segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

ENTREVISTA: CRIADOURO BARCELONA


Olá, dando continuidade as entrevistas de criadores de curió voltados para o canto praia grande clássico, hoje nós entrevistamos o jovem criador amadorista de passeriformes e amigo Iberê Mantovani do Criadouro Barcelona, da Cidade São Caetano do Sul em São Paulo, o que nos faz lembrar um importante time de futebol. Com um plantel de primeira, nos prestigiou nesta temporada com sua participação no campeonato brasileiro na categoria dos pardos, com um curió de sua criação, esperando que nas próximas esteja sempre presente com suas crias para nos abrilhantar. Confira agora essa importante entrevista.



CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?

IM - Aos 8 anos de idade comecei com a criação de canários do reino. Os anos se passaram e os compromissos com estudo e trabalho me impossibilitaram de criar/manter pássaros em casa, minha vontade era criar silvestres/nativos, em especial, o CURIÓ.
Apenas na temporada 2005/2006, após completar os estudos, com tempo para criar e me dedicar, adquiri o primeiro casal de curió. Somente na temporada 2006/2007 (com mais 2 feminhas), exatamente em 17/11/2006, nasceu o primeiro filhote de curió do CRIADOURO BARCELONA. Sou criador amador desde 2005, quando efetuei o cadastro no IBAMA/SISPASS.


CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?

IM - Aqui eu possuo duas salas distintas para criação:
A primeira, um ambiente para os galadores e fêmeas em processo de apronte/choco e a segunda sala (maternidade) vão os filhotes após o terceiro dia de vida, longe o bastante uma da outra para não haver interferência de cantos indesejáveis. Após o desmame, os filhotes vão para outro local, dando continuidade ao aprendizado no dialeto praia grande clássico.


CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?

IM - Atualmente, em parceria com o amigo Idalécio, possuímos um total de 14 fêmeas e 4 machos em atividade/processo de criação, com muita qualidade genética e resultados comprovados.


CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?

IM - Matuto, Guardião, Curumim, Xodó e Soberano, raças consagradas e que ainda estão dando resultados. Aqui cabe uma observação: 50% de nossas matrizes (fêmeas) são irmãs de ninho de pardos/pretos que aprenderam a cantar, demonstrando facilidade no aprendizado e repetição, nossa meta á atingir 100% dessas qualidades que todos nós almejamos, não será tarefa fácil mas esse é o nosso objetivo.


CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico ?

IM - Sim, totalmente voltada para o canto praia grande clássico.


CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?

IM - Bom, como dito anteriormente, os filhotes no 3º dia de vida vão para outra sala totalmente isolada, sem a presença de cantos indesejados, para assim, iniciar o processo de instrução/vetorização. A partir daí, utilizamos o selo prata 30 anos extraído do vinil (Moretti), editado pelo amigo e também criador João Lucon. Aqui, utilizamos o cd mesclando cantadas sem e com repetição (3, 3, 3, 5, 7 samaritás) num tempo de 20 min ligado e 60 min desligado, com intervalo entre as cantadas de 1min30seg. Após o desmame, alguns filhotes vão para minha casa ou casa de parentes e a partir desse momento serão avaliados um a um. Outros filhotes vão para casa de amigos, testando assim as combinações genéticas efetuadas ao longo da temporada.


CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?

IM - Do 35º ao 40º dia de vida, vai depender de cada filhote.


CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?

IM - Normalmente começo em setembro/outubro e vou até final de fevereiro/março, sempre respeitando 5 a 6 meses de criação.


CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?

IM - Bom aí vai:



GALADORES:

Suruí (demonstrando ser um grande raçador) = Matuto III (Matuto II x 029) x Roxa Velha (fêmea comparada a grandes raçadoras como Rosa, Brasileira, Dayana, etc)
Matubra = Pintado do Idalécio (Matuto Velho x Rosa) x Brasileira do Idalécio (Matuto Velho x Brasileira)

MATRIZES:

Presente 016 = Pintado do Idalécio (Matuto Velho x Rosa) x Curumim 041 (Guardião 11 que vem a ser irmão do Pintado do Criadouro Ipê Roxo, Curumim, 068 do Dário, Matuto e Xodó Velha)
Curumim 041 = Guardião 11 (Guardião Velho x Safira) x 041 (Curumim, 068 do Dário, Matuto, Xodó Velha)
Relíquia = Matuto Velho x Batucada Filha (Gaiola Preta Velho x Batucada)
Preciosa = Guardião Velho x Guardiã 617 (Guardião Velho x Samanta = Curumim Velho x filha do Mato Grosso))

As demais fêmeas e machos do plantel que também merecem destaque, os leitores poderão conferir no seguinte endereço eletrônico:
www.criadourobarcelona.weebly.com


CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?

