sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

ENTREVISTA: CRIADOURO PARAÍSO DA PRAIA


Boa noite, hoje vamos um pouco mais longe, mais exatamente ao Rio Grande do Sul para apresentar a vocês a entrevista com o Criadouro Paraíso da Praia (http://www.criadouroparaisodapraia.com.br/) que tem parte de suas instalações nas praias de Torres e outra em Esteio, sob o comando dos nossos amigos e irmãos Sérgio e Paulo Daitx, que além de músicos em família, se dedicam à preservação da espécie Curió ameaçada de extinção. Vamos à entrevista:




CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?


SD - Eu comecei a criar curiós em 1992 e nunca tinha criado outros pássaros, meu irmão e sócio Paulinho começou a criar em 1986 e também nunca criou outros a não ser o curió. Nós juntamos as nossas forças em 2006 e aí sim começamos a fazer um melhoramento genético do no plantel. Somos criadores amadoristas.


CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?


SD - No criatório 01 (na cidade de Tôrres, litoral norte do estado do RS) temos 02 ambientes para fêmeas solteiras e fêmeas que estão criando, e cabines para os galadores, na minha residência, em Esteio RS, há 18 km de Porto Alegre fica o criatório 02, para onde vem os filhotes com aproximadamente 35 dias, onde são devidamente manejados para o PGC.


CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?


SD - Mantemos na criação uma média de 20 fêmeas, mas pretendemos ficar com no máximo 12 para melhor manejar. Temos 13 galadores, mas temos colocados para galar apenas 04, pois as cruzas são devidamente planejadas.



CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?


SD - Trabalhávamos quase que exclusivamente com raças aqui do sul, mas temos um projeto para concluir em mais menos em 05 anos, que é introduzir em nossa genética raças ( famílias) como: matuto, curumim, Guardião e Xodó e Soberano, falo em 05 anos porque essa mistura está sendo devidamente estudada.



CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico ?


SD - Sim, exclusivamente para o PGC.



CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?


SD - Como já falei anteriormente, os filhotes são criados na cidade de Tôrres e vem para Esteio com 35 dias, já vem vetorizados, pois escutam o mestre em algumas horas do dia, nas horas de melhor cantadas do curió, e usamos o CD Prata Moretti editado pelo amigo Tadeu de Pirassununga.



CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?


SD - Dependendo da mãe que os criou com 30 a 35 dias.



CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?


SD - Aqui no sul geralmente se começa um pouco mais tarde, em dezembro e paramos em março.


CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?


SD - Temos 02 filhas do Príncipe Negro ( soberano), Anacléia da raça Alemão, fêmea essa que bota 03 ovos sempre e que 90% dos seus filhos tem encartado, temos a Pakita do amigo Lucon, filha da Xuxinha do Mogi X Resgate do Mogi. Preciosa filha do Blindéx X Matuta 319 do amigo Serginho de Marília, Duda que é Renegado X Chamego do amigo Marcus Tomazzati.entre outras de excelente genética e que tem nos dado ótimos resultados.


Galadores, destaco o Sonhador é Faraó X Guardiana, Chameguinho Renegado X Chamego (Tomazzati), Rio do Rastro, filho do Celebridade X Mineirinha ( Bugre X São Vicente), Centauro, Liso do Mogi X Magali do Mogi,Limeira filho do 67 ( matuto) do amigo Rodrigo Sales, entre outros.


CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?


SD - Temos o Paraíso da Praia que deu origem ao nome do criadouro, um pássaro excelente e que não muda o canto diante de filhotes churriando e ou pialando, se mantém calmo e cantando firme para os pardinhos



CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?


SD - Já tivemos problema sim, aliás o IBAMA atrapalha ou tenta atrapalhar todos os dias, no sentido de tentar inviabilizar a criação em ambiente doméstico, na medida em que o órgão foi criado para proteger e, efetivamente, fazem ao contrário, pois quando chegam em um criatório para fiscalizar, deparam-se com um criadouro super limpo, poucas fêmeas todas com etiquetas nas gaiolas, super bem cuidadas e bem alimentadas com sementes de primeríssima qualidade, suplemento vitamínico, fêmeas chocando seus ovinhos, fêmeas alimentando seus filhotes, fêmeas aquecendo seus filhotes, mesmo assim, os fiscais pegam todas na mão para analizar os anéis de cada uma, inviabilizando assim toda a criação daquela temporada, quanto muitas abandonam os ninhos, e assim ovos ficam inutilizados, filhotes morrem pois as mães abandonam os ninhos, as próprias mães morrem pelo excesso de adrenalina pelo estresse causado. Onde está a preservação que deveria partir desse órgão ?? Fica a pergunta.



CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?


SD - Ser criterioso com a seleção genética, pois perdemos muito tempo tentando dar tiros no escuro, hoje em dia existe muita genética boa a disposição e já com ótimos resultados, não dá pra ficar inventando e tateando no escuro


CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?


SD - Gostaria apenas de deixar de público um agradecimento muito especial as pessoas que tem acreditado em nosso trabalho e aos inúmeros amigos que tem nos apoiado e nos ajudado ao longo do tempo, não vou e não posso nominar, pois é realmente um nº muito grande e certamente iremos cometer alguma injustiça esquecendo de nomes importantes.


Dizer que estamos muito honrados e agradecidos pelo convite e em poder de certa forma estar colaborando para a preservação da espécie.




Um comentário: