segunda-feira, 2 de novembro de 2009

ENTREVISTA: CRIADOURO MINEIRINHO



Olá, o nosso entrevistado de hoje se chama José Dimas Rodrigues, mais conhecido como DIMAS, do renomado Criadouro Mineirinho(http://www.criadouromineirinho.com.br/), que já se tornou referência nacional. Localizado na bem situada Cidade de Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, tendo como principal corredor de acesso a Rodovia Fernão Dias, está há 200 km de São Paulo e cerca de 350 km de Belo Horizonte/MG e do Rio de Janeiro. Confira abaixo a sua entrevista.




CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?

DIMAS - Comecei aos nove anos de idade, sendo que na época criava canários de terra. Iniciei a criação de curiós em 1994, como amadorista e, em 2003, me tornei criador comercial devidamente cadastrado no IBAMA.



CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?

DIMAS - O criadouro é composto por 3 maternidades com 3,5 x 12 mts. de comprimento, possuindo telhado zeta flex para que as aves recebam raios solares durante o ano todo. Possui 03 berçários onde são separados os filhotes machos das fêmeas. São 18 estúdios com isolamento acústico usados para encartamento de filhotes e controle de galadores para que os filhotes não os escutem. Também usamos cabines acústicas do Edilson Guarnieri no tamanho especialmente projetado para o criadouro, sendo de tamanho superior as convencionais, o que proporciona melhor acomodação para os pássaros. Há também um poço artesiano evitando que os pássaros bebam água com cloro ou outros produtos, bem como uma área verde de 450 mts que serve para treinamento dos curíós.


CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?

DIMAS - 90 fêmeas e 10 galadores.


CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?

DIMAS - Faraó, Guardião, Pavarote, Curumim, Matuto.


CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para Curiós Praia Grande Clássico ?

DIMAS - Exclusivamente para o Praia Grande Clássico com Repetição.


CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?

DIMAS - Os filhotes são separados e colocados em diversas casas, estúdios, os filhotes escutam CD Prata 30 do Olívio (Estúdio Ana Dias) desde a maternidade, sendo que os falantes são colocados de acordo com o ambiente que se encontram.


CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?

DIMAS - Os filhotes são separados das mães aos 35 dias de vida, pois antes os filhotes sente falta da mãe e choram muito.


CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?

DIMAS - Começo no mês de Agosto e paro em Janeiro.


CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?

DIMAS - Atualmente o plantel encontra-se nivelado, destacando vários pássaros com fêmeas e galadores diversificados, seria injusto destacar apenas alguns.


CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?

DIMAS - São os seguintes destaques na ordem:

1) - Diplomata (Pavarote x Dayana) - Campeão Brasileiro no Praia Grande Clássico em 2002;

2) - Viola Neto (Viola x Hortência) - Campeão Brasileiro no Praia Grande Clássico Com Repetição em 2005 e na mesma categoria e ano, Vice Campeão do Torneio dos Campeões;

3) - Muralha (Faraó x Esmeralda) - Campeão Brasileiro no Pardo Praia Grande Com Repetição em 2007; Campeão Brasileiro no Praia Grande Clássico Com Repetição em 2008 e na mesma categoria e ano, Campeão do Torneio dos Campeões em 2008, tornando-se o único até hoje a obter essas três conquistas consecutivas e inéditas nas duas principais categorias. Em 2009 foi o Campeão do I Encontro dos Campeões no Vale do Curió (Lua) na categoria Praia Grande Clássico Com Repetição.


CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?

DIMAS - Não, o criadouro tem um bom relacionamento com o IBAMA, e procura fazer toda documentação em dia para que não sofra nenhum tipo de problema futuro.


CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?

DIMAS - Uma boa idéia é procurar adquirir pássaros de criadores que possuem o trabalho realmente voltado para o praia clássico, fazer uma boa pesquisa do criadouro quanto a sua confiabilidade, verificar se o criadouro possui pássaros que já se destacaram e, se possível, adquirir pássaros de criadouro comercial devidamente cadastrado no IBAMA.


CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?

DIMAS - Continuar sendo um apaixonado por sua ave, cultivar este amor em comum por esta ave (curió), uma tradição em prol da fauna que não deve ser perdida, para que esta paixão por este canto que encanta não acabe jamais.

Disponibilizo para os interessados, os seguintes vídeos:

a) Matrizes e Galadores soltos na muda de penas (http://www.youtube.com/user/lissonixr188#p/a/u/0/MQCQ-f15DTA);


b) Curió Vila Rica, um dos nossos galadores (http://www.youtube.com/user/lissonixr188#p/a/u/1/DGO9DxrM0sU);


c) Curió Taj Mahal, outro galador do nosso criadouro (http://www.youtube.com/user/lissonixr188#p/a/u/2/nIVQAQAczys);


d) Curió Coimbra cantando para filhotes desmamados (http://www.youtube.com/watch?v=9_ORQ4cdDgc).


Forte abraço a todos,

José Dimas Rodrigues (35) 9984.6282 e/ou (35) 3422.3219

18 comentários:

  1. Caro amigo Pêcego, meu nome é Marcos moro no Rio de Janeiro e vi o video do galador Taj Mahal e gostei muito, gostaria que você ou o seu Dimas me informa-se se os filhotes do Taj Mahal estão vindo repetidores em sua maioria ou seja 90% de seus filhotes assim como os filhotes do Faraó.

    Um abraço e parabens por esse espaço maravilhoso, acesso o seu blog todos os dias sempre procurando o conhecimento que você e seus colaboradores nos fornecem.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos, obrigado por suas palavras e ficamos felizes com seu acesso diário ao nosso blog. Olha, te asseguro que pode ligar à vontade para o DIMAS e fazer os teus questionamentos que ele vai te atender da melhor forma possível, podendo dizer que a ligação se dá em virtude da entrevista que viu no blog, porque ele está ciente que as ligações ocorreram e o mesmo é o mais habilitado para responder a tua pergunta. Abraços e sucesso !

    ResponderExcluir
  3. parabénizo ao senho Pêssego,pelas belas entrevista que adiciona nesse blog.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado Aldo por suas palavras que nos motiva a dar prosseguimento no trabalho. Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Caro Pêcego, mais uma vez parabenizo pela iniciativa! Gostaria de deixar uma pergunta ao Dimas. Verifiquei no site do Criadouro Mineirinho que o Dimas estava disponibilizando alguns galadores e adquirindo novas aves também , portando gostaria de saber qual a pretenção do criadouro com estas mudanças,
    Busca de novos desafios?

    Grato pela oportunidade.

    Marcelinho- Itaborai - RJ

    ResponderExcluir
  6. Marcelinho, obrigado por suas palavras, sendo cediço que o Dimas é um dinossauro virtual, por isso vou tomar a liberdade de tentar te responder, uma vez que recentemente estive falando com ele sobre o assunto. O Dimas já tem assegurado em filhotes e filhotas toda a genética dos galadores que está disponibilizando, até mesmo em alguns galadores filhos daqueles que estão sendo disponibilizados, sendo que com essa ação visa dar um benéfico choque de sangue no plantel, o que não deixa de ser um novo desafio. Qualquer esclarecimento complementar, sugiro ao amigo ligar diretamente para o Dimas e falar com ele sobre o assunto.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  7. Antonio, agradeço pela presteza ao telefone e as dicas sugeridas para criação de meus curiós. Fiz uma aquisição de filhotes recentemente e pude perceber, nos contatos que tive até aqui, que os "curioseiros" são pessoas extremamente receptivas e dedicas.
    São meus primeiros pássaros desta espécie, e foram adiquiridos lá no Dimas, onde fui muito bem recebido.
    Muito se falam das interferências externas ao canto dos filhotes, você como criador de um campeão, leva até onde esses "mitos"? Se podemos chamar assim!
    Dentro de um mesmo ambiente podemos criar outros pássaros? O uso das cabines são recomendads desde cedo, ou somente na muda e abertura das notas?
    Existe algum "manual" com os cuidados a serem tomados?

