sexta-feira, 1 de maio de 2009

ROUQUIDÃO

Fonte: Revista Pássaros - ANO 13 - Nº 70, p. 41

"Comum em pássaros canoros.

Sintomas: Muito comum em trincas. A voz fica rouca e há grande dificuldade para cantar. No inicio da rouquidão somem algumas notas do canto e com o agravamento o pássaro fica mudo. Muitos pássaros acometidos por rouquidão, mesmo recuperados, nunca mais voltam aos torneios, embora permaneçam como reprodutores.

Causas: São muitas as causas possíveis para a rouquidão dos pássaros. Na maioria dos casos a rouquidão está relacionada com correntes de ar, mudança brusca de temperatura ou, ainda, ingestão de alimentos ou água gelados. São os casos de tratamento mais fácil.

A rouquidão pode ser causada por doenças respiratórias ou por ácaros. Os casos mais graves estão ligados às infestações pelo nematóide Syngamus Trachea, cuja larva pode atingir tanto o trato gástrico do animal como o sistema respiratório, principalmente a traquéia e os pulmões. Dependendo da quantidade de parasitas, as aves apresentam dificuldades respiratórias e podem até morrer sufocadas. Fêmeas adultas podem chegar a medir 2 cm e se fixar nos pulmões ou traquéia do pássaro.

Tratamento: O tratamento está ligado ao diagnóstico. Na impossibilidade de uma avaliação por médico veterinário, costumamos descartar a possibilidade de infestação por ácaros de traquéia com o emprego de Ivermectina. São várias as opões, como o Ivomec Pour On, o Alax, a Reverctina ou o G-Trox, com preferência para o G-Trox pela facilidade de manejo e dosagem.

Se o uso de ivermectina não solucionar o problema de rouquidão, concluímos que a causa seja de origem bacteriana. A primeira opção é a associação de sulfametoxazol e trimetropina, contidas no R-Trill, ou no Afectrim. A posologia mais usual é de 08 a 10 gotas em 50 ml de água, durante 10 dias.

Se a recuperação não for total, restará o recurso do tratamento com Tilosina, encontrada no Tylan ou no Nalyt da Angercal. Já vimos muitos passarinheiros empregarem a associação de 1 g de Nalyt Plus com 8 gotas d R-Trill em 50 ml. As interações medicamentosas devem ser objeto de muita atenção, pois corremos o risco de potencializar efeitos, tanto benéficos quanto maléficos. Ainda com, praticamente o mesmo espectro de ação, pode ser empregado o Linco-Spectin.

Prevenção: Evitar mudanças bruscas de temperatura, correntes de ar e alimentos gelados. Ministrar uma gota de própolis em 50 ml de água ou chá de romã, sempre que o pássaro retornar de treinamentos ou torneios onde, normalmente, canta mais do que é acostumado em seu dia a dia. Vermifugar com G-Trox 2 vezes por ano."

Obs.: Prezados, tomo a liberdade de sugerir, que é o que eu faria, caso se utilizem dessa metodologia acima, em sendo necessário, entre uma medicação e outra, dê um intervalo de cinco dias utilizando-se de Mercepton Oral que é Antitóxico e ajuda a desopilar o fígado. Particularmente, se forem utilizar Ivermectina, tomo a liberdade de sugerir o Ivomec "Exclusivo para Carneiros" de rótulo verde onde se encontra expressamente escrita a concentração de 0,08% de Ivermectina, pois as demais são de concentração muito forte, ou seja, de 1%. Sobre o produto Alax, há quem já tenha levado à óbito fêmea do criadouro na sua utilização.

Esperamos ter ajudado de alguma forma. Abraços,

56 comentários:

  1. Caro Pêcego, só a título de ilustração, tive um curió que ficou completamente rouco, abria o bico, articulava as notas e não saia som algum, na época morava em Canoas-RS e era viznho da Dra. Angélika Sharon, a qual receitou um fómula homeopática a base de uma planta chamada Spongia tosta, em uma semana o curió estava cantando novamente. Quero salientar que a rouquidão que o acometeu foi por mudança brusca de temperatura, e o diagnóstico/posologia da fórmula foi prescito pela referida Dra. Fica aí a dica da homeopátia (para aqueles que comungam da idéia) para tratar algumas doenças dos nossos curiós.
    Obrigado.
    Levi

    ResponderExcluir
  2. Caro Levi, excelente a sua intervenção, comprovando a eficácia dos medicamentos homeopáticos, preferido por muitos aos alopáticos. Muito obrigado. Abraços, Pêcego

    ResponderExcluir
  3. boa noite meu curio ficou rouco levei ao veterinerio ele fez exame de fezes e deu bacteria pois o veterinario falou que sintomas de peito seco ou cociquiose . quando a conteci isso ele demora avolta cantar normal o ele perde ocanto original pois ele ta cantando igual a canario belga filhote.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rogério, mas qual o tratamento que foi feito ? A quanto tempo ele assim está ? Vc leu atentamente a postagem acima ? Qual seria então a situação que vc acha que o seu curió está vivendo, pois coccidiose não tem nada haver com rouquidão, assim como o denominado peito seco não é doença, mas apenas sintoma pela perda da musculatura peitoral. Me responda, se preferir, mande-me um e-mail para trocarmos idéia na tentativa de encontrarmos respostas, mas não o force para cantar, deixe naturalmente ele voltar que, dependendo da lesão e do tratamento pode demorar mais ou menos a voltar a cantar. Abraços,

    ResponderExcluir
  5. essa doenca é transmissivel para os outros canarios que ficam proximo a ele?

    ResponderExcluir
  6. Olá Osmar, desculpe-me a demora em te responder, mas só agora vi a tua postagem. Não, fique tranquilo, a rouquidão não é transmissivel.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  7. primeramente,bom dia meu curio esta roco e so fica todo rupiado no puleiro queria saber porque ele esta acim,porem comescei a criar curio agora e nom tenho muita pratica gostaria de uma ajuda. obrigado meu nome e marcelo.

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcelo, a causa pode ser uma delas acima citadas na postagem, já que fica difícil precisar a causa específica, no seu caso, já que não temos conhecimento de perto, sendo que o tratamento pode ser o orientado no artigo. Abraços e sucesso !

    ResponderExcluir
  9. bom dia amigo me tire uma duvida por favor ja crio curió a algum tempo e pela primeira vez um ficou roco na minha mão,um amigo me indicou dar azitromicina em pó ja fez algum efeito pois ele estava totalmente sem canto agora já esta cantando mas ainda esta arranhando algumas notas vc acha q depois volta ao normal?o que devo fazer? obrigado...

    ResponderExcluir
  10. Olá Saydler, primeira providencia é não o estimular a cantar. A segunda, que recomendo, faça contato com o médico veterinário Shimaoka de São Paulo (11) 3851.9768, ainda que por telefone, que certamente saberá te orientar.

    ResponderExcluir
  11. MEU CURIO ESTA COM A CLOACA EXPOSTA E AVERMELHADA EU GOSTARIA DE SABER COMO CURAR ESSE PASSARO,JA VERMIFUGUEI E NAO TIVE EXITO...

    ResponderExcluir
  12. OLA COLEGA,POSSUO UM CURIO,QUE ESTA SEM PENA EN TORNO DA CABEÇA JA FAZ UNS 06 MESES,COLOQUEI REMEDIO CONTRA PIOLHO E ACARO HA DUAS SEMANAS E AS PENAS CAIRAM MAIS AINDA E AGORA TB NO RESTO DO CORPO.SE PUDEREM ME DAR UMA DICA FICO MUITO GRATO.

    ResponderExcluir
  13. Jhony, desculpe-me por só estar respondendo agora, recomendando que vc procure um dos renomados veterinários especializados na área.

    Anônimo, realmente no seu caso, não sei o que te indicar por nunca ter vivenciado algo parecido ou saber de alguém que tenha vivenciado, por isso faço a vc a mesma recomendação que fiz para Jhony.

    Abraços para os dois,

    ResponderExcluir
  14. Olá pra mim é um prazer manter um contato com alguém que é um campeão em curió de canto praia.
    Meus curiós tem o canto icoaraci, mais tenho um pequeno problema, meu curió está um pouco rouco, começou agora tem dois dias, o que eu posso fazer com relação a isso. obrigado! Evandro Junior de Belém do Pará.

