quarta-feira, 12 de maio de 2010

ENTREVISTA: CRIADOURO DE CURIÓ "SERRA DA MATA ATLÂNTICA"


Bom dia, dando prosseguimento ao nosso projeto, hoje trazemos até vcs a entrevista com o Criadouro de Curió Serra da Mata Atlântica dos nossos amigos Fernando Manoel e Fernando Gonçalves, localizado na prazeirosa cidade de Santos/SP, como eles mesmo dizem, "onde tudo começou", sendo característica própria quando colocam nomes em seus curiós, acrescentarem o sufixo "da praia". Confira abaixo essa importante entrevista:



CC&T - Quando começou a criar? Iniciou logo com curiós ou não? É criador amadorista ou comercial? Há quanto tempo?


CSMT - Iniciamos a criação conjuntamente em agosto de 2.007, após o início de uma grande amizade que surgiu em um torneio em Vicente de Carvalho – Guarujá – São Paulo. Gostamos de participar de torneios. Começamos a paixão pelos curiós desde meninos. Eu Fernando Gonçalves aos 08 (oito) anos de idade, por intermédio de um tio "Frederico Alemão", fundador do Clube Criadores de Curió de Santos – São Paulo, que me presenteou com um pardinho. O meu sócio Fernando Manoel, foi paixão própria, ganhou do seu pai um curió preto quando era garoto, visto residir próximo do Clube de Criadores de Curió de Santos, o qual é sócio remido desde 1977.


Somos criadores amadores desde 2002 registrados no IBAMA, e, pensando seriamente e nos tornarmos criadores comerciais, devido a expansão do criadouro.



CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?


CSMT – Bem , possuímos vários ambientes, tendo em vista que utilizamos residências de familiares e amigos. No criadouro temos um ambiente para aprontamento das fêmeas solteiras, outro para as fêmeas com filhotes nos ninhos. Algumas fêmeas com filhotes são direcionadas no terceiro dia de vida para residências de familiares e amigos, onde encontram-se os “ mestres ”, que desde este momento cantam para os filhotes até os mesmos serem direcionados aos novos proprietários. Após apartadas dos filhotes , as mães retornam ao criadouro para darem sequência na criação.



CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos?


CSMT – Contamos com 40 (quarenta aves) entre : mestres, galadores e fêmeas.


CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha?


CSMT – Somos verdadeiramente apaixonados pelas raças : Soberano, Prata/Paulista, e agora em 2010 demos uma incrementada na raça Matuto tendo em vista os resultados apresentados pelos amigos. Embora tenhamos outras grandes genéticas : Canarinho, Bugre, Camaro, com as quais fazemos verdadeiros testes com análises visando resultados.



CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássicos?


CSMT – Apenas para o Praia Grande Clássico.



CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito?


CSMT – Bom, esse é um assunto que adoramos, trabalhamos com muito capricho e carinho, é como descrevemos acima, separamos as fêmeas com filhotes à partir do terceiro dia de vida: uma sala com os filhotes e outras são enviadas para as residências de amigos e familiares onde ficam a sós ou então ouvindo o “ mestre ”, com o auxilio do CD (chip), Pratinha do Dimas MG, um pouco trabalhado pelo nosso grande Irmão Tadeu (Refúgio dos Clássicos – Pirassununga – S.P), o qual nos atendeu para fazer alguns ajustes que achamos convenientes. Estamos obtendo ótimos resultados. Utilizamos os aparelhos da Tectron (Valdecir), com falantes de silicone que vem juntamente com os aparelhos.Tocamos muito pouco : 20 minutos de canto, e 90 minutos de descanso, durante o decorrer do dia, sendo que no descanso aciona-se automaticamente um rádio em estação FM, em qualquer ambiente.



CC&T - O desmame você costuma realizar com que idade do filhote?


CSMT – Costumamos fazer o desmame dos filhotes com aproximadamente 40 (quarenta) dias, mas não é regra.



