domingo, 24 de janeiro de 2010

MANEJO PARA TORNEIOS DE CANTO - PARTE 2

Foto: Curió MuralhaFONTE: PÊCEGO. A.J. Revista Passarinherios & Cia. nº 52

Olá meus amigos, estamos aí de volta como prometido na última edição 51, para darmos continuidade ao interessante e importante assunto sobre manejo a ser utilizado no transporte de passeriformes competidores ou não, e suas variantes. Na referida edição anterior, fechamos à matéria falando que é o expositor e o passeriforme em viagem, os ocupantes mais importantes do veículo, mas deixei de tratar de outra parte importante a ser considerada nas viagens de carro. Nelas, é recomendável que você pare o seu veículo a cada 02h00min de viagem, no máximo a cada 02h30min, pelo tempo de 20’ à 30’ para que o passeriforme possa comer mais sossegado e, principalmente, beber água. Se estiver muito fogoso, o que é normal ocorrer porque as viagens excitam os passeriformes em face do balanço e barulho, seja do vento ou do rádio, é salutar deixar que cante fora do carro, digamos, numa meia-capa por uns 10’ no máximo, dentro do tempo acima, para que possa extravasar todo o travamento de canto porque está passando, possibilitando que relaxe para enfrentar a continuidade da viagem.

Já que falamos sobre a necessidade deles beberem água, agora entramos pelo campo da necessidade de se manter o passeriforme hidratado durante a viagem, bem como fortalecido e com combustível energético suficiente para amenizar o estresse e a natural baixa na imunidade.

Nessa seara, recomendamos a utilização de produtos veterinários existentes no mercado que possam fazer essas funções. Ao escolher o produto, tenha em mente a necessidade de possuir em sua composição um Complexo de Vitamina B e Aminoácidos, assim como Vitamina C (energético) e sais minerais como sódio e potássio (eletrolíticos importantes na rápida recuperação física), seguindo à risca a posologia do fabricante.

Se você viaja todo sábado da temporada de cada ano que, em regra, se inicia em final de agosto ou início de setembro e vai até meados de dezembro, sugiro que na sexta-feira já forneça o hidratante e desestressante na água, permaneça no sábado e domingo de viagem, com a última aplicação na segunda-feira já em casa, permanecendo na água pura (filtrada ou mineral) nas terças, quartas e quintas-feiras.

Não fique preocupado com o fígado do seu passeriforme por duas razões básicas: 1) Vitaminas B e C são hidrossolúveis; 2) Complexos de Aminoácidos, em regra, têm a colina que é um protetor hepático. Assim, só se preocupe com o fornecimento em excesso das vitaminas lipossolúveis (A, E, D, K) porque elas ficam retidas no organismo quando fornecidas além das necessidades, pois as hidrossolúveis quando em excesso são eliminadas pela urina que sai junto com as fezes nos passeriformes.

Bom, chegando ao local de destino (torneio), se você é expositor de passeriformes de canto individual e clássico, procure se hospedar em hotel que não haja outro expositor, ou então naquele que amigos com passeriformes de igual qualidade irão se hospedar, mas sempre se lembrando que o som se propaga de baixo para cima e que o ideal, para não deixar um eventual repetidor nervoso para o dia seguinte do torneio, que não haja vizinhos com pássaros cantando no ouvido do teu, ou seja, que do seu quarto não escute outro cantando. Se não tiver jeito, ligue a TV ou o rádio do quarto na tentativa de abafar o canto indesejado.

Procure deixar que ele cante um pouco, repita-se, para desestressar da viagem e do seu natural travamento, lembrando-se de administrar a “máquina” para não gastar o combustível necessário para o dia seguinte na estaca dos 4’, 5’ ou mesmo de horas, como no canto coletivo (fibra). Em seguida, é salutar colocar uma banheira com água limpa para que ele possa renovar a energia por meio de um bom banho, seguido da imediata retirada da banheira e troca do papel de fundo. Banheira utilizada no fundo da gaiola, é foco de fezes e sujeira que se deposita na água que pode ser bebida indevidamente pelo passeriforme, possibilitando a ocorrência de doenças.

Lembre-se, penso ser de suma importância que o seu passeriforme seja tratado (troca de água, comida etc.) para o dia seguinte no final da tarde do dia anterior para, ao término, encapa-lo e deixar quieto em uma estaca ou local que tenha pouco movimento, mas de preferência, que tenha a claridade natural do entardecer e do amanhecer, sendo que a capa só será agora removida quando da apresentação na estaca. Há passeriforme que é muito territorialista, por isso mesmo, uma visita rápida à estaca do torneio antes do evento vejo com bons olhos, ainda que seja por poucas cantadas.

Deixado o competidor repousando e recuperando as energias para o dia seguinte lá no quarto do hotel, pousada, casa do amigo ou mesmo parentes, é de fundamental importância que o ingresso mais tarde da noite do expositor no recinto em que ele se encontra, se dê da forma mais silenciosa e tranqüila, mas firme, de forma a evitar ruídos estranhos que poderão levar a um susto com reflexos em uma noite mal dormida e uma apresentação comprometida no dia seguinte da estaca, por isso, o ideal é que ele fique em compartimento ou local que só seja visitado por você no dia seguinte ao clarear o dia, para isso um flat ou hotel residência são ótimos, embora mais caros, mas permitem que o expositor se isole no quarto com ar condicionado se quiser, sem que haja qualquer interferência na saúde do passeriforme que estará em compartimento separado, do contrário poderá sentir calor em estando no mesmo ambiente do passeriforme, salvo se o expositor for alérgico ou não gostar do ar refrigerado, no que se sentirá bem, utilizando-se, se necessário, de um ventilador direcionado.

