segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ENTREVISTA: CRIATÓRIO NINHO DO CURIÓ


Olá, hoje apresentamos a vocês o criador amadorista de passeriformes Marcelo Siqueira do Criatório Ninho do Curió que fica localizado na acolhedora Cidade de Resende no Rio de Janeiro, dando prosseguimento ao nosso compromisso de intercalar um criador comercial com um amadorista, bem como de tentar apresentar criadores de localidades diversas, uns com mais experiência outros com menos, notadadamente na criação de curiós praia grande clássico.


Acompanhe essa interessante entrevista com o dedicado criador Marcelo Siqueira que cria uma categoria que encontra resistência no próprio Estado onde o canto paracambi sempre predominou.



CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?

MS - Desde criança tenho relações com pássaros. Sempre tive muitos Canários da Terra. Sempre foram a minha grande paixão. Porém, como não tinham documentação me vi obrigado a abdicar deste prazer. Em setembro de 2003, já devidamente registrado e dentro da lei, resolvi adquirir o meu primeiro curió, SINATRA, filho do ESPLENDOR FILHO. Logo depois, ganhei de um amigo, uma fêmea, a CORUJINHA. E em outubro do mesmo ano, nasceram os 3 primeiros filhotes do NINHO DO CURIÓ. Em novembro do mesmo ano, adquiri mais 6 fêmeas, todas elas filhas de repetidor e dono da voz mais bonita que já ouvi até a presente data, o ARCO ÍRIS, filho do MIRANETO. Sou ainda criador amador, já tentei me tornar comercial mas as exigências são tantas que resolvi dar um tempo para tentar, no futuro, novas investidas.

Sou criador amadorista deste setembro de 2003.



CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?

MS - No momento, nosso criatório é composto de uma área para fêmeas solteiras, com espaço para 40 fêmeas. Um berçário onde podem ser alojadas 24 fêmeas, chocando ou criando seus filhotes. É totalmente revestido com isolante acústico de última geração não permitindo a entrada de nenhum som, canto de pássaros, e principalmente o canto de pássaros da mesma espécie que não tenham canto perfeito. Um viveiro em alvenaria, onde podem ser abrigadas mais de 150 fêmeas.

Uma área onde estão instaladas até o momento 22 cabines acústicas com previsão de instalação de mais 32. Mais outra área ocupada no momento com 9 cabines acústicas, onde colocamos os filhotes promissores e que apresentam canto bom.

Temos um site na internet (www.ninhodocurio.com.br) o qual é o mais visitado do país entre todos os sites de criadores de pássaros.



CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?

MS - No momento, nosso plantel é formado por 50 pássaros com cerca de 30% de galadores e 70% de fêmeas.



CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?

MS - A base da nossa criação até a temporada 2007/2008, era formada por dois dignos representantes da espécie em nossa região. ESPLENDOR E ARCO ÌRIS. ( Este último, além de repetidor, era dono da voz mais bonita que já escutei).

A partir da temporada 2008/2009, introduzimos sangue novo em nossa criação. Adquirimos o Carrasco, filho do Renegado com a Chamego, pássaro do Criatório Barretos, do amigo Marcus. Este pássaro é irmão do Fantasma, foi vice-campeão brasileiro pardo clássico com repetição em 2008.

Já na temporada atual, no mês de maio de 2009, adquirimos seis fêmeas, sendo três do Joca de Rio Claro, duas do Dárcio de São Paulo e uma do Sr. Dário de Jundiaí.

No mês de agosto adquirimos mais dois reprodutores que vieram do Estado de Santa Catarina.

Em síntese, atualmente a base da nossa raça está calcada no Matuto 109; Gidiona; Bacharel; Matuto II; 004; Guardião, 067; 070; 056; Mandrake; Asinha; Curumim; Serra Pelada e Daiana



CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande
Clássico ?

MS - A partir da temporada 2008/2009, nossa criação foi totalmente direcionada ao CANTO PRAIA GRANDE CLÁSSICO. Fizemos modificações muito importantes em nosso criatório, sendo que a mais importante delas foi a colocação de isolante acústico em nosso berçário.



CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?

MS -
Logo que as fêmeas são cruzadas, são levadas para o nosso berçário, No berçário só ficam fêmeas cruzadas, chocando e com filhotes. Os filhotes depois de separados das mães ficam juntos na mesma gaiola, ainda no berçário, até que os machos comecem a soltar os primeiros assovios, o que acontece por volta dos 60/70 dias. Após, os machos são levados para as cabines acústicas e as fêmeas para a ala de fêmeas solteiras.

Os filhotes machos ficam direto nas caixas acústicas, e são tirados diariamente para serem tratados. No máximo duas vezes por semana, se houver sol, tomam banho e banho de sol, isso em poucos minutos.

OBS : LOGO QUE ESCUREÇE AS CAIXAS ACÚSTICAS SÃO ABERTAS E SÃO FECHADAS ANTES DO DIA CLAREAR.

Logo depois da muda de ninho e do tratamento para a retirada de vermes, começamos a tirá-los das caixas levando para dentro de casa, onde passam o dia e são avaliados quanto à sua evolução e qualidade do canto.

Por volta dos 7 meses, o filhote é levado para dentro do berçário onde fica sozinho por uma semana para começar a soltar o canto, e continuar a ser avaliado, mostrando a confirmação da assimilação do canto e as direções das próximas etapas de treinamento.

Dependendo do que o filhote apresenta, em se tratando de qualidade de canto, aos sábados e domingos é colocado, sempre sozinho e encapado, em nosso carro para darmos umas voltas, para que se acostume com futuras viagens. Costumo parar em lugares tranqüilos, onde retiro a capa e espero que o filhote comece a mostrar o seu potencial.

Quando é confirmada a qualidade de canto, é feito um vídeo do filhote, e o mesmo é colocado em nosso site. Não colocamos vídeos no Youtube.

Logo depois da confirmação do canto e de ter sido feito o vídeo, o filhote vai direto para a caixa acústica e só sai para ser disponibilizado ou para pequenas apresentações no próprio criatório.
Temos em nosso criatório cinco aparelhos de som adquiridos da FM SOROCABA, sendo que um alimenta o berçário, dois para alimentarem duas linhas de caixas acústicas, um para o ambiente onde ficam os filhotes promissores e com o canto definido, sendo que deste ambiente, o som é jogado na ala das fêmeas e em todos os ambientes dentro da minha casa, e mais um aparelho para ser utilizado em outro ambiente que já está sendo preparado.

Quanto ao uso do CD :

Até a temporada 2008/2009, utilizávamos o CD PRATA FH 30 anos Original.

A partir desta temporada 2009/2010, estamos usando o CD do MARUC, em todos os ambientes do nosso criatório, da nossa casa, e principalmente em nosso berçário.

A partir desta temporada, só vamos utilizar o CD do MARUC, pois é um CD gravado ao vivo e com qualidade excelente e incomparável. Até hoje, a meu ver, não existe no mercado nada parecido.

Quanto à utilização do aparelho de som:

O aparelho de som é ligado antes do dia clarear e desligado ao entardecer.
O tempo de utilização é de 40 minutos de CD e 20 minutos de FM, tanto no berçário como nas caixas acústicas. Como a qualidade do CD permite, o volume do som foi aumentado.




CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?

MS - Normalmente os filhotes são separados das mães por volta dos 35/40 dias. Costumo deixar alguns dias a mais para ter a certeza que estejam comendo e sabendo se virar sozinhos.



CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?

MS - Um dos sinais que nos mostra o início da temporada de criação, parte de várias sabiás que escolheram a minha casa para fazerem seus ninhos e criarem seus filhotes. Quando elas aparecem e começam a cantar, o sinal de alerta é disparado.

A partir deste momento são colocados os ninhos para as fêmeas. Rapidamente começam a carregar palhas e aprontarem.

A temporada de criação começa em setembro e termina em fevereiro, mas já tivemos nascimentos no mês de março.



CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?

