quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

ENTREVISTA: CRIADOURO JPD

FOTO: Juvêncio e o seu famoso Curió Broto


Boa noite, hoje trazemos o nosso amigo Juvêncio Pedro Dias do Criadouro JPD 103 (http://www.criadourojpd.com.br/), da simpática cidade de Bauru/SP, palco de grandes criadores e torneios de canto, onde se encontra sediada a Sociedade Ornitológica Regional de Bauru - SORB. Bem situada geograficamente no Estado de São Paulo, é uma das referências que nós temos quando se fala das mais importantes genéticas de curió ao longo do tempo. Confiram a entrevista abaixo:



CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?


JPD - De longa data, nem sei precisar quando iniciei a criação de Curiós e Bicudos, praticamente comecei criando as duas espécies ao mesmo tempo e recentemente com intuito de aprimorar a genética constitui uma empresa com o objeto social de criador comercial de pássaros. Confesso que a experiência adquirida nesses anos me proporcionou grandes revelações os quais nomearei adiante.


CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas


JPD - Com a experiência trazida pelos longos anos criação, fui modificando todo o criatório de acordo com as minhas necessidades. Atualmente possuo quatro ambientes distintos para criação do Curió. Um ambiente destinado às fêmeas com ovo ou filhotes, outro apenas com filhotes apartados (desmamados), ambiente para aprendizagem dos filhotes e o quarto ambiente é o destinado aos pássaros adultos. Para a criação do Bicudo, devido as suas características peculiares possuo dois ambientes. Um para fêmeas criadeiras e outro para os machos reprodutores, os elementos ficam isolados nas gaiolas.


CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?


JPD - A criação de Curiós ou Bicudos é uma atividade dinâmica, pois, diariamente aparecem pessoas interessadas na aquisição de pássaros, ficando assim impossível de precisar quantos elementos possuo.


CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?


JPD - Ao longo dos anos, fui me especializando e aprimorando diversas raças. Umas de minha própria lavra, outras oriundas de aquisições. Dentre todas podemos citar, entre outros, nos machos: MIRACATU, ALBATROZ, PAVAROTE, CURUMIM, MONTE NEGRO, EXPLENDOR, MATUTO, MONARCA, TITÃ e seus descendentes. Nas fêmeas: AS MIL, CAMILAS, PRINCESAS, TILINS, BARONEZAS, CONDESSAS, ESTRELAS, URACANS e muitas outras.


CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico ?


JPD - A dedicação sempre foi voltada para a criação de Curió Praia Grande Clássico, podendo destacar alguns como: CATU, CANTU, RIOS, ALBATROZ, MONARCA, KAMARO, MAGISTRAL, ANTARES entre outros.


CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?


JPD - Atualmente o criatório possui diversos mestres para ensino do canto aos filhotes. Dessa forma é feita a aprendizagem com o próprio mestre e complementado com CD no ambiente dos filhotes e no destinado aos pássaros adultos.


CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?


JPD - Realizamos a apartação (desmame) a partir dos trinta dias de vida do filhote.


CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?


JPD - Muito embora seja uma criação comercial, sempre respeitamos fielmente a parte biológica das fêmeas, ou seja, respeitamos a natureza de cada uma, normalmente elas costumam a paralizar a criação em meados do mês de março.


CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?


JPD - Toda a família das CAMILAS, AS MIL DOLAR, BARONEZAS, CONDESSAS, PRINCESAS, etc. E todas as ascendentes e descendentes.


Podemos citar como galadores os: MIRACATU 025, MIRACATU 299, MIRACATU 083, MIRACATU 221, MIRACATU 279, MIRACATU 017, MIRACATU 018, ALBATROZ, CURUMIM, PAVAROTE 083, PAVAROTE 402, SOBERBO, MONTE NEGRO, TILINS, EXPLENDOR, MATUTO NETO, MATUTO FILHO J.B., MONARCA, TITÃ entre outros.


CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?


JPD - No plantel possuímos várias revelações campeãs, podemos citar: CATU, CANTU, MAGISTRAL, ALVARADA, campeões por diversas ocasiões no ano de 1976 ao ano 1982 consecutivo. Naquela época devido alguns contratempos parei de competir, voltando em 1991 sendo campeão com ALVORADA, que foi vendido e continuou sendo campeão com seu novo proprietário. Outros elementos do meu plantel que sagrou-se várias vezes campeão foi o conhecidíssimo PORTO SEGURO, BROTO e inúmeros pardos.


CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?


JPD - Desde o inicio da criação, sempre tive o intuito de regularizar minha atividade de acordo com as instruções do antigo IBDF e posteriormente com o IBAMA. Jamais fomos contrários a qualquer orientação, pois, o objetivo maior da atividade é sem dúvida a preservação e para isso nada melhor de que seguir as regulamentações. Inclusive, em 1976 fui o primeiro criador a anilhar os filhotes com anéis fechados e personalizados, recebendo elogios do próprio instituto. Portanto, nunca tivemos qualquer atrito com os funcionários do órgão. Quero aqui destacar que sempre mantive ótimo relacionamento e apreço para com os mesmos.


CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?


JPD - Primeiramente sugiro que estude minuciosamente a espécie, hoje temos na Internet inumeros sites que proporcionam detalhamento especifico para o inicio da criação. Posteriormente procure o IBAMA para cadastro, ficando atento para todas as normas pertinentes. Após a montagem de toda a estrutura física, procure sempre adquirir pássaros de criadores (comerciais ou amadores) idôneos, voltados para a preservação da espécie. Por fim, cuide bem dos pássaros, mantendo sempre o plantel, alimentado, com higiene, asseio, conservação, pois, sempre irá obter resultados gratificantes.


CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?


JPD - Na criação procure sempre o aspecto conservacionista, aprimore as técnicas de criação constantemente, adquira raças famosas, o cuidado com as aves deve ser constante, uma vez que, criar pássaros é uma paixão, tem que amar, assim se tornará gratificante a atividade. Observar o ovo, o nascimento do filhote, o aprendizado do canto e por fim admirar o tesouro é uma conquista valiosa, um verdadeiro presente de DEUS.


CONTATO:

CRIADOURO JPD 103
JUVENCIO PEDRO DIAS BAURU - ME (IBAMA Nº 2/35/2002/0001-48)
CADASTRO TECNICO FEDERAL 204.069
Rua Luso brasileira, nº 1-42, Jardim Estoril IV, CEP 17.016-230 - Bauru/SP
Fone (14) 3223-4977
Site: http://www.criadourojpd.com.br/
e-mail: contato@criadourojpd.com.br

4 comentários:

  1. Olá!
    Sr. Pêcego, é possível obtermos alguma informação sobre a raça TILIM, tipo quais os descendentes vivos e onde estão; se era clássico ou repetidores, se eram de fibra?? Tilim é descendente do Gaiola Preta. Certo? Vocês conhecem algum criatório aqui no Rio de Janeiro de confiança que possam me indicar?
    Desde já, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Adendo: eu quis dizer se existe algum Tilim aqui no Rio de Janeiro. Grato.

    ResponderExcluir
  3. antonio existe um criador aqui no rio que possue essa genetica do tilim eo leandro www.criadourobelonanto.com.br e um cara serio gente fina tem muita coisa boa la ass:henrique criadouro dois irmaos!!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pela resposta, mas o que você sabe sobre esse curió Tilim?? Abração.

    ResponderExcluir