terça-feira, 15 de junho de 2010

O CURIÓ - PARTE I



Edgard Osmar de Carvalho



Convidado pelo amigo Paul para escrever sobre o curió, sua origem, natureza, criação e canto, resolvi fazê-lo em três etapas, da forma mais simples possível, mais dirigido a iniciantes aficionados desse pássaro e que não tiveram a oportunidade de conviver, em estado nativo, com essa ave de canto maravilhoso. Dividi as observações em três partes:


1. Origem e Natureza

2. Criação e Alimentação

3. Canto e Aprendizado dos filhotes



1 - Origem e Natureza:


Curió, nome de origem indígena que significa "amigo do homem", também conhecido por "avinhado", é um pássaro silvestre da fauna brasileira, da família dos fringílidas, denominado cientificamente de Oryzoborus angolensis. É uma ave de bico grosso, como todos os fringílidas, de porte pequeno, cor preta, com o peito de tonalidade vinho, possuindo uma pinta branca em cada asa, principalmente quando adulto e macho. Quando filhote, assim como as fêmeas adultas, são de cor marrom clara. Sua cor definitiva somente é adquirida entre um e dois anos de idade.


É um pássaro de região tropical que era encontrado em quase todos os estados brasileiros, próximo a rios e várzeas, sendo essencialmente territorial. Um casal ocupa um espaço de alguns hectares, expulsando os invasores da mesma espécie, quer pela firmeza e insistência do seu canto, ou mesmo, se necessário, fisicamente. O mesmo acontece com seus filhotes, expulsa-os quando se tornam independentes alimentarmente e começam a corrichar e emitir as primeiras notas do seu canto.


Seu quase desaparecimento, em estado silvestre, deve-se em grande parte aos desmatamentos, bem como pela aplicação de inseticidas e defensivos agrícolas nas lavouras.


Mas também não se deve esquecer da caça predatória, com o aprisionamento de casais, principalmente na época da criação, quando era mais fácil caçá-los, tendo em vista a sua valentia na defesa do seu "habitat".


Hoje, dificilmente são encontrados, principalmente no estado de São Paulo. Na região Norte do país e em Mato Grosso, encontram-se, com alguma dificuldade, casais originariamente nativos que conservam as suas características e canto.


Salientamos aqui que o canto do curió depende da região de sua origem. Muitas vezes, numa mesma região, encontramos cantos diferentes, não na sua essência, mas com algumas notas alteradas. Assim temos o Paracambi, o Santa Catarin, o Jurubatuba hoje já extinto, o Praia Grande - da região de Santos, etc. O canto Praia Clássico, o mais apreciado no estado de São Paulo, é uma obra do curió "Ana Dias", que aprendendo o canto Praia Grande, foi incorporando, no decorrer dos anos, notas de outras regiões do litoral paulista, como Pedro Taques, Vila Atlântica, Mongaguá, Itanhaém, Ana Dias, etc., locais esses, entre outros, citados pelo amigo Valter Moretti, um dos pioneiros da preservação do canto Praia Clássico, na capa de seu disco "Ana Dias, homenagem aos 30 anos de um Mestre".


A preservação, contudo, deve-se a criadores amadores apaixonados que já na década de 60 iniciaram as primeiras tentativas de criá-los em cativeiro. Foi um trabalho árduo, mas gratificante que dependeu de muita paciência, dedicação, observação e amor à naureza. Em toda parte do estado, sabemos de pessoas que criaram esse pássaro. As dificuldades da época eram grandes, pois a comunicação entre os "curiozeiros" era rara e difícil. Mesmo assim o sucesso foi total. O curó não corre mais o risco de extinção. O nosso grande trabalho hoje é a preservação dos cantos, quer os originais regionais, muitos já perdidos, como os formados por pássaros extraordinários, que cito, como exemplo, o Ana Dias.



Fonte: Revista Pássaros - Ano 10 - Nº 40, p. 07


Continua na próxima edição !

6 comentários:

  1. Ola , acabei de adguirir um curio pardo com genetica boa,so que eu tenho 2 curios preto!! e gostaria de colocar o canto curio pardo classico, qual seria a minha melhor opção??
    os curios pretos ficam no terraço da minha casa e o pardo vai ficar aq em casa.. so que aq de casa da pra escutar o canto, oq devo fazer e quantos minutos devo colocar o cd pra ele aprende? grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Sr. Antonio Pêcego e Sra. Mônica Pêcego, excelente artigo postado, parabéns!
    Olá Sr. Daniel Barbosa, aconselho o amigo a adquirir uma caixa acústica para vetorização de canto. Eu uso uma caixa acústica e estou obtendo ótimos resultados. Aconselho o amigo a fazer uso de um aparelho de CD com temporizador e tocar o CD Ana Dias Prata sem repetição até os 4 meses e após usar o CD Ana Dias Prata com repetição, ligando às 06:00h e desligando às 18:00h. Existe no Mercado aparelhos de CD para vetorização de canto de curió com foto célula que liga ao clarear do dia e desliga ao escurecer ou com timer para ser programado o horário de ligar e desligar o aparelho, tendo também saída para rádio FM. Eu e a maioria dos curioseiros costumamos tocar o CD por 30 minutos e desligar por 30 minutos ou tocar por 30 minutos e sintonizar uma rádio FM por 30 minutos. Quanto ao volume do aparelho e da rádio FM sintonizada, eu costumo deixar bem baixo, apenas perceptível ao ouvido humano, pois o curió tem uma audição bem mais aguçada do que a nossa. Se caso um dos curiós pretos do amigo tiver um canto praia grande perfeito, aconselho o amigo a fazer um revesamento na caixa acústica do outro curió preto com o seu curió pardo, fazendo com que o curió preto de canto perfeito sirva de mestre ao vivo ao seu curió pardo, por uma hora, de preferência bem cedo todos os dias. Espero ter ajudado o amigo. Desejo ao amigo muita sorte no encarte do canto Praia Grande Clássico ao seu Curió Pardo. Tudo de bom! Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ola Sr.Vilson, muito obrigado pelas dicas, vou comprar um caixa e acustica e uma estaca, pois pela manha vou deixar ele na estaca para soltar o canto, acho q caixa trava muito o passaro!! pela manha os meus curios pretos não cantam, pois fica em um quarto bem escuro.
    O que o amigo acha da ideia?
    obrigado novamente e um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá Sr Vilson, eu gostaria de comprar uma caixa acustica para encartar os meus filhotes de curió, como faço para adquirir esse produto?

    ResponderExcluir
  5. Sr. Vilson, como faço para adquirir uma caixa acústica. Quero encartar meus filhotes de curió, por isso preciso urgentimente desse produto.

    ResponderExcluir
  6. Diário Anna/Mia *Teka, veja bem, tomo a liberdade de tentar responder pelo Sr. Vilson. Se vc digitar no google a palavra "cabines acústicas", acredito que terá acesso a fabricantes como o Edilson Guarnieri que anuncia neste blog na coluna anunciantes, o Sr. Divaldo da Grataner etc.

    Se tiver interesse, faça contato com o Edilson que na coluna consta os telefones de contato.

    Abraços e espero ter ajudado !

    ResponderExcluir