quarta-feira, 18 de novembro de 2009

COMENTÁRIOS ÀS APRESENTAÇÕES DOS CLÁSSICOS NO CUBIVALE

COMENTÁRIOS DO TORNEIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – CUBIVALE - CANTO PRAIA GRANDE – CLÁSSICO


A penúltima etapa do Campeonato Brasileiro, ocorrida em São José dos Campos apresentou algumas surpresas, e não houve grandes alterações na classificação geral dos pássaros, e a maioria das colocações ficaram para ser definidas na ultima etapa, em Bauru. Foi com grande satisfação que fizemos o julgamento de canto na modalidade Praia Grande Clássico, respaldado pela CUBIVALE, no ultimo dia 15 de novembro.

A mesa julgadora foi composta também, pelo Sr. Nicolau, que com a sua inestimável colaboração, têm atuado invariavelmente em todos os torneios, com seus apontamentos incontestavelmente precisos, dá muita segurança aos julgadores, bem como do Sr. Jairo, um grande nome nos julgamentos de canto de curiós.

Nessa oportunidade, gostaria de fazer um apelo aos expositores, para que, por ocasião da apresentação do pássaro, fiquem atentos para:

a) Não deixar o pássaro iniciar o canto, antes de soltar a gaiola na estaca. Se o pássaro iniciar o canto com a gaiola ainda na mão, use do artifício para fazer parar de cantar e em seguida, solte a gaiola.

b) O inicio do julgamento se dá quando o expositor soltar a gaiola na estaca, não havendo a necessidade da mesa julgadora pronunciar ‘tempo’. Se ao soltar a gaiola, o pássaro já estiver iniciado o canto, esse ‘pedaço’ será considerado como omissão de notas.

c) Quero lembrar também, que, ao soltar a gaiola, não pode mais ser tocada, salvo exceções, como por exemplo, o passador aberto, no caso em que tivemos que interromper a apresentação para fechá-lo.

d) Usem esses instantes como estratégia, pois, uma vacilada destes, pode decidir o Campeonato a favor do concorrente.

Nota: Um nome de expositor-referência que vem a memória nesse instante é o Dr. Pêcego.

Voltando ao Torneio, vimos assim, a Etapa de São José dos Campos:


COM REPETIÇÃO

UM DA FABRICA

Esse pássaro apresentou-se quando pardo no Torneio Oficial da SERCA, em Outubro de 2008, quando foi o primeiro colocado sem repetição, mas emitiu uma cantada com vários cantos. Neste ano, depois de algumas etapas sem cantar, o curió veio a nos brindar com uma boa apresentação, no ultimo domingo. De voz boa, andamento moderado, coloca bem as notas e faz uma boa passagem de canto, na maioria das vezes com quatro notas de batidas de praia, aliás, muito boas. O inusitado nome do pássaro vem de sua mãe, que se chama Fábrica. E este pássaro é o primeiro filhote dela.

GARANTIDO

Fez boa apresentação nessa etapa. Além dos seus atributos qualitativos, o que chama atenção no canto desse pássaro, é o abuso da passagem com cinco batidas de praia, iniciando o próximo módulo, com muita elegância e facilidade, o que é um diferencial, pois, ouvimos poucos que conseguem fazer a passagem dessa forma a todo instante.

MARAJA SANTO ANDRE

Caracterizado pelas notas alongadas, boa voz, manteve a regularidade no Campeonato, desta feita cantando com a qualificação de repetidor. Os seus pontos estão divididos, porém, a classificação aponta para sua participação no Torneio dos Campeões.

FRAGATA

Canto de voz muito boa, melodiosa, classificou-se desta feita como repetidor, tendo como destaque a sua cantada de nove cantos. Esse pássaro com mais participação nos Torneios, teria lugar garantido no Torneio dos Campeões.

PRETO UNICO

Possui um bom canto, iniciando sua apresentação com cantada de seis, e em seguida de cinco cantos. Firme nas colocações de notas se colocou devidamente entre os melhores.


SEM REPETIÇÃO

MURALHA

Foi um show, a primeira cantada de 14 cantos. Limpo, com voz, melodia, andamento e colocando as notas muito bem, o balanço, passagem com riqueza de batidas, irretocável, tudo isso num grande equilíbrio, premiando àqueles que estavam presentes. Apesar de muita torcida, não confirmou a qualificação para repetidor, que poderia também ser conquistado se a cantada fosse de 15 cantos. Acredito que essa cantada seja uma das melhores emitidas pelo pássaro (e que tenha ouvido), e talvez, de todo o Campeonato deste ano.

LUA DE MEL

Vem se firmando ao longo do Campeonato e por conseqüência, subindo na classificação. Nessa etapa, apresentou-se melhor do que em outras, emitindo boas cantadas, firmeza na colocação de notas, limpa, sem falhas, boa voz e andamento, e conquistou um importante segundo lugar. Parabéns, aos mantenedores desse Curió, pelo desempenho no Campeonato deste ano, até aqui demonstrado, provando que, só se obtém grandes resultados, quando o expositor conhece o seu pássaro e o manuseia adequadamente.

PAVAROTI

O seu canto se caracteriza pela voz muito boa, é melodioso, com andamento muito comportado. Esse curió, de Sorocaba, alterna sua qualificação, com repetição e sem repetição. Neste domingo não se qualificou como repetidor, entretanto, fez uma boa apresentação.
Parece-nos que não participou de muitas etapas, mas tem potencial para fazer um bom Campeonato, mesmo sendo muito disputado como o nosso.

PLATINA

Inegavelmente, possui uma das melhores cantorias, dentre os qualificados como da modalidade sem repetição. Voz cheia, andamento muito comportado, notas bem pronunciadas. A classificação nos mostra que defenderá o título, tendo como adversário, o curió Lua de Mel, que como dissemos, vem evoluindo nessas etapas finais. Evidentemente, a definição acontecerá a favor do pássaro que se apresentar melhor na próxima etapa, pois, um ponto separa a classificação dentre eles. Vale à pena conferir em Bauru.

TRADIÇÃO

Iniciou a sua apresentação, emitindo uma cantada com 14 cantos. Porém, da mesma forma que o Muralha, não confirmou a sua qualificação para repetidor, mantendo-se emitindo cantadas de três ou quatro cantos, o que constitui numa boa apresentação. Boa cantoria, esse curió do Rio de Janeiro, teria se classificado melhor no Campeonato Brasileiro, caso tivesse oportunidade de ter participado mais.



JUNICHI YONEMURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário