domingo, 6 de março de 2011

DICA DO MÊS !


Boa noite,


Resolvemos criar essa postagem com alguma regularidade em face da experiência hodierna nossa e de inúmeros criadores, cientes que estamos todos sempre aprendendo uns com os outros e que ninguém é o dono da verdade.


A DICA DO MÊS se refere a um problema recente que tivemos no Criatório Muralha (www.criatoriomuralha.com.br ) com relação a uma fêmea adquirida.


Extremamente fogosa e com genética de primeira, chegou para nós com o péssimo vício de comer os ovos logo após botar.


Bom, trocando idéia com um outro criador experiente, nosso amigo Heliandro de Pádua do Criadouro Comercial Ouro Negro aqui de Uberlândia/MG, o mesmo sugeriu uma medida que tinha ouvido falar. Então realizamos, diria, uma verdadeira engenharia de encaixar um ninho em outro mais profundo, fazendo um buraco no de cima que permitisse a passagem do ovo para o ninho de baixo após ser botado pela fêmea, o que evitaria que ela tivesse alcance e permitiria o colocar em outra fêmea que tivesse em trabalho de choca.


Resultado: O ninho de baixo não era tão profundo quanto o necessário e a fêmea acabou alcançando-o e o picando de forma a torná-lo inutilizado.


Recolocamos o antigo ninho com um ovo indez e para o segundo ovo, com sorte, botou no ninho no outro dia, mas nos obrigou a amanhecer no criatório e ficar de olho por horas até ver que ela foi para botar o ovo, sendo que assim que saiu do ninho, tiramos o ovo e colocamos um ovo indez.


Ela foi para a beira do ninho e como fez com o anterior, tentou de todas as formas bicar, mas acabou deitando, iniciando o período de choca.


Nisso, tínhamos outra fêmea chocando e colocamos esse único ovo sobrevivente para ela e deixamos a fêmea esfomeada entrar bem no choco.


Falamos ao telefone com o nosso amigo e grande criador Isair Alves do Criatório Sublime Canto que disse que já tinha dado certo para fazer a fêmea perder essa mania, colocando um ovo cheio mais que não tivesse vingado que exala mau cheiro, ou seja, o conhecido gorado, no que anotamos pois não dispunhamos de nenhum ovo nessa situação.


Trocando idéia com outro criador, o mesmo disse que tinha ouvido que um criador tinha tido sucesso tirando a gema e a clara de um ovo branco (sem gala) e introduzido vinagre, de forma que quando a fêmea bicasse ela tomaria, digamos, horror pelo gosto e não mais faria, contudo após o processo, o vinagre acho que reage com a matéria orgânica existente dentro do ovo e logo começa a casca a ficar mole, o que não serviu, além do que, sempre que tentávamos tampar o buraco da agulha de insulina com esmalte de unha, vinha para fora um líquido que impedia a secagem.


Foi quando tivemos juntamente com o criador Heliandro a idéia de tentar com o produto PiuSana. Extraímos a gema e a clara com seringa e introduzimos esse líquido de um gosto horrível, utilizado para fazer os pássaros pararem com a auto mutilação. Bom, deu certo, o esmalte de unha secou.


Então, já no criatório, com ela pelo quarto/quinto dia de choco, colocamos a banheira para distrair a fêmea no tomar banho e enquanto se banhava retiramos o ninho e junto a um dos ovos de indez, colocamos esse ovo.


Não deu outra, assim que chegou na beira do ninho ela bicou um pouco e logo depois deitou para chocar. No dia seguinte, o ovo com o PiuSana estava no chão quebrado, mas ela continuava no choco com o indez. Esperamos mais uns dois ou três dias de choco e arrisquei em colocar o ovo galado que estava com outra fêmea, e não é que deu certo, ela nem bicou, deitou, chocou, criou e tratou do filhote, mas ficou por uns cinco dias com a plumagem do peito toda colada, acredito por causa do PiuSana.


Portanto, há essas três possibilidades que temos conhecimento: 1) Colocar um ninho por cima de outro mais fundo, colados com cola quente e um buraco no meio do de cima que permita a passagem do ovo ao ser botado, sendo que nesta hipótese terá sempre que ter um fêmea no choco para a transferência do ovo, no caso de não dispor de uma chocadeira no criatório; 2) O uso de um ovo gorado; 3) O uso de um ovo contendo em seu interior o produto PiuSana, duas últimas hipóteses que pode realmente fazer com que a fêmea perca esse vício, mas nesta duas últimas se deve esperar ela entrar bem no choco, pois corre-se o risco de abandonar o ninho.


Obs.: Podem haver outras possibilidades até mais eficientes, mas resolvemos repassar para os amigos e leitores fiéis a experiência vivida nesta temporada 2010/2011 de criação.


ESSA É A NOSSA DICA DO MÊS !

Um comentário:

  1. Boa tarde sr. Pêcego, isso e engraçado mas aconteceu comigo na temporada passada, ela comia todas as vezes que botava , lembrei dos meus tempos de criança quando jogávamos biloca e coloquei um de cor branca, ela bicou-o por varias vezes quando viu que não quebrava, resolveu deitar e chocou, no sétimo dia retirei a biloca e ela não deitou, voltei e ela deitou. Resultado tenho duas filhotas dela.
    Um abraço e eu achando que isso só acontecia comigo !!!!!

    ResponderExcluir