sexta-feira, 19 de junho de 2009

DEFEITOS E/OU DEFICIÊNCIAS ?


Prezados,

Esse assunto é um dos que gera reflexões neste subscritor de algum tempo, para não dizer temporadas.

Dispõe atualmente o Regulamento 2008 da FEBRAPS (Federação Brasileira dos Criadores de Pássaros), na parte que toca ao Curió Praia Grande Clássico:


2.1.6 – Defeitos e Deficiências do Praia Grande Clássico:
2.1.6.1 - Samaritá em fit-fit, pouco destacado ou semelhante;
2.1.6.2 - Retorno de canto;
2.1.6.3 - Passagem Lisa ou Remontagem de Canto (quim quim tói).

...

3.2 - Defeitos ou Deficiências:
3.2.1 - Serão considerados defeitos ou deficiências de canto os seguintes itens,
valendo para todas as categorias (Praia Grande Clássico, Praia Grande e Praia
Grande Pardo), com observância do número de vezes, intensidade e a posição em
que defeitos ou deficiências ocorrem:
a) Aberturas (que quél, tais-tais, quaiaquil e outras) na passagem de canto ou
arremate;
b) Vícios, deficiências e notas estranhas;
c) Voz deficiente, muito fina ou muito grossa, musicada, rouca, metálica, com
chiado ou com sotaque de outras categorias diferentes de Praia Grande;
d) Perdidas (destoação de canto);
e) Cortadas (interrupção de canto).
f) Retorno de Canto
.”


Com efeito, podemos afirmar, no nosso limitado entendimento, que todo defeito é uma deficiência, mas a recíproca não é verdadeira, no que haveria de ter pesos diversos para fins de julgamento, afinal um defeito é algo mais grave que uma deficiência, o que devia ser explicitado no acima citado documento.


Tomamos a liberdade de dizer que todo curió que apresenta o defeito “quim tói”, ou “quim quim tói”, ou ainda remontagem de canto como consta acima, passa no liso, mas nem todo curió que faz uma passagem no liso apresenta esse defeito que tira um ponto no Regulamento por cada apresentado na estaca.


Esse defeito ocorre comumente porque o curió no módulo de repetição come oito notas que teria que dar (quim quim, té te, uil uil, té te) e vai logo para as notas finais (quim quim tói, té te, tué, tué, tué ou tuá, tuá, tua), sendo justo penalizar com o severo desconto de 01 (um) ponto, afinal é de fácil transmissibilidade comprovada (a complexidade do canto diminui, o que fomenta a sua ocorrência), assim como as aberturas que outrora assolavam os torneios, fazendo com isso que o expositor não se sinta estimulado a levar curiós com esses defeitos aos torneios para ajudar a preservar o tão sonhado, difícil de fazer e manter, canto praia grande clássico.


Ora, como supracitado, nem todo curió que passa no liso dá esse defeito denominado equivocadamente pelos curiozeiros de “quim tói”, afinal, o que caracteriza esse fato é a ausência das notas de samaritá (uil, uil) e das outras seis notas obrigatórias, podendo um curió, por exemplo, a contrario sensu, além de comer essas notas de samaritá, também deixar de emitir os tés de ligação ou preparação, apresentando um módulo de repetição que vai sofrer penalização na colocação das notas que deixou de emitir, mas não pode ser penalizado com o desconto de 01 ponto porque, efetivamente, não apresentou esse defeito previsto no Regulamento.


Por exemplo, um curió que eventualmente num módulo de repetição emita as seguintes notas: Quim Quim, Té Té, Quim Quim Tói, Té Te, Tué, Tué, Tué. Podemos afirmar que ele passou no liso porque comeu quatro notas, ou seja, além das duas principais pernas do samaritá (uil uil), omitiu também a emissão das duas dos "tés" de ligação ou preparação, mas não deu o defeito acima, devendo o mesmo ser penalizado por cada nota que deixou de emitir, mas não com o desconto de um ponto, se bem que, se o juiz de canto conferir para cada omissão 0,25 pontos, o que acho serem muito por girar o normal entre 0,10 e 0,15 pontos, no caso, dará tudo no mesmo porque o total de desconto será um ponto e, assim agindo, não estará tratando os iguais com igualdade na medida de suas desigualdades, como preceitua o basilar princípio da isonomia.


Outro detalhe, ou melhor, defeito que julgamos importante tecer comentários, esse mais ainda diante da subjetividade que reina na avaliação, é o tal do retorno de canto, que como sabemos, ocorre quando há o reinício do canto depois de iniciado e antes de terminada uma cantada, entendida esta como aquela composta de um ou vários cantos que incluem a entrada longa ou primeiro canto e o (s) módulo (s) de repetição.


É igualmente um defeito objetivo que consta do Regulamento, sendo também, assim como o “quim tói”, no nosso entendimento, algo que diz respeito à colocação de notas.


Dessa forma, entendemos, até convencimento em contrário, que também deveria haver uma nota de desconto para cada retorno de canto apresentado, por exemplo: 0,50 pontos, pois apesar não estar ainda comprovada a sua fácil transmissibilidade a outros curiós, é sabido que a mesma ocorre, o que deve ser inibida por meio de um desconto objetivo constante do Regulamento, fazendo com que o seu dono se sinta desestimulado de levar aos torneios curió com esse defeito, mas não deixar ao livre arbítrio do julgador o desconto a ser aplicado, pois assim estaremos ferindo o princípio da igualdade ao dar margem que venham a tratar os iguais de forma desigual, mas não com igualdade na medida de suas desigualdades, afinal, a cada etapa do brasileiro há um juiz de canto atuando, com mensurações diversas do que entende ser devido de desconto para cada retorno de canto apresentado na estaca.


São essas considerações que registro para reflexão dos senhores leitores !

Até uma outra oportunidade !
OBS.: PREZADOS, ACABO DE RECEBER (07/06/2009) O ENTENDIMENTO DO MEU AMIGO E MESTRE DOS MESTRES, OLÍVIO NISHIURA, SOBRE O RETORNO DE CANTO. PARA ELE, ESSA DEFICIÊNCIA, COMO SE EXPRESSA, OCORRE QUANDO O CURIÓ EM SUA APRESENTAÇÃO, APÓS AS BATIDAS DE PRAIA, NÃO PARA E REINICIA O CANTO COM AS NOTAS DE ENTRADA DE CANTO, EM VEZ DE EMITIR AS NOTAS DE QUIM QUIM DO MÓDULO DE REPETIÇÃO.
TAL POSICIONAMENTO É ACOLHIDO PELO AMIGO HÉLIO MARTINS, E DEVE SER RESPEITADO, SENDO QUE ESTÁ GERANDO REFLEXÃO DESTE AUTOR.

domingo, 14 de junho de 2009

VIDA DIFÍCIL LEVA PÁSSARO A CANTAR MELHOR





WASHINGTON, EUA (AFP) - Ambiente hostil e clima rigoroso levam os pássaros a se tornarem melhores cantores, provavelmente porque as fêmeas, nesse meio, são mais difíceis de seduzir, segundo um estudo científico publicado nesta quinta-feira.


"Quando o ambiente muda, ou se torna imprevisível, os cantos dos pássaros ficam mais elaborados", explicou Carlos Botero, pesquisador do National Evolutionary Synthesis Center (NESCent), um centro de pesquisa com sede em Durham (Carolina do Norte, sudeste dos EUA).



É também nestes ambientes que as condições de sobrevivência e reprodução se tornam "mais complicadas", devido às incertezas relacionadas à busca por alimentos e à dificuldade para encontrar a companheira ideal, segundo o estudo, publicado pela revista científica americana Current Biology.



Os pássaros machos cantam principalmente para seduzir as fêmeas, e a qualidade da performance determina o grau de sedução. "Os machos que cantam melodias complexas costumam ter menos parasitas, e descendentes mais saudáveis", explicou Botero.



Para verificar a ligação entre as condições de vida e as performances dos pássaros, os autores do estudo reuniram sons no mundo inteiro, por meio de um material de gravação sonora ultrassensível. Quase 30 espécies diferentes de pássaros foram analisadas.



Os dados recolhidos foram transferidos ao computador e transformados em gráficos. Eles foram em seguida colocados em perspectiva com os dados climatológicos dos ambientes estudados. O resultado revelou que os cantos foram mais complexos em condições adversas.



Botero e sua equipe querem agora verificar se esta constatação é válida para outras espécies, inclusive para o homem."


FONTE:


sábado, 13 de junho de 2009

CURIÓ PRAIA GRANDE CLÁSSICO



Olá, temos acompanhado com regularidade os vídeos de curiós praia grande clássico que são postados no YouTube, assim como os seus comentários, sendo que achamos necessário fazer alguns esclarecimentos para os interessados, diante dos constantes comentários depreciativos, desrespeitosos, quando não irresponsáveis.


Não há dúvidas que quem posta o canto do seu curió no YouTube o faz pelo prazer de compartilhar com todos os interessados o canto do seu avinhado que lhe agrada, sendo que alguns diante da apresentação de um curió campeão, começam a fazer pouco caso, muitas das vezes os comparando com outros que sequer vão a torneios.

Bom, realmente há muitos curiós de excelente qualidade canora no praia grande clássico, repetidores ou não, muitas vezes superior há campeões brasileiros ou não, que não vão a torneios porque o seu dono não gosta ou porque não tem tempo em face dos seus afazeres pessoais e profissionais, mas também há aqueles que cantam muito bem em casa, aqui ou acolá, mas na estaca do torneio é uma desgraça.

Não se iludam por apresentações fantásticas de curiós cantando no prego de casa, pois efetivamente pode ser um grande curió que daria o que falar em torneios se fosse levado, mas também pode ser que o seu proprietário tenha escolhido aquela cantada que saiu melhor para postar, afinal de contas, na maioria das vezes, está cantando em casa, no seu prego, sem estresse ou pressão de qualquer maneira, ou seja, no seu território sem qualquer ameaça.


Assim, é certo que há muitos curiós que cantam com mais categoria o praia grande clássico que muitos campeões brasileiros ou não, mas também é certo que os campeões são os melhores curiós da temporada, pois muitos que repetem em casa, na estaca não o fazem, chegando a apresentar fora do prego defeitos e/ou deficiências que não o realizam no prego.


Cantar em casa, no seu prego, é uma coisa, agora cantar em locais diversos a cada final de semana, depois de estafantes viagens de carro e condições adversas de tempo e lugar é outra coisa, por isso sempre digo que um curió não se mede por uma apresentação, mas sim por uma série de apresentações, afinal, como dizem, "treino é treino, e jogo é jogo".


Para quem quer ter um curió em casa, cantando na sua sala, nada melhor que um que cante com categoria o praia grande clássico, com muita melodia e boa voz, porque para essa finalidade só isso basta, mas para ser campeão, tem que ter um forte conjunto formado pela regularidade, boa voz, andamento de canto, colocação de notas, melodia e não apresentar ou apresentar o menor número de defeitos ou deficiências, além de ter que ser, de preferência, um apresentador nato, ou seja, um curió que cante com facilidade nos cinco minutos de estaca, pois será isso que os juízes de canto irão julgar, sem deixar de considerar que forçosamente deverá ter um bom condicionamento físico e esbanjar saúde para suportar o estresse semanal de viagens, tempo e locais diversos.


Ah ! Aos menos avisados, aproveitamos para esclarecer que não existe a categoria de Curió Praia Grande Superclássico, mas tão-somente a principal que é Praia Grande Clássico nos termos dos Regulamentos da FEBRAPS e COBRAP, sendo muitas das vezes usada informalmente aquela denominação por uma jogada de marketing ou mesmo para querer fazer referência a um curió que não tem qualquer defeito e/ou deficiência, o que já é obrigatório para o próprio clássico.


Abraços a todos !




sábado, 6 de junho de 2009

GESTÃO DE CRIADORES DE PASSERIFORMES - SISPASS


Prezados,


Temos que partir da premissa de que eventualmente alguns ou muitos dos leitores gostariam de obter uma licença de Criador Amadorista de Passeriformes, razão pela qual fomos lá na página do IBAMA (http://servicos.ibama.gov.br/cogeq/index.php?id_menu=82) buscar essas informações que repassamos abaixo, mas aproveitamos para lembrar aos criadores já devidamente cadastrados que a licença anual de 2009 deve ser paga até 30/06/2009, devendo acessar o sistema para solicitar a mesma.


"A licença de criador amadorista de passeriformes é obtida totalmente pela Internet, segundo as normas da Instrução Normativa nº 01/03.


O documento que comprova a legalidade do criador é a sua relação atualizada de passeriformes, impressa pelo SISPASS. Portanto, as carteirinhas de Clubes e Federações continuam existindo, mas não têm validade para a fiscalização.As transações somente devem ser feitas via internet. Desta forma, não terão mais validade os CTP's - Certificado de Passeriformes.


Os usuários que pretende se cadastrar como Criador de Passeriformes deve se cadastrar na seguinte atividade; como mostra a tabela abaixo:


- Categoria: Uso de Recursos Naturais


- Cód: 20


- Descrição: Criador de Passeriformes Silvestres Nativos


- Pp/gu: Pequeno


- Taxa: Licença de Criador


ATENÇÃO!!! Informamos que a licença de criador amador tem validade de 01 de agosto a 31 de julho do ano subseqüente. O interessado ao se cadastrar deverá pagar a taxa referente a Licença vigente, ou seja, ao se cadastrar em junho de 2006 terá que pagar a licença referente ao período de 01 de agosto de 2005 a 31 de julho de 2006.


A transferência, sempre que possível, deve ser feita simultaneamente entre cedente e adquirente, visando garantir a segurança. Caso um criador adquira um pássaro de outro que não esteja cadastrado no SISPASS, este pássaro não poderá ser incluído no programa e o criador estará agindo irregularmente e colocando em risco sua própria licença.


Deve ficar claro também que esta licença não se aplica a regularização de pássaros sem anilhas ou que perderam o prazo de recadastramento.


Para obter informações sobre como realizar o cadastro pela primeira vez, legislação específica e outras opções, acesse a página do Sistema por meio do link www.ibama.gov.br/sispass.


ATENÇÃO!! Atualização de Dados dos Criadores de Passeriformes. A partir de 02 de maio de 2007, os criadores de Passeriformes deverão atualizar seus dados cadastrais no sistema. Para isso, acesse o sistema utilizando cpf e senha e clique em autenticar. Na página seguinte, selecione no menu cadastro à opção dados cadastrais e clique em dados básicos e selecione atualização de dados básicos. Logo após, confira seus dados e clique no botão atualizar. Posteriormente, compareça na unidade do IBAMA no mês de aniversário do nascimento do criador, munido dos seguintes documentos: documento de identificação, comprovante de residência atualizado de acordo com a Instrução Normativa nº161 de 2 de maio de 2007. Caso haja impossibilidade de comparecimento, O criador poderá se fazer representar junto ao IBAMA, através de procuração com firma reconhecida, com validade máxima de um ano, conforme modelos propostos nos Anexos I e II da IN. Para maiores informações acesse o texto da IN na página de Legislação."

sexta-feira, 5 de junho de 2009

BOMBA NA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DE PÁSSAROS - FEBRAPS


Prezados,


Recentemente circulou em grupos ornitológicos da internet, a seguinte carta abaixo que, devidamente comprovada a sua realidade, sinto-me na obrigação de dar conhecimento a vocês do que já foi publicado e ventilado:


À
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE PÁSSAROS

At. Afrânio Delgado

Renuncia da Diretoria Técnica em caráter irrevogável.

Em função dos últimos acontecimentos, atitudes e principalmente o ocorrido no dia 23/05/2009, onde membros da Diretoria Técnica foram destratados dentro da Federação pelo Presidente e também aqui podemos incluir o não compromisso algum com o Estatuto por parte do Presidente da Federação, onde a Diretoria Técnica indica os coordenadores, sujeito a aprovação da Executiva.


Mas isto não vem acontecendo, se esquecendo o Presidente que, somos homens formados, inteligentes, independentes e prestamos serviços à Federação, sempre de forma gratuita e com melhor intuito de manutenção e transparência para nosso “robby”.


Os cargos da Diretoria Técnica são do Presidente e para não criar algum embaraço e não aceitando esta Diretoria submeter a qualquer tipo de vexame ou submissão, a partir do dia 01/06/2009, esta Diretoria renuncia, em caráter irrevogável, aos cargos e funções que lhes foram confiados e executados com sucesso até esta data.

