sábado, 4 de julho de 2009

ENCARTAMENTO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES !


Prezados,



Temos observado que há muitas dúvidas sobre o melhor manejo a ser utilizado no encarte do canto praia grande clássico nos filhotes de curiós, daí, embora não haja nenhuma fórmula matemática, há alguns cuidados ou diligências básicas que deveremos observar de forma a viabilizar uma maior chance de sucesso.



Há quem já tenha utilizado cabines acústicas com amplo sucesso, assim como os que, diante do insucesso, nem querem ouvir falar nelas, reclamando, como qualquer outro, uma manejo apropriado.



Há aqueles que deixam o pardo encapado o tempo todo, sob um dos fundamentos de que irá ouvir mais do que escutar e que há possibilidades de vir mais educado em seu canto que do contrário, sendo que muitos curiozeiros tem tido sucesso com esse procedimento.



Outros, deixam os pardos na cara um do outro até a muda de ninho ou mesmo até começarem a marcar notas, individualizados em gaiolas separadas ou em voadeiras com uma ninhada ou mais no mesmo ambiente. Resultado, em regra, não cantam e escutam mais o canto desejado, separando-os após a muda de ninho, ou então quando um ou outro começar a marcar notas, deixando-os, após esse manejo inicial, que se desenvolvam sozinhos, sendo essa metodologia antiga.



Alguns curiozeiros se utilizam de Mestres cantando ao vivo para os filhotes, sendo depois que começam a marcar notas os deixam somente com o CD. Outros utilizam os Mestres cantando por longo tempo, até mesmo por meses até o filhote mostrar que esta querendo soltar o canto, mas particularmente não adotamos este último procedimento.



Há ainda, os que deixam isolados os filhotes de forma individual, não permitindo que um escute o outro em hipótese alguma (sustentam renomados curiozeiros, com base em suposto estudo da USP, que o curió ouve 6 x mais do que o homem), ficando só no CD e sem capa, tirando para fora eventualmente para acompanhar a sua evolução e sentir qual o melhor manejo que deve fazer em face da fase em que ele se encontra e o que está apresentando, até mesmo para ter que encapá-lo, ainda que em meia capa.



Bom, e por aí vai. O que podemos afirmar é que há registro de sucesso em todo e qualquer desses manejos, cabendo ao iniciante escolher aquele que melhor se adapta a sua realidade e do (s)filhote (s), mas o mais importante disso tudo é que o mantenedor tenha a sensibilidade necessária para sentir o que o filhote está pedindo em termos de manejo e eventualmente CD.



Se o pardo sai gritando, em regra há poucas possibilidades de encarte, mas há notícias de muitos que mesmo assim encartaram, cabendo ao mantenedor observar para detectar esse problema, travando, se for o caso, o filhote para se educar no canto, sendo utilizadas como expediente para essa manobra as cabines acústicas ou o encapamento da gaiola, deixando-a com o pardo em local mais tranquilo e de luminosidade amena até demonstrar estar mais educado no canto.



Por outro lado, o ideal é que se toque o CD que o filhote ouviu desde que nasceu, para se dar continuidade aos ensinamentos, contudo, dependendo da genética, há pardos que reclamam mudanças que só a experiência hodierna irá lhe mostrar qual deve ser operada, cabendo ao mantenedor desenvolver a sua capacidade de atenção e mudanças, porque efetivamente é o curió que pede qual o manejo mais apropriado.


Muitas vezes o que é bom para determinada fase, não o é para outra, o que é para um curió, não o é para outro, sendo que o mercado nos dias atuais nos viabiliza um grande diversidade de cantos praia grande clássico da linha Ana Dias, uma vez que é aquela que é reconhecida pela Federação Brasileira de Criadores de Pássaros - FEBRAPS por meio de seu Regulamento, embora saibamos que há na totalidade três linhas desse canto, incluindo a supracitada, também há do Curió Patrício e do Curió Xodó que apresentam algumas características próprias na colocação de notas.



No que tange à utilização de Mestre ao vivo, particularmente, em face da pouca experiência hodierna que já acumulamos, entendemos que é fundamental nos primeiros 20 a 30 dias após o desmame, na impossibilidade do filhote ouvi-lo desde o nascimento, o que seria ideal. Assim, acreditamos que até os 65 dias de vida ou mesmo até quando começar a marcar notas é que devemos utilizar o Mestre, ficando depois somente no CD, afinal nessa fase em que o filhote está churriando ele vai aprender o necessário para se desenvolver depois, ou seja, o dialeto básico que se pretende encartar.



No nosso entendimento, é providencial que o mantenedor acompanhe as aulas para retirar o Mestre de cena quando querer relaxar no canto, afinal não é nenhuma máquina e há momentos em que pode querer relaxar, não mais cantando firme, assim como entendemos ser mais proveitosa as aulas ministradas em doses homeopáticas, ou seja, umas duas ou três vezes no dia, pelo tempo máximo de 30 minutos, ou então, como disse, quando o mestre não querer mais cantar firme, podendo ser mais ou menos que o tempo acima.



Por outro lado, o volume em que deve ser tocado o falante do CD, particularmente entendemos que deve ser em volume baixo e compatível com o ambiente em que se encontra o filhote ou filhotes, havendo resultados positivos, inclusive em quem toca em volume alto, mas majoritariamente se toca em volume compatível com o ambiente em que o curió está, sempre visando que o som saia baixo ou relativamente baixo, sendo que o Mestre Olívio Nishiura recomenda que seja 1/3 do que cantaria um curió no ambiente, embora, como já dito, há resultados positivos com a tomada de posições diversas, ou seja, mais baixo ou mais alto o volume do som.



Sobre o local do falante, embora haja manejos que colocam em local alto, e muitos com ele direcionado para a gaiola com resultados positivos, temos verificado um maior sucesso quando utilizado com o som saindo para o sentido contrário em que se encontra a gaiola, em ambiente acústico, com, digamos, móveis do tipo cortina, sofás, tapetes e estantes que regularmente temos no doméstico, bem como com o falante há uns 50 cm no máximo do chão até no máximo uns dois metros da gaiola, afinal o som se propaga de baixo para cima, de forma que chega ao nível da gaiola já amortecido ou filtrado pelos móveis.



Salientamos por último, nessa seara acima, que há quem utilize com sucesso os falantes em outro ambiente diverso do que se encontra a gaiola, contudo entendemos que seria mais recomendável esse manejo se o ambiente em que a gaiola fica não goza da acústica pretendida, devendo o som nesse caso ficar em volume compatível com o ambiente, como anteriormente dito, todavia, é apenas mais uma opção para o mantenedor que pode vir a ter sucesso também, como muitos já obtiveram.



Dada essa pincelada rápida no assunto acima que é por demais complexo e reclama fácil um ou mais capítulos de um livro, salientamos que entendemos ser fundamental que conheça as instalações do criador e o manejo que realiza, sendo recomendável adquirir filhotes de criador que tenha a sua criação voltada para o canto desejado.



Na impossibilidade de comparecer pessoalmente às instalações do criador, consulte-se com outros curiozeiros que tenham conhecimento, ou seja, colha referências sobre a idoneidade do criador e o seu trabalho, adquirindo, de preferência, filhotes de genética de resultados comprovados, o que aumenta a chance de sucesso, mas não o assegura, uma vez que está mais do que provado que muitos dos desconhecidos, geneticamente falando, encartam o canto desejado e eventualmente se tornam campeões em torneios.



Desculpem-me a longa postagem, mas por aí dá para sentir que o assunto é por demais extenso e complexo que a limitação deste espaço não permite o seu completo enfrentamento.



Espero ter colaborado com a dúvida de muitos e sucesso !!!

