domingo, 26 de junho de 2011

DENÚNCIA CONTRA O IBAMA



Bom dia,

Essa reportagem abaixo da Rede Globo sobre a apreensão de centenas de pássaros em Manaus/AM junto a traficantes internacionais, coloca em pauta os reais interesses e fins do IBAMA e das ONG's que atuam em parceria, uma vez que é INADMISSÍVEL que sejam sacrificados os passeriformes oriundos ou não de outro país, sendo que a reportagem mostra bem a total falta de condições do órgão de execução encarregado de ser coautor na preservação e conservação da fauna, basta conhecer os seus CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres).



Esta Revista Eletrônica, em respeito aos seus leitores e à liberdade de imprensa assegurada constitucionalmente, não pode se furtar de dar ampla publicidade a esses fatos.




Em se falando de espécimes animais que integram a fauna, não só a brasileira mas também toda que a ela chega, já que a sua preservação e conservação deve ser a palavra de ordem, torna obrigatória uma atuação nesse sentido do IBAMA, uma vez que a tutela do meio ambiente é interesse mundial.




Esperamos que as ONG's que atuam ou não junto ao IBAMA, e o próprio órgão federal de proteção e preservação da fauna, tenham uma atuação, no mínimo, mais humana e não permitam o sacríficio desses passeriformes e/ou aves apreendidas, saindo em defesa das espécies que integram o meio ambiente, ainda que de outro país, mas não deram causa ao evento, já que o desmatamento desenfreado da mata atlântica, o uso irresponsável de agrotóxicos nas plantações que dizimam inúmeras espécies da nossa fauna e a poluição dos nossos rios, lagos e mares estão permanentemente desassistidos por essas instituições, ao contrário do pequeno criador de passeriformes devidamente cadastrado, com endereço certo, que contribui com sua nobre ação para a preservação e conservação das espécies extintas ou ameaçadas de extinção da nossa fauna, ou seja, há atuação direcionada em face da facilidade de identificação de todo criador cadastrado que irresponsavelmente é confundindo, em alguns casos, com traficantes por servidores que prestam um desserviço ao IBAMA, muitos deles com estreitas ligações a ONG's de criação e destinações, no mínimo, duvidosas, afinal, traficante age na clandestinidade o que não se coaduna com quem quer criar legalmente e, para tal, se cadastra no IBAMA que passa a exercer o controle e fiscalização sobre a criação.



Convido todos a assistirem o vídeo abaixo !













Os Editores

4 comentários:

  1. Notícias STF - Veterinário pede liminar contra Ibama - 22/06/2011 12:30

    Notícias STF

    Segunda-feira, 20 de junho de 2011

    Veterinário pede liminar contra Ibama

    O médico veterinário Rogério Leonel Vieira, de Santa Catarina, ajuizou Ação Cautelar (AC 2901) no Supremo Tribunal Federal (STF) em que pede liminar para reaver as aves retiradas de seu criadouro por funcionários do IBAMA na última segunda-feira (13). Ele afirma que a ação é preparatória de ação ordinária de anulação de ato administrativo que moverá contra a ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira, em razão de “pleito administrativo sem solução até o momento e de máxima urgência”.
    O veterinário relata que seu criadouro, denominado “Reduto das Aves”, tem reconhecida capacidade científica, sendo referência para universidades e pesquisadores. Além disso, segue todos os atos normativos de fauna da legislação de meio ambiente. Por isso, o próprio IBAMA o escolheu para depositar aves apreendidas para recuperação e manutenção das espécies. Afirma que nunca recebeu “um único centavo” do IBAMA.

    No último dia 13, Rogério afirma ter sido surpreendido com a visita de servidores do IBAMA, que apreenderam aves exóticas e nativas, próprias e depositadas. Segundo o veterinário, houve aplicação de multa e revogação da licença "por meio de ato descabido e impróprio, sem que lhe fosse permitida exercer defesa na esfera administrativa, o que viola a Constituição".

    “Qual é a lógica de uma instituição ser referência ao Ibama, UFSC, etc., para fins de recuperação de aves apreendidas, ter histórico e labuta de acordo referência, e, do dia para a noite, sem justificativa, ser invadido e com uso indevido de força policial, associado a terceiro não vinculado ao trato das aves, trocar o endereço das aves, sem qualquer critério de lógica?”, indaga a defesa do veterinário.

    Segundo o veterinário, o IBAMA se utiliza dos serviços e instalações do “Reduto das Aves” há mais de dois anos sem pagar alimentação, hospedagem, transporte, fármaco, exames laboratoriais e médicos, por isso ele tem o direito de reaver as aves (mais de cem aves de diversas espécies) até a quitação do depósito. O relator da ação é o ministro Marco Aurélio.

    fonte: http://www.bila.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sr. Antonio, infelizmente estamos a merce do IBAMA que não quer assumir responsabilidade em nada, pobre de nos criadores. "Não crie caso crie um curio", a fraze vai ficar não crie curio, para não criar caso com IBAMA.

    abraço

    ResponderExcluir
  3. boa noite,

    gostaria de saber se voces estao sabendo do conteudo de uma possivel reuniao no ibama nos proximos dias


    desde ja agradeco

    orlando de tres rios/rj

    ResponderExcluir
  4. ...Pois é! E com esse tipo de ação eles vão passando impunis até q um dia nos levantemos e criemos uma representante político, q seja um criador ativo, q vista a nossa camisa, q realmente seja criador e q lute por nossa bandeira. Está mais do q na hora de nós escrevermos uma nova história entre os criadores, encontrar alguem entre nós para nos representar politicamente
    pois essa merda só funciona com a política infelizmente... Então pensemos nisso e cada um de nós criadores de cada estado, cada município nos unamos e levantemos um criador para nos representar politicamente
    pois enquanto não tivermos representatividade lá no escalão mais alto, esperaremos a visita de fiscais fardados com uma histórica ficha corrida de agressão aos cidadãos passarinheiro...

    ...Marcus Pabu João Pessoa PB (83) 8821-1547

    ResponderExcluir