MS - Principais fêmeas :

1 - GRACE (Arco Íris x Russa BM)
2 - KELLY (Arco Íris x ...)
3 - TORA (Violeiro x Corujinha)
4 - IVE (Barão x Filó)
5 – IF (Arafat x Forra)
6 – HONDA (Darkfire x Grace)
7 – MONALISA (Sinatra x Corujinha)
8 – LORNA (Violeiro x Simpatia)
9 – BARBARELLA (Arafat x Forra)
10 – RAJA (Sinatra x Grace)
11 – LYSA (Sinatra x Grace)
12 – REBECA (Arafat x Forra)
13 – FANTA (Sinatra x Grace)
14 – PITCHULA (Violeiro x Grace)
15 – MGS 0149 (Prodígio x Cissa)
16 – MGS 0150 (Leão x Matuta)
17 – MGS 0151 (Jundiaí x Serra Pelada)
18 – MGS 0152 (Matuto 03 x Guardiã)
19 – MGS 0152 (Matutinho x 31751)
20 – MGS 0154 (São Bento x 7868)

Principais reprodutores :

1 – VIOLEIRO
2 – ARAFAT
3 – CARRASCO
4 - SURVIVOR




CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?

MS - Vários dos nossos pássaros já nos deram grandes alegrias, são eles:

1 – VIOLEIRO (Esplendor Filho X Seresteira)
- Bicampeão repetidor 2004/2005 ( canto livre). Participou nessa temporada de 10 torneios, tendo sido campeão em oito deles, e vice campeão nos outros dois.

2 – KAWASAKI (Sinatra x Kelly)
- Campeão em 2005 (canto livre)

3 - ARAFAT (Sinatra x Grace)
- Vice campeão em 2005

4 – SWING (Sinatra x Kelly)
- Revelação de 2006. Bi Campeão em 2007 e 2008, bem como Bi Campeão dos Campeões nos mesmos anos. Detentor da maior cantada já registrada em torneios na cidade de Petrópolis no Rio de Janeiro.

OBS : Os torneios citados acima foram no canto livre com repetição.

5 – SURVIVOR (Violeiro x Grace) – Clássico Com Repetição. Sua primeira e única participação em torneios se deu em Jundiaí em 2006 quando, com apenas seis meses e dois dias de vida, foi o décimo colocado entre os quarenta e nove concorrentes, isso depois de viajar cinco horas de carro. Se tivesse feito na estaca o que fez quando da nossa volta para Resende, em casa de criadores da cidade de Caçapava e São José dos Campos, com muita certeza, seria o primeiro colocado.

OBS : O que foi dito a respeito deste pássaro, pode ser confirmado por vários criadores que estavam presentes nas duas residências citadas.



CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?

MS - Graças a Deus, nunca tive problemas com o IBAMA. Procuro sempre andar dentro das normas e da lei.



CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?

MS - Antes de tudo, o coração e a paixão devem falar mais alto. O novo criador deve começar a sua criação com descendentes diretos, de repetidores e de pássaros que já deixaram seus nomes gravados na história, além de ter muito boa vontade, abnegação, cuidados, higiene e muito carinho, além de acomodações adequadas baseadas na linha de trabalho e dialeto escolhido.



CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?

MS - Sinceramente, além da ajuda constante de Deus, da minha dedicação exclusiva, da compreensão e parceria da minha esposa, da direção como é levada a nossa criação, que tem alicerces firmes calçados em honestidade, transparência, dedicação, informações verdadeiras e oficiais, não podemos esquecer dos amigos que depositam confiança em nosso trabalho. Em todos estes itens citados, só podemos agradecer e dizer que não vamos mudar nossas direções. Estamos trabalhando, visando estar entre os melhores criadores deste país. E estamos chegando muito perto.

Finalizando e deixando uma observação importante a respeito do nosso trabalho na criação e no relacionamento com aqueles que nos procuram e que por ventura possam nos procurar:

SEGUIMOS O CAMINHO QUE É ILUMINADO PELA VERDADE, PELA TRANSPARÊNCIA, PELA FIRMESA DE PROPÓSITOS, E PRINCIPALMENTE PELA HONESTIDADE, TANTO NA NOSSA VIDA PARTICULAR, COMO TAMBÉM NA CRIAÇÃO DO CURIÓ.

Marcelo Garcia de Siqueira
Caixa Postal 81832
27 511 970
Resende - RJ

Criatório – Rua Vereadora Luísa dos Santos Lopes – 151 –
Vila Santa Isabel
27 522 261 – Resende – RJ

Site: http://www.ninhodocurio.com.br/
MSN: mmninhodocurio@hotmail.com
E-mail: ninhodocurio@yahoo.com.br

Telefones:
24- 78353469
24- 33547840
ID 131*2249

Um comentário: