domingo, 28 de fevereiro de 2010

ENTREVISTA: CRIATÓRIO MAGISTRAL


Boa noite, agora trazemos para vcs, diretamente do interior de São Paulo, mais especificamente da Cidade de José Bonifácio, a entrevista com o Criatório Magistral, administrado pelos criadores Rinaldo Fazini Moraes e Julio Avelino Martins, onde dentre outros, criaram o excelente Curió RTC (http://www.youtube.com/watch?v=aihVlTT9s88) que foi o 3º Colocado no Campeonato Brasileiro Praia Grande Clássico Com Repetição em 2008, empatado em pontuação com o Curió Dragão que acabou como Vice-Campeão. Confira a entrevista.


CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?


R - Comecei a criar curio no ano de 1996. Sou criador amador. Eu sempre gostei de aves sendo que tinha canário terra e outras espécie , mas qdo ouvi um clássico , foi o que faltava pra começar essa febre que dura alguns anos e concerteza não tem remédio que cure.


CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?


R - Temos um sócio que tem um pesqueiro aonde construímos nosso criatório, sendo que temos 3 ambientes bem distintos um do outro. Dois no pesqueiro e um em casa , aonde ficam as fêmeas pra galar e chocar. No pesqueiro, em ambiente próprio, ficam os filhotes até 4/5 dias de vida ai vem pra casa para serem tratados no bico.


CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?


R - Tenho aproximadamente 100 fêmeas e 23 curiós pretos, sendo 3 clássicos e o restante de galadores todos de bom canto e repetição.


CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?


R - Melodia 017 , Matuto e Guardião , sendo que a cruza entre e as filhas do Presente passado o JBMATUTO 2 tem me dado bons filhotes .


CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico ?


R - Praia Grande Clássico


CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?


R - Meu manejo é o seguinte: os filhotes vem pra casa com 4/5 dias de vida pra serem tratados no bico e escutam o curio por nome de GRAVETO sendo este um belo curio , e tambem toco um cd selo prata 30 anos retirado do vinil do Moreti de 1985 editado pelo TADEU e ajustado pelo amigo Pinho de 3 lagoas, sendo que ficam num ambiente até irem para amigos que dão continuação no encarte.


CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?


R - Por volta de 35 dias de vida.


CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?


R - Eu começo assim que percebo que as fêmeas estão se aprontando e começam a cantar e rasgar o papel do fundo das gaiolas isso a partir de setembro e paro em março ,abril depende das fêmeas , pois pela quantidade de fêmeas e tivesse anilhas suficiente daria para criar ate mais tarde.


CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?


R - Eu gosto em particular das minhas Xódos irmãs de pai e mãe do curio RTC, mas essas fêmeas são dificieis de criar. Tenho muitas outras de ótimos resultados como a Caiçara 253066 = presente / caiçara rsk 134, estrevil , javio = jade 080 x viola , MAMA 146723 = MATUTINHO JOCA X MAGISTRAL 0322 e outras


CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?


R - Tem sim, o curio RTC de propriedade do Marcio ( polaco ) este curio ano de 2008 ficou em terceiro lugar na categoria clássico com repetição e tbem tivemos outros pardos que se destacaram nos torneios.


CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?


R - Eu, em particular, não tive problemas, mas temos amigos que tem dificuldades com o ibama, mas precisamos criar algum vinculo junto a essa repartição pública, que nos favoreça em algum aspecto, pois estamos sendo julgados e condenados sem que sequer tenhamos direito de defesa , pois se criar é legal, não sabemos porque dificulta a criação.


CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?


R - Que comece com poucas fêmeas e machos ai conseguira ter um melhor manejo e aprendizado rápido , e que adquira aves oriundas de criador legalizado junto ao IBAMA.


CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?


R - Gostaria primeiramente de agradecer pelo espaço cedido, que estamos realizando um trabalho em cima de geneticas de pontas e que o resultados logo viram, sendo que sempre estamos à disposição dos amigos para eventuais papo sobre genética e manejo, e que DEUS nos ilumine agora e sempre.

ATT


RINALDO FAZANI MORAES E JULIO AVELINO MARTINS
CRIATORIO MAGISTRAL

EMAIL –
rinaldocurio@hotmail.com
Tel – 17 – 3265.2967 cel 17 -9765.9476

5 comentários:

  1. Rinaldo com certeza um grande criador ,só tenho a dizer meu querido parabéns e sucesso pois este nunca o abandonará em sua criação de qualidade ,e parabéns amigo Pessego pois seu blog, ao meu ver é realemnte uma revista eletronica e sucesso a todos companheiros que já participaram das estrevistas do nosso jornalista Pessego ...sucesso a todos companheiro fico feliz em curti este hobby diante todos os grandes criadores que aqui passam e deixam suas experiencias ! Antoniell Franklin /Curiominas

    ResponderExcluir
  2. obrigado amigo antoniel , caso precise estamos por aqui

    ResponderExcluir
  3. é isso ai rinaldo vc esta de parabens seu criatorio pelas fotos que vi é muito organizado parabens mesmo abraço !!!

    ResponderExcluir
  4. Espero poder postar parabéns a vc Sr.Rinaldo!

    ResponderExcluir
  5. Ta aí uma pessoa , nota 1000, atencioso, e prestativo, muito sucesso a vc meu brother.

    ResponderExcluir