domingo, 18 de julho de 2010

ENTREVISTA: CRIATÓRIO E ESCOLA DE CANTO QUERÊNCIA DOS CURIÓS


Boa noite, hoje trazemos até vcs o nosso amigo e criador Alexandre Scarpelini Neto do Criatório e Escola de Canto Querência dos Curiós (http://www.querenciadoscurios.com.br/), localizado em Bauru/SP, cidade muito bem centralizada no Estado de São Paulo, de fácil acesso e palco de renomados curiozeiros e criadores, além de anualmente sediar uma etapa do Campeonato Brasileiro com atuação direta da SORB - Sociedade Ornitológica Regional de Bauru. Médico Veterinário, Scarpelini, como é conhecido, também é Juiz de Canto de Curió Praia Grande, o que o credencia diferenciadamente a ser um criador. Confira a entrevista abaixo !



CC&T - Quando começou a criar ? Iniciou logo com curiós ou não ? É criador amadorista ou comercial ? Há quanto tempo ?


AS - Comecei a criar em 2005, desde menino gostava de pássaros e criei canário do reino a partir dos 10 anos de idade e depois que formei em veterinária um cunhado conhecido no meio dos curiozeiros como Dr. Perotti apresentou e me presenteou com um filhote e daí em diante virou uma paixão, sou criador amadorista desde 2005.


CC&T - Descreva para nós como é a estrutura do seu criadouro/criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja às suas instalações propriamente ditas ?


AS - Os Galadores ficam em caixa acústica em ambiente separado , as fêmeas ficam no criatório e quando pedem gala as mesmas são galadas em outro ambiente, e assim que os filhotes são desmamados eles vão para uma outra casa aonde fica a Escola de canto Querência dos curiós e alguns pardos são tratados no bico.


CC&T - O seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos ?


AS - Hoje o plantel é formado de 15 femêas e dois galadores


CC&T - Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha ?


AS - A base da minha criação e concentrada na linhagem, Matuto, Soberano Salgadinho, Miracatu e Tilim


CC&T - A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico ?


AS - Sim trabalho exclusivamente para tentar obter o Praia Grande Clássico.


CC&T - Conte para nós como se dá o seu trabalho de vetorização de canto, englobando a questão de CD, ambiente, falante e o manejo propriamente dito ?


AS - A respeito do Cd uso o selo prata 50 anos, alguns filhotes são criados no bico desde o 4 dia de vida o restante e criado com suas mães em ambiente separado para não ter influencia de galadores ( ficam em caixa acústica )estes assim que desmamados vão para outra residência aonde se encontra a Escola de canto Querência dos curiós e o falante que uso e o mid range 180 wats.


CC&T - O desmame vc costuma realizar com que idade do filhote ?


AS - Os filhotes são desmamados entre 35 a 45 dias


CC&T - Quando normalmente vc começa e para de criar a cada temporada ?


AS - Normalmente começo a criar em Outubro e paro no final de Fevereiro


CC&T - Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências ?


AS - Galadores Enigma-Manivela( Salgadinho) e Aleluia-Trovoada(Trovão-Chamego 20) ambos foram campeão Brasileiro e as fêmeas são Pajeirinha( Pajeiro-Viola Sc ), Miracatuzinha ( Miracatu-18 e Bilinha ) Goianinha ( Goianinho x Tilim 046,Sampa I ( Mourão-Canarinho ) x Vineirinha( Viola-Guardião e Realeza, Marilia ADS- ( Zulu x Matuto Neto ), Salgadinha ( Salgadinho x Salgadinho )


CC&T - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação ? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista ?


AS - Pardo Jc 1 ( Enigma x Xuxa ), Xodó do Patrão ( Enigma x Maestrina ), Senna ( Enigma x Rubia ),Lua de Mel ( Marinheiro x Xuxa ),vice campeão brasileiro clássico sem repetição e 3º lugar no torneio dos campeões temporada 2009/2010, todos os vídeos estão no site.


CC&T - Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, vc tem enfrentado algum tipo de problema no relacionamento com a Autarquia ?


AS - Sim, tento ser criador comercial a 5 anos e não sai a averbação do mesmo e em relação as anilhas infelizmente a um bom tempo está sendo difícil adquiri-las.


CC&T - O que pode sugerir para aqueles que estão começando ou pretendendo começar a criar curiós ?


AS - Para quem está começando a criar curiós, procure pessoas de confiança e credibilidade no meio para ser acompanhado em seus investimentos para adquirir matrizes e galadores de criadores idôneos , se for se aperfeiçoar em Praia Grande Clássico antes de comprar o primeiro curió aprenda o que é o Praia Grande Clássico e forme depois de vários conselhos de amigos mais experientes a sua própria opinião .


CC&T - Quais são as suas últimas palavras que gostaria de dizer para os nossos leitores ?


AS - Agradeço a Deus , minha família pelo apoio e paciência pelo meu hobby ao Dr Pecego a oportunidade que o mesmo tem dado aos criadores, para difundir informações e conhecimentos, além de parabenizá-lo por ajudar a difundir a nossa grande paixão.Em tempo agradeço a oportunidade de ter conhecido o curió , pois com o mesmo consegui grandes amigos e fortes emoções.



Um forte abraço a todos.


Alexandre Scarpelini Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário