quinta-feira, 16 de julho de 2009

ENTREVISTA: OLÍVIO NISHIURA




Olá, dando início a várias e selecionadas entrevistas que pretendemos postar neste nosso blog, resolvemos dar o primeiro passo na importante companhia do Sr. Olívio Nishiura, empresário em São Paulo, aficionado pelo canto curió desde 1958, tendo dedicado toda sua vida no aperfeiçoamento do canto Curió Praia Grande. Tem como hobby e especialidade a mais de 25 anos ensinar filhotes de Curiós a adquirir o canto Praia Grande Clássico. Juiz de Canto pela Federação Brasileira (Febraps), Vice-Presidente da SERCA, detentor dos Direitos Autorais e gravações de CDs do canto Curió ANA DIAS, do Curió PATRÍCIO, do Curió MACALÉ, do Curió MELODIA, do Curió CYBORG, do canto Bicudo Alta Mogiana Clássico FIOTE, do Bicudo Goiano Clássico BLACK BILL e Palestrante sobre Canto Curió Praia Grande e formador de juízes de Canto de Curió Praia em todo Brasil. Feita essa importante apresentação, passamos à entrevista:


CC&T - Olívio, pela sua própria biografia acima, constatamos que você tem uma história de vida no aperfeiçoamento do canto de Curió Praia Grande, tendo logicamente através do tempo acompanhado a sua evolução, daí solicitamos ao amigo que nos faça uma breve trajetória deste mavioso canto de curió até os dias atuais, e sua maravilhosa evolução desde os tempos do famoso Curió ANA DIAS.


Olívio – O canto praia despertou os curiozeiros no início dos anos 50, época em que capturavam os curiós na região da cidade de Praia Grande, litoral sul de São Paulo, por conter em seu canto as notas de Quim Quim e Tué Tué, o que posteriormente foi denominado de “Canto Praia Grande”. Não satisfeito somente com a qualidade do canto,saíram à captura de curiós repetidores em cidades próximas como: Pedro Taques, Jurubatuba, Samaritá, Registro, Cananéia, Itariri, Ana Dias e outras.

O curió “Ana Dias” foi capturado em 1956 na cidade de Ana Dias, município de Itariri, e já era um grande repetidor. Pelo fato de ficar ouvindo durante 6 anos curiós de outras regiões, adquiriu notas extras em seu canto, tornando se muito rico em notas, melodia e repetição. Nesta época o curió “Ana Dias” de propriedade do Sr.Walter Moretti da cidade de Jundiaí-SP, e Campeão Brasileiro vários anos, foi levado ao estúdio da Gravadora Continental em São Paulo,onde foi realizado a primeira gravação e lançado em LP para que fosse tocado no aprendizado de outros curiós. Iniciava-se então um novo conceito de canto Praia Grande, denominada posteriormente como “Canto praia Clássico”. Com base nesta linha de canto, a Federação Brasileira em 1985 homologou o novo regulamento de canto Praia Grande a ser utilizado para julgamento em torneios.

ERRO QUE VIROU VIRTUDE - Na gravação do curió “Ana Dias”, numa das cantadas ele errou o início do canto, passando liso, ou seja, sem a nota de samaritá no primeiro canto :-(Ti tuí, te te, Quim Quim tói, te te, Tué Tué Tué). A maioria achou fantástico que o curió iniciasse o canto desta forma, e colocasse a nota de “Samaritá” a partir do segundo canto em diante. Como eu já era proprietário dos direitos autorais do canto Ana Dias, lancei todas as gravações tanto em LP, K-7 e CDs, com esse tipo de entrada de canto, que posteriormente foi denominado de “Módulo de Entrada”. Subestimando a inteligência do curió e para minha maior surpresa, eles assimilaram com facilidade esse módulo de entrada, tornando uma virtude.


Com o tempo as exigências foram se tornando maiores, a ponto de eu ter que lançar novos CDs, com módulo de entrada, samaritá destacado, com mais notas de batidas de praia com balanço, voz e repetição.


Com toda essa evolução, foi necessária a reciclagem dos juizes federados de canto praia e formação de novos juízes, através de palestras que faço em todo o Brasil.


CC&T - Bom, já que o assunto é curió Praia Grande Clássico, sabemos que há outras linhas de canto dentro dessa categoria além da já famosa ANA DIAS, por isso julgamos importante que faça uma explanação para os leitores deste blog de quais seriam as outras linhas do clássico e quais as diferenças mais marcantes entre as mesmas.