CC&T - Quando normalmente você começa e para de criar a cada temporada?


CSMT - Como criamos em uma cidade tida como clima quente, iniciamos em agôsto e vamos até fevereiro.



CC&T - Nos fale algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências?

CSMT – Bem, como estamos em fase de expansão, fica muito difícil citar principais fêmeas e machos, pois somos bastante criteriosos nas aquisições ,e, ultimamente fizemos várias. Porém iremos citar algumas fêmeas e machos :


Fêmeas :

Guadalupe
Pai : Sem Parar (Gaiola Preta x Xodó)
Mãe : Gisele ( Patrimônio x Junária)


Preciosa
Pai : Veludo ( Cabeção x Rosa 149)
Mãe : Preciosa (Precioso x Bico Branco)

Carinhosa 170
Pai : São José (Mistério Mister M x Ritinha 057)
Mãe : Paulista ( Carinhoso 137 x Sasha)


Machos :


Realeza Negra - extremamente repetidor, com ótima voz e andamento, com cantadas com mais de 02 (dois) minutos, verdadeiro Praião. Participou em 09 (nove) torneios na Baixada Santista, com 08 (oito) primeiros lugares com repetição e o1 (um) primeiro lugar sem repetição.


Pai : Indefinido

Mãe : Indefinida

Matuto da Praia - irmão do Harlley do Riva e do Cometa do Sr. Isair (Sublime Canto)
Pai : Matutino (Criadouro do Joca)
Mãe : Rabicó (Criadouro do Joca)

Carnavalzinho da Praia


Pai : Carnaval Velho (Shoite)
Mãe : Mazale (Shoite)



CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista?

CSMT – Possuímos aqui no criadouro, alguns curiós com destaque, e, nesta temporada 2010/2011, deverá ser apresentado o Monarca da Praia de propriedade do nosso irmão Eduardo Rosseto (Campinas) no Praia Grande Clássico ,e, também deverão ser apresentados por nós no PGC um filhote do Carnavalzinho da Praia x Preciosa da Praia e outro filhote Realeza Negra x Bárbara e/ou talvez 02 (dois) pardos que estão vindo muito bem.


Somos também mantenedores de pássaros com destaques :


Fortaleza da Praia - Pai . Carinhoso 137 ( Soberano 306 x Pauta 08) x Mãe : Camily (Carinhos 137 x Xuxa 1404) = Pai passado na filha.
Vice – Campeão – Pardo com Repetição SERCA 2.008
Campeão Brasileiro – Pardo com Repetição COBRAP 2008 (CUBIVALE)
Destaque no Torneio Brasileiro de Campinas 2009 – mencionado no site Curio Praia Clássico pelo excelente e renomado juiz de canto Sr. Junichi Yonemura , com o nono lugar, ( em um torneio comentado pelos participantes como o mais forte do certame).


CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, você tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia?

CSMT – Nunca tivemos, muito pelo contrário, fomos sempre muito bem atendidos quando procuramos para algum esclarecimento e/ou dúvida julgada necessária.



CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós?


CSMT – Primeiramente ter amor pela ave, pois possuímos grande esmero por nossas aves. Em segundo, ter muita cautela na aquisição de uma ave, procurar informações sobre criadores idôneos, comprometidos com o nosso propósito, e graças ao bom DEUS, existem grandes criadores com essas qualidades.


CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores?

CSMT – Agradecer a oportunidade de podemos dividir as nossas experiências com todos.



“ Fica aqui um pedido deste humilde amigo : não deixe que a vida passe em branco e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades. Eu poderia suportar embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos ”
Vinícius de Moraes


Forte abraço a todos,


Fernando Gonçalves & Fernando Manoel


Criadouro de Curió “ Serra da Mata Atlântica ”
Criados em Santos onde tudo começou......

Email : www.serradamataatlantica.com.br
Tel. : (13) 3203-6778 e (13) 9731-7413

Nenhum comentário:

Postar um comentário