quinta-feira, 21 de maio de 2009

DICAS DE APRENDIZADO: O CANTO DE CURIÓ PRAIA GRANDE CLÁSSICO


Prezados,


Ao longo do tempo sempre recebemos mensagens de colegas curiozeiros nos passando vídeos de seus pardos para que possamos tentar ajudar na identificação de notas do canto praia grande, bem como analisar o desenvolvimento do filhote em face da idade, por isso resolvi fazer essa postagem, visando, no nosso entendimento, mostrar quais seriam as pedras a trilhar nesse caminho.



Primeiramente temos que conhecer e decorar as notas do canto praia grande clássico para depois tentarmos interpretar e identificar pelos sons emitidos pelos filhotes, na fase certa (churriado com notinhas e/ou marcação de notas), se está emitindo notas e quais.



Basicamente, a primeira providência é fazer uma visita ao site da Federação Brasileira de Criadores de Pássaros - FEBRAPS (http://www.febraps.org.br/ ) e indo no Regulamento, extrair as notas expressamente previstas do canto de curió praia grande clássico.



A segunda providência, isso tudo no nosso entendimento, obviamente porque foi o que fizemos, mas pode haver outra metodologia que achem melhor, é decorar todo o dialeto, nota por nota na sua sequência de tal forma que vc mesmo seja capaz de chegar a um ponto de falar rapidamente, mas muito rapidamente toda a sequência com um e dois samaritás sem errar, como se fosse um canto com andamento altamente acelerado.



Se mentalmente for capaz de assim fazê-lo, no nosso entendimento, já estará a meio caminho andado de conseguir identificar as notas do canto praia grande em qualquer curió com andamento lento, moderado ou acelerado.



Todavia, só isso não basta, faz-se necessário ouvir o canto, por exemplo em CD, por exaustivas vezes para mentalmente acompanhar nota por nota que é emitida, de forma que, já sabedor das notas e sua sequência, passa a ocorrer o processo de educação auditiva de vinculação daqueles sons às notas do canto já memorizadas.



Uma dica, sempre que for prestigiar um torneio de canto individual de curió praia grande, vá até a estaca dos clássicos e quando um se apresentar fique mentalmente acompanhando o seu canto que de início sentirá que ele comeu essa ou aquela nota, na maioria das vezes, não sabendo identificar qual, mas terá a certeza que ele comeu alguma nota, para, num passo à frente, já conseguir identificar qual (is) nota (s) o curió comeu em sua apresentação.



É assim que os Juízes de Canto de Curió Praia Grande fazem ao julgar, ou seja, mentalmente cantam junto com o curió para detectar eventual falha, mas é claro que este se refere apenas a um dos aspectos de colocação de notas e, além de haver outros, há também outros aspectos a serem julgados de caráter objetivo e alguns subjetivos que não vem ao caso e estão previstos também no acima citado Regulamento.



Em 2005, juntamente com o nosso filho mais velho Eduardo, tivemos o prazer de fazer o Curso para Juízes de Canto Praia Grande da FEBRAPS em parceria com a SERCA, aliás o que todo expositor e mantenedor deveria fazer, tendo atuado apenas em uma etapa (São José do Rio Preto/SP) porque queria ser ao mesmo tempo expositor em estaca diversa, aí não dava, pois não fazia uma coisa nem outra bem, tendo optado por ser apenas expositor.



Entretanto, para esse curso acima, fiz com o meu filho um treinamento muito salutar que pode ser bom para todo e qualquer interessado. Temos o prazer de ter a coleção completa dos CDs do Curió Ana Dias em todos os seus Selos, o que recomendo a todos. Então, fazíamos o seguinte: O meu filho colocava um Selo no gravador e nós tínhamos que tentar identificar pelo andamento e colocação de notas de qual se tratava. Jogo interessante, ilustrativo e educativo na esfera auditiva que recomendo, pois ao final vc se surpreende com o índice de acerto e, amanhã, na estaca ou ouvindo um pardo de um amigo, vc poderá ter êxito em identificar que Selo ele canta, ou até mesmo pela sua cantoria, qual Selo que, em tese, ele pede que seja tocado.



Bom, desculpe-me a longa postagem, mas acredito que como para mim e meu filho Eduardo outrora isso tudo foi muito salutar, decidi dividir isso com vcs, viabilizando aos interessados um melhor aprendizado desse maravilhoso canto de curió Praia Grande Clássico.



Até uma outra oportunidade e assistam abaixo uma cantada !

167 comentários:

  1. Bom dia! Sr. Pêcego venho tentando fazer isso e já estou conseguindo identificar algumas notas. Vou buscar os outros selos para exercitar. Gostaria de obter informações sobre o curso se juiz de canto que foi mencionado. Veleu pelas dicas!
    Um grande abraço!

    Só mais uma coisa, não abandone o grupo bicudos e curiós,pessoas que tem a sabedoria de repartir o conhecimento são raras e devem ser valorizadas,por isso pense naqueles que querem aprender e construir e não em quem é egoísta e invejoso.
    Fique com Deus!

    Marcelo Moraes - Itaboraí -RJ

    ResponderExcluir
  2. Pecego, só uma pessoa como vc, de grande generosidade para com os colegas de hobi, pôde sacar as dificuldades de alguns na identificação de notas e qualidade de canto de nossas crias, é om dicas como essa que vamos adquirindo métodos de avaliação que devem encurtar o trabalho da grande maioria que não tem essa capacidade e que pode vir passar a ter, é isso aí, continui assim, passando conhecimentos e discutindo assuntos que buscam melhorar a qualidade de nossos passaros. Você há muito vem se tornando referência e eu não esperava outra atitude do amigo!Parabéns, por isso éque sempre merece ser prestigiado no que faz'.

    ResponderExcluir
  3. Pecego, o anonimo sou eu: Herbert, desculpe mas estou brigando com CP, rsrs,,,

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marcelo, atendendo o teu pedido do curso de juiz de canto, olha ao lado na Sala de Imprensa que está anunciado um próximo. No mais, todos nós não somos obrigados a aturar que façam com a gente o que não fazemos com ninguém, por isso, com a repetição gratuita da conduta indesejado do jovem, segui aquela máxima de que "os incomodados que se mudem" e me retirei porque não dá para conviver em mesmo grupo em que ele estiver, salvo no "Curio, Torneios e Genéticas" www.curiotorneiosgeneticas@yahoogrupos.com.br em que sou um dos moderadores e aí posso atuar em defesa de qualquer um para manter o nível. Forte abraço e estamos à disposição.


    Meu estimado Amigo Herbert, suas elogiosas palavras nos incentivam a continuar na caminhada, sentindo-me honrado em recebê-las. Acredite !!! Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Olá, Antonio...
    Também quero externar minhas tristezas ao ver a sua retirada do grupo. Mas conconcordo com você e não vou deixar de prestigiar o seu trabalho e a sua alegria (e por que não PAIXÃO) ao transmitir aos outros o que tens aprendido, utilizado e estudado. Abraços. Evandro Vegini - Jaraguá do Sul - SC.

    ResponderExcluir
  6. Olá Evandro, muito obrigado por suas gentis palavras e por continuar a nos prestigiar, mas é assim mesmo, afinal eu estava incomodado e normalmente são estes que se mudam. Forte abraço,

    ResponderExcluir
  7. tenho um casal de cabaclinho e a femea esta chocando gostaria de saber se e possivel ensina esses eventuais filhotes com o canto do curio?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo, acho que vc deve estar se referindo ao caboclinho. Já tive também esse passeriforme, no que gostava muito. Olha, pelo pouco que sei, com certeza será muito difícil, quiçá quase impossível eles encartarem o canto do curió praia grande clássico, em face do canto que emitem, mas nada é impossível. Já vi e ouvi canário belga cantando o praia grande clássico com voz de belga, daí não fecho as portas para nenhuma possibilidade, mas no seu caso, reafirmo que acho praticamente impossível, todavia, toda tentativa é válida. Abraços,

    ResponderExcluir
  9. Pêssego, bom dia!! vc acha possivel um curio de 8 meses cantando classico prata, comendo a nota tui da entrada ainda por esta nota, é um passarinho excelente de voz, andamento e repetição, vc tem alguma dica para me ajudar?

    Att,

    Lúcio

    ResponderExcluir
  10. Olá Lúcio, bom digamos, em tese, nada é impossível. O teu curió deve estar fazendo, pelo que descreve, Ti, ..., Té Té,Quim Quim ...

    Ele está novo, com 08 meses. Se não há um mestre para ele ouvir, particularmente, eu faria o seguinte, na tentativa de incorporar a nota omitida.

    Primeiro não o incentivaria a cantar, deixando-o no "prego" em um local de pouco movimento e luminosidade.

    Editaria um CD correção do que ele está ouvindo da seguinte forma: Pialadas e uma entrada de canto (Ti Tuí), pialadas e uma cantada de 01 samaritá, pialadas e uma cantada de 02 samaritás, pialadas e uma entrada de canto (Ti Tuí), pialadas e uma entrada longa ou primeiro canto (Ti Tuí, Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué Tué Tué), pialadas e uma cantada de dois samaritás. Espaçamentos entre as cantadas de 50" com as pialadas no meio. Tocaria 10' x 10'. É sabido que esse intervalo de tempo entre o cd funcionar e de descanso, viabiliza que o curió fique mais firme de entrada de canto. O espaçamento entre as cantadas, penso, evitaria que o repetidor quisesse dar retorno de canto. As entradas de canto iriam se destacar da forma acima, ajudando na jovialidade do pardo, a ele incorporar, penso, a nota que falta de entrada de canto. Logo que seja eventualmente a nota incorporada, voltava a tocar para ele o cd que ouvia, mas o sem repetição, afinal de contas, repetição é genética e um cd de repetição pode ser recomendável para curiós de altíssima repetição, apenas para fomentar a mesma, mas todo e qualquer curió trabalha com o cd a dominação. Num momento o cd domina, mas ele, como territorialista, quer sempre se sobrepor ao cd para ter domínio, daí, penso, um cd com cantadas de três e no máximo seis samaritás, gosto muito de cinco samaritás, é mais do que o suficiente, como escuta o Muralha. Espero ter ajudado de alguma forma. Abraços,

    ResponderExcluir
  11. amigo boa noite gostaria de uma opiniao sua tenho um curio vai fazer 8 meses nao esta emitindo entrada de canto foi encartado no selo prata 30 anos oque poderia fazer para tentar melhorar o canto deste filhote tenho video do curio no youtube (curio pardo bolinha 02 )e (curio pardo bolinha 01 ). muito obrigado abraço.

    ResponderExcluir
  12. Renato, está jovem esse curió, sendo que deve tocar CD sem repetição com espaçamento de 50" à 60" entre uma cantada e outra, bem como menor tempo tocando x maior tempo de descanso, tipo 10 X 60, durante o dia, para não fomentar a entrada de carona. Toque à noite, até umas 22:00 horas, deixando-o na penumbra, mas aí toque 10 x 10, podendo nesse caso tocar o CD com o espaçamento que vem do fabricante. Não é uma fórmula matemática, mas há registro de resultados com esse manejo. Abraços e sucesso,

    ResponderExcluir
  13. tenho um curio de 11 meses que repete seguidas vezes a entrada de canto não cantando o segundo movimento. uso caixa acustica ,encarte selo marron Ana Dias , com 30X30 min. O que devo fazer? Usei algumas dicas de manejo mais não deram resultado!
    Devo travar o curio? .....

    Grato!

    ResponderExcluir
  14. ola amigo pêssego eu sou milton lopes e gostaria muito de ser um juiz de canto práia grande so que a nossa região é muito lonje pois moro no para na cidade de santarém e aqui nos ja temos alguns curios que meten algumas notas, mais essas dicas que eu acabei de decora aqui nossa eu ja estou alegre e quero lhe elojiar por esse trabalho de postagen acima nossa como ajuda muito. amigo desde ja um forte abraço e que deus o abençõe muito.

    ResponderExcluir
  15. Olá Anônimo, desculpe-me a demora na resposta. Olha, costumam fazer no seu caso o seguinte: 1) Não estimulam o curió para cantar, colocando-o em local silencioso e de lluminosidade amena (core-se o risco de fazer a muda de penas); 2) Coloca-se um CD com bastante repetição e con grandes espaçamentos entre as cantadas, do tipo 60" ou 1'; 3) Toca-se pouco CD X Muito descanso, tipo 10' x 90'; 4) Como consta no primeio item, não se fica estimulando a cantar, mexendo ou passeando com ele. Como não sabemos se o seu já está com isso crônico, o que pode impedir de termos sucesso, não podemos afirmar que dará certo, mas vale a pena tentar.

    Milton Lopes, que bom que vc gostaria de ser Juiz de Canto, para isso basta o seu clube, associação ou sociedade ornitológica local ser filiada à FEBRAPS e quando houver um curso de formação, vc se inscrever e participar para ter aproveitamento e credenciamento para atuar na sua localidade quando houver torneios, até mesmo nos torneios do bradilsiro, reclamando a sua disponibilidade, ainda que seja de uma a quatro vezes numa temporada de torneios, mas de início, o melhor, para ganharmos experiência, é trabalharmos como mesários, mesmo já sendo juízes credenciados. Forte abraço e sucesso !!

    ResponderExcluir
  16. Ola amigo estou com um curio pardo com o mesmo problema , ele ficou uns 5 meses na caixa acustica escutando selo laranja sem repetição , agora ele pinduro ele para cantar ele so canta a entrada de canto de 13 notas ,comentrada e arremate , diversas vezes e não repete , hoje ele tem 9 meses , ja faz dois meses que estou colocando selo laranja com repetição mas nada dele repetir , sera se eu mudar o cd para selo prata com repetição vai melhorar?O que devo fazer neste caso ?

    ResponderExcluir
  17. Boa noite amigos,também sou de Santarém-Pá,como o amigo Milton falou este espaco ajuda muito nos criadores mesmo,mas ele esqueceu de falar uma coisa,estamos apenas no comeco e já conseguimos o primeiro lugar no primeiro torneio de canto clássico(sem repeticao)de Belém que ocorreu no mes passado.Isso serviu de impulso pra nos.Vieram criadores prestijiar e ver o torneio,vieram o pessoal de Tersina,Manaus,Santarém,Concórdia do Pará,Rio Bonito-Rj,Sao Paulo(Sr:Olívio Nishiura)entre outros que estiveram lá.Foi muito bom.Só faltou vc amigo.Quero fazer também uma pergunta:Quanto tempo um curió tem que ficar na caixa?Até ter encartado o canto ou apenas depois de preto posso retirá-lo?Abracos do amigo:Okada.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo, se entendi a sua colocação, o seu pardo não está dando o módulo de repetição, mas somente o módulo de entrada de canto e, ao que parece, pelo que diz, está retornando várias vezes; vale dizer, está dando retorno de canto. Correto ? Se assim for, o ideal é deixá-lo quieto com o CD de repetição, tocando pouco x muito descanso, tipo 10 x 60 e, de preferência, com espaçamento entre uma cantada e outra de cerca de 60".

    Okada, sei do alto nível que por aí se encontra, pois o Olívio é nosso amigo pessoal e comentou a sua recente passagem por aí, no que parabenizo todos vcs. O curió, utilizando-se caixa acústica, tem que ficar nela pelo tempo necessário. Se vc não tem influência de cantos indesejados, não há necessidade de usar cabines. Se no seu caso se faz necessário, dependendo da sua real situação, o ideal é regularmente tirar o curió para fora, digamos, na hora da higiene pessoal e da cabine, deixar ele por uns 10' a 20' fora, para ele apresentar como está o seu desenvolvimento, voltando-o em seguida para a caixa. Se são dois pardos e uma cabine, alterne-os, deixando um dia um fora e outro dentro e vice-versa.

    Sucesso para vcs !

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, Sr Antonio sou um desconhecido do cenário de torneios de canto praia grande clássico, porém gostaria de lhe fazer uma pergunta e saber o que o Sr acha!
    Estou negociando uma cabine acustica audiométrica com 0.90x0.90x1,60m de altura
    para usar como confinanento um filhote de curió
    e ensinamento do canto praia grande clássico.
    Pode me auxiliar com alguma dica?
    ou algo que possa ser interessante?
    Para o momento é só.
    Um abraço e muito obrigado
    Edson
    e-mail
    edson.toresan@ge.com

    ResponderExcluir
  20. Olá Edson, dê uma lida na postagem deste mês com o título "Cabines Acústicas - Solução Inteligente" e veja se suas dúvidas ficam solucionadas, do contrário estou à disposição para colaborar. Abraços,

    ResponderExcluir
  21. Cara colega Pecego,

    Sou um novato na arte da apreciaçao de curios... comprei um pardo do Olivio ha 02 meses e ele esta com 8 meses... ele ainda nao canta como no disco. Gostaria que, se possivel, desse uma olhada no video que gravei e me falasse sua opiniao sobre o canto dele! Ah, detalhe, quando recebio o pardo eu contava sete cantos, hoje ele canta 3 no maximo. No link a seguir podera ver meu bichinho. Grato.

    http://www.youtube.com/watch?v=MfP0Bz3XJgg

    Daniel Gonçalves de Souza

    ResponderExcluir
  22. boa tarde comprei um curio de 9 meses ele começa a cantar e xia ao mesmo tempo . Gotaria de saber se ainda é possivel fazer ele pagar um canto. Ou já é tarde .

    ResponderExcluir
  23. Ola amigo!!! Meu nome é Nailton, Tenho um curio canto classico e acabou de fazer a primeira muda pra preto e meu vizinho tem um canario belga que faz muito barulho,me diz se esse belga pode estragar o canto do meu curio?
    o que devo fazer?? Grato! email: kbca_jr83@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Prezado Dr. Pêcego.

    Sou leigo em matéria de canto de curió. Razão pela qual gostaria de ficar informado sobre samaritás. 05 samaritás correspondem a quantas repetições?
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  25. Olá amigos, sempre tive coleiros e trincas mas agora acabei com tudo isso e comecei com curió.
    Comprei 2 pardos(um com 3 meses já gorjeando, e outro com 2 meses) do Braz de Mogi das Cruzes-SP, estou passando para eles o CD Selo Prata tocando 20 e descansando 10 minutos, está correto isso ou devo trocar o CD e mudar o tempo de reprodução do CD ??
    Agradeço a colaboração...

    ResponderExcluir
  26. Anônimo I, sobre o vídeo do teu pardo adquirido no Olívio, estando o endereço como inexistente.

    Wanderson, o chiar pode ser problema respiratório, vale a pena consultar um veterinário ou levar o seu curió para cantar perante um criador experiente.

    Nailton, com certeza poderá, mas não quer dizer que irá. Coloque o seu curió na casa de parente, compre o canário do vizinho e o solte ou doe.

    Anônimo II, cinco samaritás, pelo novo Regulamento da FEBRAPS, corresponde a seis cantos, já que agora se conta na batida de praia.

    Eduardo, não há uma fórmula, havendo acertos com diversos manejos, mas uma coisa básica é vc dar continuidade com o CD que o criador utilizou, no caso, vale a pena falar com o Braz que acho que ele tá tocando o Mistura Fina que canta um Selo Vermelho. Feliz 2010 para todos !

    ResponderExcluir
  27. Quantos cantos o curió precisa repetir pra ser considerado um repetidor?
    Vc tem razão sobre o selo que o Braz passa, é o selo vermelho mesmo, OBRIGADO pelas dicas...

    ResponderExcluir
  28. Eduardo, nos termos do Regulamento em vigor da FEBRAPS, há diferença entre ser repetidor quando pardo e quando preto. Ambos, atualmente, têm exigências iguais sobre o canto praia grande clássico, mas para o Pardo se exige, para ser repetidor, que dê no mínimo no tempo de apresentação duas cantadas de quatro cantos, contados na batida de praia, enquanto para os Pretos continua a exigência de cinco cantos, agora, sempre contados na batida de praia, já que outrora eram contados nos quim quins. Atualmente, cinco cantos é a mesma coisa que quatro samaritás ou nove quim quins, enquanto quatro cantos é a mesma coisa que três samaritás ou sete quim quins. Abraços,

    ResponderExcluir
  29. Oi amigo, estou para comprar uns curió pardos de um amigo com média de 60 dias de vida, já comprei o aparelho para tocar o cd e também algumas cabines, e a minha duvida é a seguinte(estou começando agora com curió):
    - esse amigo passa o CD selo vermelho dentro do ambiente onde fica os filhotes, e eu vi no site do Sr Olivio que o bom é continuar com esse CD até o 4º mês, depois substituir para o selo Laranja, e com 1 ano de vida substituir para o selo Azul ou Prata.
    Então, devo seguir essa regra, ou já posso passar o CD selo Prata desde já ??

    Muito obrigado pela dica e Feliz 2010 para o Sr e sua familia.

    ResponderExcluir
  30. Hélio, o procedimento recomendado pelo Olívio tem a sua razão de ser, mas particularmente, já que esse amigo já toca o Selo Vermelho, eu continuaria com ele. Não importa o selo que o curió cante, o que importa é que ele cante o clássico com categoria. O Vermelho é de fácil aprendizagem e os filhotes já estão ouvindo ele, daí, em princípio, não mudaria. Feliz 2010 !

    ResponderExcluir
  31. Mantendo os curiós pardos só nas cabines ouvindo o cd de canto é necessario ter um radio AM/FM ligado nos intervalos, ou só nos momentos em que temos que deixar as cabines abertas?? e quantas vezes por dia e quantos minutos temos que deixar aberta as cabines ?? e pode abrir as duas na mesma hora ou o melhor seria uma de cada vez ?? Lembrando que eu não tenho curió mestre em casa, e sim uns tico-tico, sanhaço, cebinhos e outros mais soltos aqui no quintal de casa pra ajudar as coisas, rsrs...
    Quando o curió está dentro da cabine fechada ele não consegue ouvir o canto desses bichos né? ou estou enganado ??
    Muito obrigado amigo.