Olívio Conforme rege o Regulamento de Canto Curió Praia Clássico da Federação Brasileira ( Febraps), reconhece os cantos Ana Dias, Patrício e Xodó.


CANTO PATRÍCIO - Em comparação com o canto Ana Dias, na entrada de canto é emitida somente com uma nota “Ti” em seguida já vem à nota de ligação “té té”. Emite o Samaritá no primeiro módulo, diferente do canto Ana Dias que faz o módulo de entrada de canto com passagem lisa.


Todos os “Quim Quins” são seguidos da nota “tói”. Após o segundo “Quim Quim tói” que vem depois do samaritá , emite somente uma nota de ligação “té” (Ex: Quim Quim tói, té, Tua Tua Tua) , e nas passagens de canto, após as Batidas de Praia, existe uma nota de ligação “té” (Ex: Tuá Tua Tua , té , quim quim tói ...), Esta passagem, chamamos de Afunilamento de Canto.


CANTO XODÓ – Em comparação com o canto Ana Dias,não emite a nota de entrada de canto. Todos os “Quin Quins” são seguidos da nota “tuí”, e emite o Samaritá no primeiro módulo. Após o segundo “Quim Quim” depois do Samaritá a nota de preparação é alteada “til til” (Ex: Quim Quim tuí, til til Tuó Tuó Tuó) .Essa alteada, na época era chamada de “Invertida de Canto”. Importante lembrar que as notas de batidas de praia em Tuó Tuó Tuó, é porque o Xodó cantava com a voz mais cheia, ou seja mais grossa.


CC&T - O amigo detém os direitos autorais do Canto do Curió ANA DIAS desde quando ? O seu trabalho no aperfeiçoamento do canto de curió Praia Grande Clássico é reconhecido nacionalmente por meios dos diversos CDs que dominam o mercado com inúmeros Selos Comerciais. Diga para nós quais são eles e para que serve cada tipo ?


Olívio – Adquiri os direitos autorais do canto curió “Ana Dias” em dezembro de 1989 do saudoso amigo Walter Moretti da cidade de Jundiaí-SP. Em 1991 adquiri também os direitos autorais do canto dos curiós Macalé e Melodia do Sr. Arthur da cidade de Tatuí-SP e, em seguida, adquiri os direitos autorais do canto curió Patrício do Sr.Jorge da cidade de São José dos Campos-SP .


ANA DIAS – O canto do curió Ana Dias foi gravado em 6 (seis) versões.


Selo Vermelho - Cantadas sem repetição, produzido especialmente para criatórios e filhotes no início do seu aprendizado. Aconselho tocar durante quatro meses.


Selo Laranja – É o CD que substitui o selo vermelho após quatro meses. Possui muita riqueza no andamento e melodia, e as passagens de canto com três notas de Batidas de Praia horizontais facilita a repetição.


Selo Azul – Produzido especialmente para curiós que já tenham adquirido o canto Praia, com objetivo de incentivar a repetição e enriquecer as notas de batidas de praia nas passagens de canto e no fechamento.


Selo Marrom – Este CD, possui cantadas de fácil assimilação, não exigindo muito fôlego para repetir. Possui voz natural de Praia Grande, passagens de canto com três notas de praia e fechamento de canto com quatro notas. Nas cantadas mais longas, o arremate de canto é com a nota de “purrú”.


Selo Ouro – Produzido para melhorar a voz, andamento e balanço de canto. Muito rico em notas de batidas de Praia decrescente, fazendo com que o curió adquira balanço preferido pela maioria dos curiozeiros.


Selo Prata – É o Top de Linha do canto praia Superclássico. Possui voz e andamento natural, com entrada de canto alteada, todas as notas alongadas, muito rico em batidas de Praia e balanço de canto.


CC&T - Fora essa linha de Selos Comerciais que vc disponibiliza no mercado, há algum outro CD de canto do Curió ANA DIAS que o consumidor possa ter acesso, ainda que de produção limitada e no varejo ? Em sendo positiva a resposta, diga para nós quais são eles e como poderiam os interessados adquiri-los.


Olívio – Existem CDs especiais, que chamamos de “Máster” e são gravados sob encomenda. Pedidos pelo fone (11) 5061 8317 ou e-mail curioanadias@globo.com


Selo Alegretti – Cantoria extraída de uma gravação do curió “Ana Dias” de 1969 e pelo fato de ter as notas explícitas, é próprio para corrigir os curiós que deixam de emitir algumas notas.