    ResponderExcluir
  15. Olá Evandro, muito obrigado por suas elogiosas palavras, mas saiba que para nós também um prazer tê-lo como nosso leitor. Sobre o seu curió, será que o conteúdo desta postagem sobre rouquidão não consegue te dar as resposntas que procura ? Qualquer dúvida, faça contatos e sucesso !

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde .
    Gostei do site e das postagens me ajudou a resolveu uns dos meus problemas,agora tenho outro que ainda não sei o que fazer tenho um curio em meu plantel que quando vai fazes suas fezes ele dar uns pulinhos o que pode ser e oque eu do para ele desde já um abraço

    ResponderExcluir
  17. Olá ANôNIMO, ficamos felizes que tenhamos contribuído positivamente para a solução de seus problemas. Curió que dá pulinhos quando evacua, significa prisão de ventre. Forneça perila que dá viscosidade e auxilia na evacuação.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  18. OLÁ ANTONIO

    MEU CURIÓ ESTA COM PRISÃO DE VENTRE VC PODE ME AJUDAR COMECEI A CRIAR CURIÓ A POUCO TEMPO.
    UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia a todos estou com trinca a mais de um mes espirando e rouco ja dei tylotrat antibiotico alax e ta do mesmo jeito oq faco ass.eduardo curitiba desde ja obrigado

      Excluir
  19. Olá Antonio, pela divina caridade, tenho 2 papa-capins (coleiro) que estão me dando trabalho, um eu levei pra um torneio de fibra, e durante esse dia ele levou muito sol e quentura no carro, no outro dia amanheceu com o som meio arranhado, nao chega a ser rouco, mas depois de uns 5 dias, começou a respirar emitindo gemidos e tossir ou espirrar nao sei o nome, mas sacode a cabeça fazendo barulho, pi pi pi pi pi, +- assim, acho que o R-trill, e o outro papa capim, esta há 3 meses rouco e com crises asmáticas, ja usei ivermectina, alaxx e depois ivomec, deu uma pequena melhorada, mas ainda continua rouco e tossindo, agoniado, com menos frequencia, queria saber, se o senhor me indica dar o R-trill e caso nao resolva, usar o Tylotrat SM , ou tylan, por favor, faça essa caridade, agradeço desde já,
    Ricardo Limeira

    ResponderExcluir
  20. Olá Anônimo, forneça perila, milho verde, chicória e/ou almeirão que ajuda, e suspenda sementes como painço português que resseca o intestino, no que acredito que possa ajudar. abs,

    ResponderExcluir
  21. Ricardo, como sabe não sou médico veterinário, mas particularmente, no seu caso, procuraria um que fosse especialista, como o Dr. Jorge Bellut de Avaré/SP que lhe poderá atender por telefone. Não poderei recomendar nada porque o fígado do teu coleiro já deve estar meio baleado de tanto medicamento. Há uma postagem no blog em que eu faço um agradecimento de público a esse veterinário acima, lá constando e-mail e telefones de contato, se não me engano é do segundo trimestre deste ano...vale a pena conferir !!

    ResponderExcluir
  22. Antonio, acho que não aproveitei bem esta oportunidade de esclarecimento através do meu pedido anterior, desculpe-me, então vou direcionar minha pergunta apenas para o papa capim que levei para o torneio e durante esse dia ele bassou bastante parte do dia passeando no carro, em uma temperatura bastante quente, pois depois do torneio fui deixar alguns criadores em suas casas e acabei parando um pouco em todas elas, forçando assim a ave, exposta ao sol forte, então com o passar dos dias começaram a aparecer sintomas como uma leve rouquidão, quase não percebida, e sons na sua respiração, e espirrando ou tossindo, fiz o tratamento de 14 dias com o Nalyt 100 plus, os sintomas reduziram um pouco, mas ontem voltaram com a mesma intensidade, mesmo com ele em tratamento e repouso, aqui em joão pessoa-PB não vende remédios como o G-trox, R-trill, Tylan e Tylotrat SM, então queria alguma recomendação antes de pedir algum remedio pela internet, também, há uma carencia de veterinários especializados em aves aqui na região, e também, minhas codições financeiras conduzem a opção pelo veterinário para última alternativa, porém, agradeço desde já sua paciencia, muito obrigado!

