segunda-feira, 19 de outubro de 2009

USO DE HORTALIÇAS FORTALECE ALIMENTAÇÃO DOS PÁSSAROS


As saladas (verduras e folhagens em geral) são muito importantes para a manutenção da vida saudável do pássaro e o desenvolvimento dos filhotes, pois são muito bem aceitas por eles. Rica fonte de ferro, as folhagens, como couve manteiga e almeirão, são um ótimo complemento alimentar, que ajudam a fortificar a saúde da ave. É importante lembrar que estas verduras devem ser adquiridas em locais de boa procedência e devidamente higienizadas, lavadas em água corrente, para evitar a algum tipo de contaminação que posso comprometer a vida da ave.

É aconselhável o uso de folhagens com coloração verde escura, como é o caso da couve e do almeirão, que contém ainda mais quantidade de ferro. A couve manteiga, por exemplo, possui 0,8 mg de ferro a cada 40 gramas. Contudo todo cuidado é pouco, antes de colocar a verdura na gaiola. Analise bem a folha, coloque para os pássaros apenas folhas sadias, sem qualquer danificação ou presença de agrotóxicos. O uso de verduras orgânicas é o mais recomendado.

Não podemos esquecer que nem todos os tipos de verduras folhosas podem ser administradas às aves. O alface, por exemplo, não pode ser dado aos pássaros, pois causa diarréia e sonolência na ave, deixando-a fraca e prejudicando o plantel. A couve manteiga é rica em vitamina A e vitamina C, além de cálcio, beta caroteno e elevada quantidade de antocianinas e fibras. Por isso é a mais recomendada, além de ter maior duração, não murchando facilmente como as demais hortaliças.

Outra dica importante é sempre oferecer as folhagens aos pássaros logo pela manhã, para que eles possam se fortalecer já no início do dia, repondo as energias gastas durante à noite, período em que a ave fica mais tempo sem se alimentar. E o mais importante: para quem cria canários vermelhos, que se alimentam também com cataxantina, o uso de hortaliças não é recomendado, pois a coloração verde da folhagem concorre com a coloração vermelha da cataxantina e pode prejudicar a cor da ave.

Além disso, é recomendável que as hortaliças sejam ministradas aos pássaros de duas a três vezes por semana. No caso, de fêmeas com filhotes, a verdura folhosa pode ser dada todos os dias, pois assim os filhotes podem ser tratados pela mãe com mais esta opção, que fortalecerá a saúde do filhote, o qual terá mais chance de se tornar uma ave grande e forte.

Paulline Carrilho - do Portal Aves e Notícias




NOTA: Caros leitores, também utilizamos com muito sucesso a Chicória que os curiós adoram. Age desopilando o fígado, melhora a visão, fortalece os ossos, bico e a plumagem, além de estimular o apetite. Também facilita o processo de defecar do passeriforme. Sobre o tratamento que devemos fazer antes de lhes oferecer, convido-os a visitar a postagem "05 DICAS - HIGIENE DE VERDURAS E/OU LEGUMES" de abril do corrente ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário