segunda-feira, 7 de março de 2011

ENTREVISTA: CRIATÓRIO MONTE ALEGRE CURIÓ


Boa noite,


Iniciado um novo ano, nada melhor do que apresentarmos aos leitores e amigos a importante entrevista com o nosso amigo Levi Oisiovici do Criatório Monte Alegre Curió que fica localizado na simpática Cidade de Campinas/SP, a maior cidade do interior do país.


Esse amigo e criador, tem como característica o fato de ser detalhista, criterioso e muito observador, o que faz a diferença numa criação especializada.



C&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?


LO - Adquiri meu primeiro casal de curiós quando tinha 17 anos de idade, um casal de mateiros oriundos da cidade de Rio Real (região que era notória por bons mateiros de canto vi téu téu) que fica na divisa dos estados da BA e SE. Naquela época se criava em viveiros grandes, mas só consegui tirar filhotes 2 temporadas depois. Sempre tive curiós, aliás nunca lidei com outra espécie de pássaros. Sou criador Amador devidamente cadastrado no IBAMA desde 2000.


C&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?


LO - Crio artesanalmente e minha estrutura é muito simples, tenho um área onde ficam as fêmeas criando, 4 caixas na área externa onde ficam isolados os galadores, e mais 4 caixas em cômodos no interior da minha residência onde ficam os filhotes apartados.


C&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?


LO - Atualmente o plantel é formado por 25 fêmeas e 06 machos.


C&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?


LO - Meu plantel foi e é formado depois de muita pesquisa e observação em genéticas que já deram algum resultado no aprendizado do PGC e repetição, basicamente trabalho com 04 linhas genéticas:

1ª.) Exemplares oriundos do Criatório Mundo Novo ( Eurídio Faxina) – Genética do Asterix, Mr. Mancha e Mr. Mancha II, etc.


2ª.) Exemplares oriundos do Criatório Du Valle ( Adão Poças) – Genética do Duguaçú, Peluda, Tilin e Bafú, etc.


3ª.) Exemplares da Genética Monte Negro e Araguaia tais como Monteguaia 952 irmão por parte de mãe do curió Professor ( Criatório Terra Boa do Márcio Chiare), Gandaia 503 (irmã própria (ninhada diferente) da mãe do curió Professor) e seus descendentes já nascidos aqui no criatório, etc.


4º.) Exemplares oriundos do Criatório Magistral (Rinaldo Fazane) – Genética do Presente (pai do curió RTC) Matuto, Magrona e Mil Dólar etc.


Para as árvores completas convido os amigos leitores a visitarem a nossa Web Page (http://www.montealegrecurio.com.br/).

C&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico ?


LO - Criação voltada exclusivamente para curiós PGC.


C&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?


LO - Como temos limitações no tangente a espaço para isolamento das matrizes com filhotes, utilizamos o manejo da criação no bico, que a partir da temporada 2010/2011 foi aplicado em 100% dos filhotes . Entre o 5º e o 8º dia de nascidos separamos os filhotes das fêmeas e ficam isolados em caixas acústicas em ambiente distante do local onde ficam as fêmeas. Utilizamos o CD Ana Dias Selo Prata 30 anos (2,2,2,5) 10 min. ligado para 30 desligado, utilizamos falantes do Criatório Matriz e da Tectron de silicone.


C&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?


LO - O desmame ocorre entre os 35 e 40 dias, dependendo do desenvolvimento dos filhotes.


C&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?


LO - Nosso período de criação vai, geralmente, de setembro a fevereiro.


C&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?


LO - Os leitores poderão assistir alguns vídeos dos nossos galadores no endereço www.montealegrecurio/videos as árvores completas de suas ascendências tanto de machos quanto das fêmeas encontram-se em nossa Web Page.



C&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?


LO - Até o momento o único entrave que tive foi o de ter pago por anilhas e ainda, até a presente data, não as ter recebido.


C&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?


LO - Sugiro que os novatos exercitem o poder da observação e da paciência, pois são ferramentas indispensáveis para se aprender a “falar” com o plantel e entender as necessidades que os curiós nos pedem!!


C&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?


LO - Gostaria de homenagear e agradecer as seguintes pessoas que muito influenciaram nessa minha jornada:

Ao Faxina, pela paciência, humildade e hombridade dispensadas a minha pessoa, coisas tão importantes que mesmo me esforçando, nessa existência, ainda ficarei devendo.

Aos amigos Edú Rosseto e Alexandre Miguel, por acreditarem no meu trabalho e pela amizade fiel.

Obrigado a todos os leitores e desde já prontifico-me a dirimir eventuais dúvidas que por ventura ainda remanesçam.

Abraços fraternais,


Levi Oisiovici
Monte Alegre Curió
http://www.montealegrecurio.com.br/
contato@montealegrecurio.com.br

2 comentários:

  1. Boa tarde Pêcego! Adquiri um filhote desta temporada 2010-2011 de ótima genetica e de criador bastante confiável. Esse passáro chegou pra mim há duas semanas e já com 65 dias. Toda vez que eu ou a esposa chegamos perto de sua gaiola, ele fica topetudo, sinalizando que está bravo com a nossa presença. A pergunta é, existe alguma prática de manejo pra acalmarmos o filhote com a nossa presença próxima a gaiola?

    Abraço
    Carlos

    ResponderExcluir
  2. parabéns pela bela entrevista amigo Levi sucesso sempre....

    grande abraço!

    Rogério de Ávila.

    ResponderExcluir