    Ricardo

    ResponderExcluir
  23. meu trinca ferro esta roco nao sei o que aconteçeu ja peguei assim acho que se nao tivésse roco eu nunca pegaria porque ele é muito rapido o mais rapido que ja peguei.preçiso de uma soluçao.

    ResponderExcluir
  24. meu trinca ferro esta roco e eu nao sei porque,eu ja peguei ele assim,muita jente vem atras para compralo porque émuito rapido,eu nao quéro dar fim quéro curalo.quando ele forssa a vóz o canto sai quase perfeito.preçizo de ajuda

    ResponderExcluir
  25. Antonio, ta complicada a situação aqui do meus coleiros com asma, rouquidão, gemidos e tosse, 6 meses de tentativas e nenhum resultado, durante esse periodo já fiz tratamento com Allax, ivomec injetável com 1 gotícula no bico e 1 na nuca, nalyt 100 plus, e agora estou colocando 1 cap. de Coccidex com 8 gotas de R-trill em 50 ml por 10 dias, mas já vai no oitavo dia, e nenhum resultado, depois desse tratamento vou esperar 5 dias e tentar o Tylotrat SM, depois tento o G-tróx, complicadíssimo, passo o dia preocupado com esses 2 papa capins, escutando os gemidos nas respirações e só me restando esperar os tratamentos consecutivos, aqui não é muito frio, é litoral, joão pessoa - PB, minha esperança é a chegada do verão, deve ajudar, de noite piora bastante com o frio, me desculpe se estou interrompendo o interesse principal do blog, que é o tratamento da rouquidao nos curiós,
    Agradeço qualquer ajuda!
    ricardo.

    ResponderExcluir
  26. ola amigo meu nome e paulo e tenho um curio que esta rouco que faco pois ele e um curio classico de 25 cantos e gosto muito dele ficou assim tem uns tres dias

    ResponderExcluir
  27. Olá gente, desculpe-me a demora no retorno.

    Ricardo, com a internet hoje em dia se consegue tudo em termos de medicamentos. O artigo fala de como tratar, devendo seguir as recomendações, deixando-o em local arejado, sem correntes de ar e que permita mudanças bruscas de temperatura, assim como travado para não cantar no início do tratamento. Olha só, vc está com certeza arrebentando o fígado do teu pássaro com tanta medicação. Tylotrat, que eu saiba, não resolve o problema de rouquidão. Pode tentar o Ivomec exclusivo para Carneiro que tem 0,08% de Ivermectina, colocando por sete dias uma gota de conta-gotas comum para 50 ml de água medidas, mas antes, forneça Mercepton Oral ou Avícula por cinco dias, cinco gotas para 50 ml para desopilar o fígado dele.

    Anônimo do Trinca, o que posso sugerir para vc é o mesmo que fiz para Ricardo.

    Paulo, lamento o ocorrido, mas o que posso sugerir é o que disse acima.

    Sucesso para todos !

    ResponderExcluir
  28. antônio, como consta no artigo a preferencia pelo g-trox, comprei 4 cápsulas, está vindo agora em cartela e saiu o nome ivermectina, tem dizendo "mais saude e brilho nas penas" mas é o g trox da aarão, o camarada que me vendeu disse que continua mesma coisa, no caso, essa doença respiratória em ambos os coleiros, se fosse ácaro, não deveria ter sido curada com o allax e em seguida o ivomec que apliquei, ou ainda pode ser ácaro? essa é minha grande dúvida, e no caso se não for acaro, vai servir o ivomec que o sr. me recomendou? com relação ao tylotrat sm, dizem ser o similar do tylan, ambos possuem como principio ativo a tilosina, terminei o tratamento com o r-trill-coccidex, faz 1 semana que coloco apenas 1 gota de propolis pra 50 ml pensando em ajudar a repor as defesas do organismo, ambos continuam com asma, espirros e gemido constante na respiração, estou dormindo na sala em uma rede, meu quarto virou a clinica pra eles, os 2 são registrados, 1 de torneio, por isso não posso desistir,
    antes de sua resposta, continuarei no propolis,
    muito obrigado pela paciência,
    ricardo.

