segunda-feira, 29 de março de 2010

ENTREVISTA: CRIATÓRIO MISTER M

Foto: Da esquerda para direita, Carlos Pinho & Jr. Caran

Olá, hoje trazemos aos nossos amigos leitores a entrevista com o Criatório Mister M dos criadores Carlos Pinho de Almeida e Jr. Caran, nos respondendo o Pinho, tido por muitos um dos ícones da criação de curió que, depois de muitos anos em São Paulo, atualmente reside em Três Lagoas no Mato Grosso do Sul. Confiram abaixo:



CC&T - Quando começou a criar? Iniciou logo com curiós ou não? É criador amadorista ou comercial? Há quanto tempo?




CP - Comecei com Canário da Terra, Azulão e Coleira Papa-Capim. Meu Avô tinha um curió muito bom e eu era doido por ele, passava horas a observar e ouvir o seu canto. Certa vez fui com meu pai à casa de um amigo, por nome de Sr. João Carapina. Ele tinha em sua residência muitos curiós mateiros bons, como ele também gostava de Azulão foi fácil a troca, desde então, acabei com todos os outros pássaros e me dediquei a criar curió, como o tempo e o homem não param, logo descobri os curiós “Praianos” como se dizia na época, foi pura paixão e tenho neles o meu hobby. Somos criadores amadores, pois já estamos há 40 anos criando e ainda não sabemos quase nada.




CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?


CP - Tenho 4 ambientes, um para os machos fora do local de criação, e dois para criações, sendo um para fêmea aprontando, outro para fêmeas com seus respectivos filhotes e por último o de encartes de canto dos filhotes machos.



CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos?


CP - Aproximadamente umas 50 aves entre Machos, Matrizes e filhotes, sendo que, algumas se encontram emprestadas com alguns amigos criadores. Quanto aos machos, estamos trabalhando com 6 curiós.




CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha?


CP - Gosto muito e venho há alguns anos com as Famílias de Maravilha, Soberano, Xodó, Mira e Matuto.




CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássicos?


CP - Exclusivamente para canto Praia Grande Clássico. Mas companheiros, ai começam os problemas, rsrsrs...



CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito?


CP - Trabalho com minha experiência em encartes, de maneira que o Filhote tenha uma liberdade limitada e que venha ter no convívio familiar sua evolução como um “Ser que Deus na sua infinita bondade nos deu a guarda”. Tenho gravação original do Ana Dias personalizado, quanto aos alto-falantes uso Mid-Ranger 90 W // Novik, há aproximadamente uns 30 anos com resultado satisfatório, no que venho recomendando a muitos amigos curiozeiros.



CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote?


CP - Após 40 dias ou mais, dependendo do filhote, nós apartamos os machos, que vão para seus respectivos lugares de encartes. Se você cria um filhote para encarte de canto Praia Grande Clássico, logo você quer um com toda saúde. Minha opinião é de que, não precisa pressa, quanto mais a mãe tratar melhor. Só tiramos uma ninhada por vez, sendo assim, você não corre o risco de cruzar a fêmea com a cria ao pé e não ter a contrariedade de ver filhotes quebrando ovos, nem de ver os filhotes chorarem por falta de alimentação, um filhote bem criado, sem traumas será um campeão de canto e com certeza um futuro raçador.



CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada?


CP - Nós criamos nos meses de Novembro, Dezembro e Janeiro.



CC&T - Nos fale algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências?


CP - Eu estou há muitos anos criando e formando um banco genético muito especial, tenho por algumas “Famílias” um enorme apreço. Exemplos como Maravilha, Soberano, Xodó, Mira, Monte-Negro, Monte-Rey, Matuto e muitas outras raças que deram ótimos resultados.



CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista?


CP - Tive vários curiós de Canto Praia Clássico, não vou citar nomes e nem conquistas, não vem ao caso, ficaram pelos caminhos da vida, alguns deles primeiros, outros segundos e terceiros. Mas que não cantaram e se perderam, foram muitos, rsrsrs...



CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia?


CP - Não, sempre me trataram muito bem.



CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós?


CP - Nas reuniões de confraternização de passarinheiros sejam contidos e prudentes. Quando forem adquirir um curió, que seja de amigos. E quando for fazer um negócio, se desfazer de algum pássaro que veja no outro um irmão.



CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores?


CP - Pior que a convicção do não, é a incerteza do talvez e a desilusão de um “quase”. É o “quase” que incomoda, que nos entristece, trazendo tudo que poderia e não foi. Quem “quase” comprou um curió macho ou uma fêmea ? Quem “quase” acasalou o curió que “quase” cruzou ? A Fêmea que “quase” aprontou, que “quase” botou, que “quase” chocou e por muito pouco “quase” criou. O pardo que “quase” encartou, que “quase” não repete, que “quase” ficou com o primeiro lugar e que “quase” foi Campeão dos Campões. Não é que a fé mova a montanha, é que nem todos os curiós estão ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente a paciência, porém preferir a derrota previa à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer. Desconfie do destino e acredite em você, gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vá à luta e tenta novamente, se “quase” não deu certo esse ano, ano que vem faça outra vez, não deixe que o medo do “quase” o impeça de recomeçar e de realizar o sonho de ter o grande Campeão.



Forte abraço a todos,



Carlos Pinho de Almeida & Jr. Caran

cpinhodeameida@yahoo.com.br

5 comentários:

  1. PINHO QUE ENTREVISTA LEGAL,PRINCIPALMENTE AS PALAVRAS DITAS A NOVOS CRIADORES DE CURIÓ COMO EU.
    CADA DIA QUE PASSA,ME PERGUNTO PORQUE SÓ DESCOBRI ESTE HOBI AGORA,MAIS TUDO NO SEU MOMENTO CERTO.
    SE TORNA CADA VEZ MAIS REPETITIVO MINHAS PALAVRAS MAIS PÊCEGO PARABÉNS MAIS UMA VEZ.

    ResponderExcluir
  2. começei com 7 femeas todas filhas de repetidores algumas filha do mesmo ninho tenho um galadodor magneto repetidor consegui tirar 3finhotes macho e uma femea tenho lugar das femeas eoutro para encarte mas magneto gaila preta esta em troca de penas oencarte so esta sendo feito com oaparelho liga e desliga automatico tem problema;ou nao

    ResponderExcluir
  3. Olá!Amigo Erasmo bom dia...
    Sem problema, antigamente nos os mais antigos fazíamos assim também. Eu levantava as 05:00hs da manhã e ligava o aparelho deixava tocar até as 06:30hs ia para o trabalho e só voltava a tocar as 11:30hs pois vinha almoçar e tocava até 12:30hs.
    Nesse espaço de tempo os filhotes não ouviam nada, só quando voltava do trabalho as 18:00hs. Ligava e tocava mais 00:30mts descansando 01:00hs até a hora de dormir e fiz vários filhotes bons de cantos. Só que com um detalhe eu não deixava os filhotes ouvir nada só o toca-fitas. Hoje está mais fácil, pois, no mercado existem vários aparelhos de qualidades para encartes.
    Um forte abraço, Pinho...

    ResponderExcluir
  4. sou erasmo e tenho o timer mas é com repetiçao nãõ muito rapida como vou colocar a repetiçao ??? selo laranja e o selo vermelho ???

    ResponderExcluir
  5. ola boa noite obrigado amigo por ouvir o que disse sou o erasmo valeu a pena conversar com voce coloquei no youtube o meu vidio = criador de curio classico do erasmo de pirambia.
    errei o nome de uma femia é esperança decndente do maruk pois ela é mae dos filhotes o ranço e o oliver que nasceram dia 14/02/2011 no vidio errei a data de nascimento o filhote raridade nasceu 24/11/2010 ja fes a muda é so esperar espero que de uma olhada no vidio na prossima o vidio vai ser melhor vou colocar o magneto mais me fale alguma coisa pode ser boa ou ruim nao esqueça do seu admirador de todas as dicas mais uma ves deus te abençoe nao esqueça de mim
    voce viu naband ena recor oque é de pasaros morto perto de socaba ontende manha o ibama que atuou amigo a gente quer preservar mais nova in15 soquer dificultar sera que a morte das especies é mais importante que os criadores amadores deus nos acuda e leis que queren acabar com aves e animais silvestre fico trite com absurdos obrigdo novamente desculpe tomar seu tempo favor retorne

    ResponderExcluir