quinta-feira, 24 de março de 2011

PLANTÃO VETERINÁRIO - NOVIDADE DO BLOG !


Olá,


Visando ampliar o acesso de informações que vc nosso leitor possa ter, resolvemos inovar e criar na coluna à direita o arquivo "PLANTÃO VETERINÁRIO" que permitirá a todos tirar suas dúvidas com o nosso amigo e renomado criador Carlos Tadeu de Moraes.


Médico Veterinário se especializando cada vez mais em passeriformes e aves silvestres, vem fazendo um belo trabalho na criação de curiós praia grande clássico por meio do seu Criatório Refúgio dos Clássicos que fica localizado em Pirassununga/SP.


Portanto, não perca a oportunidade de tirar suas dúvidas por e-mail ou até mesmo por telefone.


Usem e abusem desse serviço colocado à disposição de todos vcs !


Forte abraço,


Os Editores

14 comentários:

  1. oi boa noite!
    Estou com um curió que esta com o bico escamando e esbranquiçado. existe algum diagnostico e tratamento??? o curió não é muito novo, mais ou menos uns 12 anos.
    desde de já agradeço

    Orlando sérgio

    ResponderExcluir
  2. Tadeu/Pirassununga/S.P30 de março de 2011 às 19:40

    Grande Orlando Sérgio...
    Devido à época do ano em que estamos tudo indica que seu curió está em muda de bico, ou seja, é o processo pelo qual as aves substituem o revestimento queratinoso do bico, por um revestimento novo. Na maioria das vezes esta muda coincide com a muda anual de penas. Portanto é de grande importância neste período , devido a redução da eficiência mecânica do bico, fornecemos aos nossos curiós alimentos mais moles como farinhadas(muito importante na época de muda de penas e bico pois é um alimento balanceado e normalmente com um maior teor protéico) sementes cozidas, e se o amigo for adepto a utilização de legumes e verduras , pode usar e abusar do pepino e do milho verde fresquinho (nesta época eu costumo passar a faca nos gominhos para facilitar pro curió) e um complexo vitamínico no bebedouro buscando minimizar os problemas nutricionais provocado pela muda de bico.
    Muda de bico não é doença faz parte do processo fisiológico junto a muda de penas de nossas aves que acontece anualmente no período do outono/inverno!!!!
    Grande Abraço
    Tadeu
    Pirassununga/S.P

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,

    Tadeu obrigado pela resposta, mas n me fiz entender pois meu curió esta assim há mais de 2 anos e o canto diminuiu bastante. Será que é isso mesmo?

    Desde já agradeço,

    Orlando sergio

    ResponderExcluir
  4. boa noite! estou com uma ave conhecida como mestiço e está com o bico constantemente aberto sem poder pegar o o milho alpiste sabe informar o que pode ser? começou a um dia atrás tô cuidando dela com ppa de alcom.

    ResponderExcluir
  5. Pablo Piná.
    Se sua ave encontra-se constantemente com o bico aberto e apresenta respiração ofegante ela deverá ser submetida a um exame de um profissional (Médico Veterinário). Este não é um comportamento normal e provavelmente esteja ocorrendo devido a infecções( bacterianas, fungos ou por ácaros) que são os principais agentes causadores de Doenças Respiratórias. Estas são altamente transmissíveis, e evoluem em um tempo muito curto, portanto devem ser detectados rapidamente e o tratamento iniciado o mais rápido possível.
    Então meu amigo.. procure um veterinário para te auxiliar o mais rápido possível.
    Grande abraço
    Boa Sorte.
    Tadeu
    Pirassununga/S.P

    ResponderExcluir
  6. meu curio machuou a lingua,talvez perdeu ate um pedacinho,ele não da conta de comer comida dura so milho verde e farinhada , mesmo assim fica muita comida no bico,oque devo fazer ????

    ResponderExcluir
  7. Boa noite,tenho duas calopsitas,uma vai fazer 2 anos,é arisca,saudável;a outra tem mais ou menos 5 meses,já está comigo a quase 2 meses.Esta é quieta, meio bamba ,tem um tique parecido com cão com cinomose. Porém come bastante e aparenta ser saudável. Já levei ao veterinario e após exame de fezes e exames clínicos,constatou que era saudável- receitou um antibiótico e uma vitamina.Após o uso da medicação continuou com o mesmo comportamento.Apresenta um barulho no nariz feto constipação,mas nunca saiu nenhuma secreção.Ela come enfiando a cara no pote e sempre aparece com uma casca nas narinas.Será que pode orientar-me?Desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
  8. tenho um curio de 8 meses gostaria de saber como devo aplicar corretamente o vermefugo .. em quanto tem .. ou dia ou meses , antes da muda ou depois obrigado

    ResponderExcluir
  9. Olá gente, o Dr. Carlos Tadeu tem andado extremamente ocupado, daí nos desculpamos pela demora nas respostas, tomando a liberdade de sugerir aos interessados que façam contato direto pelo telefone disponibilizado até que ele possa retornar a responder a todos os interessados.

    Os Editores !

    ResponderExcluir
  10. ola meu amigo munca vi por isso vou perguntar voce sabe se pode dar beija-flor nektar enriquecido com vitaminas para curio quando esta meio emboladinho ele esta escrito assin no pote alimento para passaro reino das aves contem milho e soja transgenicos especie doadourasde genes.agrobcterium tumefaciens mas umas coisas...entao foi um amigo que me mandou disse que é energtico o sr sabe se e´ bom ou nao obrigado

    ResponderExcluir
  11. CIRA: curio está com chiando, com a ser chato pela sua rouquidão, parece ser cronica, pois já apliquei vários medicamentos e não houve solução. O que fazer?
    Também gostaria de saber a solução para o problema de bico aberto, no caso, curió.

    ResponderExcluir
  12. Tenho um curió que está há mais de oito meses em muda de bico... ou talvez alguma doença no bico que não consigo identificar. A parte de baixo do bico está mais comprida e a parte lateral superior do bico do lato direito aparece um pouco corroída. Sugiro orientação de tratamento.
    Aguardo resposta neste site. Agradeço. Carlos Henrique de São Luís/MA.

    ResponderExcluir
  13. ola... estou com um azulão que esta com uma bolha na cabeça tem algum remédio q posso dar oq devo fazer

    ResponderExcluir
  14. Olá, encaminhe a sua dúvida para o endereço do veterinário que oportunamente lhe responderá. abs,

    ResponderExcluir