    ResponderExcluir
  29. Olá Ricardo, Ácaro ? Não é rouquidão ? No primeiro caso há um parasita o que não ocorre no segundo. Vc já forneceu muita medicação seguida, o fígado dos teus coleiros deve estar meio baleado, reclamando uma boa desopilada com o que recomendei na resposta anteiror. Veja bem, a Ivermectina que compõe o G-Trox não sei qual a concentração dela, mas se não me falha a memória já ouvi falar que a concentração de Ivermectina é mais baixa que a do Ivomec Exclusivo para Carneiro. Se o problema efetivamente é respiratório, Tylotrat é a solução. Precisa definir o quadro clínico para não ficar no achismo. Rouquidão não tem nada haver com asma, espirros e gemidos constantes na respiração, até onde sei. Propólis é bom. Fique atento !

    ResponderExcluir
  30. olá amigo, estou com um coleiro que come normalmente voa alegremente até canta, mas ele emite um ruido parecido com um chore de filhore de cachorro, já não sei mais o que fazer, já de neoflo uma gota por dia em 5 ml durante 3 dias, da dei uma capsula de coxilax, já pinguei uma gota em cada narina de ivomec nele o barulhinho parou e ele ficou todo triste mais no terceiro dia ele voltou a cantar e ficar alegre mais o problema voltou tambem aí eu coloquei mais uma gota em cada narina e uma no bico ele tornou ficar triste e o barulhinho sumiu quando ele começou a reagir e cantar o barulhinho estava lá outra vez.
    hoje eu parei de dar remédio pois estou com medo de matar minha ave de tantos medicamentos ele está cantando muito de manhã bem cedinho mais o barulhinho está lá que chega dá dó.
    o antigo dono dele me disse que isso é dele mesmo, eu não acreditava, mais já estou comessando a acreditar.
    isso pode ser dele mesmo, alguma deficiência que não tem cura?
    se não me ajude por favor já não sei o que fazer
    agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  31. tenho um canario da terra muito bom ele fez a muda dentro de casa mesmo assim ele ficou rouco engraçado pois meu coleiro de torneio ficou ao seu lado eh tambem ficou rouco o que devo fazer agora pra fazer eles soltarem o canto pois ja dei todo tipo de medicamento eh ate agora nada por ultimo estou dando chá de romã um grande abraço aguardo resposta de ajuda meu amigo.

    ResponderExcluir
  32. se o trinca ferro está a muito tempo rouco ele canta mais nâo sai son . tem cura ?

    ResponderExcluir
  33. Olá Anônimo I,

    Recomendo ao amigo consultar, ainda que inicialmente seja por telefone, com o Dr. Jorge Bellut de Avaré/SP, médico veterinário especializado em aves e pássaros, extremamente eficiente, podendo encontrar os telefones e e-mail de contato ao pesquisar as postagens, acredito, do primeiro semestre de 2010, quando fiz uma homenagem a ele neste blog. Abraços e sucesso !

    Olá Anônimo II,

    Poderia te sugerir a mesma coisa que sugeri acima, mas de plano te digo que esse local em que ficam deve ser o grande causador desse problema, ou então vc andou fornecendo alimentos gelados ou tirados da geladeira a pouco tempo. A romã é ótima, não devendo serem estimulados a cantar, sendo qeu um curiozeiro amigo teve esse problema recente e resolveu fornecendo Nalyt 100 Plus por 15 dias seguidos. Abraços,

    ResponderExcluir
  34. Boa noite a todos,
    Posso garantir que não tem remédio para rouquidão, se o cha de romã não der certo, não fique enchendo seu passaro de remédio,só vai piorar a situação e antecipar o pior para o passaro.

    ResponderExcluir
  35. ola... comprei um filhote de curió com muita genética
    e não aprende canta o praia clássico acho que é porque é rouco mais muito rouco...
    ele já tem 2 anos e ta preto desde de filhotinho já piava rouco acho que já nasceu assim cera que tem cura.
    alguém poderia me ajudar?
    se puder responda no meu e-mail ok
    itapoa.s@hotmail.com
    desde já obrigado Valdecir Itapoa sc

    ResponderExcluir
  36. Olá,

    Anônimo acho que o próprio artigo postado pode te ajudar, assim como alguns comentários acima. Vale a pena tentar !

    Att,

    ResponderExcluir
  37. Olá Antonio td bem?

    Moro em Curitiba, mudanças climaticas aqui são constantes e tenho um trinca que esta começando a ficar rouco, ele apresenta esse problema somente no inicio do canto, depois que esquenta nem se nota o problema. Fiz o tratamento com o Nalyt durante os 7 dias recomendados, dei o intervalo de 5 dias, descrito em bula, e estou repetindo mais 7 dias. Ele estava praticamente curado ao final do setimo dia, mas nesses periodo de 5 dias o problema retornou. Vc recomenda utilizar o Nalyt e pingar o Alaxx na nuca no mesmo periodo? Ja escutou algum comentário sobre a utilização de uma gota de Alaxx diretamente no bico? Se tiver alguma outra sugestão será bem vinda... Abrxxx

    ResponderExcluir
  38. Olá Anônimo, particularmente nunca utilizei Alax, mas tenho um criador amigo que não ficou satisfeito e não recomenda o seu uso. Dizem que os pássaros roucos não devem cantar durante o tratamento. O que posso sugerir é vc procurara um veterinário especializado que seja renomado para consultar. abs,

    ResponderExcluir
  39. Olá...boa tarde......

    MEU CURIÓ FICOU DONETE NO FUNDO DA GAIOLA , DEI SOZERINE ELE FICOU MELHOR...SÓ QUE AGORA ELE NAO CONSEGUE PULAR DE UM POLEIRO NO OUTRO QUE CAI NO FUNDO DA GAIOLA E SE CAIR DE COSTA DEMORA PARA DESVIRAR...COLOQUEI UM DORMINHOCO EM BAIXO PERTO DO FORRO..E UM ENTRE O POLEIRO DE BAIXO E O DE CIMA...AÍ ELE PULA NESSES PULEIROS...MAS SE EU TIRAR OS DORMINHOCOS E O ESPAÇO ENTRE UM POLEIRO E OUTRO ELE NAO CONSEGUE VOAR...A PRINCIPIO ACHEI QUE FOSSE ANEMIA ..ESTOU DANDO HEMOLITAN E AMINOSOL...VC PODERIA ME AJUDAR NO DIAGNOSTICO E UM REMEDIO PARA QUE ELE VOLTE A VOAR NORMALMENTE...ABRAÇOS

    aDEMILTON.....

    ResponderExcluir
  40. ola Antonio sou rodrigo eu tenho um curio que canta muito mas ele nao repete o que eu faço e outra coisa ele tambem pegou tui tui como tirar isso dele se voce poder me ajudar mande uma mensagen para meu imal rodrigo.cardososoares@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. Bom dia caro amigo.
    Sou de Campo Belo - MG do Criadouro Santana & Castro.
    Estou com um problema em uma das minhas matrizes de pardão baiano (sabiá da mata) ela está rouca e vêm piorando cada dia que passa ela repetia em torno de 4 a 5 minutos agora ela está cortando muito o canto.A causa da rouquidão tenho quase certeza que por causa da mudança de temperatura e correntes de ar fria.
    Entrei com o Gosmil (jofadel) e com o Alax (jofadel)
    mais não teve cura mais pelo o meu ponto de vista paralisou a rouquidão.
    O problema maior é que ela não aceita tomar o remédio no bebedouro ela rejeita o bebedouro quando ele está com remédio.
    Ontem eu peguei ela de mão pela 3°vez e apliquei o Alax (pela 3° vez) e dei o Gosmil direto no bico
    dela mais ficou pior ela está mais rouca.
    Muitas pessoa falam que é bom deixar ela no banheiro tomar o vapor da água quente eu a coloquei ontem assim que apliquei os remédios mais não resolveu.O que vc acha dessa tese?Preciso de sua ajuda urgente estou desesperado não sei mais o que fazer é o melhor pássaro meu o que vc acha que eu devo fazer?
    Qual é o medicamento certo?Me falaram para por umas gotinhas de na água você acha que Própolis resolve?
    Meu e-mail: trincaferromg@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Bom dia sou do RJ meu trinca está falhando algumas notas e está coçando muito o bico na vareta oque pode ser ?

