quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

ENTREVISTA CRIADOURO MOGI


Bom dia, estamos de volta, agora entrevistando o Criadouro Mogi (http://www.criadouromogi.weebley.com/) de Mogi Mirim/SP, dos nossos amigos João Francisco Lucon Junior e Luiz Antônio Catini (Baiano), criadouro este que já apresentou no brasileiro, dentre outros, o saudoso Curió Minotauro que era fechador de canto e dotado de uma voz e melodia de excelente qualidade, elogiado por muitos, inclusive por renomados juízes de canto praia grande. Esse município de São Paulo, dista cerca de 60 km de Campinas e 160 km de São Paulo, estando a 632 metros de altitude acima do nível do mar.




CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?

LB - De forma resumida podemos dizer que o CRIADOURO MOGI nasceu através da união das idéias e ideais de Luiz Antonio Catini (Baiano) e João Francisco Lucon Junior em relação à criação de curiós, na temporada 2004/2005. Luiz Antônio Catini (Baiano) já tinha experiência anterior na criação, propriamente dita, de curiós. Como expositor, Baiano obteve, com seu Curió Garrincha, destaque na extinta Canto Praia Grande Especial. João Francisco Lucon Junior primordialmente dedicou-se ao encarte de canto adquirindo e fazendo parcerias com outros criadores. O CRIADOURO MOGI encontra-se como criadouro amadorista de passeriformes há cinco anos.


CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja, às suas instalações propriamente ditas?

LB - O CRIADOURO MOGI é composto de três unidades de criação devidamente preparadas e separadas para cada etapa da criação. Chamamos de CRIADOURO MOGI UNIDADE PRIMEIRA ETAPA o local onde são efetuados os rituais de cópula, prostração, choca e nascimento dos ninhentos. Os recém nascidos são anelados aos quatro dias de vida e são encaminhados imediatamente para o CRIADOURO MOGI UNIDADE SEGUNDA ETAPA, para que não sofram influências dos reprodutores em relação ao ensino de canto e são expostos a um arranjo desenvolvido para ensino de canto PGC . O Criadouro Mogi conta com a UNIDADE QUARENTENA, onde são devidamente acomodadas todas as matrizes e reprodutores que não estejam sendo utilizados na criação, ou que estejam em estágio pré ou pós procriação.


CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos?

LB - O CRIADOURO MOGI UNIDADE PRIMEIRA ETAPA comporta hoje 20 fêmeas devidamente instaladas em gaiolas criadeiras. Entretanto nosso plantel tem hoje aproximadamente 30 fêmeas que se intercalam entre CRIADOURO MOGI UNIDADE PRIMEIRA ETAPA e CRIADOURO MOGI QUARENTENA. Atualmente o CRIADOURO MOGI conta com 7 potenciais reprodutores, porém apenas 4 estão sendo utilizados.


CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?

LB - A linhagem base utilizada no CRIADOURO MOGI é denominada LINHAGEM LISO DO MOGI, devido aos excelentes resultados obtidos com este reprodutor. Inúmeras tentativas foram realizadas visando à determinação da origem desse animal, entretanto não houve grandes êxitos. Notamos que o LISO DO MOGI apresentou resultados positivos com as mais diversas linhagens e por este motivo a diversificação dentro do nosso plantel é regra. Com a introdução dos curiós Resgate do Mogi (Matuto II X 70B) e Fidel do Mogi (Gideão X 14763) pretendemos avaliar os resultados das filhas e netas do LISO DO MOGI. Esperamos, dessa forma, que esse comportamento possa ser exteriorizado também pelos descendentes do LISO DO MOGI. Os primeiros testes foram executados a partir da cruza MINOTOURO (LISO X MÃE DO MINOTAURO ) X PEDRITA gerando o curió
Zorro do Mogi. Esperamos em breve poder avaliar percentuais em relação à aprendizagem dos indivíduos (FILHOS E NETOS) do LISO DO MOGI, para poder afirmar concretamente as potencialidades presentes nesta nova vertente.


CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico ?

LB - Atualmente a criação é voltada 100% para o PGC. Entretanto há projetos futuros para uma criação MULTI DIALETOS.


CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?

