação de notas, melodia e não apresentar ou apresentar o menor número de defeitos ou deficiências, além de ter que ser, de preferência, um apresentador nato, ou seja, um curió que cante com facilidade nos cinco minutos de estaca, pois será isso que os juízes de canto irão julgar, sem deixar de considerar que forçosamente deverá ter um bom condicionamento físico e esbanjar saúde para suportar o estresse semanal de viagens, tempo e locais diversos.


Ah ! Aos menos avisados, aproveitamos para esclarecer que não existe a categoria de Curió Praia Grande Superclássico, mas tão-somente a principal que é Praia Grande Clássico nos termos dos Regulamentos da FEBRAPS e COBRAP, sendo muitas das vezes usada informalmente aquela denominação por uma jogada de marketing ou mesmo para querer fazer referência a um curió que não tem qualquer defeito e/ou deficiência, o que já é obrigatório para o próprio clássico.


Abraços a todos !




19 comentários:

  1. É isso Pêcego!
    Falou tudo.
    Tem muito curió bom que não vai a torneios, mas a única maneira de sabermos qual o melhor, é competindo nas estacas e o melhor nas estacas, no campeonato, é o melhor de todos.

    Abraços!

    Dauto Pacheco Filho

    ResponderExcluir
  2. Grande Dauto,

    Perfeito, é como digo, o cara diz que tem uma Ferrari em casa onde muitos escutam o ronco do motor, mas nunca acelerou nas pistas para mostrar que honra o nome ou fama, e mesmo assim insiste em dizer que o curió dele é o melhor... é duro !!

    Forte abraço,

    ResponderExcluir
  3. Pêcego,
    Exelênte colocação,e na minha humilde opinião, acrescento que o os torneios servem para ratificar o cojunto de manhejos corretos feitos pelo criador, prova, além da qualidade genética, que o proprietario soube manejar bem o seu pássaro.
    Forte abraço,
    Levi Oisiovici

    ResponderExcluir
  4. Levi, e vc arremata o que o nosso amigo Dauto falou. Valeu !!!

    ResponderExcluir
  5. Levi, como eu faço para entrar em contato com você?
    Ou se puder me ligar meu tel: 21 2775-6698 ou 21 9582-7034

    ResponderExcluir
  6. Olá Pêcego para me o seu curio é o melhor do Brasil, pois tenho visto os vídeos do seu curio e cada vídeo fico encantado com o seu pássaro um canto muito bonito. Parabéns pelo belo pássaro chamado muralha belíssimo curio um abraço assinado Emerson

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Emerson, nós ficamos gratos, mas se está se referindo ao Curió Muralha, informo ao amigo que desde agosto de 2009 ele se encontra sob o domínio de outro curiozeiro. Forte abraço,

    ResponderExcluir
  8. Sr. Antonio Boa Noite esse blog era o que faltava para os amantes do curió, como faço para ser um membro.

    moro em SP me Chamo Anildo

    ResponderExcluir
  9. Sr. Anildo, muito obrigado por suas palavras, sendo que ficamos felizes com a sua visita que esperamos que seja regular. Assim fazendo, vc já é um membro muito importante, sendo que, sinceramente, não sei como ser um seguidor, mas acredito que clicando na coluna ao lado, devem explicar com se pode tornar membro. Abraços,

    ResponderExcluir
  10. Sr. Antonio muito obrigado, consegui me cadastrar e agora sou mas um seguidor deste maravilhoso blog

    como faço para adicionar uma foto ?

    ResponderExcluir
  11. Meu Caro Anildo, ficamos felizes com o seu cadastro, todavia não sei como se faz para adicionar uma foto, já que tbm nunca fiz essa operação. Sucesso !!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia! Meu nome é charli e estou com um cúrio há três meses e ele canta o dia todo. Peguei-o um pouco debilitado e dei um tratamento mais adequado. Ocorre, que ele apesar do canto alto e muito bonito (praia) com 8 repetições, às vezes cerra no comerço, outras vezes no meio e outras no fim. As dúvidas são as seguintes:

    1ª - Quando ele entrar na muda convém colocá-lo em local calmo e CD praia para tirar o cerrado?

    2ª - Não é preciso esperá-lo entrar na muda para colocar o CD?

    3ª - Ou como ele já tem 6 anos, seria inviável, pois em vez de tenta melhorar o CD podeira atrapalhar as repetições já existentes?

    ResponderExcluir
  13. Sdalves, muito obrigado !

    Anônimo, vamos responder direto nas perguntas:

    1ª - local calmo sempre, o cerrado que chamamos de rasgada não irá desaparecer por ser natural de todo e qualquer curió, apenas uns rasgam mais do que outros, bem como no período pré ou pós-muda em que a testosterona está baixa, é costume rasgarem o canto, sendo que no meio, se estiver no període de reprodução, é considerada divisão de canto, que é um defeito;

    2ª - O CD, só se justifica se vc quer tentar encartar o canto clássico, ou então eventualmente vc quer mexer com ele, pois do contrário, desnecessário se faz, não fazendo diferença se o coloca depois ou antes da muda, já que quando necessário ele deve tocar quase que sempre, embora de maneira adequada para o curió que se tem na mão;

    3ª - O CD só atrapalha se houver rejeição do curió a ele, quando começa a gritar tentando expulsar o invasor do território dele, ou então começa a cortar canto.

    Abraços e esperamos ter ajudado de alguma forma.

    ResponderExcluir
  14. Sr. Pêcego, desculpe incomodá-lo novamente, mas tenho uma fêmea que acaba de completar 1 ano e não quer deixar ser galada, não abaixa para nehum de meus machos. O que devo fazer neste caso?

    ResponderExcluir
  15. Ganhei um curió novo, ainda está marrom e não canta ainda, como seria para faze-lo cantar? como devo proceder? Abraços e aguardo a resposta...

    ResponderExcluir
  16. Olá João Paulo, desculpe-me a demora em te responder.

    Isso ocorre com muitas filhotas. Espere o seu segundo ano que deve pedir gala, senão, em sendo possível, a utilize como mãe de aluguel, ou seja, aquela que trata dos filhotes das outras que abandonam o ninho ou os filhotes. Do contrário, se nem para isso servir, o melhor é repassar ela para algum interessado.

    Abraços,

    Anônimo, não é época de curió estar cantando, mas sim de estar na muda de penas ou prestes a entrar na muda de penas. Se o seu pardo vc tem certeza de que se trata de um macho, é só aguardar que na hora certa ele virá cantando.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  17. gostaria de saber se a dobradinha aminosol x orosol pode dar o curio na muda qual a posentagem no bebedor de 50ml

    ResponderExcluir
  18. é normal o curio na muda para de cantar meu nome é marcelo

    ResponderExcluir