IM - Devido a minha curta trajetória como criador de curió mas com muito cuidado, dedicação e critérios voltado ao PGC, criamos alguns pardos com qualidades promissoras mas teve um que se destacou dos demais, apresentamos em algumas etapas de 2009 como Jundiaí, Serca, Campinas, Vinhedo e São José do Campos, mas, infelizmente não cantou nas estacas, é possuidor de uma qualidade em termos de voz, andamento e melodia de encher os ouvidos onde, futuramente, dando continuidade ao manejo e vindo a cantar nas estacas, acredito que terá destaque nos torneios vindouros. Essa grata emoção veio a se chamar SEGREDO DO BARÇA, nascido em 04/09/2008, filho de SURUÍ x PRESENTE 016. Convido a todos para que ouçam o pardo e observar a linhagem do mesmo no seguinte endereço eletrônico: www.criadourobarcelona.weebly.com, ou se preferirem procurem no youtube, onde haverá outros vídeos do mesmo pardo.


CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?

IM - Olha só, é uma questão interessante. Até pouco tempo atrás estava um pouco chateado com o IBAMA devido a demora no repasse das anilhas aos criadores amadores, mas diante de alguns fatos que aconteceram e estão ocorrendo, acho que o IBAMA está certinho, infelizmente estamos pagando um alto preço pelas pessoas desonestas, mas, por enquanto, o meu relacionamento com a Autarquia é tranqüilo.


CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?

IM - Vejam, antes de tudo tem que ser apaixonado pelo curió e pelo canto e depois pesquise, estude. Criar curiós não é uma tarefa fácil, mas ainda bem que hoje em dia temos uma ferramenta muita útil, “a internet”. Essa excelente ferramenta nos dá tudo para aprendermos sobre os mais diversos assuntos, temos muitos criadores sérios no nosso meio, procure adquirir descendentes de exemplares que tiveram resultado de alguma forma, combine com o criador em questão para fazer uma visita, veja o local de criação, como é feito o manejo, se puder, leve um amigo que possui mais experiência que você, procure criadores com boa intenção, que seja solícito e não negue as informações necessárias para o primeiro passo na criação, depois de tudo isso, adquira suas matrizes de CRIADORES LEGALIZADOS PERANTE O IBAMA e boa sorte!!!!


CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?

IM - Caros leitores, criar qualquer animal é uma tarefa árdua, requer tempo e adoração pelo que faz. Criar curió é uma arte e muitos desistem diante dos obstáculos que a criação nos impõe já no primeiro ano. Fica aqui o meu pedido para não DESISTIREM NUNCA!!!!!!! Só a criação em ambiente doméstico (independente da espécie de animal que pretende criar) salvará da extinção.


AGRADECIMENTOS:

Gostaria de agradecer todos os meus amigos (não vou citar nomes para não ocorrerem injustiças caso esqueça de alguém) que fizeram parte desta minha recente história com os curiós, agradeço também a você Antônio Pêcego, por estar dando essa oportunidade a nós amantes e criadores de curiós em externarmos nossas idéias, dando um embasamento às pessoas iniciantes ou não, experientes ou não que querem iniciar a criação de curió, independente do canto, preservando assim, o que nós seres humanos estamos destruindo. Agradeço também uma pessoa especial (Mônica), que hoje faz parte da minha vida, sempre me acompanhando e me dando muita força para esse meu hobby.



IBERÊ MANTOVANI, 32 anos – CRIADOURO BARCELONA

PROFISSÃO : CONTADOR – PERÍCIA CONTÁBIL - DIREITO TRABALHISTA

HOBBY : CRIADOR AMADOR DE PASSERIFORMES - CURIÓ

MORADOR NA CIDADE DE SÃO CAETANO DO SUL – SP, REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA

e-mail :
iberemantovani@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário