terça-feira, 7 de dezembro de 2010

RESULTADO DE MARÍLIA/SP - ÚLTIMA ETAPA DO BRASILEIRO 2010


Olá, numa manhã ensolarada e de pouco vento, neste último domingo ocorreu a última etapa do Campeonato Brasileiro de Canto de Curió Praia Grande no interior do Recinto de Exposições Examar, localizado na simpática Cidade de Marília/SP.


A expectativa era geral, já que haviam definições por ocorrerem, notadamente dos campeões no praia grande clássico preto e pardo, mais especificamente em ambas as categorias com repetição, já que no sem repetição do preto clássico já estava definido antecipadamente o campeonato pelo Curió Platina de Rafael Mangia.


Nos Pardos Com Repetição, a briga pelo título se restringiu aos Pardos Universo e Morumbi, contudo, confirmando o seu favoritismo, Universo do Júnior levou a etapa e o campeonato com louvor, em que pese a reconhecida capacidade do Pardo Morumbi do Stefano que apresentou uma performance crescente no decorrer do certame, em especial, das últimas etapas.


No Pardo Sem Repetição, com o Curió Kompressor de Lúcio repetindo novamente na estaca, o Curió Lutron de Vitor Padovan, confirmou a sua condição de campeão da temporada, registrando que o Pardo Xerife Filho de Dárcio Botelho vem numa bela ascendente nas últimas apresentações, fazendo jus às últimas conquistas. Atuaram como Juízes Shigueo (Titular) e Alexandre Scarpellini (Auxiliar).


No Preto Com Repetição, atuando como Juízes Paulo Martinez (Titular) e Junichi Yonemura (Auxiliar) a briga, no bom sentido, esteve boa, se consagrando bi-campeão consecutivo o Curió Professor.


Aqui, digamos, um toque. Sabemos das enormes dificuldades enfrentadas pela Federação para a escalação de juízes de canto praia grande que atuam voluntariamente, bem como da necessidade da atuação de novos juízes, aliás, assunto que será abordado oportunamente em postagem visando a temporada 2011, mas não pode, a nosso sentir, numa final de campeonato brasileiro, onde temos quatro curiós praia grande clássicos com repetição com reais chances de serem campeões, haver um único julgador titular, devendo esse peso ser distribuído por meio de um julgamento colegiado que assegura uma maior correspondência com o que foi apresentado no tempo de estaca pelo curió. Se não há previsão no Regulamento, que se inclua para a próxima temporada.
Poderia ser dois ou mais juízes julgando as apresentações e depois que se fizesse o somatório das notas para serem divididas por dois, ou melhor ainda, no caso de três julgadores (entendemos que a composição de julgadores sempre deve ser ímpar) que atuem de forma incomunicável, seja tirada a maior e menor nota, ficando a intermediária, afinal, em Curitiba/PR, que não era nem a final do campeonato, nessa categoria foram dois juízes julgando de forma independente para depois terem suas notas somadas e divididas por dois para termos a nota final de cada curió que se apresentou, vai entender ?


É importante que a Comissão Técnica e a Diretoria da FEOSP faça agora ao final um feedback de toda temporada para que os problemas surgidos não mais ocorram na próxima, fazendo com que esse processo seja evolutivo, principalmente no que diz respeito aos julgamentos que podem ter deixado eventualmente a desejar aqui ou acolá, do contrário de nada adiantará todo o esforço dos envolvidos, estando, desde já, de qualquer maneira, de parabéns a FEOSP pelo seu primeiro ano de torneios, prometendo muito as próximas temporadas.


Outra coisa interessante, que também será objeto de comentários em especial postagem oportuna, é a necessidade de se dar tratamento igual aos participantes de todas as categorias de canto de curió praia grande clássico, sejam pardos ou pretos, premiando todos do 1º ao 5º lugar como sempre foi desde que participo do brasileiro (2004), ferindo o princípio da igualdade o fato de terem premiado o pardo sem repetição somente até o 3º lugar, ao contrário das demais categorias, afinal esse princípio se baseia na necessidade de se tratar os iguais na medida de suas desigualdades, e estas devem recair sobre a premiação a ser concedida e não àqueles com direito a recebê-la.


Fica aqui uma breve explanação para reflexão até a citada postagem oportuna !


Vamos ao resultado:



PRAIA GRANDE CLÁSSICO COM REPETIÇÃO
COLOCAÇÃO - CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA



1º - Professor - Reinaldo Souza - 8,00
2º - Villa Rica - Carlos Roberto S. Troca - 7,90
3º - Tira Teima - João Baptista Alves Fraga - 7,70
4º - Prorrogação - Cláudio de Aquino Maioni - 7,60
5º - Veleiro - Sílvio Vieira Santos - 7,50
6º - Marajá Sto André - Antônio Vaz de Lima - 7,40
7º - Embaixador - Maurício de Abreu - 6,75
8º - Bambam - Ewerton César Uzeloto - 6,70
9º - Rio do Sul - Carlos Roberto Mendes - 6,60
10º-Menino - Edjalma Roberto Ribeiro - 6,50



PRAIA GRANDE CLÁSSICO SEM REPETIÇÃO
COLOCAÇÃO - CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA



1º - Chão de Estrelas - Sérgio Venâncio Luiz - 6,80
2º - Playboy - Aparecido Arantes Silva - 6,50
3º - Platina - Rafael Mangia - 5,50
4º - Viola Neto - José Eduardo Puzziello - 5,20
5º - Jangadeiro - Osni Lázaro Borderes - 5,00
6º - John Lennon - Antônio Augusto Gava - 4,50
7º - Capitão - Rosilene Muller Alexandre - 4,20
8º - Zeus - Fabiano Tricarico Maietto - 3,80
9º - Alegria do Vale - Luiz Carlos L. Escalante - 2,00
10º-Serra do Ouro - Evandro Philadelpho - 1,80





PARDO PRAIA GRANDE CLÁSSICO COM REPETIÇÃO
COLOCAÇÃO - CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA



1º - Universo - Franciso Copi Jr. - 8,50
2º - Bugrinho - Jr. Franciso Copi Jr. - 7,50
3º - GP Replay - João Fernandes dos Santos - 6,20
4º - Morumbi - Stefano Renato Raymundo - 5,80
5º - He-Man - Antônio de Souza Barbosa - 5,70
6º - Kompressor - Lúcio Roberto Bergamin - 5,50
...




PARDO PRAIA GRANDE CLÁSSICO SEM REPETIÇÃO
COLOCAÇÃO - CURIÓ - EXPOSITOR - NOTA



1º - Xerife Filho - Darcio Schunck Botelho - 7,50
2º - Ah Danado! - Guillermo Andres Vidic - 6,80
3º - Campo Limpo - Altair Álvares Domingos - 6,50
4º - Portinari - Antônio Carlos Simões - 6,20
5º - Paraná - Vlademir Dezoti - 5,10
6º Fala Mansa - Moacir M. de Freitas Miranda - 4,80
...


Nenhum comentário:

Postar um comentário