quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CABINES ACÚSTICAS - SOLUÇÃO INTELIGENTE



Olá, estamos aqui mais uma vez para trocarmos idéias e experiências com vocês, mas agora sobre o uso múltiplo das cabines acústicas na criação, muda de penas e encartamento de filhotes no canto desejado.

Sabemos que cabine tem o significado de compartimento que serve para resguardar, no caso, acusticamente o passeriforme galador que, na criação, embora de genética apurada, não tenha eventualmente o canto desejado, podendo influenciar negativamente no processo de vetorização dos filhotes com suas mães a partir do 3º dia de vida – filio-me à corrente daqueles que sustentam que é a partir dessa idade que os canais auditivos dos passeriformes neófitos se abrem -, ou mesmo após o desmame enquanto não têm um novo dono e/ou um lugar isolado para o trabalho de encartamento e posterior manutenção do canto almejado.

Muitos criadores por falta de espaço ou por terem uma criação diversificada, têm adotado com sucesso o uso das cabines acústicas desde o início no processo de criação visando à vetorização e encarte do canto desejado, colocando a mãe com o filhote recém nascido em seu interior para que a criação se dê livre de qualquer interferência sonora indesejada, denominado por alguns como sistema “withdrawn”, permanecendo depois no mesmo ambiente após o desmame, no aguardo de um novo criador, mantenedor ou simplesmente proprietário, este, notadamente aquele que adquire o passeriforme com nota fiscal de um criador comercial regulamente cadastrado no IBAMA.

Esse procedimento tem sido elogiado por aqueles que o utilizam pelo sucesso que vêm alcançando no encartamento, mas também pela comprovada eficiência com que a fêmea trata o (s) seu (s) filhote (s), estando livre de qualquer processo ambiental estressante, até porque, dentre outros, ao não escutar os galadores não se sente estimulada a aprontar novamente, abandonando o ninho e o necessário aquecimento dos filhotes recém nascidos.

As cabines acústicas podem ser utilizadas também para resguardar, proteger e isolar o passeriforme na muda de penas, lhe assegurando nesse período crítico o necessário isolamento para preservar a sua qualidade canora, a tranqüilidade indicada para uma muda de penas eficiente e célere, evitar o estresse que pode ser nocivo a sua saúde em face do período de baixa imunidade às doenças respiratórias etc. Tenho utilizado com sucesso há temporadas com os meus Curiós Maruc e Muralha, bem como em eventuais pardos que finalizam a primeira fase da mudas de penas no prazo máximo de 60 dias, quando igualam o rabo.

Outra utilização que ganha a cada dia mais adeptos que não dispõem de espaços individuais e/ou locais com isolamentos acústicos de alvenaria, é no trabalho de encartamento do canto desejado feito por muitos criadores e, em especial, pelos mantenedores que, carentes de espaço específico, passam a lançar mão da tecnologia moderna que as cabines acústicas podem proporcionar, evitando que os filhotes no processo de encartamento ouçam o indesejável em detrimento do canto desejado, seja porque o ambiente sonoro local ou vizinho é nocivo à pretendida educação auditiva, ou mesmo porque há mais de um filhote no mesmo ambiente.

Nesse caso, há de se salientar que como todo e qualquer manejo, a utilização das cabines acústicas no trabalho de encartamento de canto reclama o procedimento próprio para se viabilizar uma maior chance de sucesso, pois como se trata da natureza agindo e não há, por isso, qualquer certeza matemática, não se pode simplesmente deixar os pardos ou filhotes enclausurados em seu interior pensando que no dia que os tirar já saíram cantando o desejado, uma vez que assim o desenvolvimento tende a ser sempre mais tardio pela falta de estímulos que devem sempre ser administrados e dosados, salvo se criados no supracitado sistema “withdrawn” porque desde o nascimento estarão em ambiente em que se sentem mais a vontade, viabilizando que aflore a precocidade no aprendizado, qualidade de origem genética eventualmente presente.

