quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ENTREVISTA: CRIADOURO BRASINHA



Boa noite,

Hoje trazemos até vcs a importante entrevista com o Criadouro Brasinha (http://www.criadourobrasinha.com.br/ ), na pessoa de seu criador Dárcio Schunck Botelho, juiz de canto atuante e que já foi campeão brasileiro no praia grande clássico sem repetição com o Curió Caribe.


Localizado em São Paulo/SP, tem apresentado nas últimas temporadas curiós de sua criação na categoria pardo, como o Co-piloto, Magnata e Pixinguinha Filho. Confira a entrevista abaixo !


CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?

DB: Comecei a criar no ano de 1995, diretamente com curiós, influenciado por meu saudoso pai, Darcy Botelho. Sou criador amadorista.


CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?

DB - Aqui eu tenho 4 ambientes, no 1º ficam as fêmeas solteiras, no 2º os galadores, no 3º as fêmeas chocando ou com filhotes, ambiente esse completamente isolado dos demais (nesse ambiente o mestre fica cantando ao vivo para os filhotes), e um 4º onde ficam os filhotes já desmamados.


CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?

DB - Em torno de 30 fêmeas criadeiras e 10 machos.


CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?

DB - Aqui trabalho entre outras genéticas, com Matuto, Guardião, Soberano, Xodó, Curumim, Dominique, Canarinho, etc. O que sempre tento é ter as matrizes mais próximas possíveis da sua raiz, com isso eu tento mesmo com pássaros diferentes, repetir cruzas que já deram resultados comprovados.


CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico ?

DB - Exato, o sistema é todo trabalhado para o encarte do canto Praia Grande Clássico.


CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?

DB - Aqui eu tenho o curió Mestrinho que canta ao vivo para os filhotes desde o nascimento até o desmame, se trata de um curió de excelente andamento, melodia e colocação de notas, além de não se alterar com os pialados das fêmeas e filhotes. O CD eu utilizo o Ana Dias Vermelho Alegretti, cd que ainda fiz algumas modificações que achei necessárias. Utilizo auto-falantes fabricados por um amigo especializado em sonorização auto-motiva. Os filhotes que separo pra mim deixo num mesmo ambiente, uns vendo os outros, conforme vão soltando canto vou separando.


CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?

DB - Sempre após os 35 dias.

CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?

DB - Normalmente de Setembro a Janeiro.


CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?

B - No momento tenho utilizado mais o Pixinguinha (Matuto x Brasileira), trata-se um um irmão próprio do excelente Matuto 2, esse pássaro já no seu primeiro ano como galador obteve um índice muito bom de encarte e repetição, além dele, destaco o Vigilante (Guardião x Dayana), o Mourão (Canarinho Filho x Pantufa), o Príncipe (PDV x Mineirinha 02) e o Ribeirão (Campeão do Sul x Ana Cléia), das fêmeas, de um modo geral acredito em todas as cruzas.


CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?

DB - Logo na 1ª temporada tirei o pardo Brasinha (12 torneios, 10 primeiros lugares) se tornando Vice Brasileiro de Pardo na temporada 1996 e posteriormente Bi-Campeão Paulista Clássico em 1998 e 2001, o Curió Faíska também foi Vice Brasileiro de Pardo na temporada 1997. Curió Caribe, Campeão Brasileiro Clássico em 2003, curió Aprendiz, Campeão Paulistano Pardo em 2005, Curió 7 Belo, Campeão dos Campeões no Pardo em 2007 e Vice Brasileiro no mesmo ano e Curió Co-Piloto, 3º colocado no Pardo em 2008 no Brasileiro e no Torneio dos Campeões.


CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?

DB - Não, até o momento não tive nenhum problema relacionado ao Ibama, e estou satisfeito após os entendimentos entre Ibama e Feosp.


CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?

DB - Para aqueles que irão começar, tanto para colocar canto em filhotes ou para criar, que, antes de tudo pesquise a honestidade das pessoas, pesquisar os resultados, o sistema de criação. E principalmente, que goste do curió, pq é muito trabalhoso, muito sacrificante, mas pra quem gosta, muito prazeiroso.


CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?

DB - Gostaria de agradecer a oportunidade da entrevista e encaminhar o link do meu site para os amigos que queiram entrar em contato ou que queiram conhecer um pouco do meu trabalho na criação de curiós. www.criadourobrasinha.com.br

2 comentários:

  1. Prezado Pêcego;

    Gostaria aqui de aproveitar o espaço para fazer uma refleção. Sou leitor assíduo do blog, aprendo demais aqui. Porém, há um detalhe no qual discordo um pouquinho dos entrevistados em geral. É Quase unânime a pergunta "teve algum problema com a autarquia?" ser respondida negativamente. Porém, paralelo a isso, noto na prática comportamento contraditório. Será que estão todos realmente felizes, por exemplo, com o atual quadro de suspenção na entrega de anéis??

    Abraços e muito sucesso na temporada!
    Rob de Wit

    ResponderExcluir
  2. Grande Dr. Rob de Wit,

    É com imensa alegria que constatamos comentário de sua autoria, ainda mais quando tomamos conhecimento que é um dos nossos leitores assíduos.

    Certamente a insatisfação é generalizada por parte dos criadores amadoristas de passeriformes, afinal muitos desde a temporada passada pagaram para receber anilhas para a criação, na esperança que o IBAMA fosse cumprir o que disciplina o Manual do SISPASS, entregando no prazo de 25 dias após o pagamento, contudo até hoje, em muitas Superintendências Regionais nada disso ocorreu até os dias atuais.

    Tal ação, com certeza contribuiu para um desserviço à preservação do meio ambiente, já que à época nada foi comunicado oficialmente e a criação de passeriformes continuo normalmente, fomentando o nascimento de filhotes em ambiente doméstico desacobertados das anilhas de identificação, bem como a ilegalidade por parte de quem não deu causa.

    Nesses casos, à época, vejo que a medida judicial era o caminho, todavia para esta temporada, continuando essa situação em algumas Superintendências para anilhas, no caso, de bitola 2,6 (específica para curió), os criadores amadoristas não devem iniciar a sua criação que visa tão-somente a preservação da espécie, enquanto não tiverem as necessárias anilhas em mãos, que são as certidões de nascimento.

    Esta, sim, com certeza é a insatisfação geral e as entidades ornitológicas que nos representam estão em trabalho constante para a regularização dessa situação que está a caminho.

    Forte abraço e muito obrigado pelos votos !

    Antonio & Mônica Pêcego

    ResponderExcluir