    ResponderExcluir
  32. Prezado Hélio, nessa condição que descreve, desnecessário o rádio FM ligado, salvo se outro ambiente estiver um outro curió ou pássaro cantando, quando então, no ambiente em que estão as cabines, deverá ficar ligado um FM o dia todo com a missão atrapalhar a eventual absorção do canto externo. Cabines só devem ser abertas quando da higiene diária, por isso é fundamental o uso de bombas de ar para manter a qualidade interna do ar, por isso não adoto esse critério de deixar cabines abertas, já que o ar é renovado constantemente com o uso de compressores de ar. A variedade de pássaros no quintal não é problema, mas sim quando há somente uma espécie que fica cantando o dia todo. Se houver algum pássaro próximo cantando forte, dá para ouvir dentro da cabine, partindo do princípio de que quando cantam dentro se houve do lado de fora, mas tudo depende da distância em que se encontra do som externo. Abraços,

    ResponderExcluir
  33. Antonio, boa tarde! muito se falam sobre o encartamento de canto do curió.
    Gostaria da sua opinião, sendo formador de campeões como o Muralha, do que de fato é mito e realidade:
    Ex.: No processo de encartamento qual a relevancia de "travar" o macho junto com as fêmeas até a muda e qual a importancia de deixá-lo ouvindo as fêmes sem vê-las após a muda?
    Outro processo seria a importancia da enclausuração do filhote para que não ouçca o ambiente externo? Quais cantos este filhote não deve ouvir?
    Tenho dois filhotes de genética apurada, um com 90 dias e outro com 60 dias o que vc me sugere para que eu tenha um resultado melhor?

    ResponderExcluir
  34. Oi amigo, eu coloquei o compressor de ar com uma mangueira de 3 metros mas aquele barulho da bombinha continua bem fraquinho, coloquei aquela pedra porosa mas não adiantou nada.

    Esse barulho(bem fraquinho) pode atrapalhar o pássaro? eu fiz um esquema que o ar só vai pra cabine quando o cd parar de tocar, eu liguei a bombinha na saída do aparelho de cd onde vai o radio FM, em vez de tocar o radio FM, liga a bombinha de ar, entendeu ?

    Obrigado pelas dicas e desculpa a minha falta de conhecimento com os curiós, rsrs.

    ResponderExcluir
  35. boa noite,adiquiri um curio de dez meses macho com certificado de DNA de macho,porém está atrazado tanto de muda(ainda não fez muda de ninho) como de canto,quando o adiquiri estava na muda de bico,o filhote tem procedencia,pai praia classico e repetidor,gostaria de saber porque o atrazo e o que posso fazer para adiantar o canto dele,estou usando o cd ana dias selo laranja e só tenho ele em casa,se puder por favor me ajude,estou deixando meu email saulo_s307@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho um caboculinho ele ja cantar mais quero insinar o canto do curio ele tem chance de aprender?

      Excluir
    2. ola pessoa eu tenho um caboculinho ele canta muito bem mais quero insinar o canto do curio serar que ele tem chance de aprander e ele ja e adulto

      Excluir
  36. Dorvault,

    A utilização de fêmeas junto com machos até a muda de ninho, é método antigo de encartamento porque em ficando o macho travado e meio enfoquetado, ainda que jovem, ele presta mais atenção ao canto desejado que lhe é passado em face das suas naturais características de passeriforme territorialista. Agora, depois, ficar ouvindo a fêmea sem vê-la, alguns utilizam porque fomenta o cantar e a repetição, já que acasala com o pialado. Embora seja menos mal do que deixar acasalar com a própria fêmea, visualmente falando, não gosto porque vicia e torna o macho dependente, de forma que no dia que não houver a fêmea por algum motivo, o macho cairá bruscamente de produção, além do que, acredito que com o tempo ele vai perdendo a qualidade no canto, inclusive algumas notas, o que já vi ocorrer com curiós de conhecidos.

    Sim, outro processo seria deixar o filhote isolado, mas penso que não podemos ser radicais, sob pena de despertar o interesse e aguçar a curiosidade auditiva ao sons externos. Não há problemas, penso, quando os sons externos de outros cantos não são únicos e repetitivos, bem como não há contato visual. Havendo cantos ou pialadas diversas, não há, em tese, como o filhote se fixar neste ou naquele, salvo se for da mesma espécie.
    Um fihote com 90 dias e outro com 60 dias, o melhor é o isolamento na altura do campeonato, salvo se ainda estiverem literalmente churriando, devendo de qualquer maneira serem separados com o início da marcação de notas.

    Hélio,esse barulho não atrapalha, tendo vc agido certo com as mangueiras longas. O esquema é bom que fez, mas à noite toda não há ar bombeando para a cabine. Eu utilizei mangueiras de silicone que amenizam a vibração, além de serem longas com uns seis metros de cumprimento. Utilizo um compressor de ar ultrasilencioso que é o BIG AIR A420, com três velocidades e duas saídas de ar, ligado a um timer analógico que faz com que funcione a noite toda e durante o dia toca 15x30. Estamos sempre uns aprendendo com os outros, não esquente porque ninguém é dono da verdade.

    Anônimo, a questão do atraso muitas vezes é genético, agora é estranho, muito estranho um curió de dez meses que ainda não fez a muda de ninho, me parecendo que já deve ter feito normalmente com 4 meses e agora deverá fazer a muda para preto com doze meses. O CD está ótimo e o manejo de só tê-lo em casa é o correto. Ele churria ? Marca notas ? assobia ?

    ResponderExcluir
  37. obrigado pela resposta,ele a pardo e sem pinta,e tem aquelas penas finas de ninho,por isso conclui que não fez muda de ninho,além da pessoa que me passou ele ter falado isso também,mas tenho o comprovante de sexagem do laboratorio EXON que tem a data de nacsimento dele em fevereiro de 2009,ele churria mas com as marcaçoes das notas e serradas,porém já vi ele pulando de um lado ao outro da gaiola dando piado de quente e logodando imendando com uma disparada,porém serrada e alta ,achei isso muito estranho,é meu primeiro curio,não tenho muita experiência,se puder me ajude,para que eu possa tentar eliminar esse atrazo de canto,desde já ageradeço.

    ResponderExcluir
  38. Anônimo, vc diz que ele "tem aquelas penas finas de ninho", ao mesmo tempo que tem dez meses com sexagem de fevereiro de 2009. Quero crer, pensando que não estejam te enganando ou não seja um sexagem trocada, que vc deve estar equivocado sobre a plumagem do pardo por absoluta falta de coerência a idade com a falta de muda de ninho. Qual a genética dele, ou seja, os seus ascendentes ? Qual o criador ?

    ResponderExcluir
  39. e ainda estou levando em consideração o fato de talvez terem reaproveitado uma anilha já com o DNA com o nasscimento já declarado de alguma outra ave,obrigado pela ajudae o senhor acha que devo esperar a muda dele,ou fazer o DNA?obrigado

    ResponderExcluir
  40. Olha, Anônimo, tudo é possível lamentavelmente. Fazer o DNA só se vc estiver na dúvida se é macho, do contrário desnecessário e melhor aguardar, ou ainda, se não estiver satisfeito, transacionar com outro criador e obter um novo filhote de criador consagradamente honesto e que tenha resultados comprovados, para tanto, vale a pena ler a série de entrevistas com criadores conhecidos que estamos realizando nesse blog. Abs,

    ResponderExcluir
  41. obrigado,agradeço por o senhor ter me esclarecido algumas duvidas,pela sua atenção que foi de grande ajuda,infelizmente existem pessoas que querem ser espertas de mais,pretendo esperar a muda,pois acho que é macho sim,só não acho que tem essa idade toda,pois tinha escolhido um filhote mais maduro por ter ficado mais tempo ouvindo canto lá,adiquiri ele a mais ou menos um mes,e se caso não for macho,vou junto ao criador exigir que troque,abraços e obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  42. Sr.Antonio,por favor o senhor poderia me informar um site bom para tirar duvidas sobre trinca ferro,pois gostaria de saber se a media do meu é pra torneio,ele da 12 cantos por minuto ,mas ainda tá sem ordem,e também gostaria de saber como faço pra ele botar ordem,obs:não acho nenhum site e sei que o senhor é uma pessoa que dá pra se confiar.

    ResponderExcluir
  43. Anônimo, não mexo com trinca ferro, mas sei que há sites sobre ele, por isso sugiro entrar no google e digitar o nome do passeriforme que acabará encontrando. Obrigado por suas palavras elogiosas. abs,

    ResponderExcluir
  44. Bom dia senhor josé pêcego,depois de assisti algums capeonatos de cantos de curió me apaixonei pelo passaro,então decidi compra um curió para mim.Só que ele já e preto e ainda não cantar só chama,desde o dia que eu o comprei venho colocando o cd para ensina-lo a cantar mas até agora não cantou.Gostaria de saber se ele mesmo sendo preto eu conseguirei ensina-lo a cantar,quais as dicas que você pode me passar meu e-mail(franco_s196@hotmail.com)de já brigado. abs...

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde senhor jose pecêgo,meu nome e Franco Danis sou da cidade de paraibano,maranhão.Depois de assiste alguns torneios de cantos de curió me apaixonei pelo passaro,então decidi me iniciar na criação,foi então que decidi compra um curió, de imediato coloquei o cd na tentativa de ensina-lo a cantar mas até agora ele ainda não soltou nenhuma nota de canto as vezes ele só chama,um detale quando comprei ele já estava preto portanto não sei a idade dele.coloquei a gaiola na minha sala num prego a cerca de 5 metros do som fiz certo ou errado você pode me responder se pelo fato dele ser preto e não saber a idade dele ele vai cantar. oque devo fazer? coloquei o cd com canto praia grande pois eo que eu mas gosto.quais as dicas que você pode me passar na tentativa de fazer com que esse meu curió cante, por favor me responda se preferi meu e-mail (franco_s196@hotmail.com)de já muito obrigado.aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  46. Anônimo, o curió preto dificilmente conseguirá aprender a cantar o canto desejado, já que ele nessa altura já está com o canto firmado, mas pode ser, o que se chama, cabeça mole, o que permitirá o aprendizado desejado, mas diria, é um pouco raro essa ocorrência.

    Se ele não canta, precisa verificar se ele não está para entrar na muda de penas, ou está rouco.

    Nunca compre um curió sem antes o ouvir cantar, até mesmo para ver se lhe agrada.

    Procure saber com o antigo proprietário se ele ouvia algum CD ou não, bem como qual era o canto que ele emitia. Procure saber a idade dele, o que pode verificar pela nota fiscal se for oriundo de criador comercial, ou pela sua relação de passeriformes no SISPASS. Se ele não tiver qualquer registro, o que reputo dificil de ser, recomendo que o devolva ao antigo dono ou o entregue à sede do IBAMA mais próximo. Abraços,

    ResponderExcluir
  47. Olá, Sr. Pêcego. Tenho um curió de 6 meses e meio que está churrilhando bem. Ele já fez a muda de ninho e eu nunca o levei para fora da minha residência. Como vou viajar nesse carnaval para Macaé, que dista uns 220 km da minha casa, pergunto: convém levar o curió ou deixá-lo em casa?? Há alguma dica para sabermos se o curió vai ser repetidor ou não?? Grande abraço e obrigado desde já.
    Well

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wellington bom dia, poderia me informar quando seu pardo abriu as notas e deixou de churrilhar? Tenho um pardo de 5 meses q ainda não abriu canto após a muda de ninho, desde já muito obrigado.

      Excluir
    2. Olá, eu possuo um filhote de 6 meses porém churrilhar muito mesmo depôs da muda de ninho utilizo o cd prata para filhote adquirido no Criadouro magnífico, e`e normal nessa idade ele ainda não ter aberto o canto? E ele pode ir até quando sem abrir canto? Desde já um muito obrigado

      Excluir
  48. Senhor josé pêcego meu nome e franco. Outro dia lhe pedir uma ajuda com um curió preto muito brigado pela ajuda.Agora como faço para me cadastra no ibama para cria curió como criador amador e onde posso compra curiós de bom canto?obrigado.

