sexta-feira, 1 de maio de 2009

VERMINOSES




Fonte: Revista Pássaros - ANO 13 - Nº 70, p. 41

"Em nosso entendimento a vermifugação do plantel, duas vezes por ano, é importante fator para a manutenção de uma condição sanitária ideal.

Sabemos que o vermífugo, como praticamente todo o medicamento, é um mal menor que se destina ao combate de mal maior. Observamos durante alguns anos a evolução de planteis de criadores que partem da premissa de que vermifugando os pássaros que chegam ao criatório, não há possibilidade de reinfestações, pois não há meio de contaminação de suas aves e concluímos que o saldo de quem controla melhor as verminoeses é positivo.

Adotamos a aplicação de G-Trox com uma cápsula em 50 ml de água, permanecendo sem trocar a água por dois dias, 6 edias de intervalo e repetimos a medicação, após o término da muda de penas e antes da estação de reprodução (final de julho ou início de agosto).

No intervalo entre os dias de tratamento, por 5 dias após cada vermifugação ministramos Aminosol".

NOTA 1: Prezados, o princípio ativo do G-Trox é a Ivermectina que faz a metabolização no fígado, razão pela qual, particularmente, se utilizarem desse produto, recomendo que em seguida ao seu uso, aplicarem por cinco dias o Mercepton Oral que é conhecido Antitóxico e desopilador do fígado, ou seja, tanto no intervalo entre a primeira e a segunda aplicação, como ao término da utilização do produto acima, sendo essa a nossa preferência, no caso, em detrimento do Aminosol.

NOTA 2: Prezados, se vc tem poucos pássaros, melhor fazer anualmente ou semestralmente exame de fezes parasitológico para verificar a necessidade ou não de usar vermífugo. Se um novo espécime é introduzido no plantel, no período de quarentena, é recomendável vermífugar, ou mesmo pode fazer também o exame acima para detectar a sua necessidade. Olho com simpátia grandes criadores de passeriformes que fazem semestralmente exames de fezes parasitológico no plantel por amostragem com base nos 10% das espécimes, afinal se houver manifestação ela logo irá se pronunciar nessa coleta, do contrário, evitará a medicação desnecessária, o que certamente não será salutar para o (s) passeriforme (s).

63 comentários:

  1. qual seriam as condições necessárias(materiais e fisicas) para um bom mantenedor e expositor de curiós

    ResponderExcluir
  2. Por favor, solicito que aclare a sua indagação para tentarmos respondê-la.

    ResponderExcluir
  3. complementando, bem como diga por gentileza o seu nome para saber a quem estou me dirigindo. Muito obrigado !

    ResponderExcluir
  4. Olá, me chamo Ed Wilson e resido em Belém/Pará.
    normalmente as revistas possuem reportagens sobre a estrutura fisica de um criadouro, poré,, nunca verifiquei nada sobre qual seria a necessidade para um bom mantenedor de curiós. Equipamentos de canto necessários, sala acustica, etc...
    Obs. como posso adquirir o cd do Curió Marac?

    E parabens por seu trabalho>>>>>>>>

    ResponderExcluir
  5. Olá Ed, assim fica melhor. Bom, se vc visa o canto praia grande clássico a falta de espaço é o que mais nos atormenta, haja vista que há de existir isolamento acústico, principalmente se vc quer tentar o encarte em mais de um pardo. Se não há possibilidades de obter compartimentos de alvenaria acústicos, temos como opção a casa de parentes e amigos, deixando um curió em cada local, ou então, a utilização num mesmo ambiente de cabines acústicas, podendo-se ter, por exemplo, uma cabine para dois curiós que se revezam dentro e fora todos os dias. Fundamental um bom CD e aparelho com timer e sensor de som e luz, assim como auto-falantes de qualidade. No mais, com o tempo e a troca de idéias com os mais experientes que habitam os diversos grupos ornitológicos virtuais, tornará vc cada vez mais capacitado, uma vez que são muitas as informações, sendo essas acima as básicas. Para adquirir o CD do Maruc, vc pode fazê-lo direto no site da terra dos pássaros ou então nos enviar um e-mail para que possamos atendê-lo pessoalmente. Abraços e obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Pêcego, vc mais uma vez apresentando ótimas noticias. Um forte abraço .
    Valdecir - Floripa/SC
    www.criadourodecurioanjinho.weebly.com

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Antonio Pêcego.