No dia seguinte, o dia “D”, procure chegar cedo ao local do torneio para fazer um levantamento pessoal da área em que se encontra a estaca no canto individual, no coletivo, do próprio local em que se realizará o evento, colocando o seu veículo na sombra de uma árvore ou outro objeto, mas não se esqueça de estudar a possível trajetória do sol no dia do torneio, pois o sol mata o passeriforme que estiver trancado dentro do carro, bastando para isso não mais do que 30’ num sol quente, bem como a distância da estaca e respectiva proximidade com a categoria em que está competindo bastando para isso ncarro fechado ?)o, por favor, feche literalmente os vidros do seu carro que o seu passeriforme n qualquer .

Ah! Falando em trancado dentro do carro, por favor, feche literalmente os vidros do seu carro que o seu passeriforme não irá morrer (você morre se dormir num carro fechado?) e ligue um FM em razoável volume. Agindo assim, evita-se com isso que ele escute cantos indesejáveis, bem como se respeita os demais expositores que estão com seus passeriformes no carro ao lado do seu, mas claro que neste caso estou me referindo ao pessoal que gosta de um canto individual e clássico, sendo demonstração de inexperiência, grosseiro e mal visto não respeitar essa regra básica da boa convivência, uma vez que, no clássico, o passeriforme só deve ser retirado do veículo antes de sua apresentação, permitindo-se, estando distante, que um pouco antes, quando ainda o número anterior estiver se apresentando seja iniciado o manejo, todavia se deve travar para que não cante e atrapalhe o passeriforme que está se expondo. Lembre-se, regra básica, não faça com o próximo, o que não gostaria que fizesse consigo.

Uma dica que acho proveitosa, leve sempre um isopor com gelo nas viagens com uma rodela de pepino e outra de milho verde. No dia do torneio, deixe obviamente descongelar, colocando o pepino num copo com água potável na noite anterior e o milho verde retirando da geladeira do quarto do hotel logo ao despertar.

Se o seu passeriforme estiver muito calmo, pouco apresentador, diria que é salutar colocar à disposição antes de se iniciar o torneio o milho verde. Se estiver muito nervoso, penso, que o pepino além de hidratar tende a acalmar, tanto que na muda é muito utilizado não só por ser fonte de Vitamina A, mas também porque desde que era garoto usava quase que diariamente no (s) (as) coleiro (s) (as) para esfriar e ajudar a entrar na muda, o que os passarinheiros mais antigos afirmavam ser positivo e a experiência hodierna comprovou, mas de qualquer forma, uns cinco números antes da apresentação de seu passeriforme, de uma chegada ao veículo e retire da gaiola, é o que acho bom recomendar por experiência própria. NUNCA coloque o passeriforme na estaca com aquela comida que ele mais gosta (principalmente milho verde, capim navalha de macaco etc.), pois se corre o risco de ele comer ao invés de cantar nos 5’ de apresentação, no caso, da categoria do canto individual.

Apresentado o seu passeriforme, como já disse, se constata a desnecessidade de continuar apresentando ele onde quer que seja dentro do recinto de exposição, por isso, trate de logo guarda-lo dentro do carro e vá interagir com os amigos e desfrutar da diversão que é todo e qualquer torneio de pássaros de canto, aguardando o resultado, na esperança de vir a conquistar uma importante colocação, contudo, se mora longe, trate de pegar logo estrada de volta para, no máximo, pegar o anoitecer no carro chegando a casa, lembrando-se que, nesses casos, deve manter a luz interna e traseira acesa para que o seu pássaro-competidor possa viajar o menos estressado possível, de forma sempre a possibilitar no retorno para casa que ao chegar ele possa tomar outro banho para relaxar e recuperar de novo parte das energias perdidas. Ah ! O resultado ? Ligue para um amigo que ele lhe dará, lhe entregando no próximo torneio, se for o caso, o troféu que fez jus.

Os assuntos, como podem observar são por demais vastos e cheios de nuances que este espaço não permite navegar, mas de qualquer maneira espero ter colaborado de alguma forma com os amigos, esperando que venham a ter SUCESSO ! Forte abraço e até outra oportunidade.


4 comentários:

  1. ola td ben gostei muito esse e o caminho beliza

    ResponderExcluir
  2. obrigado por suas dicas sou adimirador dessa arte luto pra conseguir um exempla a altura de competir com so seus

    ResponderExcluir
  3. Valdo Borges, obrigado por suas palavras, mas lembro ao amigo que existem inúmeros curiós à altura de competir com os meus, até melhores com certeza, residindo muitas vezes a diferença não só no curió, mas sim no "jóquei" que o está conduzindo, manejando, tirando dele o máximo que pode não só em uma etapa, mas durante todo o campeonato brasileiro. Um curió não se mede por uma ou outra apresentação, mas sim por uma série de apresentações. Sucesso !

    ResponderExcluir
  4. Aprendi muito com suas dicas, agora vou botalas em ação! Obrigado.

    ResponderExcluir