    ResponderExcluir
  49. Olá Wellington, desculpe-me a demora em te responder. Pelo que descreve, se pretende tentar encartar no canto praia grande clássico ou qualquer outro desejado, o mais indicado seria deixá-lo em casa, não fomentando a abertura do canto antes do tempo certo. Dica, que eu saiba, não há, ou o curió é ou não é repetidor, sendo indício quando churria longo.

    Olá Franco. Para se cadastrar como criador amadorista, vc pode fazer o cadastro pelo site do IBAMA, na parte que toca à gestão de criadores amadoristas de passeriformes, sendo depois obrigatória a sua presença na Superintendência da sua circunscrição com a identidade, CPF e comprovante de residência para que possam gerar o boleto para o pagamento anual, que se não me falha a memória, está em cerca de R$ 30,00 (trinta reais). Comprar curiós, vc pode fazer de qualquer criador comercial que emitirá uma nota fiscal que é o documento que comprova a sua propriedade, necessitando apresentar na sua relação do SISPASS apenas se pretender criar com ele, do contrário, totalmente desnecessário. Como indicação de comerciais, temos algumas entrevistas com criadores renomados neste nosso blog que vc poderá avaliar qual lhe interessa. Vale a pena conferir, porque não encontrará em qualquer outro lugar essas importantes entrevistas. Abraços aos dois e um feliz carnaval.

    ResponderExcluir
  50. Ola quero saber como eu faço para adquiri un curio aqui em satarem,tem criadores associados no ibama.aqui em santarem.

    ResponderExcluir
  51. olá pecego.... vc me aconselharia a comprar alguns curiós pardos do criador Shoite de Hêrculandia ...... ele costuma criar raças boas ???
    obrigado

    ResponderExcluir
  52. Senhor josé pêcego, boa noite. Meu nome é Charli Tenho um curio de 8 repetições, porém ele está cerrando. Estou com ele cerca de 3 meses. O canto dele tem o som muito bonito. Será se entrando na muda e ouvindo um CD de repetições em local calmo ele irá melhorá o cerrado? Ou, não precisa necessariamente entrar na muda para colocar um CD? Ou como ele tem 6 anos e é muito dificil tirar o cerrado é melhor não colocar CD senão pode comprometer seu canto já que ele canta o dia todo?

    ResponderExcluir
  53. Anônimo, estou pesquisando, mas sei que no Pará, acho que em Belém, há um criador muito respeitado de nome Pedro Amaro...vale a pena conferir ! Abraços,

    Anônimo II, o Shoite de Herculândia é um criador muito respeitado no nosso meio, detentor de grandes raças e curiós que já fizeram história pelos seus resultados, como, dentre outros, o Soberano 306 e o Melodia 017. Não tenho conhecimento de nada que desabone a conduta dele até hoje. Vale a pena conferir !

    Charli, o cerrado que chama, conheço por rasgada, é natural de todo e qualquer curió. Alguns rasgam mais, outros menos, uns de forma bonita com destaque na letra "r", outros de forma feia. Com a baixa da testosterona, tendem a rasgar mais, seja no período pré-muda ou pós-muda. Como seu curió tem seis anos, se ele não estiver em nenhuma dessas situações acima, pode ter certeza que a rasgada está incorporada nele, não fazendo diferença tocar o cd na muda ou não. Abraços e sucesso !

    ResponderExcluir
  54. Hélio lopes de Lima5 de abril de 2010 às 07:40

    05/04/2010
    Bom Dia
    Meu nome e Hélio sou de Nova Odessa Interior de São paulo. Gostarai de saber se em toda muda do curio de pardo e aconselhavel deicha-lo em uma voadeira por quanto tempo e quando posso colocar o curio tenho que esperar a troca de pena por comprleto P.S eu acompanho seu bloge a varios meses sempre que posso estou em toneio tambem
    Um forte abraço amigo Antonio Pecego
    Ainda estou aprendendo tenho dois curio pardo que me encina muito na vida.tenha um bom dia se voce poder me dar uma dica agradesso a voce desde ja

    ResponderExcluir
  55. Olá Hélio, há quem coloque o curió pardo na voadeira na muda, particularmente não adoto esse procedimento porque, penso, ele tem que firmar bem no canto desejado e na voadeira como há muito exercício, há pouco canto. Costumo adotar esse procedimento da muda de pardo para preto em diante. Obrigado por nos honrar com a sua visita regular neste nosso importante espaço.

    Estando num torneio do brasileiro, não deixe de nos procurar para nos conhecermos pessoalmente, sendo certo que estamos sempre aprendendo uns com os outros. Sucesso nos pardos !

    ResponderExcluir
  56. Boa noite Sr.Pêcego. Meu nome é Marcos, sou de São Vicente/SP.Gostaria de saber; na sua opinião, qual o momento mais adequado para tira o Pardo do confinamento.O sistema de vetorização de canto adotado por muitos, é muito explicativo no que se refere ao condiconamento, porém quanto a sua finalização me deixou essa dúvida. Já adotei várias técnicas de aprendizados, mas infelizmente
    o aproveitameno me parece duvidoso. No momento estou adotando a vetorização para meu pardo, que por sinal é o único que possuo, pois tive que abrir mão de outras aves.Só para não deixar o bichinho isolado em uma caixa acústica e principalmente colher bons resultados. Procuro mantê-lo encapado dentro de casa, escutando o CD Ana Dias selo vermelho na base de 20"X60". Ele está com 5 meses e soltando canto "encapado", porém faltam algumas notas, como o Samaritá, por exemplo.Algumas vezes ele acerta, outras não.Será que vou ter que adquirir um "Mestre", mesmo que não seja um repitidor?

    ResponderExcluir
  57. BOM,ACABEI DE TORNAR-ME UM SEGUIDOR DESTE BLOG SIMPLESMENTE SENSACIONAL,ESTÁ MATÉRIA SERA DE MUITO VALOR NO MEU APRENDIZADO.
    QUANDO FAÇO QUALQUER COISA, QUERO FAZER COM PROPRIEDADE PARA NÃO FICAR FALANDO BESTEIRAS,AGORA DR.ANTONIO JOSÉ PÊCEGO TERA QUE AGUENTAR MINHAS PERGUNTAS ,AS VEZES COM RESPOSTAS ÓBVIAS,MAIS QUE SERVIRÃO COMO UM TROFÉU NO APRENDIZADO DESTE INICIANTE.
    DESCULPE TOCAR NO ASSUNTO,MAIS FIQUEI MUITO TRISTE COM A PARTIDA DO MARUC,MAIS BOLA PRA FRENTE E QUE NOSSOS AMIGUINHOS QUE PARTEM TENHAM A CERTEZA QUE EM QUANTO TIVEMOS JUNTOS AQUI NESTE PLANO ÉRAMOS VERDADEIROS AMIGOS,DIGO ISSO PORQUE TENHO APENAS UM CASAL DE CURIÓ,E PRA MIM SÃO MAIS 2 MEMBROS NA FAMÍLIA.
    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  58. Olá Pêcego, tudo bem?

    Tenho um Curió de três meses e deixo ele colado na Fêmea(mesma idade) tocando 30x30 o selo vermelho, mas vou separa-los após ele completar quatro meses ou fazer a muda de pardo pra pardo. Você tem outra sujestão de encartamento? Tem risco do Macho ficar víciado na Fêmea (depois vou trasnferir a Fêmea para um amigo que tira cria)? Tem alguma técnica na arrumação dos poleiros? Desde já muito obrigado pela sua atenção.

    Abraço,

    Alex.

    ResponderExcluir
  59. Olá MARCOS, ao que parece o seu procedimento está muito correto, há que ter paciência. Eventualmente, puxe-o para fora e deixe-o cantar por no máximo cinco minutos, o que permite avaliar a sua evolução. Se fizer bobagem, de imediato o recolha, do contrário o deixe pelo tempo acima cantar.

    Olá JADER PANCELLI, obrigado por suas palavras !

    Olá ALEX, essa técnica é antiga e ao longo do tempo tem dado muito certo, pois o objetivo é calar o filhote que fica só escutando o canto desejado, sendo que antigamente colocavam uma ninhada ou mais de uma juntas em um gaiolão, separando igual vc irá fazer, mas o problema que muitos bicam a pena dos outros. Quanto aos poleiros, não tenho sugestão porque é muito pessoal, havendo gosto de todos os tipos, embora eu utilize o padrão de um em cima e no meio, e outros dois abaixo com um de cada lado, fazendo um triângulo, bem como coloco uma maritaca ou dorminhoco.

    Abraços a todos,

    ResponderExcluir
  60. Olá Pêcego, muito obrigado pela informação. Já separei os dois, pois o macho já entrou na muda de pardo... Eu estou pensando em manter o selo vermelho até ele completar seis mêses tocando 30x30 e depois mudar para o selo laranja tocando 20x40 o que você acha? Posso deixa-lo na capa até os seis mêses? Mais uma vez muito obrigado.

    Abraço e boa sorte,

    Alex.

    ResponderExcluir
  61. Boa noite Alex, mudar o selo para quê ? Pode deixá-lo encapado até soltar o canto desejado, tirando-o para fora eventualmente para ver o andamento do aprendizado por no máximo cinco minutos desencapado, indiferente se cantou ou não. Abraços e sucesso !

    ResponderExcluir
  62. Ok, Pêcego, entendi a mensagem... Mais uma vez muito obrigado!

    Abraço e fique com Deus,

    Alex.

    ResponderExcluir
  63. Estou escrevendo agora a titulo de informar melhor assunto referente a entrevista(quinta-feira, 16 de julho de 2009
    ENTREVISTA: OLÍVIO NISHIURA)na qual o Sr Olivio certamente por engano afirma que a gravação de 1971(selo vermelho) do curio Ana Dias foi feita pelo saudoso Sr Valter Moreti quando na verdade esta gravação foi feita pelo Sr Dr Licinio Ilmar de Oliveira Arantescomo consta no rotulo do mesmo. Coloco a disposição de quem interessar Xerox do referido disco de minha coleção. Pedro Bianchi- peter_bianchi@ig.com.br Itu 29 de maio de 2010

    ResponderExcluir
  64. Sr. Pêcego, boa tarde. Depois que o curió pega o canto por nós desejado, pergunto, ainda precisamos mantê-lo encapado dentro de casa ou não? Se levar-mos o pardo para passear de carro e levá-lo na casa de outros amigos que tenham curió, correrá o risco de nosso pardo perder o seu canto???

    O meu pardo não ficou 100% com o PGC, pois não mantém algumas notas, mas ficou muito próximo, o que para mim está ótimo, pois o mesmo tem muita fibra e parece que vai passar canto.

    Obrigado pela atenção e tenha um ótimo feriado juntamente com sua família. abração do Well do RJ.