De qualquer maneira, por exemplo, se você tem dois pardos num mesmo ambiente, salutar intercala-los de forma que um dia um fique fora da cabine em ambiente acusticamente indicado para o encartamento, noutro fique dentro da cabine acústica, saindo àquele que lá se encontrava, colocando em prática um verdadeiro revezamento. Tal procedimento estimula o desenvolvimento do canto desejado, podendo as cabines ser utilizadas com maior insistência para travar eventual filhote que queira sair gritando, com imperfeições no canto desejado, ou notas estranhas, dosando e aplicando o manejo mais indicado para o caso concreto, visando as devidas correções que só a experiência hodierna irá indicar o procedimento mais indicado a ser seguido.

Feita essas breves considerações, entendemos ser necessário se fazer outras que pensamos ser fundamentais para o bem estar do passeriforme, notadamente no que diz respeito à audição, à higiene e qualidade do ar nas cabines acústicas, passando a informar aos amigos o procedimento que adotamos há anos.

Ao adquirir uma cabine acústica nova, tenho por hábito deixá-la meio aberta por uns três dias para que o cheiro natural do material novo seja dissipado, sendo de fundamental importância a utilização de um bom alto-falante, entendido este como aquele que trabalha dentro da freqüência do canto desejado, um bom CD ou chip acoplado a um bom aparelho que tenha timer, sensor de som e luz.

A (s) cabine (s) deve (m) ficar fixadas em local arejado, longe de raios solares, ou de paredes que do outro lado os recebam, com as distâncias uma da outra daquela indicada pelo fabricante, tendo especial preferência pela incidência de luz indireta.

Para eliminar odores estranhos e absorver a eventual umidade interna, recomendamos colocar num canto, embaixo da espuma, uma pequena pedra de carvão vegetal, sendo salutar uma limpeza diária das impurezas (cascas de sementes, poeira etc.) que caem para fora da gaiola e ficam no fundo, presas na espuma interna ou mesmo no vidro da porta pelo lado de dentro, com um pincel e o uso em seguida de Perfex embebido de Lavi-fen, Kilol ou qualquer outro produto sem odor de qualidade que o mercado ofereça especialmente para ser usado na higiene de criadouros e suas instalações, podendo até mesmo, mensalmente, se julgarem necessário, antes desse procedimento, aspirar todo o espaço interno.

Semestralmente tomamos a liberdade de sugerir uma higiene mais completa, principalmente naqueles períodos em que não se está utilizando as cabines acústicas, ou ainda estão por serem usadas. Iniciamos por aspirar a espuma e seus cantos ou divisórias, para em seguida, depois de passado o dito pincel, borrifar todo o seu interior com Frontline, com o cuidado de cobrir o falante com um plástico, deixando-a semi-aberta para a secagem natural. Em seguida, sugiro borrifar um produto bactericida e detergente como um dos acima citados até que haja a secagem total, deixando a cabine pronta para uma nova temporada de uso.

No uso diário, embora haja entendimentos diversos, prezamos pela qualidade interna do ar que decorre da necessária circulação, por isso mesmo não abro mão do uso do compressor de ar que interligado a um timer analógico funciona durante as 24 horas, mas de forma intercalada, utilizando atualmente, dentre outros possíveis, o sistema de 15 x 30. Para evitar maiores vibrações ou eventual barulho interno ocasionado pelos compressores, gosto de utilizar os ultra silenciosos e potentes para grandes aquários, com opção de duas ou três velocidades, bem como mangueiras de silicone e com maior cumprimento na metragem, fazendo com isso que a natural vibração seja absorvida no trajeto que leva até a referida cabine.

A não utilização de compressores deixa um cheiro desagradável no interior da cabine, o ar se torna viciado e diminui a vida útil de legumes e verduras durante o dia, apesar dos orifícios de entrada e saída de ar, proporcionando, no nosso limitado entendimento, um ambiente propício ao desenvolvimento de bactérias e fungos, mesmo para aqueles que tem por hábito deixar as cabines aberta à noite inteira, até porque se corre o risco também de nas primeiras horas da manhã, quando ainda se está repousando, que haja algum canto indesejado com reflexos rápidos e maléficos aos ouvidos do passeriforme que visamos preservar, ou o ambiente em que ele se encontra, coisa que ocorre com normalidade na natureza.

Outrossim, local de o passeriforme fazer a sua higiene pessoal com os banhos diários é fora da cabine, justamente enquanto você limpa o seu interior, sugerindo que procure secar com um pedaço de papel a gaiola para só então depois a colocar novamente na cabine acústica com um novo papel de fundo, pois a umidade pode propiciar o surgimento de fungos que terá conseqüências maléficas à saúde do passeriforme.

Essas são apenas pensamentos de um apaixonado pela criação e encartamento de canto, no caso, de curió praia grande clássico, contudo eles, acredito, servem para qualquer espécie de pássaro que o passarinheiro queira usar, desejando aos amigos amplo sucesso!

Até uma outra oportunidade e boa temporada para todos nós!
FONTE: PÊCEGO, Antonio José. Revista Passarinheiros & Cia. nº 54.

17 comentários:

  1. Pêcego

    Excelente materia.
    Eu tenho conseguido encartar alguns pardos e até acerto de canto utilizando as caixas.
    Vendi as 4 que eu tinha e estou adquirindo 4 novas.

    Abraços e parabéns

    Vitor Padovan

    ResponderExcluir
  2. Grande Vitor,

    Muito obrigado por suas palavras. É isso aí, dos oito pardos da temporada trabalhados com a utilização de caixas, três deles criados no sistema Withdrawn, sete estão saindo no clássico, sendo que um já saiu que está dando retorno e está isolado em tratamento específico, outro veio comendo os Tés de preparação do samaritá, mas depois de três semanas de isolamento específico, hoje escutei dar várias passagens dando os tés. Outro está na cristaleira porque veio comendo os samaritás, mas os três criados no sistema Withdrawn estão saindo no clássico, com a graça de Deus. É isso aí, na falta de espaço, grande alternativa.

    Ah ! Parabéns pelo Pardo Monte Sião no Torneio de Marília.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. meu nome cleber rocha do rio de janeiro caro amigo pêcego adorei à matéria tabém estou adquirindo um caixa acústica da fafricaçáo piazanotto espero ter os mesmo sucesso qual golega vitor anteriormente conmentou do sucesso dos seus filhotes fico feliz também por ele pos espero alcançar a mesma felicidades com meus filhotes assim que minha caixa chegar meu e-mail é rocha_cleber@yahoo.com.br um grade abraço é com muita satisfação e alegria de porder estar me conectando com você um grande abraço adorei a matéria criador:cleber rocha

    ResponderExcluir
  4. Cleber, muito obrigado por suas palavras. Ficamos muito felizes com a sua satisfação. Ao receber as cabines, leia atentamente as recomendações do fabricante e siga a risca. Sucesso !

    ResponderExcluir
  5. ANTONIO JOSÉ PÊCEGO

    Bom Dia,ogrigado pela dica do fabricante, gostaria de saber quantos dias são necessários para um filhote ficar na caixa acústica para encartar o canto um grande abraço do admiravél colega cleber rocha.

    ResponderExcluir
  6. pêcego,Boa Tarde gostaria muito de saber apartir de quantos dias devo colocar o filhote dentro da caixa acústica para encartar o canto e se tem que ser um de cada vez ainda nesta oportunidade de estar fando com você queria saber o que devo vazer quando uma fêmea começa a bicar os filhotes além de protege-los ainda no ninho com uma tela fina e separa-los com à grade se existe algum tipo de remédio que posso estar utilisando, um grande abraço do amigo cleber rocha esse é meu e-mail - rocha_cleber@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Cléber, colocar curió na cabine acústica só se não tiver jeito de deixá-lo fora dela. Se for usar, é bom desde logo que chegue na sua mão, mas é importante quando ir tratá-lo diariamente fora da cabine, deixar ele churriar durante uns dez minutos no local em que se banha, logo após o mesmo ou pelo tempo do mesmo, mas antes de trocar as comidas. Se tem dois pardos, intercala, colocando um cada dia. Dizem que a fêmea com essa atitude pode ser desvio de comportamento, mas também pode ser falta de Metionina e/ou Lisina. abs,

    ResponderExcluir
  8. ola amigo boa noite eu só quero saber quais as medidas sertas para uma caixa acustica e se e obrigado ter um sistema de ventilação especial que nao fasa barulho um grade abraço;;;;

    ResponderExcluir
  9. Como consigo essas caixas ?
    quanto é cada uma dela ?
    moro no rio de janeiro na afonso pena, pretendo adiquirir umas dessas !

    ResponderExcluir
  10. O tempo de 15 x 30
    Seria 15 minutos o compressor de ar funcionando?

    ResponderExcluir
  11. CLEBER ROCHA PÊCEGO DESEJO-LHE UM FELIZ ANO NOVO PARA VC E TODA SUA FAMILIA MUITO SUCESSO NESSE NOVO ANO QUE SE INICIA UM FORTE ABRAÇO DO AMIGO CLEBER ROCHA

    ResponderExcluir
  12. Olá Anônimo I,

    Não sei lhe dizer quais seriam as medidas para a fabricação de cabines acústicas, mas posso te dizer ser fundamental um sistema de circulação de ar eficiente com atuação de um compressor de ar.

    Olá Anônimo II,

    Na coluna à direita, na seção de anunciantes, vc encontra o fabricante das excelentes cabines acústicas Edilson Guarnieri. É só fazer contato !

    Olá Anônimo III,

    Correto, seria 15' de compressor funcionando para 30' desligado.

    Olá Cleber,

    Muito obrigado pelos votos que desejamos igualmente a vc e sua família.

    A todos um feliz 2012 !

    ResponderExcluir
  13. Pêcego,boa tarde com três dias de nascidos coloquei junto com a fêmea dois filhotes detro da caixa acústica, nesta sexta feira eles faram quarenta e cinco dias vou separa-los da mãe, devo permanece-los juntos até os quatros meses juntos dentro da caixa e depois qual procedimento que tenho que seguir,mais uma vez muito obrigado pela sua atenção do amigo cleber rocha

    ResponderExcluir
  14. Olá Cleber,

    Vc pode deixá-los juntos como disse, ou então em um mesmo ambiente fora das cabines, se vendo ou não, até que um deles comece a marcar notas, pois assim desenvolveram mais rapidamente. As cabines são ótimas, mas tendem a segurar a evolução.

    Abraços,

    Os Editores !

    ResponderExcluir
  15. ola Pêcego boa tarde.comprei um curió de 7 meses e gostaria de algumas dicas.sera q você podia me apssar seu email para entarmos em contato?obrigado.

    meu email:wils2leh@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Sr. Antonio!
    É verdade que o Ibama proibiu o uso dessas cabines?
    O que eles alegam?
    O pássaro tem uma bomba que envia ar para ele e tem um vidro na frente da cabine que deixa ele enxergando fora dela, o pássaro só tem o som externo inibido.
    Obrigado.....
    wandersoncamacho@bol.com.br

    ResponderExcluir
  17. Amigo boa tarde, meu nome é Valdemir eu conseguir fazer ama caixa de isolamento acústica mais tou com uma pequena duvida!
    Minha caixa tá toda isolada mais nâo entende como faço para o passarinho receber o oxigênio?
    Preciso dessa informaçâo para poder começar meu teste.

    ResponderExcluir