domingo, 8 de agosto de 2010

CABINE ACÚSTICA VEICULAR











Boa noite, desde a temporada passada tenho observado há necessidade de ter comigo uma cabine acústica veicular, uma vez que todo aquele curiozeiro que mexe com curió praia grande clássico em torneios, é atormentado pelos vizinhos dos quartos de hotel em que se encontram hospedados outros expositores no sábado que antecede o torneio, não pelos amigos e colegas propriamente dito, mas pelos seus curiós que cantam, e cantam sem parar demandando um com o outro.


Essa demanda faz com que o curió, digamos, gaste as suas baterias que poderia utilizar com intensidade total no dia seguinte durante o tempo de estaca, quando não estraga o seu curió, porque a demanda eventual pode até ser boa, desde que seja breve e o (s) outro (s) seja (m) de qualidade de canto igual ou melhor do que o do seu curió, nunca com defeitos ou deficiências que podem ser absorvidas, principalmente se você estiver com um curió pardo.


Como se não bastasse, nos torneios, acreditem, ainda temos colegas, alguns com muitas horas de estrada, que insistem em deixar o curió dentro do carro, na sombra, com os vidros ligeiramente abertos, acredito com medo que morram sufocados por falta de ar, no que esses, acredito, nunca dormiram dentro de um carro fechado para terem a certeza que esse fato não ocorre com segurança absoluta. O que mata curió é deixar dentro do carro trancado no sol, para isso basta trinta minutos.


Então, verificamos que são várias nuances que hão de ser observadas, sob pena, na melhor das hipóteses, do seu curió ficar nervoso e na hora da apresentação da estaca não ter o rendimento esperado, apresentando cortes de canto sucessivos e pouca repetição, sem contar com eventuais rasgadas comprometedoras no julgamento.


Para a solução definitiva desses detalhes, visando aparar essas arestas, resolvemos nessa temporada apostar no uso de cabines acústicas veiculares.


Se vc está só com um curió, ótimo, ao chegar ao hotel o coloque dentro da cabine acústica e o leve para o apartamento, na certeza de que poderá dormir com ar condicionado e que o vizinho que tenha um curió cantando com defeito ou não, sequer irá incomodar o seu curió que confortavelmente se encontrará em local seguro e silencioso.


Essas cabines além de possibilitar o uso de compressores de ar para fomentar a renovação do ar interno e a manutenção de sua qualidade, apresentam um dispositivo que permite ao expositor, querendo, acoplar um aparelho eletrônico para que seja tocado para dentro da cabine o som desejado, seja do CD que o curió foi encartado ou outro som qualquer.


Melhor ainda se vc está com dois curiós, digamos, como no meu caso a partir da etapa de Vinhedo/SP, quando estarei com um Pardo e um Preto. Desse modo, necessariamente deverá ter duas cabines veiculares com vc, de forma que no transporte vc poderá viajar tranquilamente com o ar condicionado e o rádio o toca-cd irá com certeza interferir na assimilação de qualquer som indesejado, principalmente se uma cabine estiver no banco traseiro e a outra no porta-malas do veículo, no meu caso, da minha perua que deixo ele aberto.


No que vai no banco traseiro, passamos o cinto de segurança que entrelaçado com o do outro lado, firma corretamente a cabine, com a outra colocada no porta-malas presa por extensores que se utilizam em bagageiros de motocicletas.


Esse sistema permite vc trabalhar o curió, conforme ele seja mais nervoso ou mais calmo quando do torneio, abrindo a cabine um tempo antes ou não da apresentação do seu curió, todavia, de qualquer maneira, recomendamos permanecer com o som interno do veículo ligado, mas agora, em volume bem mais baixo que deixaria se não houvesse, digamos, essa proteção que as cabines acústicas veiculares permitem termos.


As Cabines Acústicas Veiculares do Sr. Delgado (http://www.transpassaros.com.br/) que ele chama de Gaiola Acústica, permite acomodar gaiolas piracicabas de tamanho 06, vem com falante interno, compressor de ar e sistema que permite acoplar fios oriundos de aparelhos eletrônicos para ensinar ou manter o canto do curió, desses existentes no mercado e anunciados neste blog na coluna dos anunciantes à direita. Essas cabines são realmente muito leves com três botões que ajudam a fechar a porta com pressão, evitando assim o vazamento de som além do esperado.


Particularmente, confesso, não tem como não recomendar para todo aquele que viaja para torneios ou não, a utilização dessas cabines veiculares que visualmente parecem com o nome que o fabricante lhes dá, ou seja, gaiolas acústicas, uma vez que diante do sucesso experimentado já no primeiro torneio da temporada que ocorreu no último dia 01/08 em Botucatu/SP, não abro mais mão de seu uso regular.


Sucesso a todos !

4 comentários:

  1. Pêcego,
    em sua análise, esta gaiola acústica tem nível de vedação acústica compatível às das cabines?
    Att.,
    Daniel
    Pindamonhangaba-SP

    ResponderExcluir
  2. Não Daniel, o nível é inferior, até porque a sua destinação é diversa, mas diria, para o que se destina, atende muito bem aos interesses. Estou utilizando duas, a partir de Vinhedo, para transportar para os torneios dois curiós. O Preto Medalha e o Pardo Matriz 08. Penso, o fato do primeiro ter conseguido outro 2º Lugar no Sem Repetição e o Pardo um 3º Lugar no Com Repetição, em seu primeiro torneio, no caso, em Vinhedo, demonstra que essa é a solução para quem quer levar mais de um curió em um só carro. Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Sr antonio
    vc vende cabine para aprendizagem para filhotes???
    quanto custas já com frente df?

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber o valor de uma gaiola acústica dessas e onde posso comprar?
    E gostaria de saber se você tem filhotes de curió para venda machos e fêmeas e o valor, quero os filhotes com no máximo 50 dias!
    E onde é seu criatório?

    ResponderExcluir