LB - O aprendizado do canto Praia Grande Clássico nos dias atuais torna-se facilitado devido a todos os recursos tecnológicos presentes na sociedade contemporânea. Porém somente estes recursos, agregados a um plantel de excelente qualidade genética, não são suficientes para garantir o aprendizado dos filhotes.


Por este motivo o CRIADOURO MOGI desenvolveu um arranjo didático para ensino de Canto Praia Grande Clássico, fundamentado em resultados obtidos através de testes efetuados dentro e fora do criadouro. Estes testes foram efetuados durante três anos nos quais os melhores resultados culminaram na elaboração de um arranjo denominado Primeira Etapa, que é apresentado aos filhotes desde o nascimento até o 35º dia de vida.
No CRIADOURO MOGI são utilizados alto-falantes que abrangem as frequências médias, que são as frequências presentes no cantar das aves. Assim, os recursos tecnológicos mais avançados são utilizados no encartamento de canto.


As exposições diárias de instrução de canto são limitadas e efetuadas em horários pré-determinados para um maior aproveitamento no aprendizado do filhote, evitando o estresse causado por instruções desenfreadas durante todo o dia, gerando melhores resultados em relação ao encartamento do Canto Praia Grande Clássico a partir de uma ROTINA pré-estabelecida.


O trabalho de encarte e lapidação tem continuidade fora do CRIADOURO MOGI, quando os animais são transferidos. Este trabalho consiste na orientação e na disponibilização do arranjo didático para que o futuro mantenedor possa dar sequência ao trabalho iniciado nos primeiros dias de vida.


É fundamental que o mantenedor tenha em mente que a formação de um curió de Canto Praia Clássico é um trabalho árduo que exige observação, paciência e sabedoria.


CC&T - O desmame você costuma realizar com que idade do filhote?

LB - Em média o processo de separação é efetuado do 32º ao 35º dia de vida, porém isto não é uma regra, uma vez que as condições de cada filhote devem ser respeitadas a fim de minimizar traumas relacionados à separação.


CC&T - Quando normalmente você começa e para de criar a cada temporada?

LB - Iniciamos a criação em Setembro/Outubro e terminamos nos meses de Janeiro/Fevereiro.


CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?

LB - As fêmeas são as seguintes:


- ÍNDIA DO MOGI (LISO DO MOGI X MÃE DO MINOTAURO) – irmã própria do Curió Minotauro Vice Campeão Brasileiro PGC C/Repetição 2007 / Campeão dos Campeões PGC S/Repetição 2007 / Quinto Colocado Sem Repetição no Campeonato Brasileiro S/Repetição em 2008 e Quinto Colocado no Torneio dos Campeões C/Repetição em 2008.

-
PEDRITA DO MOGI (DISPARADA FILHO X MÃE DO MINOTAURO) – irmã materna do Curió Minotauro e mãe do Curió Zorro do Mogi PGC, propriedade de João Carlos ComittoAraraquara/SP.


-
OBAMA DO MOGI (LISO DO MOGI X MONALISA DO MOGI) – irmã de ninho do Curió PARDO BARACK, propriedade de José Carlos Bernardinelli, Vice Campeão Brasileiro C/Repetição em 2009 e Terceiro Colocado C/Repetição no Torneio dos Campeões em 2009.

-
DEVASA E RITA DO MOGI (LISO DO MOGI X ASINHA DO MOGI) – irmãs do Curió Napoleão, propriedade de Junior Braguini / São Sebastião do Paraíso e mestre do Criadouro Paraíso.

- XUXINHA DO MOGI (CORINGA DO MORETTI X PRECIOSA DO MORETTI) – irmã dos Curió COLORADO DO MORETTI E PILOTO DO MORETTI.

-
MONALISA DO MOGI (POPÓ X SASHA) – irmã paterna do Curió CHOCOLATE, propriedade de Israel da Costa, Campeão Brasileiro Pardo C/Repetição 2008 e mãe do Curió PARDO BARACK, propriedade de José Carlos Bernardinelli, Vice Campeão Brasileiro C/Repetição em 2009 e Terceiro Colocado C/Repetição no Torneio dos Campeões em 2009.

-
CANJICA DO MOGI – (PATRIOTA DO COPPI X RUBIA DO COPPI) – irmã do Curió DO ANO – Pardo Segundo Colocado C/Repetição no Torneio de Piracicaba em 2008.

