sábado, 11 de julho de 2009

CRIADOUROS E/OU CRIATÓRIOS ?


Prezados leitores,

Criadouro e/ou criatórios, tanto faz, há quem use uma denominação, assim como há quem se utilize da outra, mas o que importa é que ambos se destinam, no nosso caso, há realizar um importante e nobre trabalho de preservação do passeriforme curió ("amigo do homem" na língua tupi guarani) ou avinhado, com muitos deles complementando a criação desse espécime, com um exaustivo e brilhante trabalho de vetorização e encartamento do canto Praia Grande Clássico.

O trabalho de preservação, criação e apuração genética do curió se realiza há décadas, havendo grandes estudiosos do assunto.


Em se falando de genética, não podemos deixar de mencionarmos alguns fatos concretos para reflexão, notadamente na seara do canto Praia Grande Clássico:


1) - Um criadouro comercial com a criação voltada especialmente para o canto acima há décadas, desenvolvendo um trabalho de apuração genética, vendeu um filhote recém desmamado, mas vetorizado de berço no canto Praia Grande Clássico para o Nordeste, onde o adquirente pretendia encartar o canto regional que é muito apreciado na localidade, tendo feito todo um trabalho minucioso nesse sentido, contudo, apesar de seus esforços, a natureza foi mais forte, uma vez que o filhote quando soltou o canto cantava um Praia Grande, o antigo liso, com ausência da nota samaritá, mas não cantava o canto da região que o adquirente desejava.


O que é isso ? É pura ocorrência inexplicável da natureza ? É um acidente de percurso ? É a comprovação de que a vetorização bem feita na fase mais importante fica registrado ? É alguma coisa inexplicável ? Ou é resultado de décadas de apuração genética e de trabalho com o canto Praia Grande Clássico, de forma que os filhotes vetorizados já passam a expressar o canto em que, digamos, geneticamente carregam o seu dialeto ?


2) - Filhote em viveiro junto com outros filhotes e/ou fêmeas, com galadores em outra divisória ao lado cantando o Praia Grande ou Regional, apresentando inúmeros defeitos de canto, quando separado, começa a marcar notas do canto Praia Grande Clássico que ouvira por meio de um falante instalado no criadouro, vindo depois a soltar o canto PGC sem qualquer detalhe ou nota estranha. Com tantas influências negativas no processo de vetorização e encartamento, como pôde esse filhote vir a encartar o canto que escutou no falante e não dos curiós ao vivo cantando no seu ouvido ? Acidente de percurso ? Genética apurada ao longo de décadas ?


3) - Dois irmãos de ninho, juntos em um viveiro cheio de outros filhotes, um sai cantando igual ao pai que canta o tempo todo ao lado um bonito canto regional, mas o outro sai cantando dando algumas notas do canto Praia Grande, como as batidas de praia, o quim quim e o samaritá que escutou o tempo todo no falante que tocava o CD, mas nenhuma nota do canto do pai. Como explicar esse fato ?


Pois é gente, é por essas e por outras, que a criação de curiós com canto voltado para o Praia Grande Clássico está vertiginosamente crescendo em todo o Brasil, de norte a sul, com criadores cada vez mais especializados em busca de qualidade genética comprovada de resultados, realizando um brilhante trabalho de preservação dessa espécie ameaçada de extinção, que se torna uma obra de arte quando o encartamento do canto desejado ocorre, seja nas mãos do criador ou posteriormente, dando prosseguimento ao trabalho do criador, nas mãos do mantenedor.


Outrora, os criadouros/criatórios eram conhecidos apenas por meio da troca de idéias e telefones entre amigos, com posteriores visitas pessoais, mas hoje em dia, com a tecnologia e a proliferação desses ornitólogos conservacionistas, temos inúmeros sites de criadouros/criatórios que estão disponíveis na internet para todo e qualquer interessado.


Sobre os criatórios e criadouros conhecidos, aproveitamos para relacionar abaixo, muitos que estão presentes no grupo virtual Curiós, Torneios e Genética (curiostorneiosegeneticas@yahoogrupos.com.br), que se dedicam exaustivamente ao nobre trabalho de criação, vetorização e encartamento do canto Praia Grande Clássico em vários Estados desse nosso imenso Brasil, para vc que não os conhece ou ainda que já ouviu falar, mas não teve oportunidade de fazer uma visita pessoal, pelo menos passará a fazê-la virtualmente.













Forte abraço e até uma outra oportunidade.

9 comentários:

  1. Pêcego, parabéns pelo tópico. Nosso hoby, é muito carente de informações fundamentadas em estudos científicos, principalmente em estudos referentes ao coeficiente genético repassado aos nossos pássaros e o encarte do PGC. Hoje, precisamos de ferramentas que nos permita tirar dúvidas que só com uma interação com mantenedores, criadores, criatórios ou criadouros , sites como esse que desenpenha um papel auxiliar ao passarinheiro deve estar sempre frequentado por quem tem o interesse maior que é criar com qualidade é criar preservando.
    Herbert - Manaus/Am

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo moro em manaus e tenho um amigo de trabalho que a anos tinha criado curió e com os relatos que ele me apresentou me apaixonei e gostaria de aprender e adquerir um curió novinho gostaria de sua ajuda ja que vc mora em manaus e deve ter conhecimento para me ajudar.

      Diego Monteiro
      Manaus/Am
      Bairro: cidadde nova
      diegomonteiro83@yahoo.com

      Excluir
  2. Muito obrigado meu amigo Herbert por suas belas palavras. Forte abraço,

    ResponderExcluir
  3. Mestre Pêcego, ainda está faltando aquela matéria sobre manejo de pardos para torneios de canto. Matéria essa que para você não será nada difícil de escrever. risos
    Nós iniciantes estamos esperando essa matéria com muita ansiedade.
    Grande abraço.

    Att Luis Eduardo

    ResponderExcluir
  4. Grande Luís, deixa essa de Mestre para outro, somos todos curiozeiros, uns com mais outros com menos experiência aqui ou acolá. Ok, vou matutar e ver se escrevo alguma coisa. Forte abraço,

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde a todos.
    Sr Pêcego, eu adquiri um filhote de 47 dias do
    criatório Belo Canto, no Rio de Janeiro, no dia 15 de setembro último. Esse filhote foi vetorizado em uma ambiente fechado e isolado de ruídos externos com o lindo canto Praia Grande Clássico. Pois bem, pergunto ao sr.: ele corre o risco de vir com outro canto ou perder algumas notas desse canto se ouvir outros pássaros, como de vizinhos e natureza, estando comigo na minha casa? Continuo colocando o CD para ele pela manhã e ao pôr do sol e quando vou trabalhar deixo o rádio ou TV ligado o tempo todo. Estou agindo corretamente? O que mais pode ser feito nesse sentido ou não preciso me preocupar tanto, pois o filhote já foi vetorizado no canto PCG e portanto o manterá para sempre? Grande abraço e muito obrigado desde já.
    Well

    ResponderExcluir
  6. Caro Well, o fato de ter havido vetorização no canto desejado, não significa necessariamente que o filhote cantará o desejado, pois vários fatores influenciam na questão, como ambiente, falante, CD, aparelho etc, tanto antes como depois. O ideal é se adquirir um aparelho no mercado que tenha sensor de som e luz, tocando nos intervalos o FM.

    O curió está sempre sujeito a incorporar notas estranhas, dependendo da idade, ambiente e de questões genéticas, na nossa opinião. Quanto mais velho, mais maduro, com o canto desejafo mais firme irá ficar, mas de qualquer maneira, sempre todo o cuidado é pouco. É difícil encartar o canto desejado, mas difícil é mantê-lo. Abraços e sucesso !

    ResponderExcluir
  7. Ah um erro aqui...
    Não é tanto faz criadouro ou criatório.
    Buscando no Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa fica claro:

    Criadouro [De criar + -douro, var. de criadoiro]
    Substantivo masculino, Viveiro de plantas, capaz de medrar, de se criar bem

    Criatório [De criar + -tório]
    Substantivo masculino, Lugar onde se criam animais, esp. para fins de comercialização

    Ou seja, criadouro é para plantas e criatório para animais.

    Espero ter ajudado e que os proprietários percebam o erro de português que estão cometendo ao usar "criadouro" para sua criação de pássaros.

    Ramon Rocha (ramon_rocha@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado Ramon pela aula de português, mas o nosso intuito não era de adentrar no certo ou no errado, como vc pode extrair do início da postagem quando expressamente menciono "mas o que importa é que ambos se destinam, no nosso caso, há realizar um importante e nobre trabalho de preservação do passeriforme curió ("amigo do homem" na língua tupi guarani) ou avinhado, com muitos deles complementando a criação desse espécime, com um exaustivo e brilhante trabalho de vetorização e encartamento do canto Praia Grande Clássico." De qualquer maneira, foi extremamente válida a sua observação para aqueles que não tem conhecimento mais claro do nosso português, ou mesmo pretendam amanhã iniciar uma criação com o nome que seria mais indicado. Abraços,

    ResponderExcluir