    ResponderExcluir
  65. ola sr pêcego sou de presidente prudente sp-tenho um pardo que ganhei de um colega ele tem uma genetica espetacular,mas foi chocado por uma canaria na epoca e pegou aquele corridinho do canario será que tem como ele perder isto ele esta com sete para oito meses,sera que de pardo para preto ele conserta so esta no cd e travado para não cantar aqui em casa,como o sr me aconselharia?pode responder em e-mail se o sr quiser obrigado cesar de presidente prudente.valmir_cesar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  66. Professor,sou policial civil e resido em Sta Inês-Ma,nosso cântico é o Timbira:Virado,balanço, seguido mole e,seguido duro;não temos um apredizado didático,e no momento estamos disseminando o cântico praia,comprei um curio praia de terceiros, segundo nota fiscal é descendete do curió combate,que repete 60 vezes, informações do criadouro Ana Dias,o referido cutió te um ano e fez a primeira muda pra preto,canta muito porém não passa de dois cântico.Gostaria de saber já que tem genética,tem possibilidade de soltar o cântico ou repetir? Ou será que estão nos mandando só rsfugo? Assim estamos nos endagando...



    oântico,ou repetir?

    ResponderExcluir
  67. professor,o curio do qual me referir na minha comunicação anterior tem muita força no cântico,canta grosso o que para mim é um bom sinal,como estou me esforçando para conhecer as notas, acredito que o meu pássaro esteja passando somente as notas básicas,por isso qual a sua sugestão para quem tá iniciando? E como fazer para um curió de 1 ano cada vez mais se aperfeiçoar, sendo que,está ouvindo o cd selo vermelho? Pode responder por e-mail,dejair viana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. Sr. Pêcego, para o seu conhecimento qual a melhor forma para o curio assimilar quando esta aprendendo,ouvindo mais e cantando de menos ou tando faz.

    ResponderExcluir
  69. Boa noite ,sr Pecego sou de Imbituba SC,adquire um filhote do sr Olivio esta com 7 meses e churriando e apitando bastante.Estava escutando o cd vermelho ,agora esta escutando uma gravaçao ao vivo do famoso ciborg , o que o sr acha? devo trocar ?Qual o sr me endica ?
    grato desde ja.

    ResponderExcluir
  70. FALA MESTRE....SOU DO RJ, TENHO AQUI O (MOTOR) FILHO DO UIRAPURU * RITINHA....GENÉTICA BOA NASCIDO MES 10/09, PRAIA CLASSICO. ESTÁ ESCUTANDO O CD ANA DIAS, EU QUERO REPETIÇÃO....QUANDO DEVO PARAR COM O CD ANA DIAS E COMEÇAR COM OUTRO DE REPETIÇÃO E QUAL VC ME INDICA.

    ResponderExcluir
  71. Grande Pêcego, boa noite!

    Sou eu mais uma vez. Segue o link de um video que fiz e gostaria de sua opnião. Mais uma vez muito obrigado.
    http://www.youtube.com/watch?v=W8jtoX7048Y

    ResponderExcluir
  72. Wellington, obtido o canto desejado, os meus curiós só ficam encapados para dormir e quando saio de carro à rua. Pode passear com ele a vontade, mas se for levar em local que haja outro curió, tenha a certeza que esse canta igual ou melhor que o seu, e deixe demandando, se for o caso, por no máximo uns 10 minutos, um sem ver o outro e de preferência distantes um do outro. abs,

    Olá Valmir, só vai ter jeito se ele for cabeça mole, do contrário, lamentavelmente continuará com o corrido do canário, por isso toda a tentativa é válida e há de se dar voto de confiança, principalmente se ele lhe agrada, agora se fosse meu, como me dedico ao encartamento e a torneios, todo e qualquer lugar vale ouro, por isso o passaria para frente, mas essa é a minha realidade que pode ser diversa da sua, repito, o importante é que vc esteja gostando. abs,


    Salve Dejair, não há qualquer certeza se um curió vai repetir ou não quando o adquirimos ainda novo, sendo recomendado que ele seja descendente de repetidores, o que aumenta a chance, mas embora possa não repetir, isso não impede que ele repasse essa genética aos seus filhos. Não acredito que seja refugo porque já ouvi falar bastante desse pai do seu curió de nome COMBAT e o Olívio, até onde conheço, é pessoa séria. A coisa é assim mesmo, uns repetem outros não, estou nessa praia há anos e até agora só tive um realmente repetidor. Em regra, os meus curiós ficam quietos no prego até soltarem o canto desejado, depois é que começo a mexer, a passear. abs,


    Olá Anônimo, isso depende do temperamento que o filhote apresentar, não há uma fórmula, havendo resultados tocando 40 x 20, como 10 x 30 etc. abs,


    Salve Anônimo, terra boa essa de Imbituba/SC. Eu particularmente, não mexeria no CD, deixaria no vermelho, podendo, se quiser, esporadicamente, tocar por no máximo uns cinco minutos, meio distante, esse cd do Cyborg que não é para encartamento, mas sim uma homenagem para, na melhor das hipóteses, fomentar os curiós a demandar ou até evoluirem em certas questões em que estejam deficientes. abs,


    Fal Bruno, tudo blz ! Genética boa, mas lembro que repetição é uma questão genética, embora possa ser fomentada por meio de exercício em voadeira e, dependo do curió, um cd com um pouco mais de repetição.

    Alex, vou ouvir depois te dou retorno.

    Abraços a todos !

    ResponderExcluir
  73. MINGO. DE BARRA VELHA S.C
    DISSE
    MUITO BOA NOITE SR. PECEGO E FAMILIA
    adquiri no dia 13 de março de 2010 um filhote do criatorio japão de propiedade do sr.olivio.
    com apenas 65 dias filho do curio combate,
    gostaria de saber se tenho em mãos um bom filhote e se vai ser repetidor desde já agradeço sua atenção ...

    ResponderExcluir
  74. Olá Pêcego,

    Parabéns pelo Criatório Muralha,sucesso!

    Abraço,

    Alex.

    ResponderExcluir
  75. Olá Mingo, chegou ao meu conhecimento que o Curió Combate chega a passar 60 cantos, mas isso, por si só, não quer dizer que obrigatoriamente os seus filhos serão repetidores, afinal é a natureza agindo e as características desejáveis de um passeriforme são fortalecidas por meio das cruzas certas.

    Olá Alex, muito obrigado por suas palavras e votos de sucesso com o nosso novo criatório muralha. Forte abraço,

    ResponderExcluir
  76. Evaristo A. Batistela12 de julho de 2010 às 20:48

    Prezado Pêcego.

    Possuo o CD do Maruc, utilizei-o no criatório para vetorização de canto. Estou, agora, aguardando os resultados, póis, estão acabando a muda de ninho.Tornei-me um aficionado pelo canto do Maruc e, quando sair nova série de CD *bronze e ouro) pretendo adquirir os dois. Portanto, se possivel, faça divulgação por este mesmo site, para conhecimento geral dos amantes de avinhado.

    Evaristo/Capivari-SP.

    ResponderExcluir
  77. josé veras. Prezado Pêssego ,gostaria de saber se um curio com um ano cantando praia pode ta ouvindo cantos de trinca ferro,currupião e sabia na mesma residencia e durante todo o dia.de já agradeço.

    ResponderExcluir
  78. Gostaria de começar a criar curió praia clássico.Não entendo quase nada sobre o assunto.Tenho 2 trincas e 2 canarios.Dá certo criar juntos? E como começar certo.

    ResponderExcluir
  79. Evaristo, muito obrigado por suas palavras e assim que lançarmos a Série Bronze exclusivo para filhotes e a Série Ouro com Repetição, iremos fazer as divulgações necessárias.

    José Veras, não recomendo que ouça outros cantos, salvo de sábia, isso se vc quiser ter um clássico, do contrário não faz diferença.

    João Ermelindo, na nossa opinião, canário e trinca não combina com curió, notadamente o praia grande clássico, agora se não liga para a qualidade do canto não faz diferença.

    Abraços a todos,

    ResponderExcluir
  80. ola amigo pecego,sou o cesar de presidente prudente,primeiro parabens pelo seu criatorio,ja visitei algumas vezes,parabens pela dedicação e conceito em gerar campeões,gostaria de tirar uma dúvida com voce,tenho um pardo crioulo meu mesmo,está com sete para oito meses,está limpando o canto agora mas estes dias quando resolveu falar algo ,cantou o cd selo vermelho perfeito sem defeitos com uma bela voz,cheguei me arrepiar e repetiu,passou umas oito,dez repetições,gostaria de saber será que posso já passa-lo para ouvir outro selo talvez o laranja,ou outro,como que o amigo se estivesse em meu lugar reagiria?ja mandei contato no seu site do criatorio mas ainda não tive resposta,deus abençoe muito vc e sua familia fiquem com deus forte abraço cesar de presidente prudente

    ResponderExcluir
  81. Olá Pêcego,

    Acompanho seu blog há pouco tempo e já me tornei um leitor assíduo.

    Tenho um pardo com uns 08 meses (não tenho da data exata do nascimento). Passa o dia com a gaiola encapada ouvindo Ana Dias Selo Prata por 15" e descanso de 45".

    Atualmente ele só canta o módulo de entrada e ainda churria bastante. Postei um vídeo no Youtube para uma análise melhor (http://www.youtube.com/watch?v=dT196ZILVD0).

    Tem mais alguma coisa que eu possa fazer para melhorar o canto dele ou é só ter paciência?

    E falando em paciência, obrigado por sua paciência com todos os criadores iniciantes como eu e suas perguntas intermináveis!

    Abraço,

    Cláudio

    ResponderExcluir
  82. Olá César, o teu questionamento já respondi por e-mail.

    Olá Cláudio, também já respondi o teu questionamento por e-mail.

    Abraços para todos e obrigado pelas gentis palavras.

    ResponderExcluir
  83. Olá Pêcego, sou eu mais uma vez (Cláudio).

    Obrigado pela atenção, mas não recebi sua resposta por e-mail (claudioadvg@gmail.com).

    Sabe, é que recebi uma oferta na troca do passarinho, sendo que eu voltaria uma diferença em R$.

    Não sei se é cedo para me desfazer dele ou com idade não haverá muito a melhora?

    Como o outro pardo ficaria na minha casa uns 2 dias, até eu me decidir, eu poderia postar um vídeo dele (se não for pedir muito, claro!!!

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  84. Cláudio, me desculpe então se não te respondi e confundi. Olha, se vc pode ficar com esse pardo em casa uns dois dias para decidir enquanto o escuta, lógico, sem o seu por perto, nada melhor pegar um curió já pronto ou encartado do que ficar tentando encartar. Sucesso !

    ResponderExcluir
  85. Impressionante senhor Pêcego tamanha paciência e educação como responde as perguntas, parabéns.

    Bem..parece mágica, mas em 2 dias de pesquisas para compra de uma fêmea para meu sogro, passei a amar o canto deste pássaro, até me emociono ao falar. Conclusão, conheci o BLOG fui a um grande e conhecido criadouro aqui no Rio e não levei só a fêmea, adquiriu um lindo, mas lindo e grande pássaro que completará 10 meses. Ocorre que não entendo nada Senhor, e quero muito saber se estou acertando, ou se meu pássaro tem futuro. Ele tem o Encrenca, o Miragem e a Madona em sua genética.

    Devo dizer que ele fica encapado o dia todo escutando o selo laranja Ana dias, e apresenta um comportamento de voar aceleradamente quando o tiro para cantar ou tomar sol pela manha e que ainda me parece um pouco bravo, talvez típico de pássaros adquiridos em criadouro.

