segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ENTREVISTA: CRIATÓRIO BARRETOS



Caros leitores, dando prosseguimento ao já anunciado, iniciaremos uma série de entrevistas com criadores de curiós com criação voltada para o canto praia grande clássico, devidamente cadastrados no IBAMA, daí, resolvemos iniciar por onde tudo começou, ou seja, pelo criador amadorista de passeriformes, no caso, pelo nosso amigo e dedicado criador Marcus Thomazatti do Criatório Barretos (http://criatoriobarretos.nireblog.com/), foto acima, que, como o próprio nome indica, fica localizado na bem situada cidade de Barretos em São Paulo.


Empresário de sucesso em Barretos, apaixonado por pássaros desde a infância, passou a se dedicar à criação de Curiós em 2005. Aficcionado pelo Canto Praia Grande Clássico, tem como objetivo a criação para a preservação da espécie e com isso sempre fazer novos amigos, por isso confira a sua entrevista abaixo:


CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?



MT - Quando tinha 8 anos de idade, ganhei de um tio avô um canario da terra, foi quando tudo começou, e a cada ano que se passava, mais eu gostava de pássaros. Com relação a criação em cativeiro, comecei com canário do reino, depois canário da terra, e em 2005, fui a um torneio em S.J.Rio Preto, e por curiosidade parei na estaca do Curió Praia Clássico, a identificação com esse pássaro foi tão grande que a partir daquele dia, passei a estudar o canto, e naquele mesmo ano fui ao torneio de Marília, onde conheci o amigo Dárcio Mastelari e adquiri meu primeiro curió, aí não parei mais, adquiri posteriormente umas filhotas, e em 11 de outubro de 2006, nasceu o primeiro filhote de curió, hoje sou criador amador com um pequeno plantel, mas bastante seleto .


CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?


MT - Meu criatório está instalado anexo a de minha empresa em uma casa que adaptei p/ este fim, utilizo prateleiras de metalon e bandejas de alumínio onde ficam as gaiolas das fêmeas, uma sala semi acústica onde ficam os galadores, e em minha casa fica o berçário, um cômodo isolado para onde levo as fêmeas com filhotes a partir de 3 dias de nascidos, e lá ficam até o desmame.



CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?


MT - Atualmente conto com 40 femeas e 10 machos.



CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?


MT - Meu plantel é bastante diversificado, procurei adquirir matrizes e galadores de diversas genéticas já consagradas como, Matuto, Soberano, Canarinho, Estrela, Dominique, Plutão, Guardião, Xodó, Curumim, pois cada uma delas tem suas particularidades, pontos fortes e fracos como voz, facilidade de encarte de canto, repetição, etc... e diante disso, tenho procurado conciliar os pontos fortes de cada uma delas na busca de bons pássaros.



CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico ?


MT - Sim , minha criação é exclusivamente voltada para o Canto Praia Grande Clássico.



CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?


MT - Utilizo em meu criatório desde o berçário, o canto extraído do Selo Prata 30 anos ( Moretti ) editado pelo amigo Tadeu, utilizo os aparelhos da Tectron que utilizam o canto gravado em cartão de memória, o que proporciona uma qualidade muito superior que a do CD player convencional, e recentemente adquiri um aparelho que não é acionado por foto célula, mas por um relógio, possibilitando que o aparelho seja programado para ligar uma vez durante a madrugada, o que acho muito importante na fase de vetorização que se dá no período em que ainda estão com a mãe. Após apartados, os que ficam retidos vão para cabine acústica onde ficam encapados até os 7 meses de vida em média, quando se inicia o manejo de lapidação e condicionamento de canto.



CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?


MT - O Desmame normalmente é feito entre o 30º e 35º dia de vida.



CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?


MT - Isso é uma coisa interessante, existe aqui um casal de andorinhas que chegam entre final de julho e meados de agosto, e criam em um mesmo local que escolheram desde 2005, comecei a observar que assim que elas chegavam, algumas fêmeas de curió demonstravam mudança de comportamento, diante disso, adotei esse fator como termômetro em meu criatório, assim que as andorinhas chegam, coloco os ninhos, em pouco tempo varias fêmeas de curió aprontam, bem como os galadores, esse período de criação normalmente vai até fevereiro ou março.



CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?


MT - Dentre os galadores: Renegado (Melodia/ Estrela/ Soberano/ Charmosa), Tubarão Neto (Tubarão Birigui/ Goiano/ Marília/ Malibu ), Sassá (Pavaroti/ Dayana/ Brasileiro/ Esmeralda), Pivô Filho (Dominique/ Maria Bonita/ Batuta/ Gaiola Preta ), Repeteco II (Soberano /estrela/ Violinha S.C./ Plutão ), Boiadeiro ( 067-Matuto II/004 / Vai-Vem/ Curumim), Eremita( Soberano / Encrenca/ RaioX/ Gauchinha) e Carnaval Filho( Presidente/ Chimfra/ Soberano/Bico Branco)


Dentre as fêmeas destacam-se: Tainara Neta (Soberano/ Estrela/ Violinha / Plutão ), Caiçara 266 (Dominique/ Maravilha/ Encrenca ), Chamego295( Campeão do Vale/ Matuto/ Xodó/ Chamego / Miracatu ), Maninha e Preta ( Matuto II /004 / Guardião/ Mil dólar/ Chamego), Martinha (Matuto II/ 004 / Guardião/ Curumim/ Soberano), Melodia 464( Melodia/ Soberano/ Estrela/ Canarinho ), Mogiana (Renegado/Maninha), Montana (Pivô/ Tainata NT/ Matuto/Curumim), Pantaneira ( Guga do Faxina/ Paty ), Vassourinha (Asterix / kapaty), Pepita (Matuto II / 004 / Canarinho/ Soberano/ Estrela ), Pluma 146 (Violinha S.C./ Plutão / Chamego/ Miracatu), Caiçara Neta (Pivô F.x Caiçara266), Xodózinha ( Cabeça Branca/ Maravilha/ Sorocaba/ Matuto / Xodó), e outras mais.



CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?


MT - Na temporada 2008/2009 destacou-se o curió Fantasma, vetorizado por mim e passado ao amigo José Alberto Favaro que participou de diversas etapas de torneios da FEBRAPS, conquistando o título de Vice Campeão Brasileiro e Vice Campeão do Torneio dos Campeões na categoria Curió Pardo com Repetição, infelizmente este pássaro veio a falecer durante sua primeira muda de penas, impossibilitando a continuidade de sua carreira que com certeza seria muito promissora.



CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?


MT - Sei das dificuldades encontradas por alguns colegas com relação a diversas situações relacionadas ao IBAMA, mas eu particularmente não tenho do que reclamar no que diz respeito a condutas de agentes ligados a este órgão, sempre fui bem atendido no escritório regional de Barretos, fui fiscalizado em Novembro de 2008, o que foi feito corretamente e sem constrangimentos, o contrário do que ouvi em muitos relatos. Muita coisa tem que ser revista e melhorada, e acredito que isso já vem sendo trabalhado, e com a apoio de pessoas idôneas e conscientes isso deve acontecer gradativamente.



CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?


MT - Para se começar a criar curiós, primeiramente deve-se adquirir exemplares de procedência comprovada e confiável, manejados adequadadamente desde o nascimento, e que esse manejo seja continuado procurando o melhoramento do pássaro, para isso, estudando e aprendendo sempre.



CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?


MT - Acima de tudo, agradeço a DEUS, por tudo que aprendi e consegui em minha vida, a todos os amigos que sempre me apoiaram e colaboraram, ao amigo Pêcego por esta oportunidade, e a todos os que nos prestigiam acessando este blog, que com certeza é de uma riqueza imensurável para todos nós amantes do curió, e que cada vez mais a população se conscientize que nós criadores, seja amador ou comercial, no fundo temos o mesmo objetivo, que é a preservação da espécie.


” CRIAR É PRESERVAR.”

MARCUS THOMAZATTI - (17) 33242860/Com. e (17) 33253994/Res



NOTA DO EDITOR: Confira abaixo o canto em alguns vídeos de curiós nascidos no Criatório Barretos:

http://www.youtube.com/watch?v=yIzHYxqvIUg
http://www.youtube.com/watch?v=ylsJPUJb_Wo
http://www.youtube.com/watch?v=6B8zeRjN0ZQ
http://www.youtube.com/watch?v=uB9Sq_5Mp7E
http://www.youtube.com/watch?v=0yCtM7Wy6tw
http://www.youtube.com/watch?v=dIZEvTbPHe4
http://www.youtube.com/watch?v=1CmK8WVBvVk
http://www.youtube.com/watch?v=wsu-g6oYXFw

3 comentários:

  1. SEMPRE ESTOU LENDO,NO QUE SE DIZ RESPEITO A CURIÓ SOU UM CRIADOR AMADOR DE ARACAJU,POSSUO UM PEQUENO CRIATÓRIO EM ARACAJU MAS SEMPRE ADQUIRINDO OTIMOS EXEMPLARES,RECENTEMENTE COMPREI 2 FEMEAS DO CRIADOURO ANA DIAS COM ALTO INDICE DE REPETICAO UM ABRAÇO FÁBIO RODRIGUES.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Fábio, agradeço por estar nos visitando. Sucesso !

    ResponderExcluir
  3. Aqui meu marido quer saber quanto é um filhote de um passarinho de alta repetição?
    Gleisson ....

    ResponderExcluir