domingo, 27 de março de 2011

ENTREVISTA CRIATÓRIO NOVO RIO


Olá, estamos de volta para dar prosseguimento a essas importantes e inéditas entrevistas de criadores de curió praia grande clássico que vêm fazendo a diferença, destacando hoje o Criatório Novo Rio do criador Sérgio Garcia do Rio de Janeiro/RJ que, sempre que possível, está presente as etapas do campeonato brasileiro. Confiram :



CC&T - Quando começou a criar?

NR - Em meados do 2003/ 2004, porém antes, 2001/2002 eu já vinha apreciando o Canto Praia Clássico, quando então decidi criar para ter o prazer de tirar os meus Curiós Praia Clássicos.


CC&T - Iniciou logo com curiós ou não? É criador amadorista ou comercial? Há quanto tempo?

NR - Sim, comecei com Curió e sim sou amadorista. Bom pelos meus cálculos há uns 8 anos, que tô na atividade preservacionista, para criar e encartar Curió Praia Clássico.


CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja, às suas instalações propriamente ditas?




NR - Após muitas andanças aos mais diversos criadores do Brasil, eu pude tirar uma boa idéia de como seria o meu Criatório. Com o auxílio de muitos amigos, em especial do José Geraldo - Criatório Rio Bonito -, que há muito tempo é o meu mentor e amigo pessoal, pude chegar na seguinte estrutura:  Sala de criação, (onde ficam as fêmeas para serem galadas), nossas gaiolas costumeiramente tem medida padrão de 1,00m x 0,38cm x 0,28cm, para que nossas fêmeas estejam sempre em atividade.


 Sala dos Galadores, (Sala RESERVADA onde fica todos os galadores, excetos aqueles que aindam preservam o canto Praia Clássico, que é o caso do nosso Chanelzinho 67 x 70-A, Belo, Solitário que atualmente fica em sua confortável voadeira de 3 m, cantando para os filhotes.)


 Sala para Criação ou Berçário (Sala Acústica, onde as fêmeas galadas ficam para chocar e tratar dos Filhotes);


 Sala para as Filhotas Fêmeas desmamadas;


 Sala de vetorização para filhotes Machos desmamados;


 3 Studios Acústicos que servem para isolamento dos filhotes que começarem a cantarolar de maneira mais diferenciada;


 Viveiro 2,00 x1,00 x 1,00 onde ficam as Filhotas do Criatório que eventualmente se transformaram em Matrizes;


 Temos uma sala exclusiva para muda e outra exclusiva para quarentena e tratamento;


 Fora meu apartamento;


 A casa de minha mãe;


 A casa de meu Irmão, Cunhado, sogra e por aí vai, onde tem um cantinho propicio eu coloco um curiózin...rs..rs.


CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?



NR - 50 Fêmeas e 10 Machos.



CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha?



NR - Minha base vem do Sr. Dário, com descendentes do Matuto II e da Zero 4, da Safira, do Curumim, do LUA, com duas descendentes diretas do Matuto Velho, Do Murata com suas descendentes direta do Matuto II, do Dimas de Pouso Alegre, do Miguel com a raça do Guardião, do José Geraldo Com a Raça do Patrimonio, Curumim 030 e Curumim 432, Do Carlos Olimpio com a Raça do Tradição e da Gonzaga do SUL, Do Falecido Luis da Cabra, com a Raça do Guardião 64 x Chita, O 64 é irmão de Ninho do Patrimônio, cruza forte de Guardião X Daiana e por ultimo mais não menos importante do meu amigo Guto de Magé, com diversas misturas dessa s raças citadas acima, porém aqui o que se destacou dando pássaros muito bom foi a Nina Velha, que vem da raça que atualmente esta com o meu querido amigo Sergio de Marília que é o Trovoada x Serpa. E por ultimo mais não menos importante o Amigo Alexandre Toscano que está com a genética do Salgadinho e do raça negra. O que tenho a dizer nessa questão é simples como disse acima, todos temos várias raças boas, o que será destaque serão os resultados que sairão dessas raças, ou seja, em cada plantel, não importando ser de a, b ou c. o que importa ao meu ver é a combinação, ou seja, o resultado oferecido pelo cruzamento.



CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico ?


NR - Sim, para o canto praia clássico, embora muitas vezes a gente se surpreende com que o Curió pode apreender, mais graças a Deus estatisticamente ano a ano venho conseguindo o encarte de 4 ou 5 Curiós nascidos aqui, em meu plantel. Lembrando que a minha produção anual é de aproximadamente 40 filhotes entre machos e fêmeas.



CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?



NR - Bom, aqui fazemos assim: Procuro galar com Curiós de repetição e boa genética, preferencialmente curiós que cantam ou já cantaram clássicos, fêmeas altamente selecionadas, com bons resultados de canto, repetição e aprendizados em suas árvores genealógicas, passando dessa fase de seleção vamos ao mecanismo, ele se dá na seguinte forma, estudo o cruzamento, e preparo os devidos machos para as respectivas fêmeas, daí quando as mesmas estão prontas, levo o galador lá na sala de criação e faço a gala, repito mais duas vezes, em média 3 galadas, na fêmea Ok.

