segunda-feira, 12 de outubro de 2009

PROBLEMAS AO ANILHAR OS FILHOTES


Se observarmos os ninhos após o nascimento dos filhotes veremos que ele está sempre limpo, mas onde vai parar as fezes dos filhotes? Até dez dias de vida aproximadamente, as fêmeas, e alguns machos, é que fazem esta limpeza, retirando-as e as vezes até comendo tudo que os filhotes produzem.

Por terem este hábito poderemos enfrentar um problema na época em que formos anilhar os filhotes, que ocorre entre o 5º e 8º dia de vida, dependendo do desenvolvimento do canário. Na prática, o que acontece e que a fêmea enxerga a anilha como um corpo estranho e tenta jogá-la para fora do ninho.

Quando a anilha solta do pé do filhote, ela simplesmente a joga, mas às vezes isso não acontece e a fêmea arremessa junto coma anilha o filhote, o que pode causar algum trauma, como quebrar uma perna ou asa ou ainda pode ocasionar a morte, tanto pela queda quanto por hipotermia. Algumas dicas são importantes na hora de anilhar o filhote.

Aqui em meu criadouro costumo colocar as anilhas no período da tarde, já perto da hora de fechar o criadouro, assim logo escurece e a fêmea não repara na anilha. Podemos também enrolá-la um esparadrapo cor da pele, isso confundirá a fêmea e assim não tentará arrancar o anel do filhote. Por último, uma técnica que até este ano nunca havia usado, porém por motivos citados fui obrigado a usar.

Consiste em amarrar uma anilha na lateral do ninho, com isso a fêmea tentará jogá-la para fora e não conseguirá assim com o passar do dia ela se acostumará com a anilha e não jogará mais o filhote para fora do ninho. Portanto meus amigos o sucesso da criação de canários está principalmente na observação diária dos casais e filhotes.

Francisco Peruzzo, biólogo
Centro Paulista de Criadores de Canários Frisados – CF -Sócio Nº 103
Clube dos Criadores de Canários de Santos – CK -Sócio Nº 038

Acesse: http://www.avesenoticias.com.br/


Um comentário:

  1. É normal o filhote apos anilhado perder parcialmente os movimentos da perninha?

    ResponderExcluir