quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

ENTREVISTA: CRIATÓRIO MARÍLIA





Olá, dando prosseguimento ao programa de entrevistas, agora entrevistamos o nosso amigo pessoal e criador Luiz Sérgio da Silva, mas conhecido como Serginho Cabeça Branca ou Serginho de Marília, do Criatório Marília (http://www.serginhomarilia.com.br/ ), localizado na bem situada cidade de mesmo nome no Estado de São Paulo, há 450 km da capital, conhecida por muitos como berço de criadores de curió de renome. Confira a entrevista abaixo.

CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?

LSS - Sempre criei pássaros desde os 7 anos de idade. Comecei a criar curiós em 1990. Criei de sócio por 3 anos, depois iniciei uma criação pequena com 10 fêmeas e 2 machos. Tornei-me criador comercial 2004.



CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?

LSS - O criatório esta construído em um terreno de 175 metros quadrados, constituindo-se de uma sala de 8mts x 3.50 onde fica as fêmeas e um sala de 350 x 350 para os machos. O berçário fica em minha residência, que é bem próximo, onde ficam as fêmeas com os filhotes.



CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?

LSS - São 60 fêmeas e 20 machos.


CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?

LSS - A raça que trabalho é a raça do Zulu hoje tenho os descendentes dele.



CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico ?

LSS - Sou apaixonado pelo canto praia clássico faço todo o trabalho que precisa ser feito para isso garças a Deus já tive bons resultados.


CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?

LSS - Os filhotes são transportados para o berçário com 3 dias de vida onde ouve um CD selo laranja com o andamento um pouco acelerado com três samaritás uso um falante mid range de 90 watts tocando 20 x 40, sendo que quando esta desligado entra o radio FM. Quanto ao CD que uso, a minha opinião é que o filhote precisa aprender as notas por isso não toco com repetição acho que o resto será dele e depende muito da genética.


CC&T - O desmame voce costuma realizar com que idade do filhote ?

LSS - Separo os filhotes dos 33 aos 35 dias de vida.


CC&T - Quando normalmente voce começa e para de criar a cada temporada ?

LSS - Em julho já começo a colocar os ninhos. Os primeiros filhotes nascem em agosto e paro no final de janeiro.



CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?

LSS - Procuro selecionar bem minhas fêmeas conhecendo a raça. Tenho mais de 60 fica difícil falar porque acredito muito nelas.
Entretanto, vou citar algumas, como: Vissol; Sereninha; Mabel; Carióca; Guamel; Badá; Bazé;Tóta;Tinóca; Canarinha; Matuta-319; Carola filha; Luminosa, em fim, são muitas.
Os galadores são Brindex; Matuto Neto; Trovoada; Zulu Junior; Zulu 43; Arauna; Pitizul; Caiua; Taquaral Netuno 280; Joara e mais.


CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?
LSS - O saudoso Curió Cabeça Branca filho do Zulu x Primavera campeão brasileiro clássico com repetição em 2004. Curió Aleluia pardo sem repetição campeão em 2007. Curió x Volverine 5º colocado no torneio campeão dos campeão em 2007


CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?

LSS - Como criador comercial tenho que cumprir todas as normas sem falha, como entrega de relatórios, emitir notas ficais corretas e outras regras. Com questão da nota fiscal, ainda há algumas dúvidas porque cada escritório do Ibama aceita de forma diferente. Falta muita informação sendo que a nota fiscal é um documento com origem do pássaro legal e na minha opinião o pássaro que tem nota fiscal não precisa ser registrado no amador.



CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?

LSS - Sugiro que se for criar procure sempre criadores sérios que realmente cultivou genética. Assim, vá adquirir aves com genética já trabalhada, com vários anos cultivado. Se for curió para canto clássico, procure criadores com manejo certo


CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?

LSS - Como falei no começo, sou criador de pássaros desde criança para criar pássaros tem que ter responsabilidade com ele. Nunca adquirir pássaros mateiros, só de criação doméstica e, por fim, tem que gostar muito, tem que ter amor com eles, lembrando que está em uma gaiola e você tem que entender o que ele esta precisando. Lembre-se que tem pessoas sérias que realmente leva a sério o seu hobby. Honestidade é a palavra correta.


FORTE ABRAÇO A TODOS !


Serginho de Marília - Fones: (14) 3454-7635 / 9721-8563
serginhomarilia@hotmail.com
contato@serginhomarilia.com.br
http://www.serginhomarilia.com.br/

4 comentários:

  1. Esse é um dos caras mais sérios e corretos do meio, atencioso, sempre está disponível para sanar as dúvidas que surgem no dia a dia da criação. Parabéns e que Deus sempre cubra de bençãos sua criação, Serginho de Marília você merece!

    Emanuel Ferreira - RJ

    ResponderExcluir
  2. Conhecemos o amigo Serginho quando estivemos em seu criatório e as informações que tinhamos foram confirmadas , é uma pessoa de grande caráter , conhecedor e atencioso. Sucesso e que Deus abençoe vc , sua famíla e criatório. Um abraço e parabéns.
    Adriano e Junior
    Criadouro Paraiso

    ResponderExcluir
  3. Serginho é um home de uma simplicidade incrivel! Esta sempre disposto a orientar e compartilhar seus conhecimentos! Tenho muito orgulho em ter pássaros oriundos de seu criatório e sobretudo em tê-lo como amigo!

    Que Deus te abençoe amigo!

    Marcelinho -Itaborai -RJ

    ResponderExcluir
  4. Esses comentários são reflexo do carisma e honestidade que o nosso amigo Serginho Cabeça Branca desfruta no nosso meio. Parabéns !

    ResponderExcluir