    ResponderExcluir
  43. bom dia Sr Antonio queria pedir gentilmente se tem como o Sr me ajudar. Tem um curio que está abrindo e fechando o bico e fazendo uns estalinhos ( Não é toda hora) e quando vai defecar fazer muito força e fica pulando no poleiro. O Sr pode me ajudar. Desde já lhe agradeço Henrique

    ResponderExcluir
  44. peguei uma chuva com meu curio e muito vento ......alguns dias depois percebi q ele fico rouco......cando levo ele pro mato de manha cedinho ele canta limpinho e soh esquenta q ele volta a canta rouco ....tipo grego....uns disem q e infeçao na garganta outros q e verme ........jah dei remedio a base de sulfa e nada ,,,,dei gosmil .........tbm nada.........qndo dou remedio pra verme percebo q ele da meia melhorada....fico alegre ai volta ...o q acho interesante e q de manha cedo e canta limpo e depois fica assim .......sai algumas notas e outras nao ........nao sei o q fazer mas .......ele canta o dia todo mas rouco me ajuda o q dou pra ele

    ResponderExcluir
  45. ola meu marido tem um curio e ele esta rouco mais continua cantando ele deu amoxilina por 5 dias depois o rtril arao por 2 dias ele esta muito em duvida o que fazer pois o curio e de reproduçao e fibra sera que vai atrapalhar em alguma coisa o que fazer para ele melhorar pode ser acaro

    ResponderExcluir
  46. tenho um curio de fibra e ele ficou rouco dei amoxilina 1 semana e depois o r-trill aarão 2 dias gostaria de saber se e bom o que devo fazer pois estou muito em duvida ja que o curio e de reproduçao pode prejudicar

    ResponderExcluir
  47. Ola Boa Noite Meu Nome é Paulo Gomes E tenho um curó de repetição e fibra que passa até 27 cantos e tem 12 anos, e de ums meses para cá eu vi que quando ele está repetindo ele fica com a voz estranha as vezes um pouco fina, ou em outras um pouco roca, mais ele tá comendo muito bem respirando normal só que as vezes ele da ums espirros, procurei um M.veterinario mas na minha Cidade ñ a especialistas com passaros, então vi seu blog,me desculpe a ignorância pois ñ tenho esperincia com tratamento de passaros,aqui um fala uma coisa outro fala outra e acabo me confundindo então le pesso por favor amigo que me de umas dicas para o tratamento do meu passaro...E espero podemos manter contato,Meu Email é paulinho_grodrigues@hotmail.com...Perfil Facebook Paulo Gomes Rodrigues Campo Grande MS... des de já agradeço um grande abraço....

    ResponderExcluir
  48. bom dia gostaria de saber se esses medicamentos sevem para canarios belgas obrigado desde ja abraços

    ResponderExcluir
  49. ola eu crio canarios belgas e tenho dois machos aki que estao roucos com a respiração ofegante e com chiadeira ja dei o g-trox mais nao adiantou eu devo dar o ivomec? obrigado desde de ja

    ResponderExcluir
  50. Caro pêcego, estou com um trinca ferro muito rapido, só que na parte da manhã ele canta limpinho quando chega de tarde ele começa a falha o canto ate ficar rouco o antigo dono dele falo que deixou ele tomar chuva o que dou para ele melhorar?


    me ajuda por favor

    muito obrigado

    Ricardo del nero

    ResponderExcluir
  51. Tenho um coleiro que de repente ficou rouco e agora nem estar cantando procurei o R-Trill aarão, mas não encontrei, ai me indicaram o trissulfin - ouro fino 50g, é correto esta substituição? E qual seria a dosagem já que o medicamento é em pó?

    ResponderExcluir
  52. Meu coleiro ficou rouco de repente e agora não canta mais o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  53. olá amigos espero que poção me ajudar, estou com um trinca ferro que adquiri a pouco tempo e o mesmo canta muito baixo, mesmo quando disputando canto na roda, não sei, se se trata de rouquidão, quero cura-lo pois tem média de canto muito alta, é um pássaro novo, deve ser mais fácil de curar eu acho, o que devo fazer, desde já obrigado...

    ResponderExcluir
  54. MINHA FEMEA DE TRINCA ESTA COM A CLOACA PARA FORA DEPOIS Q AGARROU OVO , TEM CURA ELA ESTA MEIO JURURU A 10 DIAS, E SE ELA VAI VOLTAR A CLOCAR OVO NORMAL

    ResponderExcluir