segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ENTREVISTA: CRIADOURO FUNDO DO VALE


Boa noite, hoje apresentamos aos nossos leitores esta importante entrevista com o nosso amigo e simpático Criador Márcio Magina do Criadouro Fundo do Vale (http://www.fundodovale.com.br/ ), localizado na Cidade de Cruzeiro/SP que está há 517 m de altitude acima do nível do mar, com uma população de 73.469 mil habitantes. Teve as suas origens ligadas diretamente ao surgimento da estrada de ferro São Paulo-Rio de Janeiro-Minas Gerais, a partir do século XIX. Essa conhecida cidade, situa-se na Zona do Vale do Paraíba e fica há 210 km de São Paulo e 213 km do Rio de Janeiro, com fácil acesso pela BR 116 - Rodovia Presidente Dutra.



CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?


MM – Desde criança adorava coleirinhas e canários e admirava curiós, achando que nunca teria condições financeiras de possuir um exemplar.


Por volta de 1986 comecei a gostar de Trinca Ferro e a participar de alguns torneios no Sul de Minas, essa paixão foi até 1992 quando adquiri meu primeiro curió, um grego que me apaixonei. Logo adquiri um paracambi de canto São José e a partir de 1995 comecei a me encartar com o canto praia grande. No final de 1997 convidei o Sr. Joaquim Camisoti, que até hoje é meu sócio, a formar um criadouro em sua residência, onde eu entraria com as matrizes e ele com a mão de obra para criar.


A partir de 2003 com o inicio do Sispass e vendo que a saída para não ter problemas com o IBAMA resolvemos abrir o criadouro comercial e desde então criamos a nossa empresa Criadouro Fundo do Vale Ltda-ME, portanto há 12 anos como criador e a quase 7 anos como comercial, porém nossa estrutura é mantida desde inicio em proporções pequenas.


CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?

MM – Meu criatório é dividido em duas casas, sendo que na casa do Camisoti contamos com 2 quartos, sendo um com as fêmeas em fase de aprontamento junto com os machos, e outro quarto acústico que recebe as fêmeas galadas, sendo que a mesma bota e choca seus ovos sem ouvirem os pais, somente o CD. Na minha residência conto com uma nova estrutura de dois quartos acústicos e uma sala com 6 caixas Bird Box, e quando os filhotes são separados da mãe eles são levados para minha casa e são colocados primeiramente no quarto acústico até começarem a gorjear e marcar notas.
Os quartos acústicos são todos em alvenaria com blocos de concreto autoclavados da ciporex sendo acústicos e térmicos, e ainda dotados de exaustores com controle térmico e de umidade.



CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?

MM - Atualmente conto com 40 fêmeas e 8 machos.


CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?

MM - Meu plantel é bem focado em raças que diretamente dão bons resultados, as minhas matrizes são praticamente as minhas próprias filhotas oriundas da linha Soberano, Matuto, Curumim, Gandú, Tilim, Guardião e Pavaroti, que venho selecionando ao logo dos 12 anos de criação, guardando sempre para matriz as irmãs de filhotes que vem com repetição e facilidade de encarte de canto. Os galadores são alguns da minha própria criação e outros adquiridos com genética de diversas raças já consagradas como Matuto, Soberano, Dominique, Guardião, Curumim, Gedião, sendo que sempre acompanho os resultados para poder efetuar as melhores cruzas conciliando voz, andamento, balanço, repetição e acima de tudo facilidade de encarte de canto.


CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico ?

MM - Sim , minha criação é exclusivamente voltada para o Canto Praia Grande Clássico.


CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?

MM – No criatório na casa do Camisoti, as fêmeas são galadas em um quarto e levada para outro quarto acústico para botar e chocar seus ovos, até apartar o filhote com 35 dias, utilizo o selo Laranja Master editado pelo meu amigo Olivio, é um laranja sem repetição.


Após os 35 dias eles vão para minha casa já vetorizados, onde eu separo as fêmeas para um quarto acústico e os machos para outro, passando a tocar o selo laranja com repetição, e daí o acompanhamento é primordial para ver quem esta marcando notas e sobressaindo sobre os outros, nesse momento é dado um tratamento especial sendo os mesmos conduzidos para dentro da minha casa ou na casa de parentes com aparelho destinado a lapidação do canto.
Meu aparelho é o Simulador de Habitat da Grataner e caixas acústicas também da Grataner.



CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?

MM - O Desmame normalmente é feito entre o 32º e 35º dia de vida, para não ter problemas com filhotes chorando.


CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?

MM – Inicio o processo de colocar ninhos no meio do mês de agosto, e vai até o meio do mês de março, depois disso todos entram na muda de penas.


CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?

MM - Dentre os galadores:


LÉRO LÉRO , filho do Furacão(Sobrinho x Pérola) Linha Cyborg x Jade (Diplomata x Pérola) Linha Pavaroti.


MALIBÚ, filho do Brasileiro (Matuto x Brasileira) Linha Matuto x Bonéca 1 (Caribe x Hortência) Linha Pavaroti.


TARITUBA , filho do Cherokee (Limoeiro x Soberana 11) linha Matuto x Mandala (filha do Sanhaçu).


GUIGO, filho do Guga Sr. Pedro x Fl. Do Samurai.


CHESMA, filho do Léro Léro x Bonéca,


TOQUINHO 019, filho do Toquinho (Sinfonia x Camila) linha Soberano x Fofinha (Ciclone x Princesa do Vale) linha Cara Branca.


Dentre as fêmeas, destacam-se:


FOFINHA NÉTA, filha do Matutino x Vanusa, neta da Fofinha, linha Soberano.


