quinta-feira, 3 de junho de 2010

ENTREVISTA: CRIADOURO PRATA

Foto: Flávio Pellizzer e José Carlos Schmidt


Boa noite, hoje trazemos até os amigos a importante entrevista com José Carlos Schmidt e Flavio Renato Guedes Pellizzer do Criadouro Prata, como o próprio nome indica, berço do famoso Curió Prata, raçador por excelência, que tanto é falado através do tempo pelos mais renomados curiozeiros. Localizado em Paraguaçu Paulista, uma das estâncias turísticas do Estado de São Paulo, não poderia o criadouro deixar de ser berço de famosos e importantes curiós praia grande clássico, já que de acordo com o dicionário de tupi-guarani de Gumercindo Saraiva Rodrigues Alves Pereira de Carvalho, a palavra "Paraguaçu" significa "mar grande". Confira abaixo essa entrevista !



CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?


SF - José Carlos Schmidt, começou a criar curiós no ano de 1970, quando em visita ao meu irmão, na cidade de Piracicaba/SP, tomei contato com um criador de curiós. Antes eu era criador de canário do reino de fator vermelho. Sou criador amadorista, desde o inicio de minha criação e pretende continuar do mesmo modo.

Flavio Renato Guedes Pelllizzer, começou a criar curiós no ano de 1985. Antes era criador de canário da terra e outros pássaros silvestres. É criador amadorista, desde o inicio de minha criação e também pretende continuar do mesmo modo.



CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?


SF - Temos em nosso criadouro, um local em que ficam as fêmeas que estão criando, ou seja, chocando e com filhotes. Outro local onde ficam as fêmeas solteiras e quando galadas são enviadas para junto das outras fêmeas que estão chocando e com filhotes. Os filhotes após separados com aproximadamente 35 dias, são enviados para outro ambiente, onde vão receber o aprendizado do canto praia. Os galadores são colocados em caixas acústicas, em outro ambiente do criadouro.



CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?


SF - O nosso plantel consta atualmente de 48 fêmeas e 10 machos.



CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?


SF - A nossa raça predominante é PRATA, desenvolvida aqui mesmo em nossos criadouros.



CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico ?


SF - Sim, exclusivamente na criação de curiós de canta Praia Grande Clássico.



CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?


SF - Na questão da vetorização de canto é desenvolvida da seguinte forma: Um ambiente onde ficam as fêmeas criadeiras, outro ambiente para os filhotes que estão sendo separados e os machos galadores, por ocasião da época de criação, ficam em cabines acústicas. Utilizamos um aparelho de tocar CD, ligado 30 minutos e desligado 30 minutos, durante todo o dia. Não temos preferência por aparelhos ou alto falantes. O importante é o aparelho e os falantes, possuírem um som nítido, numa altura nitidamente moderada. Utilizamos o CD selo laranja no inicio e posteriormente o selo prata especial.



CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?


SF - O desmame dos filhotes acontece entre os 33 e 35 dias de nascidos.



CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?


SF - O inicio da temporada é o mês de setembro e término no mês de fevereiro.



CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?


SF - Nossas matrizes são na maioria da raça PRATA., que constituem a espinha dorsal do nosso criadouro. Temos, também, outras fêmeas de outros criadores. A raça PRATA teve inicio com uma fêmea, chamada Gauchinha, filha de um curió mateiro repetidor de nome “Gaucho” pertence ao Sr. Amaral, com uma fêmea, chamada Elba, filha do Ratinho com a Santista, do criador Sr. João Ferretti (já falecido) da cidade de Presidente Prudente/SP. O macho foi um curió (chamado de Forrozinho) adquirido através do Sr. Valdir França. pertencente a criação do Sr. Edgar Osmar de Carvalho, da cidade de Campinas/SP, filho do Repeteco e Favorita.



CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?


SF - O curió Prata, além de um grande repetidor, era um grande reprodutor (raçador), como rotulado por criadores. Nasceu no ano de 1989 e faleceu no ano de 2005.
Da raça do Prata, tivemos muitos filhotes que se destacaram em vários torneios, inclusive no Serca, em São Paulo. Um dos bons cruzamentos foi com a fêmea Paulista (Platini e Paulista) do criador Sr. Antonio Hermes Palu, da cidade de Marília/SP, que deu origem as famosas “Pautas” que são fêmeas muito procuradas. Outros filhos famosos foram Raça Negra (Prata x Paulista), Platão (Prata x Paulista), Plutão (Prata x Tâmara), Sonoro (Prata x Jomel), Negritude (Prata x Paulista), Atlantis (Prata x Soberana), Tibiriçá (Prata x Soberana), Carnaval (Presidente x Chinfra (irmã de ninho do Prata), Calebe (Raça Negra x Santana), Viola (Raio X x Chinfra), Prata 75 (Prata x Sampra).



CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?


SF - Não. Sempre fomos bem atendido.



CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?


SF - Aos neófitos ou iniciantes na criação de curiós, sugerimos que tenham paciência, muita paciência e que adquiram matrizes em criadouros que tenham uma boa linhagem, para que não haja perda de tempo e maiores dissabores. Tenho certeza que irão ter muitas alegrias e recompensa com estas aves.



CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?


SF - Aos nossos companheiros e amigos desejamos que continuem a terem muitos sucessos e alegrias nesse ramo. “A criação de curió por si só já é uma lição de vida.”


Abraços a todos

José Carlos Schmidt & Flávio Renato Guedes Pellizzer



Schimidt - (018) 3361-1799 (scmidt@netonne.com.br )


Flávio - (018) 3361-7549


3 comentários:

  1. Fábio Leonardo Nascimento.6 de junho de 2010 às 19:35

    Excelente!!! Uma bela aula. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Parabens shimit e ao flavio...
    A minha raça predileta é prata....por varias qualidades principalmente incomparavel voz e melodia..."Quando vem com voz nazal então nem se fala..."
    abçs
    Sergio "japa" de Lorena/SP

    ResponderExcluir
  3. boa noite srs:Flávio Pellizzer e José Carlos Schmidt. meu nome e denilson falo com os srs do rio de janeiro adquiri 1 curió,cujo A ANILHA E340862 pai e o ÉBANO e a mãe a e RAYKA por gentileza, queria confirmar se cvs sam os proprietários dessas matrizes, POR FAVOR aguardo
    a guardo resposta.ps: este curió foi adquirido do Sergio{serginho}de santacuz rj.

    ResponderExcluir