Selo Gold – É um canto selo ouro masterizado, com a voz mais cheia e andamento moderado.


Selo Prata 30 anos - FH – Possui as notas de entrada alteadas,as notas são mais alongadas,uma nota a mais de batida de praia no fechamento, e mais balanço de canto. Foi produzido especialmente a pedido do Sr.Ferraciolli e Sr. Honda, para ensinar um pardo, que após adquirir este canto foi um sucesso nos torneios na categoria Pardo com o nome de “Tibagi” Este CD existe Sem Repetição e Com Repetição.


Selo Prata 50 anos - Foi extraído do LP homenagem aos 50 anos do curió Ana Dias. Possui a mesma letra do selo prata 30 anos, porém foi masterizado, eliminando os chiados e as notas ficaram mais nítidas. Existe Sem Repetição e Com Repetição.


Selo Prata Fast – Foi desenvolvido especialmente para que o curió cante a linha do selo prata, porém com mais repetição. Portanto, o Prata Fast tem o andamento 5% mais ligeiro que os selo prata normal. Também foi masterizado, ficando sem chiado e com as notas mais nítidas. Existe Sem Repetição e Com Repetição.


CC&T - Há algum Selo ou CD de Canto de Curió ANA DIAS a ser lançado no mercado ?


Olívio – Devido a vários pedidos de gravações especiais com batidas de Praia decrescente, pretendo lançar nesta temporada o CD PRATA BALANÇO. Extraído do selo prata, com balanço desde o primeiro canto, em todas as passagens e até o fechamento. Já estou com a Matriz pronta e posso garantir que ficou sensacional.


CC&T - Em sua opinião, para o curiozeiro que pretende encartar o canto praia grande clássico num filhote, quais as providências que ele deveria se ater visando o sucesso, incluindo nessa seara o criadouro, genética, CDs, falantes, aparelhos, ambiente acústico etc ?


Olívio – É necessário adquirir filhotes de criadores que criam curiós para canto praia clássico, porque o sistema de criação é totalmente diferente, exigindo mais cuidados, e com vários ambientes acústicos, evitando que os filhotes ouçam qualquer tipo de notas estranhas.


Procure sempre filhotes com genética comprovada e apurada, visando à voz, andamento e repetição, e com exame de sexagem.


A técnica mais eficaz para o encarte de canto, é adquirir um casal de filhotes, mantendo-os juntos na mesma gaiola, tocando o CD “Sem Repetição” até a muda de pena de pardo para pardo que ocorre normalmente ao completarem 4 (quatro) meses de vida. A presença da fêmea faz com ele fique travado prestando mais atenção, marcando notas e evitando que grite ou estoure no canto.


Após este período, separar o macho e colocar numa voadeira (tipo gaiolão) no mínimo 20 dias, para exercitar o pulmão e repetir. Substituir, então o CD, colocando “Com Repetição”. A fêmea é necessária ficar em outro ambiente chamando ou pialando, mas não mais se deverá mostrá-la ao macho. Durante a muda de pena, dê “Ferro” na água, para evitar a anemia.


Utilize sempre CDs originais devido há gravação estar na frequencia correta, em média de 3.550 Hz., que é mesma dos pais ou mestre que ensinam os filhotes.


Existem no mercado diversos aparelhos CD Player próprio para o ensinamento de curiós, com temporizador programável digital, sensor de som e fotocélula.


O falante ideal é o Mid Ranger ou Super Pesado com cone de papelão no centro, e sem o twiter para evitar o som metálico. Deve estar próximo ao chão, porque o som se propaga rebatendo e subindo.


O volume deve ser baixo, ou seja, 1\3 do volume de um curió cantando.


Procure deixa-lo sempre em ambiente acústico, tipo sala de visita, dormitórios etc. onde o som encontra carpete, tapetes, estofados e cortinas, evitando o eco.


Nunca deixe em cozinhas, banheiros, garagens, ou locais onde não tenha certa acústica, para evitar que venha a cantar com voz musicada.


Para evitar o tradicional estresse, procure sempre mantê-lo em local que possa acordar ao clarear o dia, e dormir ao anoitecer. Lembrando que um curió estressado não aprende a cantar.


CC&T - Fale para nós um pouco dessa sua parceria com o Criadouro Comercial Japão do nosso amigo Marcinho, do que é disponibilizado ao interessado, inclusive em termos de genética, bem como o trabalho que é realizado desde o nascimento dos filhotes até a entrega ao adquirente ?


Olívio – Tenho uma parceria com o Marcinho da cidade de Tupã-SP desde 1996, quando criávamos como criadores amadores. Em 2004 decidimos montar um Criatório Comercial e formamos uma sociedade com o nome de “Criadouro Japão”. Investimos em construções de ambientes acústicos, gaiolas de criação padronizada e no plantel.
Matrizes Galadores: - Guga II \ Combate \ Matuto-N \ Guardião II\Comanche \ Xodozinho \ Dominique \ Megathon \ Quarentinha \Trombone \ Dominante etc.

Matrizes Fêmeas:- Bola Sete \ Carisma \ Cristal \ Estrela \ Esperança \ Guardiã \ Itajaí \ Karina \ Jaraguá \Matuta \Marília \ Marquesa \Melodia \ Paloma \Pamela \ Pandora \ Princesa \ Santista \ Savana, etc, etc.


O criatório é composto de 4 (quatro) ambientes projetados com iluminação natural e som. Em um ambiente ficam as fêmeas não galadas, em outro ambiente ficam os galadores, e pelo fato de ser acústico, não se ouve cantarem. Em outro ambiente ficam as fêmeas chocando e após três dias de vida de nascido, seguem para um ambiente acústico ouvindo o CD sem repetição durante 30 a 35 dias, época em que os filhotes já se alimentam sozinhos. Após separar da mãe, vão para um estúdio individual até a entrega para o adquirente, juntamente com os CDs e manual para dar sequencia no aprendizado e repetição.


As cruzas são testadas e programadas, para sempre criar com o casal que já tenha reproduzido filhotes de qualidade para o canto clássico.


CC&T - Olívio, quando falamos em Curió Praia Grande Clássico Com Repetição, falamos da categoria supra sumo do campeonato brasileiro, tanto que os campeões fazem jus ao famoso e cobiçado Troféu Ana Dias - "O Curió do Século". Ao longo do tempo você tem presenciado, na maioria das vezes como juiz de canto, fantásticas apresentações de grandes curiós dessa categoria nas estacas dos torneios. Qual para você foi o melhor curió que se apresentou até hoje, levando em consideração o conjunto, o decorrer do tempo e as suas características mais marcantes ?


Olívio – Durante este longo tempo, tive a felicidade de ouvir e julgar vários curiós de renome como o Ana Dias, Patrício, Xodó, Arco Iris, Pierrot e Monarca, porém a forma de julgamento era mais simples e diferente.


Da forma que se julga atualmente, os curiós que mais me impressionaram com seu conjunto de: voz de praia, andamento, melodia, colocação das notas e padrão de apresentação, foram: Miracatu (Marcão-SP), Campeão do Vale (Lua-SP), Império do Egípcio (José Dias-SP) e Cyborg (Rivellino-SP).


CC&T - Como renomado Juiz de Canto de Curió Praia Grande, já tivemos épocas em que o defeito equivocadamente chamado de "quim tói" por muitos curiozeiros ocorria com constância nos torneios, com fácil transmissibilidade para os curiós que o ouvissem, pois afinal são oito notas a menos que o curió deixa de dar no módulo de repetição, o que levou a ser inserido no Regulamento o desconto de 1 (um) ponto para cada defeito apresentado na estaca pelo curió, afastando praticamente dos torneios essa "praga" ao longo do tempo, notadamente nas estacas do Praia Grande Clássico. Além desse, o Regulamento da FEBRAPS nos traz inúmeros defeitos que podem ser apresentados pelo curió na hora da estaca, dentre os quais, o retorno de canto que temos notado que está se fazendo cada vez mais presente nas estacas. Certo que esse defeito diz respeito à colocação de notas, acredito que podemos dizer que o denominado "quim tói" ou passada no liso também se insere nesse contexto. Embora não haja nada que comprove a fácil transmissibilidade nos torneios desse defeito "retorno de canto", sabemos que ele é transmitido a outros curiós, contudo o Regulamento nada traz sobre qualquer desconto a ser efetuado, objetivamente, deixando esse julgamento do quantum a ser descontado ao arbítrio do Juiz. Você não acha que já está na hora de inserir no Regulamento uma nota de desconto para esse defeito, tornando-o mais objetivo para o julgamento, levando em consideração esses argumentos acima ?


Olívio – RETORNO DE CANTO: Para esclarecer melhor, o Retorno de Canto nada mais é do que o curió durante sua apresentação, após as batidas de Praia, não parar e reiniciar o canto com as notas de Entrada, em vêz de emitir as notas de Quim Quim do módulo de repetição.


De acordo com o novo regulamento, o Retorno de Canto não é considerado “Defeito” e sim “Deficiência”, porque ele não deixou de emitir as notas do canto praia clássico, ou seja, não comeu nota. Portanto ele será penalizado no item “Colocação de Notas”, porque colocou a nota em lugar errado.


Já a “Passagem Lisa” (Quim Quim tói) é considerado “Defeito”, por deixar de emitir 8 notas. Neste caso é descontado 1 (um) ponto da nota final para cada vêz que der este defeito. Com esta penalidade estamos conseguindo afastar estes curiós dos torneios, evitando que transmita para outros curiós Praia Clássico.


CC&T - Olívio, temos notado a cada temporada a dificuldade administrativa encontrada para a escalação de juízes, bem como que há uma carência muito grande desses abnegados colegas curiozeiros. Não acha que a FEBRAPS poderia promover mais cursos de Juiz de Canto de Curió Praia Grande, visando arregimentar novos colaboradores ? Há algum curso em vista ? No nosso entendimento para ser um bom julgador, não basta ter bons ouvidos, mas também bom senso nos julgamentos de aspecto subjetivo, e acima de tudo, se sentir um eterno aprendiz. Na sua ótica, já que recebemos inúmeros e-mail's de interessados em contribuir, exercendo essa importante e nobre função, quais as qualidades necessárias para se tornar um bom Juiz de Canto de Curió Praia Grande ?


Olívio – Realmente toda temporada encontramos muita dificuldade na escalação de juízes. A cada ano, cresce o nível de curiós em torneios, exigindo do juiz uma atenção especial nos detalhes, além de aplicar o regulamento e o bom senso. O regulamento da Febraps, é didático e dinâmico. Como o tempo é curto, estamos convocando todos os juízes, inclusive os mais antigos, para uma reciclagem, apresentação do novo regulamento e novo sistema na ajuda de custo.


NOVOS JUÍZES - Conforme você mencionou, para ser um juiz de Canto Praia Grande, é necessário ter bons ouvidos, bom senso, conhecer bem as linhas de canto Praia, não confundir defeitos com deficiências, nem arrasto com notas estranhas e aberturas, seguir o regulamento, participar das reuniões de juízes, e principalmente estar à disposição do Coordenador de Canto Curió Praia Grande da Febraps, no mínimo 4 (quatro) domingos em época de torneio, para ser escalado como juiz titular ou auxiliar.


CURSO PARA JUÍZES - Infelizmente, nos cursos de juízes promovido anualmente pela Febraps, poucos participantes se propuseram a cooperar nos torneios. A maioria participa para adquirir a carteirinha de juiz, e mais conhecimento. Portanto, para esta temporada estamos invertendo a forma para formação de novos juízes. A Febraps estará aceitando inscrições para os interessados em se tornar Juiz de Canto Praia Grande, iniciando como Mesário e Juiz Auxiliar em torneios, permitindo assim, analisarmos sua disponibilidade em viagem nos fins de semana, interesse na colaboração, conhecimento básico de canto, para depois fazer o curso de Juiz de Canto Curió Praia Grande.


CC&T - Quais as últimas considerações que você, considerado por renomados curiozeiros como o Mestre dos Mestres, gostaria de dizer para os nossos leitores curiozeiros ?


Olívio – Primeiramente quero agradecer a oportunidade em poder participar do Blog Curió Clássico & Torneios, o mais visitado e atualizado, onde os curiozeiros encontram tudo sobre torneios, notícias, Ibama \Sispass, criadores e muito mais.


É importante lembrar aos participantes de torneios, a necessidade de ser cadastrados no Ibama \ Sispass, com pássaros devidamente registrados, acompanhado da Licença de Transporte ou Nota Fiscal, para evitar aborrecimento quando fiscalizado pelo Ibama ou policia florestal.


Quero dar parabéns a meu grande amigo Antonio José Pêcego, pelo excelente trabalho e dedicação aos curiozeiros através deste Blog, pelo Tri Campeonato Brasileiro consecutivo, pelo lançamento do CD Maruc e por tê-lo como amigo e companheiro de torneios.


Aos leitores deste Blog, me coloco a inteira disposição para qualquer dúvida ou informação, através do e-mail curioanadias@globo.com ou pelo site http://www.curioanadias.com.br/


Olivio Nishiura –SP - Fones:- (11) 5061 8317 \ (11) 9898 7776



12 comentários:

  1. Parabéns ao Pêcego por tão boa reportagem e ao Mestre Olívio, por mostrar o quanto é importante nos modernos torneios de canto de curió.
    Independente de gostarem ou não dos dois, estes são realmente dois Mestres, sendo o Olívio o maior entendedor e fomentador do canto e o Pêcego o maior mantenedor de pássaros da atualidade. Mais uma vez parabéns aos dois.
    Eduardo Rosseto Antonio - Campinas/SP

    ResponderExcluir
  2. Prezado Sr Pêcego, parabéns pelo blog extremamente dinâmico e informativo - já está adicionado aos meus favoritos. Sobre o Sr. Olívio, tive o privilégio me de iniciar na arte de criar curiós ano passado, com dois filhotes do criadouro Japão, e os pássaros me surpreendem a cada dia - são realmente fantásticos.

    Parabéns aos Srs pelo trabalho, que é referência na criação de curiós.

    Marcelo da Costa Gomes - Macaé/RJ

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Pêcego. é reprortagens como essa que enriquecem cada vez mais nossos conhecimentos. Convoco à todos para participarem do blog, e, se o amigo me permite eu sempre que puder farei sugestões de entrevistas para que o amigo veja se há viabilidade no tema e possa postar.
    Um abraço ao amigo e família, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Caro Pêcego,

    Excelente entrevista! Seu blog é diferenciado por abordar questões atualizadas e detalhistas. Seus textos são curtos, porém completos e consequentemente o torna agradável a todo tipo de público. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Caro Pêcego,

    Excelente entrevista! Seu blog é diferenciado por abordar questões atualizadas e detalhistas. Seus textos são curtos, porém completos e consequentemente o torna agradável a todo tipo de público. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Sr. Pecego , muito obrigado por promover essa entrevista com o mestre olivio , comecei minha criaçao em setembro de 2009 , justamente com um casal comprado dele , hoje tenho 26 entre machos e femeas e ja estou adquirindo uma nova tropa , tudo que foi dito acima foi sempre o que me passou , e esse tipo de reportagem que todos criadores amadores gostaria de ter mensalmente , parabens e muito brigado a Vc e ao Sr. Olivio.

    ResponderExcluir
  7. quanto custa um filhote de voces com frete para o rio de janeiro

    ResponderExcluir
  8. olá senhor olivio boa tarde, sou de Imperatriz MA gostei muito do nosso 1° torneio de canto praia, sou criador de curió tem ums 6 anos criu só prai anadias,gostaria que você mmim desse uma dica os meus filhotes já abriram cantando perfeito mais tem um problema eles não estão virando o canto como faço meu amigo?
    obrigado

    ResponderExcluir
  9. Oliveira e demais interessados, o nosso amigo Olívio Nishiura pede que façam contato e mandem suas dúvidas para curioanadias@curioanadias.com.br

    Abraços,

    Os Editores !

    ResponderExcluir
  10. SRº Olivio,Boa tarde tenho um curió com sete meses coloquei-o dentro da caixa acústica para ouvir o segundo cd praia classico ana dias,gostaria de saber se esta certo o procedimento e por quanto tempo posso mante-lo detro da caixa para ouvir o cd,primeiro coloquei para ouvir o cd para filhotes,um grande abraço cleber rocha rio de janeiro (e-mail rocha_cleber@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  11. Gostei da entrevista o olívio foi sincero nas palavras e aprendi um pouco mais com ele. Tenho o curio fenômeno gravei cd com ele de parado. Fiz esse curio com o cd selo prata ana dias. Blog curio fenômeno. Gravei ele ainda parado com nove meses com o Geraldo Gambini. Ja foram vendidos mais de 30 mil cds. Alto índice de aprendizado. Adquira na terra dos pássaros. Com.br

    ResponderExcluir
  12. Gostei da entrevista. Tenho um curio chamado fenômeno feito no CD do Ana Dias selo Prata. Gravei um Cd de parado o único no brasil e tem alguns criadores que estao conseguindo encarar nos filhotes este canto do curio pardo fenômeno. Graça. Ao Ana dias que temos hoje o canto praia grande classico

    ResponderExcluir