12 comentários:

  1. Bom dia Pêcego,
    Excelente resumo sobre encarte, e só veio a reforçar o que tenho dito sempre:
    - a regra é que não há regras!! rsrsrsr
    Donde concluímos que a sensibilidade do criador/mantenedor é que voga para a escolha do melhor método!!
    Abraços.
    Levi Oisiovici

    ResponderExcluir
  2. Salve, essas são as palavras (não há regras x sensibilidade). Valeu !!

    ResponderExcluir
  3. Realmente amigo Pêcego!
    Paciência, paciência e paciência.
    E quando estivermos esgotados um pouco mais de
    paciência.
    Ele só é um ser vivo e assim sendo não têm defeitos, nós é que, com nossa "razão" criamos e
    depois procuramos os defeitos que não existem.
    Por isso, para encartar, paciência.
    Eduardo Rosseto Antonio.

    ResponderExcluir
  4. Grande Eduardo Rosseto, é isso aí, mas cá entre nós, haja paciência....rsrsss..

    ResponderExcluir
  5. Amigo Pêssego,a questão do encarte do canto é muito complexa,tenho ainda muitas duvidas.
    Na revista passarinheiros e cia você fala sobre o mesmo,percebi que o curió é um passaro muito milindroso e facinante.É como um fiho que educamos,aprender ou não depende muito de sua genética e inteligencia para aprender.ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  6. Rodapeças, correta a sua ponderação, daí toda a mágica fascinante. Abraços,

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Sr. Pêcego, gostaria de ajuda sobre encartamento de curio praia classico. Tno alguns duvidas: é verdade que o CD prata Fest não ensina curio a canto classico? qual o melhor CD o amigo utiliza? pois amigo sempre aparece com prados formidaveis. Ë verdade de cabines travam curio fazendo que possam perdem o canto? Qual sua opinião sobre cabines? e como o amigo utiliza estas? Ë verdade que se tiver um casal de filhotes mesma idade o canto da femea pode prejudicar o ensinamento o macho? fico muito grato pelo amigo compartalha esse conecimeto nesse espaço e muito sucsso.

    ResponderExcluir
  8. Olá Julio, veja bem, cada caso é um caso, o encartamento não é uma ciência exata porque lidamos com a natureza que é imprevisível. O Prata Fast ensina curió, havendo quem goste e quem não goste de alguns resultados. O melhor CD é aquele que o curió interage e encarta, mas é certo que CD's de notas mais curtas como da linha Ana Dias os Selos Laranja, Vermelho e Marrom são, em tese, mais fáceis de encartamento, havendo também muitos resultados positivos e recentes com o CD do Curió MARUC que foi gravado ao vivo. Obrigado por suas palavras. Sobre cabines, convido a ler a postagem sobre "Cabines Acústicas - Solução Inteligente" que foi publicada em outubro do corrente ano, se não estiver enganado. Se mesmo assim permanecer dúvidas, faça contato. Abraços,

    ResponderExcluir
  9. Pêcego meu filhote quase não churria!
    Seria Melhor estimular ele com um radio fm para ele exercitar a formação da siringe??
    Obrigado!
    Att: Leonardo Pezenatto
    Pirituba - São Paulo

    ResponderExcluir
  10. prezados, muito cuidado ao comprar as cabines Parizotto pois este é um pilantra e não entrega a mercadoria

    ResponderExcluir
  11. Senhor Antonio J. Pecego eu sou de Bandeirantes no Parana. Sou criador amadorista e tenho um pardo que esta encapado e fez a muda encapado ele já põe o canto quase limpo mas parece que ele tem às vezes dificuldades para virar o canto.Esta com 5 meses e quanto tempo eu ainda devo deixa-lo encapado. Ele esta ouvindo o master 30 anos com 3-3-3-5-7 repetições modificado 2% mais rapido. Sei que é dificil orientar sem ver, mas será que poderia me orientar?

    ResponderExcluir
  12. Olá Anônimo, está necessitando ser incentivado a cantar para ir para frente. Puxe ele para fora uma ou duas vezes por semana para ver como se comporta, colocando-o em meia-capa, assim como pode deixá-lo no prego em meia-capa. abs,

    ResponderExcluir