    Poderia analisar , por favor o seu canto? Ruim ou não, já sou feliz por conhecer este pássaro e posso dizer que já me considero alguém que defende a criação. Mais uma vez parabéns os curiós também o agradeceriam se pudessem obrigado

    http://www.youtube.com/watch?v=sMwF8eX5CdA

    ResponderExcluir
  86. ola amigo...tenho uma duvida por quanto tempo o curio deve ficar na caixa apos o nacimento ...tenho trinca ferros e possivel o curio pegar algum defeito em seu canto....

    ResponderExcluir
  87. ola amigo pecego, primeiro parabens pela simpatia pelo carinho que tem com todos aqueles que querem saber sobre canto classico,e pela paciencia que tem com todos nois ,comprei um pardo que hoje está com 3 meses do sr olivio está comigo desde 35 dias estou colocando selo vermelho 30-30 e no tempo desligado coloco fm pra ele ,mais ele esta junto com a femea gostaria de saber qual o probabilidade de cantar classico e com epetição ele é filho do matuto-n, e o avo é o matutoII muito obrigado por tudo ,

    ResponderExcluir
  88. ola amigo eu so um criador de curio novato, tenho curio selvagem preto de sinal 1 canto muinto bonito eu tava ate deixando ele passar o canto pro meu pardo so que ai ele esfrio e meu pardo aprendeu so 1 pouko, jah nisso eu deixei , ai meu pardo jah ta com algumas pontas pretas, queria saber se eu comesar passar o canto praia para ele, quanto tempo ele darar nota ou se vai dar nota obg,espero resposta.

    ResponderExcluir
  89. Olá Ronaldo, obrigado por suas generosas palavras e me desculpe a demora em te dar retorno. A genética do curió que adquiriu é de primeira. O seu vídeo eu já comentei, não se no Orkut ou nos grupos virtuais. Sucesso !

    Anônimo I, O curió deve ficar na cabine acústica até o momento em que está emitindo o canto desejado, podendo ser estimulado com retiradas regulares por no máximo cinco minutos para avaliação da evolução, sendo que pode sim, o canto dos Trinca Ferros atrapalhar o aprendizado, viabilizando que o pardo incorpore alguma nota indesejável. Sucesso !

    Anônimo II, muito obrigado por suas palavras generosas. O encartamento não é uma questão matemática, podendo vc fazer tudo correto e mesmo assim não encartar, como às vezes ocorre o contrário, ou seja, todo o procedimento é o pouco indicado, mas mesmo assim o curió encarta o canto desejado. Em princípio, o seu manejo está, em tese, correto, sendo esse artíficio da fêmea antigo, porque trava ele, enfoqueta, e ele presta mais atenção no CD. Não utilizo o mesmo, mas usando-o, logo depois da muda de ninho ou de pardo para pardo, deve sumir com essa fêmea da sua casa para que ele possa se desenvolver e mostrar ao que veio. Sucesso !

    Playtassa, isso é uma incógnita. Se o seu pardo for do tipo "cabeça mole" que é aquele que aprende fácil outro canto, não terá dificuldades, do contrário não o encartará no praia. Sucesso !

    ResponderExcluir
  90. OLÁ ANTONI, TEM ALGUM EMAIL QUE EU POSSA ENTRAR EN CONTATO COM VOCÊ?

    ESTOU CRIANDO UM CURIÓ PARDO, MAIS NÃO TENHO ESPERIÊNCIA NA CRIAÇÃO DE AVES. TENHO MUITAS DÚVIDAS E CREIO QUE POSSA MI AJUDAR. CASO TENHA O EMAIL POSTE PARA MIM.

    COMO MI CADASTRAR NO SEU BLOG?


    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  91. Boa tarde Antonio.
    Parabens pela sua dedicação espero lhe mostrar um dia o que estou treinando me espelho muito no sr.
    Edson luiz.
    Conceicaoedson2004@ig.com.br

    ResponderExcluir
  92. anonimo III boa tarde amigo sr dor pecego gostaria de saber se o cd do curio maruc ele e mas para linha prata ou vermelho pois sei que ele tem uma boa palsa nos intervalos de cada cantada e ele e um pouco mas acelerado que o prata 30 anos. ouvi dizer que o cd para filhotes com um pouco mas acelerado ele fica mais facio para os filhotes encartar o canto isso e verdade ou nao obrigado e fique com deus.

    ResponderExcluir
  93. tbmarcos, pode fazer contato por meio de antoniopecego@hotmail.com

    Abraços,

    Edson, obrigado por suas generosas palavras e confiança no nosso trabalho que só faz aumentar a nossa responsabilidade.

    Abraços,

    Olá, Anônimo III, o Curió Maruc foi encartado no Selo Prata 30 anos, apenas tem um andamento naturalmente um pouco mais acelerado. De fato, o CD com andamento um pouco mais acelerado auxilia ou facilita o encarte de filhotes.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  94. Olá mestr4e pecego, é com grande satisfação que venho mais uma vez através deste blog, tirar algumas dúvidas, estou ainda determinado ao encarte do PGC em meus filhotes, que por sinal estão lindos, em uma muda de PENA PARA PRETO(trava lingua rsrsrs )maravilhosa. Agora minha duvida é o seguinte, qual o tempo ideal para deixar programado o aparelho, estou passando 30 x 30 gostaria, mas uma vez sua humilde, porem de grande sabedoria opinião.

    agradeço antecipadamente,

    Antonio Lima - Campo Limpo Pta - SP

    ResponderExcluir
  95. Olá Antonio, obrigado pelo adjetivo, mas sou também um aprendiz, pode ter certeza. Ficamos agradecidos por mais essa sua importante visita a este blog do curiozeiro.

    Olha, na muda de pardo para preto e daí em diante, a minha tendência, já com o canto encartado, é tocar cada vez menos. É comum nos meus nesse período de muda eum tocar 10 x 90 ou 10 x 60, já que acredito que é no pós-muda que as coisas podem se alterar para melhor ou pior, por causa do fenômeno que acredito da neurogênese que decorre, nos pássaros, da formação de novos neurônios. Então com o término da muda vou ajustando o tempo gradativamente ao que era, mas 30 x 30 é o tempo clássico para aprendizado e não manutenção, isso no nosso entendimento que pode estar equivocado.

    Abraços e sucesso no encarte !

    ResponderExcluir
  96. Bom dia, Sr Pêcego.

    Adquiri um pardo, com nota fiscal, de um criador aqui no RJ que no momento está com 14 meses. Boa linhagem segundo quem me vendeu. Quando vou com ele na rua ele canta bonito, bem assobiado e dificilmente serra o canto. Entretanto, quando está em minha casa ele serra ou rasga muito, assobiando bem pouco, quase nada. Por que será que faz isso? O que posso fazer para ele manter o canto assobiado, serrando/rasgando menos durante o canto, na sua importante opinião?

    Desde já, meu muitíssimo obrigado.
    Um abraço do Well-RJ.

    ResponderExcluir
  97. CARO AMIGO,FOI POSTADO UM PARDINHO POR NOME DE CURIO CAPITAL QUE PASSEI RECENTIMENTE PARA O AMIGO CLAUDIO MAIONE,GOSTARIA QUE DESSE SUA OPINIÃO SOBRE ESTA AVE,TENHO OUTROS VIDEOS POSTADO NO YOUTUBE"CURIO VAI VEM FILHO E CURIO JEVERSON" ACHO QUE VALE A PENA VERIFICAR.
    AGUARDO SUA REPOSTA, GRATO!
    JEVRSON FERNADES-BRASILIA-DF-(61)8513-1000
    JEVERSON1000@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  98. Jeverson,

    Pardinho Show. Sei que é cria do Jânio Grasso de Capitinga/MG, encartado pelo Jorge de Brasília e aperfeiçoado por vc como mantenedor. Estão todos de parabéns pela grande categoria que o pardo exibe.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  99. Oi Pecego, tudo bem!

    Sou eu mais uma vez… Eu tenho um Curió pardo que não encartou o PGC, ficou desde o ninho até os onze meses de idade só ouvindo CD as vezes ele cantava da seguinte maneira TI TUI TE TE QUIM QUIM TOI TE TE , foi quando decidi manda-lo para a casa da minha mãe no Rio de Janeiro... Chegando lá em apenas ele dominou o território em apenas dez dia já esta cantando igualzinho o preto que tenho lá, minha pergunta é a seguinte, já mandei o TIMER pra lá pra tocar 20x50 e quando eles entrarem na muda vou tocar 20x60, o senhor acha que o pardo pode melhorar o canto? Clássico eu tenho certeza que ele não fica, mas um praia liso ou um canto mais melodioso, isso pode acontecer? Mais uma vez muito obrigado!

    Abraço,
    Alex Pereira.

    ResponderExcluir
  100. Olá Alex,

    Pelo que descreve o seu pardo dava o módulo de entrada certinho até antes da batida de praia, ou seja, estava indo para frente devagar, mas aparentemente estava. Bom, se ele dominou o território e está cantando igualzinho ao preto que lá tinha, salvo se for cabeça mole, do contrário, que é o normal, irá manter o canto do preto. O seu maior equívoco foi não ter mantido ele isolado só no CD.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  101. Oi Pêcego, mais uma vez me ajudou muito, mas o pardo estava dando as notas que citei antes meio que xurriando, não eram notas explícitas e ficou com um canto muito feio de se ouvir, por isso que mandei pro RJ ele já estava 11 meses encapado ouvindo CD e nada, mas isso faz parte, bom o Timer já está no Rio e agora vou tentar, vai que a Mãe Natureza esta do meu lado e sai um Praia Liso kkkkk... Mais uma vez muito obrigado pelo seu esclarecimento... Meu amigo está montando uma loja aí em Uberlândia e quando eu for visitá-lo, gostaria de saber se eu posso visitar seu Criatório?

    Abraço,
    Alex Pereira.

    ResponderExcluir
  102. Alex, passando por aqui não deixe de fazer contato, mas não se incomode com as modestas instalações do criatório. Abraços, Os Editores

    ResponderExcluir
  103. rodrigo@mitoveiculos.com.br16 de maio de 2011 às 22:35

    Boa noite, Pêcego.

    Estou iniciando a paixao pelos curiós, tenho dos curiós anilhados mas sem registro pois o antigo dono o perdeu, somente com a numeração da anilha consigo outro registro "nf" do passaro para ficar legalizado.?
    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  104. ola amigo sou erasmo tudo bem se voce lembra eu falei da minha criaçao de curio das 7 femeas do magneto galador e tres filhotes os filhotes estao marcando as notas legal porem o galador trocou as penas ta lindo mas percebi que perdeu notas e normal ou tenho que faser oque ele fica longe dos filhotes mas sera que nao vao perder nota tambem mais uma ves obrigado pelo encinamento

    ResponderExcluir
  105. Lairctba
    boa tarde antonio Pêcego gostaria de uma dica
    tenho um curio ,agora enchugando a muda de pardo para preto este curio encartou o canto selo marron poren rachando muito no inicio do canto junto as pialadas, obs somente o cd e ele e mais nada na tua opnião ele vai voltar com o mesmo problema ou não estou pensando em mudar o cd para selo ouro esta ave tem um canto espetacular o que voce me diz estou me precipitando ou vai ser melhor . obrigado

    ResponderExcluir
  106. Olá gente,

    Rodrigo, se ele for oriundo de criador comercial, identificado o mesmo, com o número da anilha acredito que possa conseguir uma segunda via da NF, mas de qualquer maneira, se for esse o caso, ela estará em nome do adquirente original que terá que procurar para que faça um Termo de Transferência. Se for do SISPASS, deve procurar aquele em que os passeriformes estão registrados para que passe para a sua relação. Se não conseguir nenhuma dessas hipóteses, vc estará permanecendo na ilegalidade e poderá ter problemas administrativos com o IBAMA e criminais com a Justiça Pública.

    Erasmo, o curió quando usado como galador, se não se tiver um cuidado especial, ele tende a perder algumas notas e a incorporar algumas estranhas. Por cautela, após muda o ideal é que fique longe de qualquer curió até firmar de novo o canto, lembrando que também é normal o curió que vem da recente troca de penas vir comendo uma ou outra nota, ou até mesmo fazendo bobagens, mas com o aumento da testosterona ele vai se firmando e mostra como será na temporada.

    Lair, muitas vezes pode ser uma característica genética ou de que ouviu no berço, mas de qualquer maneira, o mais recomendável seria aguardar ele naturalmente abrir o canto em seu "prego" para depois se decidir. Se vc gostava do canto dele, não vejo razão para mudar, não acreditando que outro CD vá fazer ele parar de rasgar, salvo se ele o assim fazia porque rejeitava o CD, cantando alto para expulsá-lo do território, mas se não for o caso, pode ser uma característica dele próprio.

    Abraços a todos,

    Os editores,

    ResponderExcluir
  107. Amigo, mais uma vez parabéns, poucos tem tanta paciência e saber pra passar com tão pouco tempo. Pergunto, gostaria de adquirir um curio com algumas notas não precisa ser um curio 789 ou 10 pode me enganar rs desde que seja benéfico ao meus ouvidos não da pra ser um liso rasgado. Pode nos passar umas dicas de como comprar ou adquirir, como escolher no criadouro....não queria comprar um liso completo,nem sei se assim que se fala.

    ResponderExcluir
  108. Amigo, mais uma vez parabéns, poucos tem tanta paciência e saber pra passar com tão pouco tempo. Pergunto, gostaria de adquirir um curio com algumas notas não precisa ser um curio 789 ou 10 pode me enganar rs desde que seja benéfico ao meus ouvidos não da pra ser um liso rasgado. Pode nos passar umas dicas de como comprar ou adquirir, como escolher no criadouro....não queria comprar um liso completo,nem sei se assim que se fala.

    ResponderExcluir
  109. Olá Anônimo,

    Obrigado poer suas palavras generosas.

    Passe-me um e-mail em particular para antoniopecego@hotmail.com para tratarmos desse assunto da escolha do criadouro.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  110. eu tenho um curio com 06 meses e esta cantando ate bem começando a repetir esta no cd desde o ovo se eu continuar com o cd ele vai melhorando a repetiçao, e qual o intervalo correto, entre parado e cantando

    ResponderExcluir
  111. Fabio!!!
    Antonio, estou passando canto de um CD para meu curio pardo, gostaria de saber quanto tempo posso deixar o CD repetindo o canto, o dia todo ou se devo fazer intervalos de 10 minutos por exemplo e depois continuar?????

    ResponderExcluir
  112. BOM DIA pesego EU COMPREI UM CURIO COM UM ANO JA PRETO MAIS ELE TA ARRANCADO PENA DO PEITO SI EU DAR PRA ELE Vermífugo ELE PARA DESE VICIO O QUE E BOM SO BANHO DE SOL RESOUVE
    tenho duas duvida um curio deve ficar na caixa acurtica ate quantos mes a um curio preto pegar canto e quam qui indade ele nao pegar canto a um curio deve ficar escutado o cd a vida todar obrigado .ok

    ResponderExcluir
  113. Ola amigo passarinheiro
    Eu tenho um curio novo
    tem entre 8 meses a 1 ano nao sei direito
    ele canta muitoooo em todo lugar
    nao mao ..
    So que o problema dele é o canto
    ele tem canto de canario belga
    essa foi a minha maior tristeza quando eu descobrir
    e gostaria da sua opniao ou dica
    se tem como mudar o canto dele
    por favor me responde preciso muito da verdade
    abraço para vc

    ResponderExcluir
  114. Eu tenho um curio macho ele ainda esta aprendendo a canta qual o melhor canto pra ele aprende a canta mas: o piado da femia ou o canto praia classico. Obrigado pela a atenção.

    ResponderExcluir
  115. Olá,

    Anônimo I, a repetição é genética podendo ser fomentada com o manejo correto e até mesmo com o CD, mas não vá acreditando que por colocar CD com repetição o seu curió vai aprender a repetir, isso é falácia.

    Quanto ao tempo de tocagem do CD, isso varia muito do comportamento do curió, não havendo uma receita, isso na busca do melhor canto no clássico, mas, digamos, poderíamos estipular como padrão o 30 x 30.

    Anônimo II, olha só, o fato do seu curió estar arrancando as penas do peito pode ter várias causas, como desvio de comportamento, estresse causado pelo ambiente em que se encontra, ácaros de pena etc, daí a dificuldade de ter precisar a causa sem conhecer de perto o curió e seu ambiente, recomendando que vá num veterinário especializado, podendo até entrar em contato com o nosso "PLANTÃO VETERINÁRIO" que tem lá em cima na página.

    Se quer canto clássico, o CD faz parte da vida dele, sendo certo que a permanência em cabine deve ocorrer somente quando não há jeito de o deixar de fora, não devendo ser permanente, mas sim temporária. Em regra, os curiós aprendem o canto desejado quando são filhotes e não adultos (pretos), salvo se for o caso pouco comum de ser cabeça mole que aprende o que escuta.

    Anônimo III, o pialado da fêmea vai enfoquetar o seu curió, mas não fazê-lo aprender o canto praia clássico, para isso, só o CD e o deixar tranquilo em seu canto, ou então se efetivamente tiver um curió mestre que é muito difícil de se obter.

    Abraços a todos e desculpem responder como anônimo, mas estamos com problemas no gerenciador do blog.

    Os Editores !

    ResponderExcluir
  116. ola amigo,gostaria de saber se curio aprende a cantar com capa ou sem capa,qual e o melhor.rodrigo.

    ResponderExcluir
  117. olá amigo não entendo muito de passaros e ganhei um curió praia grande classico de aniversário, ele ainda não canta,gostaria de saber como crialo'comida,frutas' e como ensina-lo a cantar. grato

    ResponderExcluir
  118. bom dia sr. antônio pêcego! queria uma opinião sobre meu curió!Ele tem o canto praia classico, mas raramente repete!Geralmente ele dá apenas um canto, ele está com 8 meses e ainda é pardo! me dá um dica ou me fala se tem como ele repetir mais? grato.

    ResponderExcluir
  119. amigo boa tarde tenho um curio de 3 meses eu estava colocando o canto vivi-teu-teu eu poderia mudar pra o canto praia classico isso não vai prejudicar o canto dele ...!!!!

    ResponderExcluir
  120. caro antonio pessego vou compra uma cabine acustica do parizoto (nova )devo comprar algum compressor para renovação do ar interno
    ass:edson carlos

    ResponderExcluir
  121. Olá Anônimo I,

    Há resultado com capa e sem capa, tudo depende do manejo, genética e comportamento do curió filhote.

    Olá Dan Dan,

    O que quer saber é muito extenso e este espaço é pequeno para tanta informação, no que recomendo que pesquise as nossas postagens que irá encontrar muitas das respostas às suas perguntas.

    Olá Efrain Sá,

    Repetição é uma questão genética que pode ser fomentada, mas se o curió não é, pode no máximo passar uns cantos, contudo há alguns que quando pretos ou virão galadores passam a repetir, mas, em regra, quando pardo já passavam eventualmente boas cantadas na repetição.

    Olá Cesarsat,

    Há poucas chances de sucesso por ter sido o seu curió vetorizado no CD anterior, salvo se o criador tocava no berço o praia grande clássico o que pode ajudar e ele encartar o canto desejado, mas nessas condições, confesso, é pouco provável, até porque são cantos totalmente diversos, correndo o risco de se ter um curió cantando com notas de ambos os cantos.

    Olá Anônimo II,

    O uso de compressor é fundamental, recomendando o BigAir A-420 que possui duas saídas, três velocidades e ultrasilencioso.

    Abraços a todos e feliz 2012 !

    ResponderExcluir
  122. bom dia ...tenho um curio pardo e ele esta na muda o que devo fazer me informaram que eu teria que colocar uma capa na gaiola e tira somente no final da muda e deixa o cd praia tocando sempre 30 de canto e 30 de FM ....!!!

    ResponderExcluir
  123. caro amigo pessego por favor a onde consigo comprar esse mine compressor bigAir A-420 PARA colocar na minha cabine acustica, grato ! ass:edson carlos

    ResponderExcluir
  124. caro amigo por favor me ajude o minicompressor para renovação de ar da caixa acustica tem que ficar ligado o tempo todo ou tem que haver um intervalo que deve ficar desligado
    edson carlos

    ResponderExcluir
  125. Bom dia Sr. Antonio,
    Tudo bom com o sr.?
    vim em buscas de informações, estou com um curió, novo, esta com algumas pintas pretas , e ja esta cantando, só que seguinte ele começa a abrir o canto com praia so que passa um canto, e ele da uma disparada estranha como se foche rasgar, mas ele dispara e para, gostaria de saber se o sr. tem alguma dica ou opnião para mim fazer esse curio nao disparar mas o canto dessa forma. E outra coisa tenho mas um curio pardo de 90 dias, nao existe problema de ele pegar essa mania desse outro curio de dispara ? pq to colocando cd e tudo mais e deixo ele bem longe do outro, o SR Olivio, me disse que nao há problema algum , pq o pardo ja nao pega mas o canto desse outro pintadinho que to .
    Fico grato desde ja
    Um abraço!
    Att
    Sidney Pereira

    sidneyp12@gmail.com

    ResponderExcluir
  126. Olá,

    Anônimo I,

    A capa na gaiola na muda certamente viabilizar maior tranquilidade ao curió na muda de penas, podendo utilizar o tempo de tocagem anterior ou mesmo prolongar porque na muda, propriamente dita, acreditamos que nada se aprende, mas sim logo após o seu término em virtude do fenômeno da neurogênese.

    Edson,

    O Big Air A-420 vc encontra em lojas de aquários ou mesmo, acredito, na internet, podendo intercarlar o seu funcionamento com um timer analógico ou digital com o sistema, por exemplo, de 15x30.

    Sidney,

    O nosso amigo Olívio Nishiura é uma das grande autoridades que temos no assunto, contudo nesse ponto ouso discordar de quem é conhecido como o "Mestre dos Mestres", uma vez que a experiência hodierna nos tem mostrado que sim, pode o pardo de 90 dias pegar facilmente os erros no canto do outro curió. Os curiós, seguindo comentários de um estudo da USP, escutam seis vezes mais do que nós, daí não se engane porque do jeito que estão, conforem diz, ambos se escutam.

    Sobre o defeito, só ouvindo a gravação ou assistindo uma filmagem para um parecer mais concreto.

    Sucesso e abraço a todos !

    Os Editores !

    ResponderExcluir
  127. Boa Tarde Antonio

    Primeiramente gostaria de parabenizar o seu excelente trabalho nesse blog. segundo gostaria que o senhor tirasse uma duvida minha tenho um curio fez 01 ano nesse mês comprei ele do Olivio e sempre coloquei o cd praia para que ele escutasse.Ele consegue cantar as notas de entrada mas quando vai completar o canto ele começa a embolar o canto. o começo sai uma blz mas no final ele da um descarrilhada rsrs. O senhor acha que tem jeito ou ja se tornou um vicio e sempre vai cantar assim?e o que pode ter acontecido para tal fenomeno. desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  128. Olá Rodrigo,

    Para uma melhor análise, o grave cantando ou filme e me mande por e-mail particular que te dou um retorno.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  129. Bom dia
    Professor tenho um curió pardo que entrou na muda ele tem 4 meses e eu estou colocando o cd canto praia sem repetição proprio para filhote quero saber até quando eu devo trocar de cd para repetção e quantos minutos eu devo deixar 30x30 está bom

    ResponderExcluir
  130. Prezado Sr. Antônio José Pêcego,

    Parabéns pelo blog.

    Gostaria de saber se continuo tocando cd ao meu curió pardo, que está trocando de penas em fev/12 ou se devo interromper o treinamento nesta fase.

    Obrigado

    Att,
    Juliano

    ResponderExcluir
  131. ola sr pecego , queria que vc me desse umas dicas e me tirace umas duvidas , vo começar a criar curio mais so para telo cantando em minha casa , mais quero ele cantando o praia classico não sei se o senhor conhecer o sr honda criador de curio de são paulo , pois bem vou comprar um filhote com ele no seu criatorio ele esta tocando o selo prata trinta anos FH , vou comprar uma fonte de agua e um aparelho da tectron para dar continuidade no canto classico , ao comprar o filhote eu coloco ele com a capa o dia todo e deixo fechado ou em uma parte do dia eu abro uma parte da capa e deixo ate a noite esta é minha primeira duvida , a outra é eu deixo tocando 30por30 minutos é um bom tempo e outra duvida com qunto tempo em media um pardo começa a abrir o canto e com quanto tempo de vida do pardo posso tentar consertar algum erro no canto dele pois depois de adulto é meio dificil . sr pecego fico no aguardo .

    ResponderExcluir
  132. Olá professor,saudações avinhadas
    Sou da terra do curió - Estado do Pará...
    tenho dois pássaros encartados (PGC), ótima linhagem (ana dias), mas até agora sem repetição em muda: um preto (12 meses) e um pardo (04 meses). Gostaria de saber se os mesmos podem conviver (sem se avistarem) no mesmo quarto ouvindo o mesmo CD (selo prata c/ repetição - troquei recentemente, durante a muda) e qual o melhor tempo (30 x 60 é o que está tocando agora!)

    ResponderExcluir
  133. Boa Tarde, eu tenho um curió de 4 anos ele é galador, arrumei uma fêmea de ótima qualidade, do Tim Criador comercial na cidade de Avaré, e consegui tirar um macho desse casal, esse macho que nasceu em casa, quando separei ele ja levei para longe do seu pai, o seu pai tem repetição no canto mas racha o canto no final, então, levei ele para a frente da minha casa que é um comercio e coloquei um cd para ele escutar com intervalos de 15 min de parada, somente nos finais de semana que a loja fica fechada como não tenho mto espaço ele fica perto do seu pai separado por um cômado apenas, o macho que nasceu em casa ta com 6 meses e ta churrilhando bastante, é possível nessas condições eu conseguir formar um macho bom de canto ou por ele ter escutado o pai dele ?ou por ja ter 6 meses não tenha mais o que fazer ? tem alguma Orientação para mim ? Obrigado. Espero Retorno.

    ResponderExcluir
  134. Olha ae o meu curió de 4 anos que falei se puder dar uma anazliada, esse é o curió que uso para galar. obrigado http://www.youtube.com/watch?v=rSZ3G684SJo

    ResponderExcluir
  135. Olá, Amigo! Há umas 3 semanas comprei um curió muito repetidor. Só que de uns dias pra cá, o notei rasgando muito, quase não repete. Desejaria saber o motivo. Ele continua fogoso, mas não repete como antes. Lembrando-se que o antigo dono tem muitos curiós repetindo e fêmeas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  136. boa noite shr: pesego,me chamo wagner comprei um curio ja ta cm dois meses na minha mao ele nao tava tudo preto agora ele ja ta so k o canto dele nao e repetidor agora eu to co
    locando o cd todos os dias 30x30 horas coberto eu to fazendo certo obrigado desd ja abs

    ResponderExcluir
  137. tenho 1 so filhote em casa passo cd para ele no entervalo som de agua nao uso caixa acustica gostaria de saber . mas pardal qui e uma praga e de grande influencia sobre o curio e o que eu poderia ta fazendo para conseguir melhores resultados obrigado desd ja

    ResponderExcluir
  138. Ola gostaria sou lego no assunto de curio cantos e manejos existira a possibilidade de gravar o meu curio cantando para que o senhor possa fazer uma avaliação, e assim poder me dar umas dicas do que fazer? pois uns dizem que ele esta cantando regional com viu tete outros dizem que eh viu tete com praia e isso ja esta me incomodando agradesço desde ja !

    ResponderExcluir
  139. Sr Pesego boa noite aqui é |José Maria eu gostaria de saber se é possivel corrigir um curio com canto prais que tem 9 meses de idade e repete muito mais comete um errinha ao fechar o canto.



    ResponderExcluir
  140. Sr. Pessego , Bom dia , meu nome é Pedro adiquiri um casal de curio do criatorio Ana Dias com o Olivio, o casal agora esta com 60 dias e acabando a muda de ninho, o macho agora parou de churriar , isto é normal? eles estavam juntos agora estão separados , devo juntalos novamente ? quando o pardo voltara a churriar ? sera que já encartou o canto ? estou usando o CD selo vermelho fornecido por ele, sem mais aguardo sua resposta e agradeço a gentileza.

    Pedro Souza

    ResponderExcluir
  141. Boa noite, o que faço para esse curio voltar a cantar praia, http://www.youtube.com/watch?v=Co0dVIVxm_Q, o video mais recente dele é esse, tem outros dois videos to tocando o selo prata 30 anos fh, em uma semana ele começou a cantar assim.http://www.youtube.com/watch?v=rvvlD71WHzw abraço.

    ResponderExcluir
  142. boa tarde tenho 1 bicudo desde os 45 dias de nascido , hj ele esta com 1 ano e 2 meses, desde a muda ele estas mudoi sem piar, ja mudei a comida dele. ele esta em lugar arejado sem correntes de vento , nao encapado ( sou contra encapar passaros) so tenho ele em casa o quwe posso fazer

    marcos

    hlobo429@bol.com.br

    ResponderExcluir
  143. Ola pêcego! Bom dia! Sou um admirador seu e fico muito feliz quandovejos os torneios que vc participa certa que a vitoria vira. Bom, quero te fazer alguma perguntas sobre o encartamento de curio classico pois para mim vc é um dos,melhores nesse assunto. Recentemente adquiri 5 curios da raça matuto e guardiao, a minha pergunta é a seguinte: coloco o cd selo prata 30 anos sem repetição f/h original, coloco 30/90. Sera que esse tempo esta certo? Vc me daria outra dica com relaçao ao tempo? Eu devo trocar o cd depois de algum tempo ou devo continuar com esse cd a vida toda do curio? Sera que vc poderia me mandar o seu esquema de manejo de encartamento de canto ate o passaro virar para preto e a manutençao de canto depois de preto? Muito obrigado pela ajuda! Ass: helio monteiro.

    ResponderExcluir
  144. Ola Amigo comprei um curio pardo e quando pardo cantava praia limpo,fez a muda de preto e esta voltando a cantar só que esta rachando o canto passou a muda toda no cd selo azul.
    sera que pode estar frio?ou vai ser difícil limpar o canto?
    agradeço desde já pela atenção e parabéns pelo trabalho!
    Thiago

    ResponderExcluir
  145. olá boa noite sr pecego !gostaria de saber se meu curió pardo pega canto do celular que toca o dia todo com o canto ana dias ele esta bem pardo ainda...?

    ResponderExcluir
  146. ola meus compaienhros eu tenho um caboculinho ele cantar bem mais quero insinar o canto do curio serar que ele tem chance de aprender ele ja e adulto

    ResponderExcluir
  147. brother meu curio tem 8 meses era pra ele ta soltando o canto limpo ja. mais ele at cantando mais imbolado doque nunca. oque eu faço? me ajuda

    ResponderExcluir
  148. Tenho um curió pardo que tá com 5 meses, ele saiu agora da muda de ninho. Notei que ele tá grisando e dando as batidas de praia. Coloquei o cd para tocar 6 minutos e parar 10. Tá correto?

    Arquimedes

    ResponderExcluir
  149. ola antônio, eu peguei souto um curio e ele é muito novinho mas ele canta de mas.
    eu não intendo muito de pássaros e estou colocando um cd para ele ouvir que é Paracambi canto clássico. mas eu não sei se é esse realmente o canto dele é só esse o canto que eu já ouvi falar.
    mas queria saber qual é o canto que tem mas valor e se é possível ele pegar esse ou outro canto.
    se puder me responder para me ajudar eu lhe agradeço.
    me ajude a saber qual canto tem mas valor.

    ResponderExcluir
  150. Pecego boa tarde estou começando a criar curio agora e nao tenho nenhuma experiência eu só tenho um pouco de conhecimento sobre o canto do passaro gostei muito e me despertou a vontade de criar, eu gostaria de saber o que eu devo fazer para pássaros bons e de fibras. Um abraço fica na paz

    ResponderExcluir
  151. Ola Antonio! por gentileza o que faço para meu curió repetir?
    ele nasceu em abril está ja dando as primeiras notas, tenho posto o cd selo prata sem repetição.
    Sua genética é Canarinho X Furacão do vale.

    ResponderExcluir
  152. Sou do estado do PARÁ, Sou criador de curio gostaria de saber se é possivel uns dos meus filhotes aprender o canto praia grande com repetições? Aguardando resposta, obrigado!

    ResponderExcluir
  153. Bruno Frank, tudo joia ? Sim é possível eles encartarem o canto praia grande mediante o manejo adequado, mas repetição é genética. abs

    ResponderExcluir
  154. Olá Thiago Benetis, esse comportamento do seu curió no pós-muda é normal. Deixe-o no prego só no CD que com o tempo, com a entrada da primavera e aumento da testosterona ele voltará a cantar com a categoria de antes. abs,

    ResponderExcluir
  155. Olá Weslley, pode até encartar o canto do curió, principalmente se tiver cabeça mole, mas não é normal. abs,

    ResponderExcluir
  156. Anônimo, não tenho conhecimento de qualquer curió que tenha encartado no canto pelo celular, por isso não posso te afirmar que dá certo. Penso que não irá obter sucesso. abs,

    ResponderExcluir
  157. Jhonatam Moreira, boa noite !

    A sua situação é irregular e pode sofrer sanções do IBAMA, por isso solte o curió ou o entregue ao IBAMA, pois pode vir a se complicar com a justiça criminal. abs,

    ResponderExcluir
  158. Ev. Urbano João, repetição é genética, não se aprende, podendo, no máximo, ser estimulada. abs,

    ResponderExcluir