segunda-feira, 16 de novembro de 2009

ENTREVISTA: CRIATÓRIO SUBLIME CANTO



Boa noite, apresentamos aos nossos leitores essa importante entrevista com o criador Isair Alves, curiozeiro e criador de renome, que tem sob o seu comando o conhecido Criatório Sublime Canto (http://www.sublimecanto.com.br/) que se destina a criar curiós com a finalidade de aprender canto praia clássico. Criador comercial devidamente cadastrado no IBAMA e sócio da SERCA (Sociedade Esportiva e Recreativa dos Criadores de Avinhados) há 37 anos, uma das características de sua atuação é o fato de ser profundo estudioso de genética, tendo formado ao longo dos anos de pesquisa, inclusive de campo, um banco genético respeitado por todos os criadores que o conhecem, sendo eventualmente convidado para proferir palestras sobre esse importante ponto em constante evolução no trabalho de aprimoramento e preservação do curió, espécie ameaça de extinção.


Anuncia o site do Criatório Sublime Canto que o mesmo "se dedica a apurar uma linha genética de seus produtos (filhotes) para que recebam de seus pais as características de voz e repetição. Porém cabe ao adquirente a responsabilidade de dar continuidade ao nosso trabalho.O Criatório Sublime Canto mantém através de seu telefone 0XX11 - 5631-22-93 ou celular 9908-2878 um serviço de informação e prestação de serviço pós venda. Teremos o máximo prazer em lhe prestar qualquer informação que julgue necessário.", o que mostra a seriedade do seu trabalho. Confira agora a entrevista que honrosamente nos concedeu.




CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ?


IA - Creio que desde muito pequeno comecei a criar, porém meu primeiro curió nascido em cativeiro foi no dia 04/10/1961. Iniciei a criação com canários do reino. Meu criatório comercial foi aprovado pelo IBAMA em Dezembro de 1999.





CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?


IA - O criatório tem quatro compartimentos acústicos sendo a sala de reprodução . A sala de maternidade. A sala escolinha e uma sala de penumbra para os curiós mais rebeldes.




CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?


IA - Tenho 51 reprodutoras e quatro reprodutores e vinte e quatro filhotes na reserva




CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?


IA - Eu tenho quatro seguimentos sendo o maior a Raça do Maravilha depois o Taboão, Bacharéu e estou introduzindo a raça do Matuto.




CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico ?


IA - Sim todo o meu trabalho e voltado a criar filhotes para o ensino do PGC




CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?


IA - Eu uso desde o nascimento dos filhotes sempre o mesmo CD, devido ter uma genética apurada para o PGC com notas largas e muita voz não necessito estar fazendo mudanças. Os filhotes são vetorizados desde o nascimento até o momento que saem de minha casa.




CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?


IA - Normalmente com 32 dias de nascido



CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?

IA - Na verdade não tenho datas fixadas pois sempre tenho como objetivo uma pequena quantidade e quando atinjo esse objetivo para a criação mas em media diria que de agosto a meados de janeiro




CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?


IA - Eu recomendo uma visita ao meu SITE ( www.sublimecanto.com.br ) clicando em cima do nome do pássaro vc terá a árvore genealógica do mesmo




CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?


IA - Eu tenho conhecimento que o campeão em repetições de Belém do Pará é um filhote criado em minha casa, filho do Tristar (shaolim x carola . Passado na Bazel – 51 (bacharéu x Rapozel 005 ). Também tenho o Sócrates que foi campeão no ano de 2005 de pardo. Ele é filho do Fidalgo com a Xereta 011



CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?


IA - Não, nunca tive nenhum tipo de problema com Órgão Controlador. Uma vez fui multado, mas a razão da multa era correta




CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?


IA - O principal conselho é que selecione bem as matrizes e os reprodutores e tenha muita dedicação à criação.




CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?


IA - Bom na verdade gostaria que não fossem as últimas, mas diria que a dignidade e a honestidade tem que fazer parte do cotidiano de nós passarinheiros. Muito obrigado por essa oportunidade e um grande abraço.


Isair Alves


Criatório Sublime Canto (http://www.sublimecanto.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário