quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

DICA DO MÊS !




Olá,

Resolvemos compartilhar com os amigos, interessados e seguidores desta nossa revista eletrônica, algumas dicas que vamos aprendendo no dia-a-dia e com os demais amigos criadores.

A DICA DO MÊS se refere a fervura do ovo que se vai utilizar na farinhada.

Utilizamos ferver o ovo por 20' em fogo alto, colocando antes vinagre na água e depois de iniciada a fervura tampamos a panela.

O Vinagre evita que a panela escureça, que o ovo rache e limpa de impurezas, juntamente com a fervura, a casca do ovo, digamos, higienizando-o por completo.

O tampar após o início da fervura, foi uma dica do nosso amigo Cabral de Barretos/SP que teria dito no passado que um veterinário conhecido recomendou esse procedimento porque ajuda a eliminar, se não tiver enganado, totalmente qualquer impureza e bactéria que possa existir pela alta temperatura interna que é gerada.

Sempre, antes de pegar o ovo, faço a higiene das mãos com álcool gel.

Alternativamente, seria cozinhar em fogo baixo por 30' como já usei no passado sem problemas, mas por esse tempo no fogo alto, corre-se o risco da gema ficar azulada e pode, segundo informações, passar salmonella.

Pode ser bobagem para uns e para outros não, mas enfim, é assim que diariamente procedo e até agora com sucesso.

Essa é a dica do mês !

3 comentários:

  1. Essa do vinagre não sabia!
    Saudações ornitófilas.

    ResponderExcluir
  2. Ta ai uma coisa que eu não sabia, tem alguma dosagem certa de vinage ou pode ser uma colher de sopa?

    http://trincaferroverdadeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Rafael,

    Para te ser sincero, no caso, é no olhômetro..rsrs...em regra, para higienização de verduras e legumes é uma colher de sopa para cada litro de água, mas para fervura do ovo, eu viro a garrafa e dou uma boa aplicação, podendo, se quiser, usar a medida oficial acima que vc cita. abraços

    ResponderExcluir