quinta-feira, 7 de maio de 2009

ECTOPARASITAS - II

Continuação ...

"ÁCARO VERMELHO.

Chamado cientificamente de Dermanyssus avium. Possui tamanho médio de 0,6 mm, sendo a fêmea um pouco maior. É um parasita externo, que atacam qualquer tipo de ave. Sua cor além do vermelho, pode ser cinza e branco de acordo como o volume de sangue ingerido.

Seu ciclo evolutivo inicia no ovo, passa para larva, e ninfa em um período de 1 semana. Alguns podem se manter vivos, por 5 meses ou mais sem se alimentar. Eles podem se alojar em frestas muito pequenas das instalações. Às vezes o criador pensa que exterminou o parasita, mas ele permanece nestes locais reservados até nova época propícia. Em temperaturas de 0ºC a 9ºC não é possível o nascimento das larvas. Entre 9ºC a 15ºC as larvas eclodem em 5 a 8 dias, em temperaturas de 18 a 20ºC as larvas eclodem, e de 33 a 35ºC eclodem em 36 horas. Sua digestão é lenta em temperaturas baixas e rápida em temperaturas altas. Os ovos são postos em locais onde se escondem.

Os sintomas da evolução são muito mais graves em filhotes, principalmente os que ainda estão no ninho:

1. anemia progressiva e intensa.
2. perda da vivacidade, atividade e perda dos movimentos.
3. peito seco.
4. prostração e morte em poucos dias.

As lesões observadas ao exame de necrópsia são:

1. fígado pálido.
2. caquexia (peito seco - perda da musculatura peitoral).

O tratamento e a profilaxia deve ser baseada em rigorosas normas higiênicas da criação, examinar frequentemente as aves, e não deixar entrar ave silvestre, ou aves da mesma espécie sem os devidos tratamentos na quarentena. Os tratamentos menos tóxicos são os piretróides na dose correta, determinada pelo produto comercial.


ÁCARO DAS BÁRBULAS.

É o mesmo parasita da mesma família do grupo anterior (Syringophylus bipectinatus), mas que vive sobre a pele, se alimentando das plumas, comendo as bárbulas das plumas, destruindo-as, assim como as escamas, assim como se alimentando do tecido gorduroso da pele. Seu nome científico é Proctophyllotes glandarinus. O diagnóstico pode ser feito olhando-se as penas da asa da ave contra a luz, observando linhas de cúmulos de ácaros, usar um microscópio para observação das plumas e penas. O tratamento é a base de piretróides. Costumo sempre recomendar que 1 vez por semana as aves tenham água de banho com vinagre na dose de 10 gotas por litro de água, e durante o tratamento sejam banhadas com vinagre durante 1 semana. Quando usamos piretróides, hidrossolúveis, devemos suspender o banho por dois dias após a aplicação do inseticida. Acompanhamento do plantel com homeopatia tende a reduzir a susceptibilidade aos parasitas, com relação a mortes e estresse. (grifo nosso)"

4 comentários:

  1. Olá amigos,alguem sabe me dizer poque os filhotes não concegem decascar já formados prontos para descascar, o que devo fazer.Nilton de Jaraquá do sul SC nilton.ribeirao@yahoo.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Nilton, sinceramente não entendi a sua pergunta, poderia ser mais claro. abs,

    ResponderExcluir
  3. fiz um comentário dia 19/07 na verdade uma pergunta e não deram importancia nem resposta!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá anônimo, nos desculpe qualquer falha decorrente do enorme volume de atribuições, mas não vejo essa msg anterior sua neste tópico, poderia nos indicar em qual foi para tentarmos identificar e responder ?

    Quando a msg é anônima é mais difícil de identificar o leitor.

    Esperamos contar com a sua compreensão !


    Abraços,

    ResponderExcluir