domingo, 5 de junho de 2011

PAELLA 2011



por Junichi Yonemura




No domingo, dia 29 de Maio, aconteceu a PAELLA 2011, em grande festa, no Vale dos Curiós.



Muito bem organizado, desde o estacionamento até o último chope, compareceram aproximadamente 500 pessoas,que degustaram inicialmente 160 kg de carne bovina, linguiça e frango, em espetos.



A Paella foi feita com 80 kg de camarão; 60 kg de mexilhão, vongole e lula em anel; 60 kg de arroz parabolizado; 24 litros de azeite; 40 kg de tomate; 30 kg de cebola, dentre outros ingredientes.



Tudo isso regado de 460 litros de chope.



Houveram sorteios de vários produtos doados pelos fabricantes e representantes, que abrilhantaram ainda mais a festa. Foram sorteadas estacas, caixas acusticas, gaiolas, remédios, vitaminas, rações e sementes para pássaros.


Esse foi, o primeiro grande evento, que visa arrecadar fundos de premiação para Torneios desta temporada, que prometem mais uma vez, ser bem organizados e concorridos.


Vejam as fotos no site www.valedocurio.com.br, seção fotos Paella.



E não se esqueçam da iniciativa dos colegas de Bauru, que organizarão a 1ª FEIJOADA E TORNEIO DO CENTRO OESTE a ser realizada no dia 24/07/2011, com Torneio de aquecimento, visando o mesmo objetivo.



E que ao final da temporada sejam coroados os melhores curiós.



Nota dos Editores: Estivemos presentes ao evento que sempre se torna uma grande confraternização. Notamos criadores das mais inúmeras localidades desse nosso imenso Brasil, que se fizeram presentes por meio de grupos, como os de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Brasília, Goiás, Pará e outros mais, sempre trazendo muita animação e informação a esse Mega Evento de cunho, porque não, filantrópico, já que todos os que se fazem presentes contribuem para a arrecadação necessária para a premiação do campeonato brasileiro da temporada, estando de parabéns o Luis Carlos Escalante (Lua) e demais organizadores vinculados à FEOSP.

3 comentários:

  1. Muito bom este site, sempre que posso dou uma olhada. Também sou um apreciador do CPG, e também tenho curiós. Mas as vezes me pergunto, diante dessa briga dos criadores e o Ibama, principalmente depois da IN 15, porque sempre escuto dos criadores que são "preservadores da espécie", e nunca escuto sobre um projeto ou ato que fale sobre o repovoamento da espécie na natureza ?
    Porque escuto que o Ibama é sempre o grande vilão, e os criadores tem novas gaiolas acústicas, de última geração, para manter o pássaro dentro da gaiola e ainda trancado dentro de outra acústica ?
    Sempre visando o canto dos pássaros, custe o que custar, e em muitos casos o comércio com fins lucrativos, e dizendo sempre que esta espécie é adaptada para viver em pequenos espaços...
    Será que ainda irei escutar de algum criador, ou mantenedor, que ele tem uma idéia de repovoar esta espécie na natureza ? de fazer algum projeto até com parceria do Ibama, se preocupando verdadeiramente com o animal no seu habitat original ? com espaço, e uma verdadeira vida que poderá um dia ser apreciada na sua forma natural?
    Ou será que ficarão como os ursos pandas, que são poucas espécies, em cativeiros, usando inseminação artificial, e até mesmo retirando os filhotes dos pais após o nascimento, e mantendo-os presos, dizendo que preservam a espécie, mas com qual finalidade ? será que deixá-los presos só para dizer que ainda existem ?...
    Pois é... ainda aguardo algum comentário ou outra opinião.
    Eduardo
    São Roque - SP

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Antonio Pecego, muito boa a entrevista com o Shoiti, ficamos sabendo das procedencias de nossos curiós e tudo mais. Com relação a esse cidadão que fez o comentário anterior eu pergunto a ele se ele tem conhecimento se o Ibama tem algum projeto de preservação dos nossos curiós e, se ele tem conhecimento que nossos curiós nascem dentro de uma gaiola e não pode ser solto na natureza de qualquer jeito, tem que ter uma adaptação e, quem tem que realizar tal feito é o Ibama e não os criadores, estamos a disposição para cedermos alguns filhotes para tal atividade. Agora é preciso que esse cidadão de São Roque ajude a proteger as nossas matas e o habitat das aves, porque os passaros não comem queimadas.

    ResponderExcluir
  3. Olá Eduardo,

    O problema se encontra justamente no IBAMA que não tem projeto e nem estrutura para fazer qualquer repovoamento, sendo certo que a iniciativa teria que partir do órgão do meio ambiente. Os CETAS, Centro de Triagens de Animais Silvestres são desprovidos de controle sanitário e de instalações precárias, os poucos existentes, além do que a sua finalidade é de reintrodução dos animais silvestre capturados com traficantes, caçadores e outros que os detém ilegalmente, mas não o repovoamento. Se os poucos CETAS existentes não cumprem com o seu papel a contento, qualquer tentativa séria de repovoamento já iniciaria frustrada.

    No que tange às gaiolas ou cabines acústicas, ao contrário do que pensa, entendo que o uso temporário e com controle sanitário regular propicia muita ajuda ao passeriforme, em especial, na muda de penas, pois livre de estresse e mudanças bruscas de temperatura, fazem troca de penas rápida, sendo recomendado, como o próprio fabricante orienta, o uso de compressor de ar que fornecem para que haja a renovação do ar constante em seu interior, mantendo a sua qualidade, além do que é recomendável a utilização de uma pequena pedra de carvão que elimina odores e filtra a umidade em seu interior.

    Acredito que com isso apresentei um outro comentário ou mesmo opinião que segue a do anônimo que tem muita propriedade em seu conteúdo.

    Abraços,

    Os Editores

    ResponderExcluir