quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

COMENTÁRIOS DO JUIZ DE CANTO JUNICHI YONEMURA


TORNEIO DE SÃO PAULO – CURIÓ CLÁSSICO – 29.11.2009


Embora as ausências tenham tirado a movimentação costumeira, nesta ultima etapa, por motivos que todos sabem, tivemos a definição da classificação do Campeonato Brasileiro de 2009. Na modalidade sem repetição, se apresentaram muito bem, os curiós classificados do primeiro ao sexto, e na modalidade com repetição, os dois primeiros classificados fizeram boas apresentações.


A disputa do Campeonato esperada na modalidade sem repetição, era entre o curió Platina e o Lua de Mel, mas infelizmente o Lua de Mel não cantou, e tivemos um desempenho muito bom do Platina, o que deu o Bi-Campeonato a esse pássaro (2008/2009).


Na modalidade com repetição, a chance era do Lual do Vale, que poderia ter feito uma boa apresentação, para esperar pelo resultado do Professor, que não se qualificou mais tarde, como repetidor.


Descrevemos assim, a última etapa do Campeonato Brasileiro, realizado pela SERCA:




COM REPETIÇÃO

Garantido: Com uma boa apresentação, caracterizado pela passagem de canto com várias batidas de praia, muito boas, conquistou o primeiro lugar nesta etapa. Classificou-se para o Torneio dos Campeões, com grandes possibilidades de conquistar as melhores colocações, sobretudo se repetir suas boas apresentações.


Matuto Joca: Estreante, fez uma apresentação muito boa, tendo como o seu ponto forte, a regularidade na repetição. Poderá fazer um bom Campeonato no próximo ano.

Muralha: Continua se apresentando tecnicamente muito bem. Nesta etapa faltou se apresentar mais, para uma colocação melhor. Foi o terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de 2009, e com perspectiva de muito sucesso no Torneio dos Campeões.


Lual do Vale: Duas boas cantadas e se classificou em quarto lugar. Tinha tudo para conquistar o Campeonato deste ano, mas faltou se apresentar mais nesta etapa, para uma classificação que desse a conquista do Campeonato deste ano. Mesmo assim, é o vice-campeão, com 44 pontos, além do quinto lugar na modalidade sem repetição com 26 pontos, totalizando 70 pontos ao longo do Campeonato.

Chocolate: Uma apresentação suficiente para se colocar entre os melhores nesta etapa. Esse curió que encantou a todos em Jundiaí, quando pardo no ano passado está qualificado para o Torneio dos Campeões, e dividiu o quinto lugar com o Marajá Santo André, na classificação da modalidade com repetição.


Destaque: Para o Campeão Brasileiro da temporada, modalidade com repetição, o Curió Professor, conquistado com muito mérito. Todos sabem que os pássaros sentem as viagens, e todas as etapas foram longe de sua casa. Parabéns ao Cezar Luiz, pela disposição e resultado.





SEM REPETIÇÃO

Marajá Santo André: Classificou-se sem repetição nesta etapa, tendo emitido a última cantada com sete cantos (seis samaritás). Esse é o que mais pontos conquistou ao longo do Campeonato deste ano (73 pontos), mas dividido em 33 pontos na modalidade com repetição (5º lugar) e 40 pontos na modalidade sem repetição (3º lugar). O Lual do Vale distribuiu os pontos com mais eficiência.


RTC: No ano passado, fez um bom Campeonato Brasileiro (3º lugar com repetição). Voltou neste ano, evoluindo ao longo do Campeonato. Como o Torneio dos Campeões começa com todos em igualdade de condições, esse pode surpreender, caso se apresente bem, como foi o caso nessa etapa, embora não tenha passado para a modalidade com repetição.

Platina: Campeão da modalidade sem repetição de 2008, repetiu a dose nesta temporada e conquistou o Bi-Campeonato com muito mérito, ao se classificar em terceiro lugar nesta etapa, com uma apresentação muito boa, e emitindo várias cantadas válidas, algumas arrematando. Parabéns ao Rafael que sabe conduzir o seu pássaro.


Pedágio: Pássaro de boa cantoria, voz muito agradável, batida de praia do selo marrom, apresentou-se muito bem, tendo se classificado em quarto lugar na modalidade sem repetição nesta temporada, e está qualificado para o Torneio dos Campeões, onde deve conquistar uma boa classificação.

Topete: Por acaso classificou-se nesta modalidade, pois, é um bom repetidor. Apresentou-se bem, mostrando suas qualidades e está qualificado para o Torneio dos Campeões, onde esperamos boas apresentações desse curió.

Junichi Yonemura

Um comentário:

  1. meu nome e joselito nao era amigo do companheiro de voces o sr fugi mas sei que foi uma perda que nunca devemos esquecelo pois se tratava de uma otima pessoa tanto no profisional que ele era como na familia eu acredito que esteja com deus e que deus le abencoe.

    ResponderExcluir