Espero para avaliar o comportamento da fêmea, ela botou e começou o processo de choco, levo ela para o berçário. E ela ficará lá até o desmame do curió que nessa altura já tem a sua sexagem pronta pois aos 25 dias de vida eu providencio a sexagem, para saber se tenho um casal duas fêmeas ou até dois machos, e se for fêmea, ao ser desmamada vai para sala de filhotas e se for macho desce ficando no compartimento térreo, na sala de vetorização até a mudinha, ou se por acaso ele começar a colocar as notinhas rapidamente se aloja o mesmo nos studios afim dele ficar escutando, mais do que cantando, ok.


Toco um único CD, que chamo de prata 19 minutos, pois essa cantada de prata foi me passada pelo amigo Moacyr de Unaí/MG, cantada essa extraída pelo Olivio do LP prata Moreti, porém o meu ilustre Amigo Tadeu de Pirasununga/SP, mais conhecido como Mago do Sond Forge, rs...rs.., tem muito haver com esse trabalho maravilhoso que deu origem a esse CD que pratico aqui em minha criação, desde os pretos até nas fêmeas, filhotas e Filhotes, ou seja em todo o meu Plantel toco apenas esse CD PRATA.


CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?



NR - 35 dias, mais sempre levando em consideração o bem estar do Filhote.





CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?



NR - Normalmente em Setembro e costumo parar em Janeiro para Fevereiro no máximo.




CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?


NR - Matuta II e Samanthinha II (filhas direta do Matuto II); Matuta 34 e 35 (filhas diretas do Matuto Velho); Guardiã e Guara (filhos diretos do Guardião Velho); Curumim 509 (filha direta da Curumim 30); Netinho (109 x Gidiona); Comendador (Matuto 07 x Cristal); Tradicional (Raça do Tradição); Turmalina ( Tucão x Nina Velha); Nina 120 ( Pavarote x Nina Velha); Gonzaga (Raça da Gonzaga), no mais pode se conferir em nosso site na parte Plantel



CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?



NR - Dê minha Criação, já saiu bons curiós clássicos, porém não tenho nenhum campeão ainda, isso é uma meta que pretendo alcançar em breve.

Criado por mim, tem alguns Curiós como Stallone, propriedade do Sr. Alves, que canta muito bem e repete bem no Clássico. Curumim 010, que passei para o Sr. Dário trabalhar como Galador tinha tb um bom Canto, Curió Belo que atualmente esta comigo, e alguns outros curiós clássicos que por motivo cultural aqui no Rio de Janeiro, as pessoas utilizam os curiós mais nas badernas e assim muitos se perdem no canto não chegando na excelência que gostaríamos que chegasse, mais é assim que é aqui no Rio de Janeiro. Pois se fossem tratados com exclusividade de canto, poderia se ter mais alguns resultados conhecidos. Pois bem, o que importa é a satisfação do dono e o que posso dizer é que atualmente as pessoas que adquirem voltam e adquirem outros, com um grande sorriso de satisfação, sendo assim entendo que não alcancei o meu objetivo de cunho pessoal, mais to agradando os amigos, né, então bola pra frente que já já a coisa engrena, rs...


CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?




NR - Não, aqui no Rio de Janeiro, em particular, eu tenho um ótimo relacionamento com os órgãos competentes, assim sendo, salvo resguardo situações no âmbito nacional, como recentemente a falta de anilhas propiciou um grande transtorno para todos à nível Brasil, porém uma questão nacional que ao meu ver tb já está sendo sanada e já com as novas metas estaremos de certo com uma melhora significativa de opinião entre os órgãos que regulam nossa atividade e os criadores sérios e respeitados que querem fazer a coisa certa. Pois o que digo que tanto de um lado quanto do outro tem gente que só quer aparecer e atrapalhar. E essa gente que deve ser separada, senão pela força da lei, deverá ser pela força moral.




TRAFICANTE NÃO É CRIADOR, É ARRUAÇEIRO VAGABUNDO.




Esclarecendo e separando essas pessoas do nosso meio, tenho certeza que a parceria e a tranquilidade servirão de trampolim para o sucesso das avês.



CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?


NR - Calma ao adquirirem, estudem a genética primeiro, veja as quais pretendem trabalhar, veja de onde ela veio e com quem está, adquiram pássaros de criadores registrados no IBAMA ou de criadores comerciais e, principalmente, avaliem o histórico de responsabilidade moral do criador, para que possam assim adquirir com segurança suas avês e almejar desta forma o sucesso Pessoal.





CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores?


NR - Não entrem nessa vida pensando em ganhar dinheiro, pois na verdade o custo do negócio é muito alto, entrem para preservar e curtir as aves e os amigos que se conquista em nosso meio, temos muita gente boa que compartilha do mesmo hobby, do mesmo amor que as aves nos unem, sucesso a todos, cordialmente.



Sergio Garcia

Criatório Novo Rio



21- 7835-7789/ 21 2587-3022 http://www.criatorionovorio.com.br/

3 comentários:

  1. Parabéns pela bela entrevista amigo Sergio Garcia...sucesso...

    grande abraço!

    Rogério de Ávila.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pêcego;

    Boa noite! Obrigado por mais esta entrevista. Muito bom ter novamente as entrevistas para ler. É uma iniciativa muito legal, da vontade de mais e mais entrevistas!

    Apenas como ressalva, a cor da fonte das respostas do Sergio esta diferente das anteriores, e a leitura está difícil.

    Abraços e no aguardo de mais novidades!

    Rob de Wit

    ResponderExcluir
  3. Valeu Grandes !

    Rob, seu pedido é uma ordem...rsrs...tá mudado e espero ter melhorado o visual.

    Forte abraço a vcs,

    ResponderExcluir