São Paulo, 28. Maio. 2009


José Vilmar Fernandes Martines;
Olívio Nishiura;
Alexandre José Borges;
Paulo Roberto Milian;
Pedro Ulema de Souza;
Marco Antonio Magalhães;
Noadyr Severiano.


NOTA DO AUTOR: Caros leitores, lamentamos profundamente esse ocorrido que atinge a todos nós ornitológos amadores ou profissionais que temos nos torneios de canto de pássaro um momento sublime entre o criador e a criatura, de lazer, confraternização e reencontro dos amigos. Estamos participando de torneios da FEBRAPS desde 2004 e podemos afirmar que de 2005 para cá, a cada temporada vem se aprimorando os eventos, o Regulamento e a participação dos passarinheiros, com uma maior alavancada nas temporadas 2007 e 2008, notadamente depois da assunção da Diretoria Técnica-Disciplinar supracitada, que teve o incansável apoio, na seara dos curiós do nosso amigo do peito Antonio Pereira de Botucatu/SP (Campeão Brasileiro no Praia Grande Clássico Com Repetição com o Curió Estrela da Serra) que, brilhantemente durante essa gestão foi o Coordenador do Canto de Curió na FEBRAPS, mas que também, antes dessa decisão da Diretoria Técnica, pediu o seu afastamento por motivos pessoais.


Assim, hoje podemos dizer que o Barco Febraps se encontra à deriva, pois apesar de seu comandante continuar na direção, necessário se faz para que ele avance no rumo desejado por todos nós com ajuda de uma Diretoria Técnica eficiente e, no caso, também de um Coordenador de Canto de Curió à altura, afinal, não podemos deixar de enxergar que os Torneios de Curió são o Carro Chefe da FEBRAPS e, sem esses operários que atuam por amor à causa, corre-se o risco de se ter graves danos no casco desse importante barco, pois à deriva pode bater em recifes ou até mesmo, dependendo por onde estiver, num Iceberg.

Torcemos para que logo o seu Comandante possua nova tripulação eficiente para tocar o barco, só não sabemos se irá navegar pelas águas de outrora, mas o mais importante é que essa navegação se dê de forma eficiente para o bem de todos nós passageiros.

Aguardemos os novos acontecimentos, uma vez que o tempo é o senhor da razão, e que sejam iluminados os homens de boa vontade !


quinta-feira, 4 de junho de 2009

CRIADOURO DESTAQUE 2007 e 2008



Prezados,


Tudo começou na comunidade do Orkut "Curió Clássico & Torneios" (http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=40782213), criada em 24.10.2007, sendo que dela é que surgiu a idéia recente de criar esse blog com a mesma denominação.

Pois então, já em 2007 tivemos a idéia de criar ao final da temporada, em razão dos resultados apresentados no campeonato brasileiro de curió, a enquete "Qual o Criadouro Destaque", sendo que repetimos a dose ao término da última temporada de 2008.

O Criadouro Mineirinho do simpático José Dimas Rodrigues foi eleito nas duas enquetes como o Criadouro Destaque 2007 e 2008, sendo votado por diversos membros dessa referida comunidade que é composta por inúmeros curiozeiros, alguns de renome e destaque nacional, como o Serginho de Marília (Campeão Brasileiro no Praia Grande Clássico Com Repetição em 2004 com o Curió Cabeça Branca), Jorge Sasso, Dárcio Botelho, Faxina, dentre outros inúmeros que esse limitado espaço não permite citar.

Abaixo, relacionamos dos que participaram da enquete os três primeiros de cada temporada:

- Criadouro Destaque 2007:

1) Criadouro Mineirinho;


2) Criadouro do Serginho de Marília/SP;


3) Empatados:


a) - Criadouro Brasinha;

b) - Criadouro Mogi;

c) - Criadouro Ipê Roxo.


- Criadouro Destaque em 2008:


1) Criadouro Mineirinho;

2) Empatados:

a) - Criadouro Barretos;
b) - Criadouro Magistral;

3) Criadouro do Sr. Domingos/Israel.


Que venha o criadouro destaque 2009 !