VANUSA, filha do Fantástico (Dublê x Camila) x Fofinha, linha Gandú.


TOFINHA 01 E 02, filho do Toquinho (sinfonia x Camila) x Fofinha, Linha Soberano.


MAZUCA, filha do Matuto Néto (Matuto 2 x Curumim) x Zuca (Zulu x Carola).


SERENATA, filha do Cruzeiro do Vale (Toquinho x Fofinha) x Serena (Tuba x Matunga).


CERVEJA, filho do Tilin Isair (Tilin Jair x Cabeça Branca) x Princesa do Vale,


CATARINA, filha do Melodia (Soma x Joaninha) x Itajai (Dominique x Princesa).


ZULEICA, filha do Tuba (Batuque x Mariana Vl) x Ivone.


MATUNGUINHA, filha do Toquinho x Matunga (Tunga x Madona).


Entre outras filhotas da minha própria criação que gira em torno das mesmas raças das fêmeas descritas.


CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?

MM – Em 2004 fomos campeões brasileiros pela Febraps na modalidade pardo com repetição com o pássaro CRUZEIRO DO VALE, nas mãos do Sr. João Fernandes de São José dos Campos, era filho do Toquinho com a Fofinha.


Outro curió que se destacou muito na região do Vale do Paraíba, sendo campeão nos minis torneios do Cubivale como praia grande com repetição, foi o pássaro ROBINHO, filho do Toquinho x Matunga.


Outro curió que deixou saudades foi o MAESTRO, filho do Tuba x Matunga, belo pássaro que participou de poucos torneios, tendo um terceiro lugar em São José dos Campos na GM, nacional praia clássico com repetição preto, mais quem o conheceu sabe bem o que poderia ter representado.
Entre outros que se destacaram na região do Vale do Paraíba, porém não participaram de torneios.


CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?

MM – Como criador comercial não tenho nada a reclamar quanto a documentação, anéis, e relatórios que temos que preencher junto ao Ibama.


A única reclamação que teria é a impossibilidade de criadores comerciais não poderem adquirir curiós de criadores amadores, que para nós é muito ruim, pois nas mãos dos amadores estão sempre grandes genéticas e grandes curiós.


CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?

MM – Procurar adquirir filhotes de procedência confiável e de criadores com lisura em seus negócios, sempre focando genética que mais se destacam e que dão bons resultados. Se for adquirir fêmeas, preferencialmente escolher filhotas novinhas para melhor se adaptarem em seu ambiente.


CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?

MM – Gostaria de agradecer primeiramente ao meu sócio Camisoti, que esta nesta estrada a 12 anos junto comigo, e a minha esposa Adriana que trata de todos os filhotes e meus pássaros com muita dedicação e companheirismo.


Aos amigos leitores, gostaria de dizer que a busca pela perfeição no canto praia será eterna e que acima de tudo é esta procura que nos leva a insistir e acreditar sempre, criando alternativas de novos Cds e formas de se obter o melhor de cada pássaro com muita insistência e objetivando conseguir os Cyborgs e Muralhas entre outros grandes e maravilhosos curiós que tivemos o orgulho de conhecer.


”CRIAR É PRESERVAR.”


MARCIO MAGINA - (12) 3143-3518 – Noite Res. e (12) 8118-4876 Cel.
Home Page:
www.fundodovale.com.br

LINKS DE ALGUNS DOS MEUS CURIÓS NO YOUTUBE:

Toquinho 018 hoje Essência da Praia: http://www.youtube.com/watch?v=RrCxzKtDC90

Filhote do Malibú x Vanusa: http://www.youtube.com/watch?v=cJKeIUHcLq0

Filhote do Malibú x Serenata: http://www.youtube.com/watch?v=phFj1ypVjQk

Filhote do Malibú x Fofinha neta: http://www.youtube.com/watch?v=L2Uz6rXbgSs

4 comentários:

  1. gostari de saber qual a raça do duble e de quem é o brigado marcoscmacedo@ig.com.br espero resposta .

    ResponderExcluir
  2. Olá, o Duble que conheço é do Sr. Dário de Jundiaí e é filho do Matuto II x 004. Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Antonio pessego,como tem passado meu querido,espero que bem grande Ant.Pessego,gostaria de saber da genetica completa de limoeiro fh. e da femea Sarita ,pois tenho um novo galador aqui filho deste casal canta liso + um excelente repetidor ficou preto agora não repetia dava dois cantos pobres quando veio para minha mão e tinha um problema grave no bico quando pardo na segunda feira acordei com um canto diferente e repetindo muito contei na segunda 28 cantos e na terça feira chegou a 33 cantos estava num voou e meio abandonado era um refugo meu aqui hoje estou aqui sentando numa lan house na cidade de Januaria MG ,e pedindo ao amigo para revolver este probleminha de sua genetica completa como disse : é filho de limoeiro fh X Sarita teria amigo como pesquisar para min ,ft abç e sucesso seu blooger é minha revista eletronica que me deixa horas e horas vendo as notícias e sabendo dos torneio , parabéns ,ft abç ! Antoniell Franklin /Curiominas

    ResponderExcluir
  4. amigo gostaria de fazer uma pergunta olha este ano eu ainda não acertei com as minhas femeas de curio ,eu cruso cruso elas e elas não bota ovo e quando bota é de vento eu perguntei a um veterinario (ornitofilo )amigo meu e ele me respondeu que e porque o tempo esta com baixa imunidade ,mas eu ainda tenho duvida ,sera que voces com a esperiencia que tem teria um resposta para este problema ,porque ue ja estou de cabeça quente ,troco direto de galador tem ate uma que tiraram filhotes mas a maioria não ,um abraço

    ResponderExcluir