terça-feira, 7 de dezembro de 2010

VISITA AO CRIATÓRIO MURALHA

Foto: da esquerda para a direita, Carlos César, Heliandro e Donizete


Boa noite, hoje tivemos a grata surpresa de recebermos a visita no Criatório Muralha (http://www.criatoriomuralha.com.br/) do Heliandro Borges de Pádua do Criadouro Comercial Ouro Negro aqui de Uberlândia/MG, que veio acompanhado dos curiozeiros Carlos César e Donizete da simpática Cidade de São Joaquim da Barra/SP.


A visita foi relativamente rápida, mas deu tempo de assistir de "camarote" o galador Mauá galando uma fêmea (http://www.youtube.com/watch?v=DJhimMhvP4w&feature=related), cantando e repetindo na estaca (http://www.youtube.com/watch?v=HAjRlRBGGfg&feature=player_embedded), assim como, ainda que rapidamente, o galador Saturno Filho soltando a sua voz no Praia Grande Clássico.


Foram mostradas uma das modestas instalações do Criatório que atualmente é composto por dois ambientes de cabines (para galadores e aplicação do sistema "Withdrawn" na criação), um de prateleiras onde permanecem as fêmeas se aprontando, galando e chocando, e outro, onde é a sala de recepção em que fica uma estaca e um galador cantando.


O local, no geral, é pequeno, mas aconchegante, mas como é o nosso primeiro ano de criação, estamos esperançosos em segurar os primeiros filhotes e filhotas. Estas para iniciar na próxima temporada um trabalho de F1 e àqueles para ver se conseguimos encartar no canto desejado. Para tanto, por razões do destino, neste início de temporada estamos somente utilizando o galador Mauá para passar nas oito fêmeas (Roseira; Governanta; Prometida; Zíngara; Renegada; Matutoca; Matutinha 056 e a novata Mônca) que se encontram nesta unidade de criação, o que nos permitirá averiguar eventual resultado desses cruzamentos. Até um outro momento !

5 comentários:

  1. parabens pela materia;
    gostaria de participar deste bolg recebendo informações atualizadas sobre curio.
    como devo proceder?
    meu e-mail é luizcorrea@abseguros.com.br

    ResponderExcluir
  2. Dr. Pecêgo, não entendi sobre a quantidade de anilhas que foram colocadas na IN 15, fala de 10 unidades por ano. Começa a vigorar a partir de que data? Eu já criei mais de 10 até agora. Tenho 04 femeas chocando. Tenho anilhas em meu estoque. O sistema está broqueado o que fazer?
    Atenciosamente. custodiosiqueira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Luiz, creio que basta vc se cadastrar como seguidor ao lado na coluna em local próprio, onde já constam, para nossa alegria, mais de uma centena de seguidores. Obrigado por suas palavras e confiança em nosso trabalho !

    Abraços,

    Olá Custódio,

    A IN 15 entrou em vigor na data de sua publicação, mas vale a pena dar uma olhada no seu art. 61 porque muitos dispositivos só entram em vigor depois que o novo sistema for implatado. Não tenho conhecimento que o sistema esteja bloqueado. Esse problema relato por vc assola todos os criadores de bem, sendo que diante do relatado, em respeito ao meio ambiente e sua política de preservação dos espécimes, penso, deverá dar prosseguimento ao já encaminhado, ou seja, às fêmeas galadas.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Olá boa tarde, sou criador aqui em Goiás, recentimente adquiri uns bicudos, e estes são oriudos do Criadouro Ouro Negro de Uberlandia, de Heliandro Borges de Pádua, gostaria de saber se alquem pode me informar o e-mail do Heliandro para que eu possa entrar em contado com o mesmo.

    -Luiz Silva
    -Criadouro Vale do Araguaia
    -São Luís de Montes Belos-Go.

    ResponderExcluir
  5. Olá Luiz,

    Anote aí hpadua@uol.com.br

    Abraços,

    Os Editores

    ResponderExcluir