    Um abraço,

    Dorvault

    ResponderExcluir
  8. Dorvault, os curiozeiros são realmente pessoas extremamente receptivas e dedicadas, mas como em qualquer outro ambiente humano, há pessoas enroladas, por isso se aproxime daqueles que têm uma conduta pautada pela honestidade e sinceridade. Não sou criador propriamente dito, mas apenas um mantenedor. Sobre os mitos, se houver cantos de outros pássaros não vejo problemas, bem como se não há contato visual e auditivo do curió com aquele pássaro que canta em frequência semelhante. Em se tratando de clássico, a máxima é uma casa um curió. O uso de cabines é recomendável quando necessário, seja na muda de penas ou quando há cantos indesejáveis, no vizinho por exemplo, ou até mesmo quando quer tentar encartar o canto desejado em mais de um curió existente no mesmo ambiente. Sugiro pesquisar, acho que no mês passado a postagem "CABINES ACÚSTICAS - SOLUÇÃO INTELIGENTE" que acho que responderá muitas das suas perguntas. Abraços e sucesso !

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog.
    Muito bem organizado.
    Fábio Oliveira.
    RJ.

    ResponderExcluir
  10. Valeu Fábio, muito obrigado por suas palavras. Abraços,

    ResponderExcluir
  11. Pêcego, parabéns pelo Blog. E essas entrevistas com criadores, são "genial".
    Quanto ao seu Curió "MURALHA", ele já está galando ????
    Wanderley - Araruama-RJ

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Wanderley, sendo que ficamos felizes em saber que gosta dessas entrevistas com os criadores. O Muralha no final de agosto passado trocou de dono, e pelo que sei só está se apresentando em torneios. Abraços,

    ResponderExcluir
  13. ola td pÊcego quanto tem leva um filhote solta o canto obrigao desde ja

    ResponderExcluir
  14. Olá anônimo, isso depende de uma série de fatores, como ambiente, genética e manejo, não havendo padrão, mas poderemos dizer que é comum soltarem o canto entre o sexto e oitavo mês de vida. Abraços,

    ResponderExcluir
  15. olá meu amigo gostaria de seber quanto tempo leva a muda de pardo pra pardo....acredito muito no vosso trabalho e proficilalismo..e estou sempre visitando o teu blog afim de adiquirir informaçoes que me ajude a criar o meu curio como se deve...um grande abraço!!!ass Cristiano...

    ResponderExcluir
  16. Olá Cristiano, muito obrigado por suas palavras em relação ao nosso trabalho, bem como por ser um dos nossos leitores assíduos.

    No que tange ao que pergunto, te digo que em qualquer muda, dependendo do trato dispensado, no meu caso, com os meus curiós, levam em torno de dois meses do início ao fim da troca de penas, que ocorre com o rabo igualado e o brilho das penas, podendo levar um pouco mais em alguns casos, mas lembre-se, em seguida há o período pós-muda, devendo-se dividir o ano em seis meses de período para a reprodução e outros seis meses para o da muda de penas, havendo nesses períodos os piques de cada um, seja na reprodução quando o curió está mais cantor, seja na muda de penas quando cai o rabo. Abraços e esperamos ter ajudado !

    ResponderExcluir
  17. BOM DIA.
    MINEIRO TENHO UM CURIÓ 75% ENCRENCA E O MESMO ESTÁ RANCANDO AS PENAS DAS COSTAS, JÁ ME ENCINARAM VINAGRE,IVOMEC DE CARNEIRO, PINHO SOL MAIS ATÉ AGORA NÃO TIVE EXETO, EM QUE VC PODERIA ME AJUDAR MEU AMIGO. SE FOR POSSIVEL.
    MEU NOME E SERGIO E SOU DE DENISE-MT E SOU AMIGO DO GALEGO AQUI DE DENISE. OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
  18. Olá Sérgio, o Dimas não acessa a internet, razão pela qual sugiro telefonar diretamente para ele. Se me permite uma idéia, procure um veterinário especilista para fazer uma cultura nas fezes do seu curió e verficar o que possa estar ocorrendo. De plano, verifique se o ambiente em que ele está não o estressa. Abraços,

    ResponderExcluir