sábado, 20 de março de 2010

ENTREVISTA: CRIADOURO MORADAS DO JATAÍ


Olá, hoje, como prometido, apresentamos aos nossos amigos leitores a entrevista com o criador Carlos Alberto Pereta de Andrade, conhecido no meio dos curiozeiros como Carlinhos, do Criadouro Moradas do Jataí (http://www.criadouromoradasdojatai.com.br/) que fica localizado na bem situada cidade de Caçapava/SP, localizada na microrregião de São José dos Campos, fica há 109 km de São Paulo e 301 km do Rio de Janeiro. Detentor de genéticas refinadas e conhecidas pelos resultados, nos apresenta a sua linha de atuação em breves palavras abaixo. Confira !



CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?


C - Iniciei minha criação em Agosto/2007. Sim, iniciei com curiós, sou criador amadorista há 4 anos.


CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?


C - São 5 ambientes ,8 estúdios e 15 cabines .


CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?


C - 60 fêmeas e 12 machos.



CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?


C - Matuto, Guardião, Xodó, Curumim , Soberano e Curitiba.



CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico ?


C - Sim, para curiós Praia Grande Clássico.



CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?


C - Na sala de aprontamento das fêmeas sempre existe um curió de canto clássico. Esse ano usei o Chanel, as fêmeas são galadas e ficam com os filhotes até 5 dias nesse ambiente. Depois vão para a maternidade e ficam escutando o selo prata 30 anos, e também coloco o Lual do Vale e o Garantido para cantar para os filhotes.



CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?


C - Com 35 a 40 dias.



CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?


C - Em agosto.



CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?


C - Femêas:


74 (Pavaroti x Esmeralda)
Baby (Guardião 20xXodó Velha)
Sonia (CurumimxSafira)
Izilda ( Matuto67 x 26)
Latifa ( Guardiãox Xodó velha)
Soledade ( Matuto 2 x Curumim 30)
100 ( Pavarotix Xodó) e outras.

Galadores:


Brasileiro ( Matuto x Brasileira)
Soberano 35 ( Soberano 306 x Maninha)
Curitiba (raça do sul)
Reizinho ( Matuto 2 x 56)
Chanel ( Matuto 67 x 70 A)
Teté ( Matuto 109 x Gideona) e outros.


CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?


C - Sim. Curió Príncipe do Vale, grande repetidor de propriedade do Lua, terminou em 4º lugar no Campeonato Brasileiro 2008, no Pardo com Repetição.


Curió Pirata, pardo de altíssima repetição chega a alcançar 38 samaritás,proprietário Salvador /Taubaté, que foi campeão no Torneio do Interior Cubivale/Taubaté em 2008.


Curió Brilhante, pardo filho do Reizinho, proprietário Fernando Bandeira, 3º lugar Pardo c/Repetição no Campeonato Brasileiro 2009.


Curió Junior, filho do curió Teté x Soberana, proprietário Lua, terminou em 2º lugar no Pardo c/Repetição no Campeonato Brasileiro 2009, e também em 3º lugar no torneio dos campeões em 2008 e o Princípe do Vale em 2º lugar.


O último destaque tem sido o primeiro filho do Brasileiro, curió de muita qualidade de canto, proprietário Eduardo, de Monte Sião-MG, que abriu canto um pouco atrasado motivo este de não haver participado do último torneio 2009.


CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?


C - Nunca tive nenhum tipo de problema, pois procuro criar de acordo com as normas.



CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?


C - Adquirir matrizes de genética forte e procurar sempre adquirir de pessoas idôneas.



CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?


C - Gostaria de agradecer as pessoas que conhecem e confiam no meu trabalho e que mantém curiós da minha criação,espero que tenham sorte no encartamento e que as fêmeas sejam ótimas criadeiras, aproveitando também para convidar os que não conhecem e gostem de curiós para que conheçam meu site, WWW.criadouromoradasdojatai.com.br.


Forte abraço a todos,


Carlos Alberto P. de Andrade





Carlinhos:(12) 8141.1100(celular)

(12) 3681.2234(Horário Comercial)

(12) 3655.2559 (Residência - após as 18:00hrs)

2 comentários:

  1. quero parabenizar você pecego pela entrevista e parabenizar ao carlInho pelo plantel de excelencia.os mestres que cantam para os filhotes são fora de serie!!PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. Grande Altair, agradeço as suas palavras, mas o agradecimento devemos a todos os criadores que devem ser sempre valorizados pelo trabalho que realizam em prol da preservação da espécie ameaçada de extinção, bem como àqueles que nos concedem essas belas entrevistas para que todos nós possamos conhecê-los um pouco melhor de qualquer parte do mundo. Forte abraço !

    ResponderExcluir