segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

ENTREVISTA: CRIATÓRIO PAULO GRANNA



Olá, hoje estamos apresentando a vcs a importante entrevista com o nosso amigo e criador amadorista de passeriformes Paulo Granna, da bem situada Cidade de Rio Claro/SP, localizada na região de Campinas, a 240 km do porto de Santos, 85 km do Aeroporto Internacional de Viracopos, 200 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos e a 157 km em linha reta (e 173 km por rodovia) da capital paulista. Confiram abaixo:


CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?

PG - Cuido de passarinhos desde criança, acredito que desde os seis ou sete anos. Quando criança caçava passarinhos no mato. Comecei criar canários e em 1985 comecei a criar curiós com um casal que ganhei do meu Avô que também era criador de curiós. No início foi difícil pois eram fêmeas mateiras e não se tinha as facilidades que se tem hoje, já que ainda não conhecíamos o manejo correto e também não tínhamos os produtos que temos hoje, tanto para alimentação como também medicação para curar e prevenir doenças,sendo que à época quando criávamos dez filhotes numa temporada já achávamos o máximo.

Hoje sou um criador amadorista e venho adquirindo experiências nestes mais de 20 anos na lida com os curiós.

CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?

PG - São quatro os ambientes que utilizo em minha criação:
- Tenho dois criatórios em imóveis, aonde ficam os galadores e aonde as fêmeas são galadas ,chocam e tratam os filhotes até o 3º dia após o nascimento.
- Na minha residência as fêmeas são levadas com os filhotes com 3 dias de vida e ficam em um cômodo reservado só p/ fêmeas tratando filhotes. Após o desmame, os filhotes machos continuam em minha casa e as fêmeas voltam p/ o criatório.

CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?
PG - Atualmente estou com vinte e quatro fêmeas e seis galadores.

CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?
PG - A base de minha criação é a raça Matuto. Em todas a fêmeas tenho sangue Matuto entre os galadores a maioria também tem sangue Matuto e tenho um galador Soberano que não tem Matuto em sua genética. Embora a força seja Matuto, minhas fêmeas e galadores trazem também em sua genética Guardião,Pavarot,Soberano,Xodó,Curumin e outros.

CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico ?

PG - Sim minha criação é voltada para o canto praia grande clássico e sempre buscando filhotes com qualidades necessária p/ se apresentar em torneios de canto,ou seja disposição,voz,melodia e andamento.

CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?

PG - Os filhotes machos ficam em minha residência como já havia dito. O método que utilizo é deixar os filhotes juntos e ir separando aqueles que não demonstram as qualidades desejadas. O CD que utilizo é o Selo Ouro e também o meu Curió CHAMORRO fica cantando p/ o filhotes.


CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?

PG - 35 dias

CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?
PG - Começo em setembro e paro em janeiro

CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?
PG - Não citaria uma fêmea especifica, pois várias delas tem apresentado bons resultados,citaria sim a raça matuto que ao meu ver, se bem trabalhada, nos da um resultado muito bom.


CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?

PG - No passado foi o Curió SONHO MEU, atualmente poderia citar o Curió Pardo MEDALHA (http://www.youtube.com/user/APECEGO#p/a/f/0/-ODOMvokFcI) que demonstrou suas qualidades no atual campeonato brasileiro, com apresentações e colocações no com e sem repetição, mas terminando o certame nacional como vice-campeão com dois pontos atrás do campeão (http://www.febraps.org.br/v3/Torneios/Campeoes/Campeões%20Curió%202009.pdf), apesar de ter iniciado as suas apresentações na metade do brasileiro, quando já haviam ocorrido quatro etapas.


CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?

PG - Não posso falar que estou, pois vejo com bons olhos as medidas tomadas pelo Ibama que por estas medidas irão separar o Joio do Trigo.

CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?

PG - Tanto para quem está começando uma criação ou para quem pretende trabalhar com canto ao meu ver só tem uma receita:

a) Paciência
b) Dedicação
c) Observação.


CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?

PG - Gostaria primeiramente de agradecer ao amigo por ter aberto este espaço para nós criadores divulgar e tentar passar para os leitores algo sobre nosso manejo e experiências.
Agradecer também a essa ave maravilhosa que é o Curió que vem durante todos estes anos me dando muitas alegrias e me ajudando a colecionar amigos.
Também não poderia deixar de agradecer ao meu amigo e professor Joca que me fez entender o valor da genética e do manejo correto na criação de curiós.

Feliz 2010 para todos !

(19) 9779.0920


FOTO: Da esquerda para direita: O Criador Paulo Granna do Pardo Medalha, recebendo o prêmio pela conquista do vice campeonato brasileiro 2009, juntamente com este editor/expositor e o nosso amigo Antonio Pereira, Coordenador de Canto de Curió Praia Grande.


Nenhum comentário:

Postar um comentário