domingo, 30 de maio de 2010

USO DE AMINOÁCIDOS EM ORNITOCULTURA


Giorgio de Baseggio - Itália



Se imaginarmos uma proteína sendo uma casa, os tijolos desta serão os aminoácidos, substâncias que apresentam um ou mais grupos amínicos (NH2) e um ou mais grupos carboxílicos (-COOH). Esses, isolados mediante hidrólise da proteína, chegam a cerca de uma centena de tipos, porém somente 25 são os componentes fundamentais.


Distinguem-se em INDISPENSÁVEIS (arginina, histidina, leucina, isoleucina, lisina, metionina, fenilanina, treonina, triptófano, valina, cisteína) não sendo sintetizados no organismo, devendo ser introduzidos através dos alimentos; NÃO INDISPENSÁVEIS (glicocola, ácido aspártico, ácido glutâmico etc). Partindo dos aminoácidos indispensáveis o organismo chega a sintetizar todos os outros aminoácidos (transaminação).


Normalmente o pássaro sintetiza no próprio organismo: ácido aspártico, hidroxiprolino, alanina, nor-leucina, serina e prolina e, assim, podem ser também acrescentados na ração diária. Certos autores consideram que, nos pássaros, o número dos aminoácidos indispensáveis seja superior aos mencionados.


Muitas são as FUNÇÕES dos aminoácidos: plástica (construção dos tecidos), lipotrópica, protetora, auxológica, antitóxica - da qual a mais importante é a antiestealósica hepática (a esteatose constatada em pássaros nutridos com rações hipoprotídica-hiperglicídica ou normoprotídica-hiperlipídica e em carência de hidrato de carbono), antitóxica através de alguns fármacos possuidores de aminoácidos não indispensáveis e de alguns indispensáveis como fenilalanina, metionina, isoleucina.


Para os aminoácidos existe uma 'lei do mínimo', segundo a qual a quantidade mínima dessa é dada do percentual dos aminoácidos indispensáveis para impedir o aparecimento de distúrbios consequentes à falta desses.


A ração equilibrada deve fornecer ao organismo os aminoácidos em proporção harmônica. No comércio existem produtos famacêuticos contendo aminoácidos associados a vitaminas e a minerais. O criador, lendo a composição deve escolher aqueles em que exista o maior número de aminoácidos indispensáveis e que estejam, associados, possivelmente a vitaminas do complexo B e oligoelementos. (N. do T. no no Brasil, na apresentação líquida, podem ser encontrados, por ex. os produtos para uso humano: Viaminer S, Flexamina, Uniplex). Recomenda-se sua administração de duas a três vezes por semana, durante todo ano, procurando-se assim evitar graves carências, sempre possíveis nos pássaros em cativeiro.


A administração é particularmente indicada, por 3-5-7 dias seguidos, pausa por 2-7 (segundo os casos) nos seguintes casos: após um tratamento de antibiótico, intoxicações, doenças do fígado, durante a muda, após tratamentos com fármacos (sulfamídicos etc), antes e após a exposição, nos exemplares debilitados e convalescentes, nos exemplares magros (peito 'cortante' e 'ventre inflamado e inchado'), novos em crescimento, durante a reprodução (preparação dos reprodutores, deposição do ovo, alimentação dos filhotes), durante a doença de qualquer origem (com exceção da gota visceral e gota articular).


Precauções: renovar sempre a solução a cada 24 horas; observar a data de validade do produto, manter o frasco do produto bem fechado em geladeira, por um tempo não superior a 4-6 meses após aberto (mesmo se a data de validade for posterior), não expor ao sol direto os bebedouros contendo a solução, lavar bem os bebedouros internamente.


Tradução - PSF


FONTE: Pássaros, Revista. Ano 12. nº 63. 2007

2 comentários:

  1. Sr Pêcego, boa tarde.

    Não costumo colocar vitaminas extras para o meu curió, mas em compensação dou uma alimentação variada como: alpiste, milho alvo, pepino, chicória, areia (grit), osso de siba, algumas vezes ovo cozido e dou um farelo da amgercal e sempre dou o extruzado da alcon club curió, pois ele adora esse alimento. Pergunto ao senhor: na sua opinião haveria necessidade de dar alguma outra vitamina?? Na muda, também não dei nada nem antes e nem depois. Também não dou vermífugo, porém, diariamente limpo a gaiola. O que o senhor acha desse meu procedimento? Grato e grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Wellington, vc fornece boa alimentação para o seu curió, só que ao invés de dar ovo cozido puro, dou ele misturado em farinhadas industriais. Sobre a necessidade de dar alguma vitamina, é fato que há aminoácidos essenciais e outros não essenciais, sendo que alguns o organismo não produz por si só. Dependendo do manejo com o seu curió, pode ser ou não necessário. Se for filhote, lembre-se, crescem até os oito meses de vida e por estarem em formação merecem alimentação diferenciada. Vermífugo só se necessário, devendo-se fazer anualmente exame parasitológico para averiguar a necessidade ou não de vermifugar. Sobre a muda, em abril de 2009 postei texto interessante sobre o Título "10 dicas - Muda de Penas", no que vale a pena conferir. abraços,

    ResponderExcluir