quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

ENTREVISTA: CRIATÓRIO DE CURIÓS TERRA BOA

FOTO: Parte das fêmeas se aprontando para galar em um dos cômodos. Como o criador diz: "simples mas faz !"




Caros leitores, hoje iremos apresentar a vocês a entrevista com o Criador Márcio Fabiano Chiare do Criatório de CurióTerra Boa, que fica localizado em cidade do mesmo nome no noroeste do Paraná. Para já mexer com vcs, salientamos que o Márcio é o criador do Curió Professor que nesta última temporada de 2009 foi o Campeão Brasileiro no Praia Grande Clássico Com Repetição, e Campeão do Torneio dos Campeões na mesma categoria, tendo sido considerado a sensação da temporada passada. Confira a entrevista abaixo.



CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?


MC - Desde criança eu crio passarinho , mas de pequeno sempre criei canários do reino , porém de 2000 para cá mais ou menos, começei a gostar de criar bicudos, mas não durou muito, coisa de 3 anos. Em 2004 formei um pequeno plantel de curiós, aonde não obtive muito resultado. Acabei com tudo e recomecei a montar meu plantel. Uma feminha aqui , outra lá, um galador aqui, outro lá e montei meu plantel que, de 2005 pra cá, vem me dando muitas alegrias, com curiós de qualidades todo ano, alguns filhotes se destacam, graças à Deus ( e ao trabalho de criação , que não é fácil ). Hoje sou criador amadorista de curió , devidamente registrado no IBAMA, dentro de todas as suas normas.


CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?


MC - Meu criatório dispõe de uma sala para caixas acústicas, aonde eu guardo meus galadores. Um outro ambiente para fêmeas acasalando e outro, para as fêmeas chocando, mesmo assim, eu trato manualmente os filhotes, retirando aqui do ambiente eles, com 5/6 dias de vida e levando em outro local, para serem criados, ouvindo somente 100% o CD selo prata 30 anos , Master ( como chamamos por aqui)


CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos?


MC - Meu plantel cresceu um há pouco de dois anos pra cá, mas mesmo hoje não é grande, tendo 28 fêmeas( matrizes) e 7 machos ( galadores), num total de 35 pássaros.


CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha?


MC - Minha genética consiste basicamente de MONTE NEGRO, ENCRENCA, SOBERANO, GAIOLA PRETA, PRATA, BIGODINHO, TULIPA, ARAGUAIA, KALIPSO, VIOLINHA, e atualmente adquiri uma fêmea e um macho da raça CANARINHO. Basicamente é isso, essas genéticas se misturando nos cruzamentos estão dando bons resultados.


CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico?


MC - Sim, exclusivamente para o canto Praia Grande Clássico, particularmente para o selo prata 30 anos. Gosto demais da cantoria do Selo PRATA....( nunca desfazendo de outros selos ), mas apenas questão de gosto pessoal mesmo.


CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito?


MC - O trabalho se da a partir do 5º ou 6º dia de vida, pois separos os filhotes e crio manualmente ouvindo certamente 100 % o canto do CD, Selo Prata 30 anos, pois são criados em caixas acusticas em uma outra casa, totalmente protegido de galadores e/ou outros indesejáveis pássaros que podem atrapalhar nosso trabalho. O Ambiente é totalmente acústico, pois dali saem para seus futuros mantenedores/proprietários. O falante que uso em todo meu criatório é um falante de papelão bem simples de 6 polegadas. A partir dos 45 dias estão comendo firme, podendo assim já ir para seu futuro mantenedor/ dono.


CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?

MC - Geralmente, filhotes criados manualmente demoram um pouco mais para comerem sozinhos, mas certamente depois de 40 dias estão quase prontos para o desmame , acreditando eu que 45 dias é o ideal para desmamar eles, pois já saberam comer perfeitamente.


CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?


MC - Aqui no Paraná geralmente o clima é mais friu, me fazendo optar em criar um pouco mais tarde. Começo geralmente em novembro e vou até fevereiro .


CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?


MC - Tenho a irmã de ninho do curió PROFESSOR - Campeão brasileiro e do Torneio dos campeões - , tenho sete fêmeas irmãs, tenho em especial fêmea PRATA e PÉROLA, que junto com as irmãs do professor, estão dando bons resultados. E uma filha do Campeão do Sul Fº que deu bons pardos já, de boa qualidade de canto. Meus Galadores são da raça Monte negro / encrenca / cujo 2 deles são irmãs também do PROFESSOR pela Mãe , que morreu neste ano de 2009.


CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?


MC - Sim , este ano posso citar 6, o curió do badal, http://www.youtube.com/watch?v=LtooOYbewaQ (Pardo), o Curió PROFESSOR ( Campeão Brasileiro c/ Repetição e Campeão do Torneio dos Campeãoes 2009 ) ( PRETO) http://www.youtube.com/watch?v=wQTnPK8zkgU&feature=player_embedded. O Curió do Dr Afonso ( Barretos ) junto com o badal, dando bom encaminhamento nos meus pardos ( sem filmagem ). O Curió do Cesar (Pardo) que hoje esta com o Junior de Cascavel (sem filmagens). O curió do Gilberto Nazário de Curitiba (Pardo), filho de um irmão do PROFESSOR (sem filmagens) e um pardo que esta aqui comigo, muito firme de notas, andamento muito bão, rico em batidas, porém passa de 3 / 4 samaritás, eventualmente ultrapassa isso. Devo usá-lo como mestre esse ano, por último há um Pardo, também irmão do PROFESSOR que está em Telemaco Borba com o nosso amigo Levi Oisiovici, que está virando para preto agora que canta impecavelmente, além de ser arremetador de canto, passando 2/3 samaritás.


CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?


MC - Sou criador amador, como disse antes, porem nunca tive problemas com o IBAMA. Procuro sempre andar dentro das normas da entidade e nunca tive nada, nenhuma dor de cabeça que seja, com o IBAMA, acho até que o trabalho do IBAMA esta sendo bem feito, pois dentro do possível deles tem que fiscalizar mesmo. Tem que dar valor aos CRIADORES e repreender os CAÇADORES.


CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós?


MC - Que sempre procure no início de uma criação matrizes de qualidades desejadas como REPETIÇÂO, BOA VOZ, ANDAMENTO, ENCARTE (que às vezes não é fácil), mas se pegar matrizes que já deu resultado ou irmãs ou irmãos de curiós que tem essas qualidades será mais fácil o caminho como criador, no quesito resultado. OBS: Começar com pouco, pois quantidade não é qualidade. É mais fácil obter qualidade com poucos pássaros, pois o cuidado se torna melhor. Você dará mais atenção ao filhote no aprendizado. Volume de filhotes às vezes atrapalha ( Opinião Minha ) sempre respeitando as opiniões dos leitores.



CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?


MC - Que comece com muito AMOR e CARINHO com os Curiós, pois o manejo e trabalho não é fácil, precisa se dedicar bastante para obter os resultados desejados, e nem sempre são alcançados logo de inicio, por isso digo sempre, curió é uma caixinha de surpresa. Não tem receita, nada, só paixão e dedicação mesmo, cuidando com Amor e um bom trabalho, com certeza bons clássicos virão !



Um forte abraço a todos !


Márcio Chiare









Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu criatório de curiós, pela qualidade dos mesmos e acredito que terei sucesso com as matrizes que adquiri com você. Grande abraço!!!
    Emerson Spreafico de Souza

    ResponderExcluir