    Adquirir uma fêmea a 2 dias e ela está em processo final de muda a minha dúvida seria: forneço um suplemento vitamínico primeiro ou faço a vermifugação? Estou mantendo a mesma em quarentena! Um grande Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Olá Fábio,

    Nessa época é natural a debilidade do passeriforme que vive o dia-a-dia com as reservas que pode acumular, por isso mais importante nesse momento é o suplemento vitamínico, deixando a vermifugação para o pós-muda, depois que o brilho das penas surge, bem depois de igualado o rabo. Esta é a nossa sugestão. Forte abraço e sucesso !

    ResponderExcluir
  9. Olá Pêcego,
    Tenho dois curiós que arrancam suas penas insistentemente (sem alteração de humor ou apetite). Já apliquei o ivomec pour on e o avitrin vermífugo.
    Já troquei a marca da ração, mas eles continuam.
    Banhos com vinagre também são dados.
    Pode me ajudar?
    Desde já obrigado!

    Breno/Salvador/BA

    ResponderExcluir
  10. Olá Breno, pode ser um desvio de comportamento, mas como são em ambos, pode ser em decorrência do estresse de eventual convívio num mesmo ambiente, já que são, como sabe, territorialistas. Se assim vivem, experimente tirar um de casa, colocando-o em outro local com o fornecimento de Aminoestresse e veja melhora, podendo cumulativamente, colocar um barbante embebido em sal grosso dependurado na gaiola, já obtive há anos atrás sucesso com esse procedimento. Verifique se esse comportamento não ocorre na medida que vão ficando prontos. Se nada disso acima refletir a realidade, nos diga que aí pode ser ácaro. Aguardo retorno ! Abraços,

    ResponderExcluir
  11. Caro Pêcego,

    Meu curió pardo (8 meses) está meio estranho e não consigo detectar qual enfermidade está lhe acometendo. Os sintomas são: Ele fica como uma bolinha (penas fofas), os olhos ficam meio caídos, dorme durante o dia e joga muitas sementes fora do coxo e já reparei ele abrindo o bico mas não ouço ruído em sua respiração. Realizei exame de fezes do mesmo a 5 dias passado e não acusou nenhuma forma evolutiva de helmintos ou protozoários. Desde já fico agradecido.

    Atenciosamente,

    Mario

    ResponderExcluir
  12. Caro Mario, repare se quando ele fica uma "bolinha" o rabo oscila na respiração e me dê o retorno, se quiser pelo e-mail antoniopecego@hotmail.com

    Me responda também o que fornece regularmente de alimentação para ele e se tem contato direto com outros pássaros, ou mesmo se a gaiola em que está é nova, foi higenizada ou não, bem como se pertencia a outro pássaro que evetualmente morreu nela. Só para completar, descreva o local em que ele se encontra com a gaiola, bem como se consegue dizer se ele está na muda de bico ou não.

    Isso viabilizará uma melhor análise do caso, se bem que aparentemente parece problema respiratório.

    Abraços,

    Antonio Pêcego

    ResponderExcluir
  13. Caro Pêcego,

    Infelizmente um dia após meu relato o pardo veio a óbito foi muito rápido, mas desconfio de um pote de tenébrio que comprei em uma casa de aves. E respondendo as suas perguntas o pardo ficava dentro de um cômodo da casa escutando seu cd e só saia para pegar sol da manhã a gaiola era nova e não tinha contato com outras aves, mas reparei que estava na muda de bico sim. A alimentação sempre fornecia a mistura de sementes, extrusada, farinha de ostra e farinhada. Chicória, pepino, milho verde às vezes. Joguei todos os pertences dele fora e passei Herbalvet nos recintos. Agora esperarei a época reprodutiva para adquirir outro filhote. Muito obrigado pela atenção e desejo-lhe vitórias. Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Caro Mario,

    Lamento profundamente a sua perda irreparável. Nos dias atuais, se encontra em desuso as lavras de tenébrio que são perfeitamente substituídas por farinhadas com ovo. O exame parasitológico deve sempre ser feito em laboratório de confiança, mas enfim, agradeço por suas palavras e torço que Deus lhe conceda um curió que lhe dê muitas alegrias. Abraços,

    ResponderExcluir
  15. caro amigo antonio pessego meu nome e joselito TENHO UM CURIO PARDO QUE POSSUI 8 MESES AS VESES NAO CONSIGO DECIFRAR O PRIMEIRO CANTO AS VEZES POIS ELE JA DA A ENTRADA DE CANTO SERTO MAS TEM ALGUMAS NOTAS QUE SE PERDE VOU TENTAR MANDAR UM VIDEO PELO COMPUTADOR PARA QUE EU POSSA SABER O CERTO POIS SEI QUE E UM CURIO DE RACA ALGUMA E AIDA SE PERDE NAS BATIDAS DE PRAIA NO SEGUNDO CANTO ELE ESTA CANTANDO MAS OU MENOS PRECISO DE PDE MANDA R RESPOSTA EMAIL BPATRICIARODRIGUES@YAHOO.COM.BR MINHA ESPOSA GJÁ- SP FONE PARA CONTATO (13)33043512

    ResponderExcluir
  16. Ok, ficamos no aguardo, podendo me enviar por e-mail que está assinalado no alto do blog, junto ao anúncio dos cds do Maruc. Abraços,

    ResponderExcluir
  17. Boa noite meu amigo,

    foi um prazer reencontra-lo, pois sempre tem sugestões e opiniões que somam a nós amantes do curió, e aproveitando gostaria que se possivel desse uma olhadinha no curió que comentei domingo em campinas, provavelmente irei seguir seu conselho vou para Vinhedo ae vai um video do Diamante
    http://www.youtube.com/watch?v=WPMktel2tjg
    será que tem nível de competitividade?
    um grande abs.
    Fernando Sorocaba-SP

    ResponderExcluir
  18. Fernando Show na voz, andamento e melodia, sendo firme de notas, mas vê se toca para ele CD com balanço porque no vídeo só está passando com duas batidas de praia. PARABÉNS !

    ResponderExcluir
  19. Pêcego!

    Lendo uma entrevista sua em uma revista, soube que vc já criou curió de canto Vi, Te, Teu.Eu estou começando a criar, vc tem ainda esse cd,sabe qual foi a gravação feita se wave, o nome do curio? Claro se vc chegou a botar cd pra ele. Se tem poderia mim mandar uma copia ou arquivo? Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Anônimo, não criei, eu tive um no final da década de 80 do último milênio, e na época não cheguei a colocar cd para ele. Se souber quem tenha, faço contato. Parabéns pela iniciativa. Sucesso !

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Antônio.

    Meu nome é Isaque, moro em Curitiba Paraná, possuo licensa de criador amadorista no Ibama.
    Acabei de adquirir um Curió filhote que está com 120 dias. Observando o mesmo notei que de vez em quando ele abre o bico demonstrando-se aparentemente cansado. Não têm sinais de coriza nem chiado ... e acontece só de vez em quando não é constante. Vc têm uma idéia do que pode ser... Outra dúvida... o que vc acha de consanguinidade (Pai e filha) vc vê algum problema??? Se puder me responder agradeço. Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Olá Isaque, me diga se ele abre o bico como se estivesse bocejando ou fica com o bico aberto.

    A consaguinidade no curió tem dado muito resultado, principalmente quando é o pai passado na filha. Abraços,

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, Boa tarde ou Boa noite, Sr. Pêcego, sou criador amadorista de carduelis (pintassilgo)mas senti uma atração, pelo curió, em suma, comecei cria-los, possuo agora 3 galadores e 09 femeas, dentre elas já 02 com filhotes, porem continuo com meus casais de carduelis, o que o sr.me aconcelha, por uma coisa é fato fui abençoado por Deus, com relação a estes filhotes, pois aduiri esse plantel, final de temporada (JANEIRO)nem esperava, no entando já peguei o jeitão, mas agora é a parte mas dificil creio eu, o encarte de canto, então conto com sua colaboração neste sentido, pois tenho notado sua HUMILDADE e BOA VONTADE em ajudar aqueles que precisam, pedindo a Deus que abenções ao Sr. e sua Familia, sendo sempre fortalecidos pela graça.

    Sem mais e nos comunicamos através deste blog.

    Antonio Lima - Campo Limpo Paulista - SP

    ResponderExcluir
  24. BOM DIA MEU NOME É RODRIGO ANDRADE SOU DE PRESIDENTE PRUDENTE INTERIOR DE SP TIVE O PREVILÉGIO MESMO QUE POR ALGUNS MINUTOS DE OUVIR O MURALHA EM VINHEDO EM 2008 QUANDO O SENHOR CHEGOU PARA SE HOSPEDAR NO HOTEL E COLOCOU ELE EM CIMA DO CARRO PARA ELE CANTAR UM POUCO DEPOIS DISSE AO SEU OLIVIO QUE ESTAVA NA MESA COM A GENTE OQUE TINHA ACHADO E ELE DISSE SÓ CINCO CANTOS E NO OUTRO DIA JA SABE OQUE ACONTECEU PARABENS.GOSTARIA DE UMA INFORMAÇÃO SE POSSIVEL.SOU CRIADOR AMADORISTA DE CURIO E SEMPRE TOQUEI PARA MEUS PARDOS O SELO PRATA 30 ANOS,E GOSTARIA DE ESPERIMENTAR TOCAR O CD DO MARUC.ESTE CD TEM O MESMO ANDAMENTO E BALANÇO DO SELO PRATA OU É DIFERENTE.ABRAÇO E OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  25. BOA NOITE, MU NOME É LEONARDO PARABENS PELOS RESULTADOS E PELOS PASSAROS... TENHO UM CURIO MUITO FOLGOSO, ELE TEM 6 MESES, SEMPRE ESTEVE EM ISOLAMENTO, MAS PELA MANHA SEMPRE TINHA AQLE BANHO DE SOL, DURAVAM UMA MEDIA DE 5-10 MINUTOS, NESSE PERIODO ELE OUVIA O CANTO DE UM AZULÃO BM LONGE DAQUI, APOS MUDA DE NINHO ELE COMEÇA A ABRIR O CANTO REGIONAL MUITO BONITO... MAS AO PASSAR DO TEMPO ELE ABRE O CANTO D OAZULÃO... ME PARECEU INCRIVEL. BEM APOS UM TEMPO UMA MEDIA DE 1 MES E MEIO ELE EM CONTATO COM OUTROS FILHOTES ELE VOLTOU A ENGRISAR....OU SEJA ME PARECE Q ELE REGREDIU, E POR ALGUMAS RARAS VEZ\ES ELE VOLTAVA A CANTAR COM O AZULÃO. cOMO EXPLICAR ISSO, SERIA POSSIVEL ELE VOLTAR A ENCARTAR O REGIONAL Q ANTES TOCAVA PRA ELE?

    ResponderExcluir
  26. Ola seu Antonio tudo bem? Meu nome e Franco e estou presizando de sua ajuda com meu curió, ele começou a cair umas penas e parou de cantar acho que ele esta entrando em muda,e normal ele pará de cantar quando esta mudando a pena,qual o local mas adequado para ele ficar durante este periodo, devo coloca-lo para tomar banho de sol,quais as vitaminas, medicamentos,e alimentação que tenho que forneçer a ele durante a muda,se colocar o cd neste periodo para ele ouvi melhorará o canto dele?Obrigado fico no aguardo.Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  27. Antônio Lima,

    Obrigado pela confiança depositada na nossa pessoa. Parabéns pela criação e os resultados colhidos, mas se pensa em encartar o canto praia grande clássico, particularmente, não ficaria em casa com os casais de carduelis, doando-os para um parente. Em regra, só a sábia é bem aceita no convívio com o curió clássico. Abraços e desculpe-me a demora em responder.


    Olá Rodrigo,

    Já estive por duas vezes na sua cidade competindo pelo Brasileiro em 2005 e 2006, lembrando-me da sua pessoa que estava junto do Olívio lá em Vinhedo em 2008, ano e local em que ele se consagrou campeão brasileiro no praia grande clássico com repetição. O que viu no hotel que o importante é vc conhecer o seu curió, e ele tem que cantar bem é na estaca do torneio, lá é que é o local para ele dar show, não sendo bom quando dá no dia anterior porque gasta as baterias...ehehehe....

    Olha, o MARUC foi encartado no Prata 30 anos, apenas tem andamento próprio um pouco mais acelerado, embora conserve as notas alongadas, havendo notícias positivas de diversas localidades no encartamento e correção de canto com a utilização do CD dele, sendo que o balanço original só existe na cantada de maior repetição, ou seja, de seis samaritás. Por ter um andamento um pouco mais acelerado e ser a gravação ao vivo e original, em estúdio de alta qualidade, em tese, a qualidade sonora se faz presente pela fidelidade absorvida. Forte abraço e sucesso !!


    Olá Leonardo,

    Obrigado por suas palavras elogiosas. O seu curió parece ter cabeça mole, mas o problema não parece ser muito fácil de resolver porque ele tem o canto regional, salvo se puder colocar ele para demandar com outro de mesmo canto, podendo ter êxito e, é claro, desde que não mais ouça o Azulão. O voltar a churriar, pode ser bom sinal de que realmente seja cabeça mole e possa corrigir o canto. Na falta de outro curió de canto regional, toque um cd de canto de curió que lhe agrade que pode ser que ele encarte ou melhore o seu próprio canto. Abraços e sucesso !!


    Olá Franco,


    Realmente o seu curió aparenta estar entrando em muda de penas, sendo normal ele parar de cantar nessa época. O local mais adequado é aquele em que pode ficar tranquilo e isolado, tomando banho de sol sempre que for possível. Sobre os cuidados nessa época, sugiro a vc dar uma lida na postagem do blog "MUDA DE PENAS - 10 DICAS" que está postada em abril de 2009. A manutenção do CD é recomendável, podendo tocar menos, acreditando, particularmente, que eventual melhora pode ocorrer no período pós-muda quando há formação de novos neurônios e não na muda de penas propriamente dita. Abraços e sucesso !

    ResponderExcluir
  28. Olá Sr. Pecego, quanto a demora, confesso que fiquei um pouco ansioso, mas uma de minhas qualidades é a chamada paciência, venho mais uma vez contar com sua grande experiencia e lhe fazer algumas perguntas. Veja com toda sua experiencia em filhotes, gostaria de saber da sua parte como identificar um MACHO na ninhada, isento do é dito por ai, esse monte de bla bla bla, quero saber sua opiniao, porque nós criadores por mais dificil que seja, devido ao fato dimorfismo sexual, nos temos nosso olhar " clinico" então dentro de sua experiencia, gostaria que o sr me desse se possivel essas caracteristicas para diferenciar MACHO nas ninhadas, porque como disse na mensagem postada anteriormente, entendo muito de carduelis,



    agradeço antecipadamente, tendo-o grande apreço.


    Antonio Lima - Campo Limpo Pta

    ResponderExcluir
  29. SOMENTE PARA ESCLARECIMENTO AO LEITOR, SEI CLARAMENTE QUE NO CASO DE DIMORFISMO SEXUAL, SOMENTE A SEXAGEM ATRAVÉS DE DNA, QUE CONFIRMA O SEXO DO PASSARO, POREM AS PERGUNTAS E OU RESPOSTAS POSTADAS E/OU ENDEREÇADAS A MIM, É SOMENTE A NIVEL INFORMAL.

    AGRADEÇO.


    ANTONIO LIMA - CAMPO LIMPO PTA

    ResponderExcluir
  30. DESCULPE-ME A GAFE RSRSRSRS, Sr. Pecego, com relação a dimorfismo sexual, em ORYZOBORUS, NÃO EXISTE.

    ResponderExcluir
  31. Ola sr.Antonio,seu Antonio tenho um filhote de curió que hoje esta com 4 messes,estou colocando o cd Ana Dias selo prata para ele,gostaria de saber se este eo cd correto para a idade dele,e quais as dicas que você pode me passar para que eu possa ensina-lo a ter um bom canto, e para que eu não estrague o curió,outro detale com esta idade ele só esta churilando isto esta correto ou ele já deveria esta mas avançado?Obrigado e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  32. o curio pode tomar banho de sol quando esta mudando

    ResponderExcluir
  33. Olá ANTONIO LIMA, taí um assunto polêmico que perdeu interesse com o exame de DNA, ou seja, a identificação do macho na ninhada. Alguns dizem que é aquele que churria primeiro; outros que é o que churria pulando de um lado para outro; há ainda quem diga que é aquele, se não estiver enganado, em que a linha central dos olhos está alinhado com a linha que a base do bico faz com eles, ou então está acima.

    Anônimo, CD correto é aquele que mais se adapta ao curió, em regra, o ouvido no berço do criador, mas pode haver mudança no decorrer do trabalho de encartamento e manutenção.

    No mais, sem maiores detalhes é difícil dizer algo paupável, mas podemos afirmar que alguns curiós são precoces, outros são mais tardios.

    Olá Marcio, não só pode como deve, se possível, diariamente. Sol é luz natural, fonte de energia e saúde. Onde tem sol não tem doença.

    Abraços a todos,

    ResponderExcluir
  34. COMPREI UM CURIÓ MUITO CANTADOR SÓ QUE ELE CAIU ALGUMAS PENAS E PAROU,A GAIOLA CAIU COM ELE E AGORA ELE ESTÁ CANTANDO MUITO POUCO E NÃO ESTA REPITINDO E SÓ ESTA SE CORSANDO. O QUE EU POSSO FAZER PARA ELE VOLTAR O QUE ERA ANTES.

    ResponderExcluir
  35. Ola seu Antonio td bem?o que eu faço? tenho um curió que hoje esta com 6 meses mas até agora ele não canta e já não sei mas o que fazer.você me ajudar,oque devo fazer?obrigado...

    ResponderExcluir
  36. bom dia amigo brito guaruja gostaria de saber se o senhor conhece algum laboratorio de sexagem para os curios eu trabalhava com a exon mas feixou suas atividades de trabalhos eu sei que existe o laboratorio unigen /mas eu quero um laboratorio sem muitas borogracia nao tenho tempo para encrever formulario /quero coisas praticas e rapidas obrigado e boa noite

    ResponderExcluir
  37. BOA TARDE MEU NOME É RODRIGO ANDRADE SOU DE PRESIDENTE PRUDENTE.ESTIVE ASSISTINDO NO YOUTUBE A MANEIRA COMO O SENHOR ENCARTA OS PARDOS NO USO DE CABINE ETC.TENHO PROCURADO LIDAR COM OS PARDOS DA MESMA MANEIRA MAIS ALGUNS SAEM COM O CANTO SEM ENTRADA OU TODO MISTURADO SEI QUE PODE SER VARIOS MOTIVOS,MAIS A GENÉTICA DOS PASSARINHOS E BOA E TENHO TOCADO O CD PRATA 30 ANOS EDITADO QUE VEIO JUNTO COM UM PRADO COMPRADO DO CRIADOURO MINEIRINHO.OBBRIGADO

    ResponderExcluir
  38. Boa Noite, Sr Antonio José Pêcego.


    Meu nome é Edmilson, estou iniciando minha criação de curió, e tenho algumas dúvidas em relação a que tipo de folhas ou verduras dar a ele. Por gentileza poderia me esclarecer que tipo de folhas ou verduras, são recomendadas para eles.

    Grato pela atenção.

    Edmilson Campello

    ResponderExcluir
  39. Olá Antonio, certamente o seu curió tomou um susto muito grande com a queda da gaiola e deve entrar em muda de penas pelo que descreve. Abraços,

    Anônimo I, curió com seis meses que não canta ? Se nem churriar ou marcar notas está fazendo, se não está rouco, pode ser que seja fêmea, pois raras vezes o exame de DNA erra. Vale a pena fazer novo exame de DNA para definição do sexo. Abraços,

    Anônimo II, estamos utilizando a HELIXXA de Campinas/SP para os exames de DNA dos filhotes. Sucesso !

    Olá Rodrigo, veja bem, como vc disse, várias podem ser as razões, o que me dificulta de longe em dar um parecer mais preciso, mas fique atento ao tempo que toca o CD x Descanso, ao espaçamento existente entre uma cantada e outra, a acústica do ambiente etc. Dependendo da genética do pardo e de seu comportamento, um tempo de CD pode ser bom ou nocivo. Curió que naõ tem entrada de canto, ou é muito afoito, ou escuta CD com repetição no aprendizado, sendo em regra inteligentes. Sucesso !

    Edmilson,

    Para curiós vc pode fornecer couve, chicória, almeirão, pepino e milho verde, mas sempre deve proceder com higienização devida. Sucesso !

    Abraços a todos !

    ResponderExcluir
  40. Pêcego, Boa noite!

    Muito obrigado pelo esclarecimento, só tenha mais uma dúvida, fui na casa de um criador e vi uma plantinha na gaiola que falaram q o nome é tiririca, mas pelo q conheço a tiririca não é daquele jeito, vc faz idéia de que tipo de planta pode ser aquela, ela é seca e tem uma especie de flor na pontinha meio rosada.

    Abçs

    Edmilson

    ResponderExcluir
  41. Edmilson, não conheço essa planta que descreve. A Tiririca que alguns chamam, na verdade é o campim navalha de macaco, umas das refeições prediletas dos curiós na natureza. abs,

    ResponderExcluir
  42. Pêcego. Muito obrigado é essa planta mesmo que estava procurando, muito obrigado pelos esclarecimentos.

    Abç

    ResponderExcluir
  43. Boa noite sr pecego,gostaria que o sr me indicasse primeiro um tipo de desinfetante que eu pudesse acabar com bacterias ,fungos,parasitas.Em segundo um remedio eficiente para tratar acaros grato desde de ja....

    ResponderExcluir
  44. olá mestre pecego, vou dispensar os elogios que tanto v.sas merece, indo direto a minha duvida, tenho filhotes de curio, que nasceram em 02/2009, já fizeram muda de pardo para pardo, e estão proximos a fazer de pardo para preto agora em fevereiro, coloquei o selo laranja para ouvir, estou querendo mudar para selo ouro PGC, o que o sr acha ou sugere, e digo mais, são filhotes de fibra, não de repetição e ai mestre, será que eles mudam o canto, para um pouco mais lento, pois achei depois de encartado um canto muito rapido, e achei mais bonito o canto do cd serie ouro do anadias, posso tentar o que acha mestre.

    agradeço muito, e já estava com saudades.

    Antonio Lima - Campo Limpo Pta - SP

    ResponderExcluir
  45. Olá Israel,

    Não sou veterinário, apenas colaciono um pouco de experiência hodierna, por isso te digo, para fungos é um tipo de medicamento, como cetaconazol, para bactérias algo tipo Lavi-Fen e parasitas, aí incluídos os acáros e piolhos, subtâncias existentes no mercado à base de ivermectina. De qualquer maneira, o ideal é que vc consultasse um Veterinário especializado, no que tomo a liberdade de sugerir o Dr. Jorge Bellut de Avaré/SP, que irá te indicar os medicamentos e dosagens certas.

    Abraços,


    Olá Antonio Lima,

    Muito obrigado por suas palavras. Olha só, alguns pardos, em virtude da genética que carregam, outros disso e mais o CD que escutam, soltam o canto de forma mais acelerada, mas depois de preto tendem a dar uma assentada nesse andamento.

    A mudança do Laranja para o Ouro pode ser prejudicial, obviamente se estão no clássico.

    Particularmente, esperaria fazerem a muda para preto e ver como eles irão cantar para aí, então, analisada a situação, tentar entrar com esse Selo Ouro, mas ficando atento para qualquer coisa voltar ao Laranja, sob pena do curió se perder no canto e não mais voltar a cantar com a categoria que tinha.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  46. Pecego, Boa noite!

    Edmilson mais uma vez com dúvidas...

    Meu curio tem 2 meses e 15 dias, vc acha necessário dar farinhada para ele? em caso positivo, existem uma especial, qual a forma de preparo, ou existem prontas?
    Desculpe minha ignorância, pois estou iniciando no ramo de curio a pouco tempo.

    Desde ja agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  47. Olá Edmílson,

    Dou farinhada para todos os meus curiós, desde o nascimento duas vezes por semana no período de torneios. Na muda, dou três vezes por semana, no pós-muda dou uma vez por semana. Existem várias boas no mercado como da Angercal e Alcon, dentre outras. Como vc não tem experiência, melhor seguir a indicação do fabricante. abs,

    ResponderExcluir
  48. Boa noite Sr. Pêcego, tudo bem? espero que sim, Sr.Pêcego, um amigo tem um coleiro com uma chiadeira danada, já fez tratamento com enro flec que serve para (DCR) mas não adiantou, o Sr,com sua experiencia saberia indicar um outro tratamento? Grato,Ivan.

    ResponderExcluir
  49. Boa noite Ivan,

    Tudo jóia ! Por aí tbm ?

    Olha o indicado é que ele procure um veterinário especialista, mas na falta, considerando a nossa realidade de nosso imenso Brasil, o que descreve parece ser asma. Embora o Enroflec seja um produto muito bom à base de Enrofloxacina, se não me falha a memória, talvez no seu caso o mais indicado seja um tratamento com Tilosina, produto que vc encontra em diversos medicamentos existentes no mercado Pet, como o Nalyt 100 Plus e a Tylon, todavia o princípio ativo (Tilosina)é muito amargo, para facilitar a sua ingestão líquida, colocaria no bebedouro açúcar de uva. De qualquer forma, penso, a consulta médica deve ser sempre priorizada, já que essa troca de idéias decorre da experiência hodierna de muitos criadores, em grande parte, carentes de veterinários especializados em suas cidades.

    Sucesso !

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde Sr.Antonio, tudo blz!
    Passei o nalyt para o meu amigo, também pensei no tylotrat posteriormente, o que voce acha? Sr. Antonio, se já for de muito tempo, pode já estar crônico, sem volta? Muito Obrigado,Ivan.

    ResponderExcluir
  51. Olá Ivan, como sabe não sou Veterinário e não me cabe receitar isso ou aquilo, mas se fosse meu, depois de aplicar o Enroflec, como fez, dava cinco dias de Mercepton Oral ou Avícola para desopilar o fígado, depois daria o Tylotrat que é mais específico, para em seguida fornecer novamente o Mercepton. Todavia, insisto, deve consultar um veterinário especializado.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  52. OK. Obrigado novamente,abraços.
    Ivan.

    ResponderExcluir
  53. Caro Pêcego,
    Saúde!
    Por motivos pessoais que não cabe aqui comentar, desisti de criar aves.
    Mesmo assim tenho acompanhado a luta que um grupo ferrenho de criadores vem desenvolvendo em prol da manutenção dos criadores e suas apaixonantes aves, porém, em relação à quantidade de criadores existentes no país este grupo é insignificante, numericamente, embora gigantes ao tentarem lograr êxito na atual batalha.
    Como temos acima de uma centena de milhar de criadores acho absurdo o fato de que a petição que já está a um mês no ar não tenha conseguido chegar em 3000 assinaturas quando, usando da real quantidade de criadores deveria ocorrer em menos de um dia, visto tratar-se de interesse de todos.
    Tomo aqui a liberdade de deixar uma sugestão:
    Criar um site no qual todas as associações do país estejam cadastradas e que o assunto comum seja a todas repassado - daí vem problemas como: custo de manutenção, associações que não queiram participar, assuntos a serem postados...
    Acredito que uma forma de "promover" esta participação seja utilizando o vínculo do participante de torneios aos clubes associados.
    Acho que está mais que vencido o prazo de criar-se união nesta classe, afinal, para "latir" tem milhares mais para "morder", pouquissimos.
    Deixo aqui meus cumprimentos por seu site - creio, o melhor de todos em quantidade de informações e liberdade de acesso - parabéns!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  54. Como vai professor Pecego, aqui quem escreve é seu aluno Antonio Lima, e minha duvida é, meus filhotes, estão fazendo agora a muda de pardo para preto, sempre ouvindo cd laranja 30 x 30 minutos, minha duvida qual seria o tempo adequado, para eles ouvirem agora na muda.

    muito grato

    forte abraço

    Antonio lima - campo Limpo Pta -SP

    ResponderExcluir
  55. ola.tenho um curio de 6 meses e ele engrisa o dia enteiro,cera que ja não era para ele estar cantando um pouco mais correto?ou quanto tempo vc acha q ainda vai demora para ele cantar?nome:guilherme sc.

    ResponderExcluir
  56. Um abração ao amigo, que por meio deste Blog, nos traz muitos conhecimentos e traduz nossas duvidas em provaveis acertos! Só para esclarecimento, eu tenho usado em meus pássaros o G-trox(Ivermectina)da Aarão, porém existe no mercado o Avitrin Vermífugo(mebendazol), cuja formulação é para outros determinados tipos de vermes, como lumbricoides, taenias, ancilostomas etc; e também temos o Baycox(Bayer), para combate,naquele que se não o maior pode-se dizer que o mais preocupante inimigo dos curiozeiros, os coccideos.Levando-se em consideração os citados acima; como o sr. faria o preventivo adequado no seu plantel? Desde já um abraço à todos!

    ResponderExcluir
  57. Bom dia Sr Antonio, preciso de sua ajuda, adiquiri um curio pardo, e deixei o memo no criatorio até que aprender a cantar, e quando ele estava cantando firme , leveio para casa, ele cantou bem durante dois dias, depois começou a cortar canto,eu o levo todos os dias no carro, desencapado para o meu trabalho, tenho mexido bastante com ele, gostaria de saber se e normal, o que fazer para melhorar, ele ainda esta pardo tem apenas 9 meses, por favor me de uma dica, desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  58. Ola,boa tarde, Antonio José Pêcego, se puder ver o meu video e avaliar ficarei grato veja meu curio matuto , sou da cidade de bom depacho minas gerais, desde ja obrigado. o link e http://www.youtube.com/watch?v=s8EwzDhqEgA

    ResponderExcluir
  59. ola amigo,tenho visto alguns comentarios,e tenho duvidas,tenho um curio com 7 mesesee ate agora nao o vi cantar,estou com ele tem uns 10 dias,ja vi ele arriscando alguma coisa, mas tem dia que ele so chama o dia inteiro,estou colocando cd selo vermelho todos os dia,estou ficando preocupado se adiquiri um bom curio,nesta idade ja era para ele esta cantando bem,se ele estiver atrasado oque fasso.por favor me ajude.desculpe,meu nome e rodrigo.

    ResponderExcluir
  60. Boa noite,

    Prezados estamos em falta com todos os nossos fiés leitores por falta de respostas às indagações acima, por isso tomo a liberdade de tentar atender individualmente cada um de vcs que postou comentário e não obteve resposta nossa, disponibilizando o nosso e-mail particular antoniopecego@hotmail.com para poder atendê-los.

    Espero contar com a compreensão de todos !

    Abraços,

    Antonio Pêcego

    ResponderExcluir
  61. Boa noite amigo Antonio Pêcego! Adquiri um filhote, e ele estar com 4 meses...Gostaria de saber quais vitaminas devo fornece-lo nessa idade e com quantos meses devo vermifuga-lo?

    ResponderExcluir
  62. ola tudo bem?
    eu gostaria de saber se tem como ou algo para eu tentar fazer com que meu curio cante o canto praia.
    meu curio esta com um ano e meio sempre coloquei o cd praia, para ele ouvir, mas nao pego o canto praia, gostaria de saber se tem algo para eu fazer, tentar melhorar o canto o que posso fazer?
    Obrigado pela conpreensao!

    ResponderExcluir
  63. Ola
    Tenho um curio pardo de 120 dias. Ele escuta cd, mas ele nao repete. Sou novata adoro passaros, o que devo fazer. E normal ele nao cantar.sera que vc poderia passar algumas dicas de como cuidar de um filhote de curio,tipo alimentaçao, cuidados. Muito obrigada debora . E-mail strnadt17@ibest.com br

    ResponderExcluir