-
MORENA DO MOGI - (MINOTOURO DO MOGI X MONALISA DO MOGI ) – irmã materna do Curió Pardo Barack e irmã paterna do Curió PGC Zorro do Mogi.

Atualmente nosso plantel de machos é composto por sete reprodutores sendo cinco deles:

-
LISO DO MOGI (INDEFINIDO X INDEFINIDA) – Pai dos Curiós Minotauro, Barack, Napoleão, Portugal, Platinotauro e tantos outros PGC (veja os vídeos em www.criadouromogi.weebly.com ) .

- MINOTOURO DO MOGI (LISO DO MOGI X MAE DO MINOTAURO) – irmão próprio do Curió Minotauro, pai do Curió Zorro do Mogi.

- CALIFA DO MOGI (LISO DO MOGI X MANDUCA DO MOGI).

- RESGATE DO MOGI – (Matuto II X 70B [Matuto II X 029]).

- FIDEL DO MOGI - (Gideão X 14763).

Durante o período de atividades da criação os reprodutores se intercalam entre o CRIADOURO MOGI UNIDADE PRIMEIRA ETAPA e CRIADOURO MOGI UNIDADE QUARENTENA, evitando assim o desgaste dos mesmos, caso não estejam sendo utilizados no processo de cópula.


CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?

LB - Curió Pardo Barack
Pai: LISO DO MOGI
MÃE: MONALISA DO MOGI
Proprietário: José Carlos Bernardinelli
Temporada 2009 - Vice Campeão Brasileiro Febraps - Pardo Praia Grande Clásico C/R 2009. Terceiro Colocado no Torneio dos Campeões - Pardo Praia Grande Clássico C/R 2009. Primeiro Colocado nos Mini Torneios de Iracemapolis e Limeira em 2009 na Categoria Pardo Praia Grande Clássico C/R.

Curió Minotauro

Pai: LISO DO MOGI
MAE: MÃE DO MINOTAURO
Proprietário: Luiz Antônio Catini – Baiano
Temporada 2007 - Vice Campeão Brasileiro Febraps - Praia Grande Clássico C/R 2007. Campeão dos Campeões S/R 2007. Temporada 2008 - Quinto Colocado no Campeonato Brasileiro – Febraps – S/R 2008 e Quinto Colocado no Torneio dos Campeões C/R 2008.

Comentário do Sr. Junichi - Juiz da Etapa de Jundiaí sobre a apresentação do MINOTAURO nesse torneio."Qualquer adjetivo que sirva para expressar uma grandiosidade será bem empregado à apresentação desse curió, na manhã do dia 07 de Outubro. Tivemos o privilégio de ouvir e apreciar um grande desempenho como podemos notar:
o Primeira cantada: 6 samaritás
o Segunda cantada: 3 samaritás
o Terceira cantada: 2 samaritás
o Quarta cantada: 4 samaritás
o Quinta cantada: 5 samaritás
o Sexta cantada: 2 samaritás
o Sétima cantada: 8 samaritás, fechando a apresentação.
Tudo isso em 4 minutos de permanência na estaca, com um detalhe muitíssimo importante a ressaltar: arrematou todos os cantos. Sem dúvida foi um grande presente através do qual esse pássaro nos brindou no Torneio de Jundiaí em 2007. Além disso, sua cantoria se caracteriza pela voz, andamento e melodia muito boa."


CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?

LB - Como qualquer atividade executada em nossas vidas é preciso se preparar de verdade. Pássaros de procedência e estrutura física em geral nunca são esquecidos pelo iniciante na criação. Porém é preciso se preparar tecnicamente através da leitura e troca de informação com outros criadores. Sugiro como leitura inicial os artigos de Gilson Ferreira Barbosa (
CLIQUE AQUI E ACESSE) e o livro AVES – Criação, Clinica, Teoria e Prática – da Médica Veterinária Stella Maris Benez – Editora TECMED.


Outro site interessante para quem tem conhecimento da língua inglesa é o http://www.allaboutbirds.org do Laboratório de Ornitologia de Universidade de Cornell. Aconselhamos também se possível o acompanhamento veterinário do plantel, afinal o Médico Veterinário é o profissional capacitado para orientar o criador sobre todos os problemas relacionados à criação e manutenção de um plantel. A troca de informações com profissionais envolvidos na criação de aves em ambiente doméstico é fundamental para o aprofundamento do criador em relação a todos os aspectos de criação.


Dentro de um criadouro que visa alto desempenho em termos de torneios ou grande produtividade não há espaço para “achismos”. O criador deve ter em mente que é preciso estar preparado para conseguir extrair o melhor do seu plantel.


Ressalto também que a formação do plantel deve ser feita critica e severamente, pois é preciso avaliar e acompanhar resultados obtidos pelo criadouro de onde serão adquiridas as matrizes e reprodutores. Avaliar os resultados durante 2 ou 3 anos para montar um plantel certamente minimizarão o tempo para obter resultados positivos na criação de curiós de canto praia grande clássico.

CC&T - Quais são as últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?

LB - Agradecemos primeiramente o convite para participar do BLOG CURIÓ CLÁSSICO E TORNEIOS e poder mostrar um pouquinho do nosso trabalho.


Agradeço aos leitores que tiveram paciência para ler todo o conteúdo aqui escrito.


Aproveito a oportunidade e deixo o convite para conhecer o
www.curioonline.com.br e o www.criadouromogi.weebly.com.

Em caso de eventuais dúvidas sobre os modelos utilizados para ensino de canto aqui no CRIADOURO MOGI o email para contato é:
criadouromogi@bol.com.br.

Forte abraço a todos! Um excelente 2010!

João Lucon e Baiano
[19] – 92706779 / 97308115.

5 comentários:

  1. Estimado Pêcego, primeiramente parabéns pelas entrevistas com os criadores. Com essas reportagens eu interessei em adquirir filhotes do Dimas o senhor poderia me dar uma dica para "filho de quem" escolher.
    Até já agradeço!

    Um abraço João de Porto Velho

    ResponderExcluir
  2. Olá João, obrigado por suas palavras, sendo que ficamos felizes com a sua satisfação com essas importantes entrevistas que não tenho conhecimento que tenham ocorrido até hoje por meio de qualquer canal de comunicação.

    Olha só, ocorre com o Dimas o que ocorre atualmente com todos os criadores de curió com criação voltada para o canto praia grande clássico, ou seja, a especialização e o apuramento genético está tão grande que qualquer cruza é sinal de coisa boa em potencial.

    Assim, seja filho do Rochedo, Cassino, Taj Mahal, Van Gogh etc, na página do Dimas vc verá que basicamente segue a mesma raça, sendo todos repetidores, apresentadores com bom andamento e voz, daí qualquer um é coisa boa, não havendo um em específico, assim como as fêmeas. Se vc olhar no site dele, verá que os ascendentes das fêmeas se entrelaçam com os galadores. Em sendo fêmeas mais antigas, teoricamente, se continuam no plantel é porque estão dando certo, devendo recair a escolha sobre uma delas.

    Boa sorte e sucesso !

    ResponderExcluir
  3. Reside em Macapá-Ap, sou criador de curió e bicudo. Nosso torneio está em andamento,através da ASSOCIAÇÃO DE CRIADORES DE PÁSSAROS CANOROS E AVINHADOS DO AMAPÁ-AP
    CNPJ: 09.291.837/0001-01
    estamos na 4º etapa - Canto fibra, curió praia liso.
    Com relação ao bicudo, o torneio segue também.
    Com estamos distantes dos grandes centros reprodutores, temos dificuldade para aquisição de filhotes de corió. - Aroldo

    ResponderExcluir
  4. estimado pêcego,gostaria de saber qual auto falante especial que o criador Mogi usa para incartar canto nos filhotes?se puder me ajudar eu fico mt agradecido "abraços". ! :)

    ResponderExcluir
  5. Prezado amigo não identificado! Quando me refiro a auto falante especial, não estou relacionando a qualquer marca de auto falantes, mas sim auto falantes especificos para VOZ (SONS MÉDIOS). Mas lembre-se não basta ter auto falante bom se o manejo é ruim. Aprendizagem está mais relacionada a manejo do que qualquer outro aparato tecnologico. Forte abraco! Lucon

    ResponderExcluir